5 ideias incríveis de tábua de frios: como montar e servir (e um bônus de tábua doce linda!)
Ela é prática, relativamente fácil de montar, fica muito bonita e atende a diversos paladares. A tábua de frios ou de antepastos sempre foi um clássico, desde festas de casamento a reuniões informais para receber em casa.
Grazing Box (tábua de frios na caixa).
Para Aniversário, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal, Ano Novo — ou qualquer fim de semana despretensioso — é a pedida perfeita. Todos, absolutamente todos os ingredientes você encontra numa ida rápida ao mercado, incluindo o vinho para acompanhar.
Aliás, no meu curso de como montar Tábuas de Frios Memoráveis você aprende a construir platters e grazing boards com técnicas internacionais e estratégias surpreendentes que encantam amigos e clientes, mesmo que você não entenda nada de cozinha! (Acesso imediato ao conteúdo após a confirmação do pagamento.)
As Tábuas de Frios estão muuuito em alta. É uma tendência mundial. Já temos até outros nomes circulando na área para se referir a elas como grazing board.
Desde 2017, tenho investido meu tempo e criatividade nas montagem dos mais diferentes tipos de tábua. É que uma das bases dessas tábuas é o “excesso” de ingredientes. Então, é necessária uma certa organização mental para distribuir todos os alimentos sem ficar muito amontado ou desproporcional.
Para mim, um dos segredos é trabalhar com o colorido das comidinhas e incluir potinhos na tábua com patês, mel, geleias, azeitonas, creme de avelã, entre outros. Mas essas disposição dos elementos não é tão simples quanto parece.
Para te ajudar, no meu curso Tábuas de Frios Memoráveis são mais de 15 montagens diferentes (tábua gourmet, tábua rústica, tábua desconstruída, tábua econômica, grazing box, waffle board, entre outras) em videoaulas gravadas com todo o passo a passo. \0/ (E você ainda leva, entre outros bônus, um e-book liiindo com Receitas Fáceis de Patês, Molhos e Antepasto.
COMO MONTAR TÁBUAS DE FRIOS BONITAS E CRIATIVAS
INGREDIENTES DA TÁBUA 01
- Três tipos de queijo (brie, gouda e gorgonzola)
- Salame italiano e lombinho
- Três tipos de castanhas (noz pecã, castanha de caju e amêndoa salgada – 50 gramas de cada)
- Dois tipos de tomates pequenos (um amarelo e outro vermelho)
- Amoras (poderiam ser framboesas ou mirtilos ou morangos)
- Pepino japonês em rodela
- Azeitona sem caroço (coloquei num potinho com azeite e pimenta rosa)
- Uvas (você escolhe se vai ser verde, preta ou rosada, dependendo das cores da sua tábua)
- Bolachinhas de arroz (não tem glúten)
- Grissinis integral com linhaça
- Molho de iogurte com páprica picante
- Alecrim para decorar
Receita do Molho de Iogurte
Um copinho de iogurte natural, uma colherzinha (café) de páprica picante, uma pitada de alho em pó, cebolinha picadinha e sal a gosto. Ficou meio mole, se eu tivesse cream cheese teria colocado uma colher para dar uma encorpada. 😀
MONTAGEM DA TÁBUA DE FRIOS 01
Aqui é que são elas. As possibilidades são tantas que eu não sei exatamente como explicar. Eu sempre penso assim: dividir mentalmente a tábua em forma de “cruz” e colocar os queijos e/ou potinhos na ponta da “cruz”.
Ao redor dos potinhos fica legal colocar bolachinhas que deem um efeito visual. Ao lado dos queijos brancos distribua os elementos com cores mais escuras (ou contrastantes) e por aí vai. Se você vir o vídeo acho que fica mais fácil de entender. Clique abaixo!
Visualizar esta foto no Instagram.
INGREDIENTES DA TÁBUA 02
Essa tábua montei para o ano novo. Detalhe para o potinho de mel com o pegador que deu um charminho todo especial.
- Quatro tipos de queijo (provolone, brie, camembert e muzzarella temperada)
- Três tipos de embutidos (salame, lombinho e presunto alemão)
- Frutas (uva, morango, mexerica e laranja – essa última cortada em rodelas só para enfeitar)
- Grissini de alho e bolachinhas de ervas
- Molhos (coalhada temperada, sardela e mel) Obs: comprei a coalhada e a sardela prontas
- Frutas secas que sobraram da tábua de Natal (kiwi, abacaxi, figo turco e morango desidratados)
- Tomate cereja e pepino japonês
- Pistache
- Alecrim e nozes para decorar
PASSO A PASSO PARA MONTAR A TÁBUA DE FRIOS 02
COMO SERVIR UMA TÁBUA DE FRIOS
No meu curso de como montar Tábuas de Frios Memoráveis, além das diversas montagens diferentes que ensino, há aulas sobre quais utensílios usar, sobre ingredientes (tuuuudo sobre queijos e charcutaria) — e, ainda, sobre cortes, dobras e quantidades. É completo mesmo! (Acesso imediato ao conteúdo após a aprovação do pagamento.)
Se você tem claro todos esses elementos da montagem, fica muito mais fácil surpreender quem você ama. Eu, por exemplo, coloco ao lado da tábua uma bandeja com mais torradas e grissinis e deixo os pratinhos com talheres para os convidados se servirem. Também já deixo o brie e o camembert cortados (Veja no vídeo abaixo). Se precisar, vou repondo os molhos! 🙂
Visualizar esta foto no Instagram.
Começando a servir! ? ?? #tabuasdamatraca #tabuasdefrios #ideiasdamatraca #anonovo #matraqueando
INGREDIENTES DA TÁBUA 03
Essa Tábua de Frios Árabe montei no aniversário do marido. Ela ajudou a compor o delicioso Brunch Árabe que preparei para comemorar a data.
No curso Tábuas de Frios Memoráveis há um módulo especial somente com tábuas temáticas, incluindo montagens de tábuas natalinas com frutos secos.
Aproveite para entrar nessa última turma de 2022. Você tem acesso imediato ao conteúdo após a aprovação do pagamento e já pode garantir as belezuras da sua ceia de Natal e Ano Novo. \0/
- Três tipos de queijo (brie, gouda e chancliche, um queijo árabe temperado)
- Um tipo de embutido (lombo suíno fatiado)
- Frutas (framboesa, mirtilo, uva e groselha para enfeitar)
- Grissinis de alho e pão sírio (eu comprei um pão sírio mini no Mercado Municipal de Curitiba)
- Pastas árabes (coalhada, hommus e babaganoush) | Veja todas as receita (feitas pelo marido) aqui!
- Castanhas (pistache e castanha de caju caramelizada)
- Cenouras em tiras
- Chocolate amargo
- Rodelas de laranja secas para enfeitar
PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA TÁBUA DE FRIOS ÁRABE
Estes potinhos coloridos pintados à mão eu trouxe da minha viagem à Palestina. <3
INGREDIENTES DA TÁBUA 04
Essa é uma opção que eu chamo de Tábua de Frios Desconstruída. Você só precisa escolher os tipos de queijos, embutidos — além de pastinhas e/ou geleia que te agradam — e distribuir de forma displicente numa tábua ou prato grande.
Eu gosto tanto desse tipo de montagem que no meu curso Tábuas de Frios Memoráveis eu tenho duas aulas específicas sobre tábuas desconstruídas. Elas são lindas tanto para você montar em casa quanto para preparar em eventos corporativos.
- Dois tipos de queijos (camembert e muzzarella em cubos)
- Dois tipos de embutidos (salame e presunto parma)
- Mix de castanhas (castanha do pará, nozes e amêndoas)
- Uma fruta (nesta tábua eu optei pela uva, mas o morango fica ótimo também)
- Geleia de morango ou mel
- Grissinis e pães (podem ser torradinhas, por exemplo)
- Groselha para decorar (como a groselha geralmente é muito cara você pode substituir por alecrim)
COMO MONTAR UMA TÁBUA DE FRIOS DESCONSTRUÍDA
Distribua os ingredientes na tábua aleatoriamente, levando em consideração o que eu já expliquei no começo do post no tópico “montagem da tábua nº 01”.
Ou seja, não precisa seguir uma regra, mas evite, por exemplo, colocar os grissinis ou as castanhas próximos das frutas para não molhar os ingredientes que são secos e crocantes. A laranja que aparece cortada ao meio é só para efeito visual, além de ser um aromatizador cítrico natural na tábua.
Para deixar a apresentação mais bonita você pode enrolar o presunto parma nos grissinis (como na foto) e distribuir pela tábua uvas passas ou figos in natura cortados ao meio.
Aliás, falando em presunto de parma, no meu curso Tábuas de Frios Memoráveis tem aulas específicas para aprender a fazer rosinhas de salame, blanquet de peru, mortadela e presunto cru. Coisa linda!!!
INGREDIENTES DA TÁBUA 05
Essa tem valor afetivo porque foi a primeira tábua que eu montei na vida, no Ano Novo de 2017. Não ri. 🙂
Na verdade, eu nem tinha tábuas de madeira ainda. Improvisei uma espécie de bandeja de vidro para colocar os ingredientes. Ficou assim:
- 6 pastinhas (patê de azeitona, patê de alho, patê de sardela, patê de tomate seco, coalhada e caponata de beringela)
- Três tipos de queijo (muzzarella temperada, muzzarella de búfala e gorgonzola)
- Três tipos de embutidos (salame italiano, copa e presunto parma)
- Mix de castanhas variadas
- Um tipo de fruta (uva, além de figo in natura e physalis para enfeitar)
- Tomate cereja
- Torradas e grissinis
- Alecrim para decorar
Não se preocupe com as pastinhas. No meu curso Tábuas de Frios Memoráveis você ganha um e-book completo com receitas fáceis e práticas de vários tipos de patês, molhos e antepasto.
COMO MONTAR A TÁBUA 05
Ó só azideia da loka: eu — s.e.m. q.u.a.l.q.u.e.r. n.o.ç.ã.o. — comprei muuuuita coisa e não coube tudo na tábua. Então, fui distribuindo alguns itens em recipientes à parte como a mozzarella de búfala, o tomatinho cereja, castanhas e a coalhada temperada!
E então, bora fazer alguma dessas tábuas? Quando montar a sua publique lá no Instagram para eu ver e me marque com a hashtag #TabuasDaMatraca.
Ah, e se quiser aprender a fazer essa minitábua de frios individual abaixo gruda lá no meu instagram @matraqueando e acompanhe em tempo real. Se preferir, no meu curso Tábuas de Frios Memorável, eu tenho videoaulas específicas de minitábuas, tábuas no cone e tábuas do tipo finger food para consumo individual. Tá lindo de ver! (Acesso imediato ao conteúdo após a aprovação do pagamento.)
Ver essa foto no Instagram
BÔNUS | COMO MONTAR UMA WAFFLE BOARD
Você já ouviu falar nas Waffle Board? Numa tradução livre são “tábuas de waffles” que levam vários acompanhamentos. Podem ser totalmente doces (como essa) ou misturar itens doces e salgados (ovos e bacon, por exemplo).
A #waffleboard (pois é, minha filha, você vai morrer e não vai ver tudo nessa vida), geralmente é servida no café da manhã ou brunch, numa referência à tradição norte-americana — apesar dessa “panquequinha” quadriculada ter origem belga.
INGREDIENTES
• Waffles (Você pode fazer a massinha em casa se tiver a maquininha ou comprar pronta. Eu uso a marca Forno de Minas)
COBERTURAS
• Creme de avelã
• Doce de leite
• Noz pecan
• Geleia de pimenta
• Melado de tâmara
• Mel
• Banana
• Morango
• Mirtilo
• Chocolate
• Manteiga (cortada em formato estrela e coração com cortadores de biscoito, porque se não for para fazer firula nem me chame!)
Agora, me conte! Deu água na boca?
O que não pode faltar na sua Waffle Board? (Tudo bem que a gente nunca tinha escutado falar disso na vida, mas vamos fingir costume.) 🙂
CLIQUE NA IMAGEM E SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS
Posts relacionados
Tábua de frios simples com pastinhas árabes
Sangria Espanhola: receita colorida e refrescante para o Ano Novo
Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa
Noite do Crepe Francês: receitas e montagem de crepes doces e salgados
3 receitas deliciosas de azeites aromatizados
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®.
Divino! Deu água na boca aqui!
Obrigada, Dalva! Ficou delicinha mesmo! 🙂
A D O R E I !!!!
Tinha visto uma foto no Pinterest (para mim, aparece a mensagem de não encontrado?) e busquei no blog Matraqueando e não achei. Mandei uma msg nos comentários do blog, mas achei aqui ?????? uhu!!! Mega feliz!!!
Meus emojis estão aparecendo como interrogações…
Opa, seja bem -vinda!
Adoreeeei Silvia! Que mãos de fada. Obrigada por compartilhar. Vou tentar fazer igualzinha no Natal que vai ser na minha casa. Você acha que essa tábua atende quantas pessoas? (só para entrada e beliscar mesmo)
Oi, Liana! Atende de 8 a 10 pessoas! Boas festas! 🙂
Olá Silvia!! Impecável tuas tábuas, gostaria de montar uma mesa pra servir como prato único , em uma reunião de amigos, como devo calcular a quantidade de frios e acompanhamentos? Agradeço dede de já.
Beijo
Olá, Carla! Eu acho bem difícil calcular quantidades específicas porque são muuuitos ingredientes numa tábua. O que eu sei é que uma tábua dessas atende umas 10 pessoas (como entrada, e não prato principal). No meu caso, eu sempre compra muita coisa(pensando em reposição) e sobra tudo! Hahaha! Mas por ser comida, não perde nada. Frios e queijos podem ser congelados, as frutas a gente consome depois. Até pão vira torrada se necessário! 🙂
Olá Silvia! Estou apaixonada pelas suas tábuas! Obrigada pelas dicas!
Você saberia me dizer o diâmetro da sua tabua?
Olá, Andrea! Essas que estão na montagem são de 50 cm. Abraços!
Todas são muito bonitas e bem apresentáveis.
Vou escolher uma delas para fazer no meu trabalho.
Obrigada por compartilhar. Que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria.?
Eu que agradeço pela visita. Apareça sempre! 😉
Comprei os potinhos da tábua árabe exatamente iguais aos da foto na 25 de março em São Paulo em uma loja árabe!!!!
Que legal! Lojas de produtos árabes sempre vendem peças lindas!
Tudo maravilhoso Silvinha. Adorei o passo a passo, realmente fica mais pratico de montar com essa sua preciosa ajuda!
Boa tarde!
Gostaria de saber se vc dá curso de tabuas de frios.
quero me profissionalizar nesta área.
tem como vc me ajudar.
Estou facinada com o seu trabalho.
Grata.
Aguardo retorno
Olá, Sandra! Dou, sim! O curso Tábuas de Frios Memoráveis vai te ajudar muito.
Clique aqui para obter informações e garantir sua vaga agora mesmo.
Amei teu trabalho…voce da curso?
Teremos um curso em breve de montagem de tábuas de frios! 😉
Olá, Janete! Já está no ar meu curso Tábuas de Frios Memoráveis!
• 5 módulos
• Videoaulas gravadas
• 10 recursos para downloads (PDF)
• BÔNUS VIP | Calendário Editorial com datas comemorativas para vender bem ou montar suas tábuas o ano inteiro.
• BÔNUS GOLD | E-book Receitas Fáceis de Patês, Molho e Antepasto.
• BÔNUS MASTER | Lista de fornecedores em vários estados do Brasil.
• BÔNUS PREMIUM | Mentoria para montagem de uma caixa de Café da Manhã Gourmet para você presentear ou vender. O encontro será ao vivo, pelo Zoom, exclusivo para alunos.
E ainda:
Acesso imediato ao conteúdo do curso após a confirmação de pagamento. Suporte direto na plataforma de membros. Vagas limitadas!
Clique aqui para obter mais informações e garanta seu lugar agora mesmo! 🙂
Adorei todas, mas a 3 é a minha favorita. Vou fazer uma quando começar a mexer com charcutaria, aí vai ser incrível.