Visita guiada grátis pelo centro histórico de Curitiba
Um dia desses, passando pelo centro histórico de Curitiba, resolvi entrar no escritório de informações turísticas que tem por ali. De cara vi uma plaquinha: visitas guiadas gratuitas. Cuma? Alguém para me levar pelos principais pontos, dando explicações culturais e ainda por cima de grátis? Pensei que isso só existisse na Zoropa.
Funciona assim: você liga e marca. Pronto. A orientadora da Ação Educativa do Memorial de Curitiba, Claudia Klein Arioli ( responsável pelo projeto “Trilhas da Cidade da Gente”) me disse que com dois turistas apenas já é possível agendar a visita. São mais de 20 pontos visitados no Centro Histórico, um mergulho na memória e construção da cidade. O passeio dura mais ou menos 1h30.
Para agendar sua visita, ligue djá no Memorial de Curitiba: 41 3321.3226.
Fotos: Matraca’s Image Bank
Olá, Silvia!
Visitas guiadas gratuitas pelo Centro histórico também são possíveis em Vitória (ES)! Através do Projeto Visitar, a Prefeitura de Vitória capacita monitores para acompanhar turistas e moradores pelas ruas do centro!
O único problema: o grupo de turistas / visitante deve ter, no mínimo, 20 pessoas!
No blog rotascapaixabas.wordpress.com há um post sobre isso.
Abs,
Renata.
Legal! Obrigada pela dica! 🙂
Muito bom! Valeu pela dica, Silvia.
Sabe que até eu que morei (quase) a vida inteira em Curitiba fiquei com vontade de fazer!
Uai, Silvia?
Mas, desde pequeno, eu sempre ouvi falar que Curitiba é a cidade mais “zoropéia” do Brasil! Isso aí só confirma a impressão… rs
Então tá valendo!
Olá Silvia.
Nossa moro em Curitiba desde que eu nasci e nunca soube disso, é muito interessante e ainda por cima grátis *–*
O Largo da Ordem e suas mediações tem tanta bagagem histórica que ninguém imagina, é um passeio e tanto.
Parabéns pelo blog!!!
CRIS, TIAGO E UELYN, a gente não costuma mesmo dar valor ao que está debaixo do nosso nariz! É uma delícia fazer turismo na própria cidade! 🙂
Hola! Como estás? Silvia
Muito boa sua dica e também vale a pela lembrar que aqui em Curitiba também tem a opção da linha turismo, aquele ônibus com a cobertura toda aberta.
No valor de R$ 20,00 por pessoa vc conhece todos os pontos turísticos da cidade num passeio de três horas de duração, e se tiver a sorte de pegar dias ensolarados como este que vc pegou então nem se fale!
http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/linha_turismo/
Grande beijo e parabéns pelo Blog!
Letícia Albi
É verdade, Letícia! 🙂
Cara Silvia
Esta semana estive em Curitiba novamente. Não tinha muita certeza onde comer no centro histórico da capital paranaense. Daí minha filha Natalie, me lembrou do seu blog.
E valeu. Li suas dicas e fiz uma refeição muito boa no Sr. Garibaldi.
Muito obrigada pelas dicas valiosas.
Lindo blog
Sônia
Oi Sônia! Obrigada pela visita ao blog! Que bom que deu tudo certo por aqui! Um abraço! 🙂
Btw, a Natalie do comentário acima sou eu 😀
Nóffa, como sua mãe é descolada, pega dica em blog para viajar! Içça! 🙂
Oi Silvia, acesso seu blog sempre em busca dos seus excelentes posts.
Semana passada resolvi conhecer Curitiba (e Morretes). Fiquei um final de semana, andei e conheci muita coisa, mas definitivamente foi pouquíssimo tempo. Adorei. E claro, aproveitei várias dicas daqu!
Bjs,
Jaque L
Legal, Jaque! 🙂
Ola Silvia gostaria de sua ajuda, para elaborar um roteiro de 3 dias, sendo que em um deles irei ate Morretes. Será um grupo de estudantes de um curso de formação de Guia de Turismo
obrigado
Edson!
Tudo o que sei sobre Curitiba e região está no blog => https://www.matraqueando.com.br/category/brasil/parana/curitiba (alguns textos estão em inglês, mas há seus similares em português)
Caso queira um roteiro personalizado, temos um serviço à parte => https://www.matraqueando.com.br/guiapersonalizado
Abs!
Nossa que interessante as visitas guiadas.
para aqueles que quiserem experimentar o melhor da comida paranaense, podem procurar o restaurante estrela da terra no largo da ordem, em frente as ruinas de são francisco. Conferi lá http://www.restauranteestreladaterra.com.br
Parabéns pelo blog Silvia
Silvia,
no Rio de Janeiro tem um passeio bem legal desse tipo, ele é promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Chama Roteiros Geográficos do Rio. Tem vários tipos de passei, noturno, pelo centro… Tudo a pé e de graça. Vale a pena. O professor João Batista dá uma aula, literalmente, sobre história e amor à cidade.
Vale a pena participar e promover.
Adorei seu blog,
Flávia
Que bacana! Obrigada pela dica! 🙂
Muito bom o blog, conseguindo várias dicas pra uma viagem que vou fazer a Curitiba no inicio do próximo ano, mas sobre a visita guiada e gratuita, como funciona, é a pé ao torno dos pontos com explicações históricas da capital?
Estou indo para Curitiba nesta quinta, liguei nesse número que você disse e dava na biblioteca e não tinha nada relacionado com as visitas guiadas.
O telefone para agendamento mudou: 3321.3246! 🙂
Opa, valeu pela atualização! 😉
Estou ligando e não atendem… Será que mudou novamente? Será que o projeto ainda está sendo desenvolvido?