Trancoso, Bahia: menos é mais!
Eu já fui várias vezes à Bahia. Passei pelo delicioso Deus-nos-acuda de Salvador e até me meti num daqueles resortões carésimos, o Costa do Sauípe, na Linha Verde. Mas eu queria mesmo era conhecer Trancoso, a míseros 30 quilômetros de Porto Seguro. Já tinha ido duas vezes à região do descobrimento (qualquer dia prometo escrever sobre Porto Seguro, o destino mais barato do Brasil) e não conhecia ainda a ilustre Trancoso. Pois, in-crí-vel: quando conheci, quis sair correndo. 🙂 Trancoso é mais ou menos assim: tudo simples, rústico, meio agreste, hippie, new age, alternativo e CARO. Entendeu? Eu não. Por ser tudo tão tô nem aí, imaginava que poderia desfrutar de uma agradável semana sem entrar no cheque especial. Pois foi difícil. Por certo, como toda viagem é uma falência temporária – já discutida no primeiro post – coloquei o passeio na mão de Nossa Senhora D‘Ajuda, padroeira do arraial ao lado, aliás tão caro e mitificado quanto!
Fiquei analisando, cá com meus botões, como um conceito de turismo pode encarecer tanto um destino. Sabe aquela história “Trancoso é um povoado localizado no Sul da Bahia que se originou de uma aldeia jesuíta fundada há quase 500 anos. Por seu primitivismo e natureza exuberante atrai gente de todo o mundo”. Sem dúvida sou essa gente de todo o mundo que sempre cai nas armadilhas turísticas do exótico, do excêntrico e do esquisito. Minha dica: vá a Porto Seguro por quinhentão (incluindo avião, hotel, traslado e city tour) e de lá para Trancoso (pacotes diretamente para Trancoso, em pousadinha razoável, não saem por menos de R$ 1.200,00). Fique dois dias no povoado. Vai dar para conhecer as praias (realmente lindas!) e o famoso “Quadrado”, a (única) praça do lugarejo. Este centrinho é abraçado por um conjunto de casas com uma igreja ao fundo, de onde se vê o mar. Em algumas destas casas vivem nativos e em todas as outras estão fincadas lojinhas de decoração, arte, bugigangas e quinquilharia espantosamente inflacionadas!
Eu, que perco o amigo mas não a viagem, tratei de curtir aquela extravagância a meu modo: comi no único e prosaico self service do lugar, era freqüentadora assídua do mercadinho e fiz até compras!!!!! Umas pulseirinhas por R$ 2,00 cada. Vendidas pelos hippies. Para todos os efeitos agora eu tenho pulseirinhas de sementes nativas, veja só, de Trancoso!!! Voltei feliz da vida para casa.
Trancoso combina com:
Professss!!!! Coisinha exagerada! hahahahaha. Nem é tao caro assim: você que é muito mao de vaca!
:-)))))))
Estamos com saudades!
Abraços!
HAHAHAHAHA. Sem dúvida. Dá uma olhadinha no post seguinte!
Abs!
Deu no The New York Times: "Trancoso é a vila de pescadores mais chique do Brasil"
Pior, o NYT disse "é o mais chique vilarejo de praia do qual você nunca ouviu falar".
Eu hein! Pelo menos eu já conheci esse "chique vilarejo" do qual os americanos nunca ouviram falar! huahuahuahua!
Abs!
Oi…
Fui pra Trancoso alguns anos atrás e não tinha certeza de ter ido…até hoje penso que errei o caminho…o tal lugar paradisíaco não pode ser aquilo o que eu vi: uma igrejinha, uma ruazinha com umas casinhas coloridas e um mar muito meia boca…Sinceramente, não entendi…
Oi Aleee!
Entre tantas "pautas" que tenho aqui para colocar no blog, a de Trancoso nasceu de um comentario seu lá em casa: "eu fui a Trancoso, mas acho que nao era Trancoso!. E você falava sério: "acho que nao encontrei o povoado"! hahahaha. Afinal, eu também tive essa sensaçao de "êpa, oncotô? doncovô?"
É isso mesmo Alê! Trancoso é mais um conceito do que um fato! Mas como para mim todo lugar tem seu encanto… "sorria, você está na Bahia"! Ui!
Silvinha amiga querida!!!
amei Trancoso tb, mas nada igual a praia do Espelho uns 60km mais p/ frente, essa sim vale muita a pena, paradisiaca!!!!
não perca na próxima oportunidade, mas tb não esqueça a $$$ precisa de bastante…
bjão
“EU QUERO A BAHIA” AHHH que maravilhaaa é estar em trancoso!
fico pesquisando sites de viagem e encontrei um que tem materias otimas sobre trancoso BA
Gostei tanto de Trancoso que abri uma exceção e voltei ao destino para curtir novamente seus recantos, restaurantes deliciosos, o charme do quadrado e a belíssima Praia do Espelho. Para quem quiser incrementar o passeio, recomendo uma ida à Caraíva e uma visita a Ponta do Corumbau. As dicas destes roteiros estão no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html. Abs, Anna
Concordo plenamente com seus comentários! Fui para Porto Seguro em um pacote da CVC bem baratinho, fiquei no Hotel Porto das Naus(muito bom ), alugamos um carro e visitamos Arraial D’Ajuda e Trancoso, ficou super barato, conhemos vários lugares e curtimos muito a viajem.
Silvia , segui seu blog para ir pra gramado o ano passado , e me dei bem suas dicas foram preciosas AMEI , já o mês passado fui escolher a tal da TRANCOSO para ir e mais uma vez dei uma olhada em seu blog , e vi que vc detestou , pensei…. ela está exagerando não é possivel que este lugar que tanto o povo fala seje assim, bom chegando lá , fui pra lá semana passada fiquei uma semana, dei uma bela olhada e pensei , meu DEUS acho que errei o caminho não é possívellllll , tudo que eu queria naquele momento era adiantar a viajem de avião já que moro em itabira , bem pertinho de BH, quis ir embora de lá mais ainda quando fui aqueles restaurantes carerrímos , e que nem tanta sofisticação assim tem , bom TRANCOSO é uma fantasia de mentirinha criada pela mídia , e uns malucos beleza que lá vão! rsrsrsr não volto nunca maisss antes tivesse te ouvido! rsrsrsr
Hahahaha! Thais, a gente tem criar uma confraria para o povo começar a acreditar na gente! 🙂
Olá! Conheci o seu blog através de um post sobre o Cânion do Xingó e estou adorando! Fui a Trancoso neste ano e, simplesmente, amei o Quadrado! Fui à noite, com todas aquelas luzes dos bares, as velas no chão.. Gostei bastante! Achei caro, mas tomamos apenas um café. Fizemos da seguinte maneira: Ficamos em Porto Seguro, em uma pousada SUPER em conta, e atravessamos para irmos até Arraial e Trancoso. Foi mais barato e, como era inicio de ano, os preços estavam nas alturas. É o que recomendo para aqueles que viajam de carro. Para os de ônibus, talvez seja melhor ficar no distrito, mesmo.
Enfim, estou adorando suas matérias! Seu carinho e atenção são ótimos!
Ai, Jenniffer, eu preciso voltar muuuito a Trancoso para rever meus “conceitos” sobre a cidade! 😀 Obrigada pelas dicas!
Gosto de Trancoso, não é tudo aquilo que dizem, não tem as melhores praias da região (também nem gosto tanto assim de praia), mas moraria fácil fácil por lá, adora o clima bucólico do lugar, ficaria o dia todo sob a sombra de uma árvore observando o vai e vem de pessoas no Quadrado… Para quem quer conhecer e não pretende gastar muito, tem a pousada http://www.vilamineiratrancoso.com com diárias a partir de 150,00 com café da manhã, fica ao lado do quadrado, as casinhas da pousada tem cozinha completa, dá para fazer compras no mercado e cozinhar para economizar na alimentação, tem uma gostosa piscina e aceita animais de estimação.
Brigada pela dica!
Ola,
Moro em Singapura e acabei de voltar da Bahia. Fui a Trancoso, que tem o seu charme, mas me apaixonei por Caraiva. Escrevo sobre as minhas viagens no meu site: http://www.weloveitwild.com .. Todos os detalhes com varias dicas legais estão la. Aparecam 🙂
Olá!
Li as dicas e fiquei assustado, tenho viagem marcada para Trancoso mês que vem, pelo que disseram dos preços acho que vou me f….
Trancoso é, a grosso modo, a Gramado do Nordeste. Tudo altamente inflacionado pelo que oferece. Mas sempre terá um lugarzinho mão de vaca para comer. 🙂
Vou a Trancoso amanhã 01-03-2018 e postarei aqui minha opinião! De Porto Seguro de cara não gostei de Taperapuan, a praia do agito dos bares de axé, mas com uma praia muito ruim! Estou hospedado com a família aqui! Aqui parece cidade dormitório onde as pessoas só vem pra dormir e no outro dia pegam carros, táxis ou ônibus para irem pra outras praias! Coroa Vermelha, 8 km adiante de Taperapuan é espetacular, simples, quiosques simples, preços razoáveis, mar e praias boas e bonitas! Eu acredito que Trancoso seja bom apenas tipo fake, tipo deslumbramento de alguns! Amanhã vou conferir!
Já faz tanto tempo que não vou a Porto Seguro e região. Taperapuã é traumática para mim. Hahaha! Mas amo Coroa Vermelha e Santo André. Quando escrevi esse texto acho que eu era mais (muito mais) chata! Minha percepção hoje de Trancoso é: bonitinha, acho que vale conferir. Só não vale quanto pesa, é caríssimo ficar ou comer lá! Mas vale uma foto! 😀 Esperando suas impressões! Abs!
Realmente esperava que Trancoso fosse maior que seu famoso quadrado, tinha lido sobre o lugar e gostei muito da idéia de conhecer, estive 4 dias em Trancoso sem arrependimentos, achei o lugar pintoresco, pacifico e calido, gastei pouco dinheiro inclusive menos que em Balneário Camboriú que me saiu muito caro e sem graça! Trancoso é relativamente caro, tudo depende a forma a qual cada um organiza seu orçamento de viagem… Há preços alternativos para todos os gostos e bolsos é só procurar, os serviços caros são exclusivos para quem está disposto a esbanjar … O charme do lugar é sua atmosfera de paz, sua natureza, criatividade e tranquilidade. Para quem gosta de agito e muvucas não recomendo. Eu amo natureza e sossego, adorei a experiência e se pudesse moraria lá:-).
Olá, Elaine! Este post é de 2006 (data no cabeçalho do artigo). Preciso dar nova chance a Trancoso! 😉