Supermercados em Londres: onde fazer a festa sem gastar os tubos
Nunca viajei aos países nórdicos, onde – dizem – fazer turismo pode ser um sofrimento para o mão de vaca muquirana. Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega, por exemplo, são destinos com altíssimo custo de vida e, por consequência, muito caros para um viajante econômico.
Mas nem precisei ir tão longe para ficar traumatizada. Na minha última vez em Londres foi bem difícil encontrar uma hospedagem boa e bem localizada na cidade sem ultrapassar meu limitado orçamento.
Por outro lado ficou claro que, sim, é possível economizar aqui e ali, principalmente no quesito comida (se a sua opção, obviamente, não for conhecer alguns dos muitos restaurantes estrelados da cidade).
O bálsamo aparece justamente nas enormes redes de supermercados da capital londrina. Tem de tudo: alguns são populares, outros mais tradicionais, há os sofisticados e, ainda, os étnicos.
Além de frutas, sanduíches, sucos, água, chocolates (aquele kit-salvamento que evita esfolar seu bolso num lanchinho da tarde), há sempre as seções de pizzas e congelados que servem para garantir seu almoço ou jantar com muita dignidade. Se seu hotel/hostel oferecer um micro-ondas então, você está feito!
OS MELHORES SUPERMERCADOS DE LONDRES
TESCO e ASDA
Se eu morasse em Londres o Tesco provavelmente seria minha opção para as compras do mês. Trata-se da maior rede de supermercados de todo o Reino Unido. (É a terceira maior do mundo, perdendo apenas para Walmart e Carrefour). São muitas lojas espalhadas pela cidade. Acredite, sempre haverá um Tesco perto de você. Esse pedação de pizza abaixo, por exemplo, saiu por módicas 2 libras.
Já o ASDA, que pertence atualmente à rede Walmart, é o segundo maior conglomerado da Inglaterra e, assim como o Tesco, vende mercadorias com marca própria de excelente qualidade a preços muito atrativos. Em ambos, você encontra ótimas pizzas e lasanhas por menos de £ 3, iogurtes por £ 0,80, sanduíches enormes por £ 2 e frutas por menos de £ 0,50 a unidade. Há também saladas e até carnes assadas a preços muito honestos.
POUNDLAND
Aquele momento “para tudo”. Todo a loja por £ 1. Uma libra. Um pote de Nutella por UMA libra! Não à toa se chama Poundland! A pegadinha é que muitos produtos que aqui estão £ 1 saem por centavos no Tesco. Eu comprei um iogurte no Tesco por £ 0,60. O mesmo estava por uma libra aqui, quase o dobro do preço!
Mas, mesmo assim, há muita coisa interessante no Poundland como sanduíches gigantes por apenas uma librinha. É para morrer de amor! (Este eu encontrei na 211-213 Portobelo Road em Notting Hill, durante o passeio que contamos aqui.) Há outras unidades espalhadas por Londres, uma delas fica na Unit 2, 126-138 High Street, perto do metrô Camden Town.
SAINSBURY’S
É a terceira maior rede de supermercados do Reino Unido, fica atrás do Tesco e do ASDA. Assim como seus concorrentes, há várias unidades espalhadas por Londres. O Sainsbury’s também tem mercadorias com marcas próprias a preços incrivelmente em conta.
Daqui eu levei para o Brasil chocolates (em embalagens fofas) e diversos molhos (por uma ou duas libras) que vinham em vidros lindos. Algumas filiais ficam em pontos estratégicos para o turista como a que está na 36-37 Strand, perto da Trafalgar Square (metrô Charing Cross) e a que se encontra na 1 Berners Street, próxima à Oxford Street (entre os metrôs Oxford Circus e Tottenham Court Road).
LONGDAN EXPRESS ORIENTAL SUPERMARKET
Esse é o famoso achado. Não só pelos preços que apresenta, mas pela variedade de comida e produtos… orientais. O Longdan é uma rede vietnamita com apenas quatro lojas na cidade. Esta eu encontrei na 25 Hackney Road, na região de Shoreditch, quando fui conhecer o Columbia Road Flower Market, o mercado de flores de Londres. (Fica a 5 minutos caminhado do Flower Market). Foi difícil encontrar algo no Longdan por mais de £ 4.
Aliás, o “bentô” completo (arroz, carne e uns acompanhamentos) podia ser levado por £ 3. Saladas com camarão por £ 2. Uma variedade enorme de bebidas “exóticas”, incluindo sucos de frutas por menos de £ 1. Como eu adoro comida oriental praticamente surtei no local. Esta filial do Longdan também está perto do Brick Lane (a uns 15 minutos andando), o maior reduto de comida indiana, vietnamita e afins da cidade.
MARKS & SPENCER
A rede Marks & Spencer é a maior varejista britânica e uma das lojas de departamento mais queridas dos brasileiros que viajam a Londres. Está para a Inglaterra como o El Corte Inglés está para a Espanha. Mas um dos braços da rede são os supermercados (ou lojas de conveniências) identificados com a marca M&S Simply Food. Vendem toda a sorte de alimentos (dos frescos aos congelados) com o diferencial de que todas as mercadorias são de marca própria.
Embora seja considerado um dos supermercados mais caros da cidade, é possível comprar muita coisa bacana e saudável a preços modestíssimos. Você vai encontrar muitas unidades da M&S Simply Food em pontos estratégicos para os turistas como aeroportos, estações de metrô e centros comerciais. Caso queira conhecer a maior Marks & Spencer da capital inglesa vá a filial da 458 Oxford Street, metrô Marble Arch. Vende de roupas a móveis. Inclusive comida.
WAITROSE
Durante muito tempo eu evitei o Waitrose por ser considerado o supermercado dos grã-finos de Londres. Tipo… o Angeloni ou o Festval aqui em Curitiba. Rá! Mas quando me hospedei na residência universitária da University of London havia um Waitrose na mesma rua, a apenas uma quadra. Pensei “vou entrar, nem que seja para apurar o gosto!”.
O Waitorose é um supermercado gourmet, mas para a minha deliciosa surpresa não era inacessível. Vinhos chilenos e argentinos por £ 2, saladas com peixe por £ 2,50, sucos importados por £ 1,50.
Digamos que é a sua oportunidade de trocar a muzzarela pelo queijo brie sem ferrar seu orçamento. Muitos produtos vinham em lindas embalagens. Chocolates finos maravilhosos por £ 0,70 a unidade (ótimos como opção de presentinhos sem sobrecarregar o bolso e a mala).
Outra coisa que me chamou a atenção é que existiam vários pratos congelados veganos, todos na faixa de £ 4. As únicas três fotos que fiz lá ficaram totalmente desfocadas (medo de levar um pito do segurança que me olhava torto cada vez que eu apontava minha super automática para a gôndola). Mas pode ir sem medo. Será seu momento-patrão em Londres sem gastar mais por isso!
ALERTA | Lembre-se de que o Brasil não tem acordo com a rede pública de saúde da Inglaterra. Mas eu tenho uma ÓTIMA notícia para você. Leitor do Matraqueando tem 30% de desconto no seguro internacional na empresa líder em seguros no mundo. Pegue seu cupom aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, luxo, viajante solo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corre, promoção por tempo limitado! 🙂
Posts relacionados
Pret a manger: a alegria do mão de vaca exigente
Leia também
Camden Town: a região dos mercado mais alternativos de Londres
Columbia Road Flower Market: o cantinho mais colorido de Londres
Portobello Road Market: o lado pitoresco de Notting Hill
Canterbury Hall: hospedagem econômica na residência universitária da University of London
E ainda
Europa Barata: Londres pela primeira vez
Como ir do aeroporto de Heathrow ao centro
Fotos: Sílvia Oliveira. Todos os direitos reservados ©
Gente, taí que eu não conhecia ainda o PoundLand. Vou precisar procurar um pelos meus caminhos pra conferir. 😉
Dany Colares
Sílvia, bom dia,
Recebi os guias Matraqueando e recomendo para todos. Bem escrito, ótimas dicas, só me resta esperar que se faça o de Londres, Berlim, New York, etc, etc. Parabéns!
Uêêêba! Obrigada pelo feedback! 😉
Oi, o certo é Walmart, que vem de Walton.
Dãããrd, é verdade! Vou arrumar lá! Brigadim! 😉
Olá Silvia!
Super obrigada por essas dicas! Adorei!!!
Marks & Spencer food e Waitrose são muito caros! Moro na Inglaterra, não em Londres. Vou bastante ao Tesco e mais ainda ao Poundland, muito bons. Mas o meu supermercado favorito é o Lidl. Acho que é alemão. Tem também o Aldi. Preços e produtos incríveis.
Interessante. Eu já com anos de Londres e eu não conhecia esse Longdan. Obrigado pela dica. Grande abraço,
Oi, Hugo! Valeu, obrigada pela visita! Abs!
Sílvia, adorei o post! Que saudade desse Choco Leibniz que eu comprava no Sainsbury’s… E será que é pedir muito ter uma Poundland assim aqui no Brasil? Rsrs
Sonho total: #poundlandnobrasilJÁ
Oi Silvia, que legal ver este post agora. Me deu uma saudade de Londres. Sempre comprei comida no Marks&Spencer, e como você disse, nem tudo é caro lá. Adoraria que tivesse um por aqui. Rsrs Abraços.
Pois é,, Zudi! Eu sempre comi bem em Londres usando os mercados. É verdade que com o valor da libra se for para sentar em restaurante, meudeosdocéu, a gente deixa um rim ali. Mas se o viajante for mais despojado e não liga se não comer em pratos enfeitados encontra muita comidinha bacana nos supermercados. Abs! 😉
Adoro as sua matérias sobre locais onde comer bem e barato em diversos países. Em tempos de crise para o brasileiro, aí que elas se tornam ainda mais necessárias ao viajante. Parabéns, sua dicas são extremamente úteis e vc escreve muito bem. Adoro o seu site!!!
Obrigada, Ana! Apareça sempre para matraquear com a gente! 🙂
Olá Silvia obrigado pela dica, estou em Londres e passei pelo Tesco; Mas como já havia comprado em outros países no ALDI, acabei passando nele também.
Realmente os preços do ALDI na Europa são melhores. Um abraço