Vinícola Salton: como é a visita guiada
Nem tente descobrir quantas vinícolas existem na Serra Gaúcha. Certamente você vai perder as contas. Por baixo, só ali, no Vale dos Vinhedos, são mais de 30. As maiores são a Miolo e a Casa Valduga. Mas quase todas elas apresentam uma característica especial – seja pela qualidade da produção ou pelo estilo do lugar. Muitas oferecem visita guiada gratuita.
A Salton não está exatamente no quadrilátero do Vale dos Vinhedos (região turística que engloba Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul). A vinícola fica no Vale do Rio das Antas, Distrito de Tuiuty, a 13 quilômetros do centro de Bento Gonçalves. Mas é tudo na mesma região.
Chegamos a Bento Gonçalves num domingo, logo após o almoço. Como nosso passeio pelo Caminhos de Pedra estava previsto para segunda-feira, decidimos visitar alguma vinícola que estivesse aberta naquele dia. Optamos pela conhecida Vinícola Salton.
+ E-book | O Barato de Gramado e Canela –> baixe o seu agora mesmo!
Nosso interesse nem era a degustação em si. A ideia era conhecer a história da vinícola 100% brasileira que em 2010 completou 100 anos. A sede no Rio Grande do Sul ocupa uma área de 30 mil metros quadrados.
As visitas acontecem a cada 30 minutos. Começa com um super bem feito vídeo institucional de 8 minutos e segue pelas instalações da empresa. Você vai conhecer todas as etapas da elaboração do vinho desde o processo de produção, armazenamento até a embalagem das garrafas.
A cave de barris de carvalho é o momento alto do passeio. Além do local ser lindo e bem cuidado, o guia desfila uma série de informações interessantes sobre o processo de produção dos frisantes. A Vinícola Salton é líder nacional na comercialização da bebida borbulhante.
No subsolo, a loja de vinhos ocupa uma área de 300 metros quadrados. Ali você encontra todos os produtos Salton que são oferecidos no mercado. Evidentemente, são mais baratos do que nas lojas especializadas, mas não chega a ser uma pechincha. Diria que as garrafas custam uns 20% menos se compradas diretamente na vinícola. Se seu objetivo é levar em quantidade para casa, pode vale a pena.
No fim da visita guiada, o que a maioria espera: a degustação! A Salton oferece duas visitas distintas, o Tour Intenso (R$ 30 com degustação de cinco rótulos) e o Tour Gerações (R$ 80 com degustação de seis rótulos premium harmonizados com tábua de frios). Ambos passam pelos vinhedos, ala histórica, caves subterrâneas, laboratórios e engarrafamento. Veja valores atualizados aqui.
Apesar de ser um passeio técnico-histórico, pode agradar especialmente às crianças, já que a Vinícola Salton dispõe de uma enorme área verde. Um das atrações é o relógio solar, na entrada principal da empresa. Todo em mármore italiano, o relógio aponta por meio de sombras (provocadas pelo movimento do sol) a hora, as estações do ano e as mudanças das constelações do zodíaco. Tudo lúdico e interativo. Perfeito para a família.
+ E-book | O Barato de Gramado e Canela –> baixe o seu agora mesmo!
SERVIÇO
Vinícola Salton | VEJA NO MAPA
Onde: Rua Mario Salton, nº 300 | Distrito de Tuiuty | Bento Gonçalves – RS
Tel. (54) 2105.1000
Quando: o ano inteiro, mas a vindima ocorre entre janeiro e março.
Atendimento: segunda a sexta, 8h30 às 16h30 e domingos e feriados, das 9h30 às 17h.
Dica: em alta temporada é recomendável agendar o passeio.
Posts relacionados
Vale dos Vinhedos: o guia mais completo com dicas e roteiro turístico
Bento Gonçalves | Caminhos de Pedra: um pedaço da Toscana no Brasil
Bento Gonçalves | Pousada do Chalé: hospedagem com ótimo custo-benefício
Leia também
De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica
Gramado: dicas para uma viagem econômica
Hospedagem em Gramado: onde ficar
Outras opções de hospedagens em Gramado com ótimo custo/benefício
Arredores
Leia também
Vale Europeu Catarinense: como percorrer um dos destinos mais charmosos do Brasil
Política editorial | Pagamos todas as nossas contas de viagem. Não aceitamos convites nem cortesias. Sempre nos hospedamos anonimamente nos hotéis indicados. O Matraqueando não faz post patrocinado. Alguns posts contêm links para programas de afiliados, parceiros comerciais do blog, inseridos espontaneamente pela autora. Por questão de transparência, comunicamos que se você optar por comprar por meio destes links nós recebemos uma pequena comissão. Assim, você ajuda o Matraqueando a se manter sem publicidade! Tudo o que você encontra aqui foi determinado unicamente pelo interesse do leitor, nosso gosto pessoal ou critério particular. Isso é transparência e credibilidade. Pode confiar! Para ajudar a manter o blog sempre com dicas fresquinhas adquira nossos guias na Loja Matraqueando. Desde já agradecemos a preferência!
Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.
Ótimo post, Silvia! A série da Serra Gaúcha está imperdível!
Um abraço!
Pôxa, que visita bacana… “de grátis” ainda e com degustação. Meu Deus, tudo de bom! 😀
O vosso marido tem-se esmerado especialmente nas últimas fotos dos posts, essas duas últimas são verdadeiras obras de arte, pura luz suspensa no ar,
beijo,
vera
Muito bom seu site!
Parabéns…
http://www.holidayslowcost.blogspot.com
Muito bom seus posts, fui em Gramado no final do ano passado, na semana do natal e me encantei, é uma cidade que pretendo voltar. O post sobre o caminho das pedras me deixou com mais certeza de voltar, quando fui não deu tempo de ver tudo que queria, mas o passeio pela Vinicula Salton também achei interessante. Parabéns pelo blog, passei a acompanhar seus posts.
Não fi a visita a salton, mas visitei a Miolo e a casa valduga,gostei mais da visita a miolo. O vale dos vinhedos e imperdivel
Ótima escolha a vistia à Vinícola Salton! Rs, ainda mais por ser da minha família!
Estou adorando o site, têm realmente ótimas dicas!!! Já estou pegando todas!
Estivemos em Gramado em julho, e ficamos encantado com a beleza dessa parte do RS. A viagem que fizemos até Bento Gonçalves, com direito a passeio de maria fumaça foi ótimo. Passamos em Carlos Barbosa e Garibaldi. A educação das pessoas, a vista das serras, contribuem para embelezar a região. A visita à Vinícola Salton é outro momento adorável. Parabéns a todos dessa belíssima região.
Num recente passeio verifiquei o crescimento dessa tradicional vinícula gaúcha. Parabéns.
Oi Silvia! Será que vale apena arriscar uma visita saindo de Gramado?
Dami
Dami, se você se organizar e sair com tempo, dá sim!
Oi Sílvia! Você não imagina como seus posts sobre Bento Gonçalves estão me inspirando! Me diz uma coisa: vocês estavam de carro para fazer todos os passeios? As estradas são tranquilas? Além da Salton e do Caminhos de pedras, há mais algum passeio que você indique em Bento que não tenha ainda postado no Matraqueando? Abraço e obrigado!
Oi, Petter! Nós alugamos um carro em Porto Alegre e fizemos todos os passeios “motorizados”. Estes são os principais passeios (Salton e Caminho de Pedras), mas existem diversas vinícolas na região (nós só visitamos a Salton) como a Miolo, Casa Valduga e Terragnolo que podem valer uma visita! Tem ainda o Museu do Imigrante e o passeio de Maria Fumaça até Garibaldi, 😉
Já fui!!!! é ótimo. Meu marido e eu fomos por conta própria alugamos um carro em POA, e subimos a serra gaúcha. Particularmente me apaixonei por Bento. Fizemos todos os caminhos turísticos, e nos aventuramos pelos interiores de Bento. Adorei o passeio a Salton, fomos em janeiro e estava na epoca da colheita, tudo muito lindo, uvas maduras, parreirais recheados de uvas. E sem falar na BENTO EM VINDIMA, a festa da colheita que estava rolando na cidade, toda noite era um evento. Enfim, Bento Gonçalves pra mim, sem dúvidas é a melhor cidade da Serra Gaúcha, uma cidade calma, linda, com povo acolhedor e de belas paisagens. Me apaixonei! pretendo voltar em breve. ______Ahhh!!! Sílvia aproveitando o espaço quero te parabenizar por este projeto lindo que é o Matraqueando, acompanho sempre seus post aqui e no blog, e já me valeu muitooooo… fui ao Chile em janeiro, e eu e meus amigos nos inspiramos em seu roteio ( Santiago e Deserto do Atacama). Nunca vou me esquecer da pessoa chegando no Deserto puxando uma mala de rodinhas rsrsrs… ri muito quando li. Parabéns!!! e muito sucesso a você
Ah, valeu, Valéria! Obrigada por todas as dicas! Bjs!
BOA TARDE
VAMOS HOSPEDAR EM CANELA NOS DIAS 20/07 A 23/07.
COMO PODEMOS FAZER ESTE PASSEIO?
É GRATUITO?
OBRIGADA
Estou amando suas dicas! Meu roteiro para Serra Gaúcha ganhou um “UP” com o seu blog. Belo trabalho!
Opa, que legal! Apareça sempre para matraquear com a gente! 😉
Silvia, adorei a maneira que vc postou sobre a visita.
Poucos blogs explicam sobre os valores dos produtos das lojas.
Parabéns
Oi, Ana Luisa! Obrigada! Só observe as datas dos posts, alguns valores podem estar desatualizados. 😉