Sílvia Oliveira, a moça do tempo.
Responder aos comentários do blog é um excelente exercício para elevar a autoestima. Não há pergunta que não venha acompanhada de “primeiramente, gostaria de te parabenizar” ou “adoro seu blog” ou “nossa, maravilhoso esse seu site” ou “você salvou minha vida”.
Sou realmente feliz cuidando e atendendo os pedidos de socorro dos meus Matraquetes. Aprendo muito, de verdade. A maioria dos leitores me faz pensar e buscar informações pertinentes. Mas nem sempre o Momento Shinyashiki dura muito. Em alguns casos, o abatimento e a desesperança vêm logo em seguida, na segunda frase.
— Como faço para reservar este hotel que você indica, será que tem disponibilidade de 06/12 a 09/12 para um casal?
Eu respondo: Olá, Fulano! As informações de como fazer a reserva e os contatos do hotel estão no rodapé do post. Abraço!
Mas gostaria de responder: LEIA O POST, SANTA!
— Poderia me mandar o catálogo dessa loja de doces de Tiradentes, quero revendê-los na minha cidade.
Eu respondo: Olá, Ciclano! Eu só visitei o local, não trabalho com isso. Por gentileza, entre em contato diretamente com o estabelecimento. Abraço!
Mas gostaria de responder: NÃO SOMOS UMA LOJA DE DOCES MINEIROS, INTELIGENÇA PURA!
— Não estou conseguindo fazer a reserva no barco de Buenos Aires a Colonia del Sacramento, poderia me ajudar?
Eu respondo: Olá, Beltrano! Tente refazer a reserva e confira todos os dados. Caso não consiga, solicite a ajuda de um agente de viagem! Abraço!
Mas gostaria de responder: NÃO. O MATRAQUEANDO É UM BLOG, AMYGUE, NÃO UMA AGÊNCIA DE VIAGEM. DÃH!
— Meu filho acaba de completar dois anos, você acha que devo levá-lo para o Deserto do Atacama?
Eu respondo: Olha, isso depende muito do seu estilo, comportamento da criança e vontade de enfrentar novos desafios. Alguns destinos exigem mais do que outros. Mas sempre vale a pena viajar com as crianças quando se tem claro quais são nossas expectativas. Abraço!
Mas gostaria de responder: FIA, NÃO TENHO A MENOR IDEIA. NÃO CONHEÇO O GRAU DAS BIRRAS DO SEU BACURI NEM O TAMANHO DA SUA DISPOSIÇÃO. SE VOCÊ TAMBÉM NÃO TEM ISSO MUITO CLARO, FIQUE EM CASA!
A lista é extensa. Mas uma das perguntas que mais me sobressalta é aquela que quer saber como vai estar o clima em determinado período do ano em… Viena. Mas você pode trocar Viena por Gramado, Lisboa, Orlando, Curitiba ou Santiago.
A pessoa não fica contente em saber que na época do ano em que ela vai viajar é outono ou primavera. Ou inverno ou verão. Ela quer saber a temperatura exata. De preferência se vai chover ou não. Neva? E arremata: que roupa devo levar?
Eu respondo: Olá! Faça assim, uns 10 dias antes da sua viagem entre em sites especializados em previsão do tempo e informe-se por lá. Vai ser mais seguro. Abraço!
Mas gostaria de responder: TAQUEUPARIU, NÊGO! VOCÊ ACHA QUE TENHO BOLA DE CRISTAL? LIGUE PARA A MÃE DINAH, PORRA!
______________
Sílvia Oliveira é blogueira de viagens especializada na Convergência do Atlântico Sul. Sabe identificar imagens do satélite e faixas de nebulosidade. Tem a Tábua de Marés na ponta da língua e já memorizou o horário do nascer e pôr do sol de todas as capitais brasileiras.
______________
Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com alguma pergunta já feita por você é mera coincidência.
______________
Leia também
Por favor, deixem o turista em paz!
Foto: Csaba Vero | Stock Xchng
Silvia,
Vc é uma figura msm… Morrendo de ir aqui!
Sobre previsão do tempo, sempre recomendo o site http://www.weather2travel.com/ . Quase uma bola de cristal! 🙂
Bjs!
Camila, eu nem deixo mais indicação de sites porque uma vez eu indiquei e a pessoa voltou para falar que o site era muito ruim e não acertava a previsão! Hahahaha! Jupurdeus!
Kkkkkk para tudo pq depois desta temos que rir kkkk
ahahahahah muito bom Silvia!!!! Olha adoro mesmo o seu blog ( pode ficar de nariz em pé) e lendo agora o que vc postou estou cá morrendo de rir e já sabendo a resposta para um pedido de autorização sua que fiz por e-mail , prefiro nem expôr meu pensamento sobre a resposta aqui ahahahah
Pela sinceridade aumentou minha admiração por vc !!! 😉
Silvia, adorei realmente o post. Com certeza vc tem bola de cristal, sabe tudo o que vai se passar na viagem do fulano, tem poderes superiores para reservas com super descontos nos hotéis mais badalados do momento, ou seja vc é super hiper mega blaster poderosa. kkkkkkkk
As pessoas são sem noção nenhuma, qdo pesquisamos blogs e sites de viagens eu pelo menos, gosto de ter uma noção, visão de outra pessoa para o destino que estou pretendendo ir – para ser sincera mais a título de curiosidade mesmo. Lógico que nos ajuda a organizar nossa viagem!! Continue não pare. O seu jeito de descrever lugares é simplesmente bárbaro, nos sentimos viajando com vc.
bjkas
#sirachandoderir…rsrs, só não vou dizer simijando, por que não fica bem e porque to no ambiente de trabalho!!! rsrsrsrs… e pra não começar o comentário parabenizando, vou terminar…rsrs. Parabéns pelo esforço de sempre querida! Belissimo trabalho. Beijos!
Hahahahaha amei! Tb é irritante quando perguntam: quanto exatamente eu vou gastar em x viagem? Será que ninguém entende que dá pra gastar muito ou pouco em qualquer viagem! Depende de cada um! Parabéns pelo post, já estou compartilhando!
Lenina, essa pergunta sobre quanto eu acho que a pessoa vai gastar é um clássico. Vai na linha do “devo levar meu filho para o Atacama?” 🙂
HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA… Excelente! E admirável sua capacidade de dar a resposta educada a essas perguntas toscas!
Já recebi vários e-mails de noivas com dúvidas referentes ao tema casamento graças ao blog que fiz na época do meu. Um dia uma me pergunta: “Vi que você casou na chácara Aburá. Gostei bastante de lá, mas tem um muro branco que eu achei feinho. O que você fez com ele?”
Pensei em responder:
a) DEMOLI E PLANTEI UM BOSQUE NO LUGAR.
b) PINTEI DE PINK.
c) PROJETEI A IMAGEM DOS JARDINS DE VERSALHES.
d) REVESTI DE CHITA.
Diante da minha absoluta incapacidade de encontrar uma resposta simpática, não enviei nenhuma.
Beijos!
Ps.: Você sabe se vai estar ventando na Toscana em outubro de 2014? Devo levar uma echarpe?
Eu voto na letra C … hahahaha!
Eu ri demais! Quando a frase começa com elogios dá medo de terminar de ler o comentário. É certeza que vem bomba. Pior são aqueles que pedem para montar o roteiro, no estilo: “Estou indo para América do Sul por 20 dias, quantos países consigo conhecer? Pode me ajudar com o roteiro?”…. Paciência eterna!
Ou… “vou pasar 15 dias na Europa e conhecer 20 cidades. Você acha que fica muito corrido?” oi?
Como disse a Nair, simijando de rir, estou em casa, não no trabalho, rs!
Pensei que isso era só com professora, rs.
Beijo pros três. Como vai estar o clima em Viena?
Sílvia, muito bom o post!
Oxe, Gente é um troço doido, né? Mas apesar das doideras que o povo pergunta (e bote criatividade e sem-noçãozice na cabeça dessa gente), eu ainda gosto da tarefa de responder, sabia? Me divirto pacas – assim como você, com as respostas que a gente dá e as que só ficam na nossa cabeça!
ahahahhahahahah adoro pessoas, nunca deixam de nos supreender!! Você deve rir muito depois de elaborar suas respostas mentais. E acho que o maior desafio é falar sobre o clima de Curitiba. Aliás, você sabe como vai estar o tempo aqui nesse fds?
beijossss
hahahahaha excelente!!!
Silvia querida, sim vc é o máximo!!
grande beijo
Morri de rir!
Eu adoro viajar e também passo pelas mesmas perguntas. Quando alguém me pergunta: qual o melhor lugar para ir com criança, eu tenho vontade de responder: NÃO tenho filho criatura, como vou saber???
Adorei! rs Aproveitando, qual é a tábua de marés de Porto de Galinhas em no final de agosto e início de setembro do próximo ano?huahua
Ahahahahahahaha! Adorei!
Ri muito! Adorei o post.
Nunca tive este tipo de pergunta, mas quando aparecer lembrarei de você kkk.
Bjs
Eu costumo dizer que responder leitor não combina, por exemplo, com TPM. E acho que os leitores deveriam considerar esse fato antes de fazer perguntas. 😛
Realmente tem horas que é difícil não escrever exatamente o que você está pensando e as respostas que passam na mente da gente são incríveis! Especialmente quando quem pergunta não leu o post ou está querendo te enganar….
Nesse samba, blogueiro vira também adivinho, conselheiro amoroso, pediatra, agente de viagens e especialista em todos os assuntos do mundo… 🙂
Adorei!
[]’s
Morri de rir. Estou me sentindo sortuda por não receber muitas perguntas estapafúrdias, mas já anotei as respostas pra qdo elas vierem 🙂
Bjs
Silvia,
continue nos brindando com os seus artigos! Você não imagina como nos auxiliam!
Quanto a essas outras questões, são ossos do ofício! 🙂 Certo!?
Sucesso!
Sim, adoro! Isso é só uma brincadeira! 😉
Hahahahahaah, chorei de rir Santa Sílvia! É incrível a capacidade humana e a superação nas perguntas, hein? Adoro seu blog, aproveito para parabenizar o excelente trabalho que você faz e agradecer as milhões de dicas que já li e segui por aqui.
Paciência e que a força esteja com você, rsrsrsrs
Beijocas
Demais, Sílvia! kakakakakakakaka! O “porra” no final fechou com chave de ouro! Espero que você tenha extravasado e esteja mais calma. Estamos aqui para te ouvir! 😀 😀 😀
Silvia, ri muito, conheço todas essas perguntas kkkkkk a de Tiradentes recebi esta semana, no meu blog falo sobre Porto Ferreira que é uma cidade polo de compras de artigos de decoração no atacado em SP, não aguento mais as pessoas me pedirem a lista dos produtos e os preços, meu Deus, tem dias que fico muito desanimada, as pessoas simplesmente não leem os posts, affff bjosss
O analfabeto que le, não entende e quer participar!! rsrsrs
Você ainda responde!!! beijos!!
Nossa, que desabafo!!!! Não se preocupe, os “sem noção” ainda continuarão fazendo essa perguntinhas… daí é só vc mandar ler esse post… Gostei e ri muito! Beijos!
Putz, logo agora que ia perguntar como é que faço pra reserver hotel em boston, e como estará o clima por lá quando eu for :)) beijos, vc sempre dando de mil a zero no quesito humor e coisa bem escrita à beça :))
vera
Oi Silvia,
Adorei seu divertido desabafo. Não tenho blog, mas vira e mexe eu fico agoniada com as perguntas que aparecem nos meus blogs favoritos… Isso é pra gente ver que nem tudo é glamour rsrs. Obrigada pelo bom humor e paciência!
Excelente! Morrendo de rir….como tem assim!! Bjs
Li, ri e fui dormir de alma lavada! 🙂
Muito bom!
Bjs
Nossa, vc salvou minha vida como leitora de blogs de viagem viciada que sou!!!!
Eu sempre que leio estas perguntas “intilijenssa pura” e vejo as respostas super educadas e atenciosas, fico pensando: como elas conseguem (a perguntadora e a blogueira)??? Me irrito por vcs, sabe? Tolerância abaixo de zero.
Mas me divirto tbm. Principalmente com confissões como esta sua agora.
Beijinhos impacientes,
Oi, Silvia, tudo bem? puxa vida, recebi a atualização do matraqueando por email e, em vez de informações sobre viagens, me deparei com uma crise de nervos! Me desculpa a sinceridade, mas achei nada a ver.
Eu respondo: Olá, Tatiane! Ah, que pena que você não se divertiu com a gente. Mas olha, fica a dica, sugiro que você deixe de nos seguir. O Matraqueando não é um blog para pessoas sem bom humor ou que se levam muito a sério. Abraço!
Mas gostaria de responder: [CENSURADO]
Ótimas respostas… rsrs
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
PODE RIR MAIS COM ESSE COMENTÁRIO QUE COM O PRÓPRIO POST???
#nemtemjeito
Chorando de rir mais ainda!!!!!!! Silvia, vc é uma figurinha. Viva o bom humor e a sexta-feira! Beijos
Morri de rir!!! Amei amiga! Vc tem alguma dicacespecial para uma viagem romantica, mas capricha eiim ! Não quero me desapontar! Kkkk temos cada uma nos blogs de matar!! Bjs
Hahahaha…estou rolando de rir, aqui! Que texto sensacional. Adorei!! 😉
hahahahaha
Mto bom!!
A-do-rei!
Vc é demais!
Como é que as pessoas podem ser tão sem noção. Hehehe. HaJa paciência!!! Adorei. Bjs.
E ainda assim a galera continua sem noção!!!!!
Muito bom!!!!! hahaha
hahaha to rindo aqui…
Hahaaa rindo alto
hahahahahaha….
Sensacional Silvia!!! Adorei e partilho de suas “vontades de resposta”!!!!
Quando vejo algumas perguntas assim, só penso, pobre de quem tem que responder…
Tem cada um….
Achei porreta de bacana esse post!!! (comecei elogiando despretensiosamente, juro!!!)
Maaaaaaaaas, vou aproveitar a deixa do post e dos comentários pra fazer uma pergunta que eu busco muito a resposta… Se ela não for respondida, já sei que tá no hall das “sem noção” e entro pro time dos viajantes que praticam o mantra “seja o que Deus quiser!”… kkkkkkkkk
Silvia, depois de um impulso de sei lá o quê, acabei comprando passagens para a época do ano novo em Buenos Aires e decidi entrar na onda baratinha de alugar apartamento por temporada…
Vi no seu blog as dificuldades com transporte que se sofre no dia da virada, então elegi San Telmo como área pra me hospedar por questões logísticas e porque “lá é mais baratinho mesmo!”!!! O que me preocupa é:
fui em 2006 a BsAs e fiquei hospedada no Centro e achei lá bem deserto a noite. Nos dias que saí me senti vulnerável e insegura. ———————–> San Telmo é um bairro perigoso?! =/
***condições da eminente viagem: 1 semana de estada (de sábado a sábado), casal de 27 e 28 anos que vai casar ano que vem (por isso tanta economia) e que via de regra bate perna a pé durante o dia, fica exausto e raramente sai a noite (com exceção da madrugada da virada, claro).
Oi, Claudia!
Eu não facilitaria à noite (nem de dia) em qualquer região de Buenos Aires (ou de qualquer outra cidade grande). Mas já fiquei em San Telmo e gostei muito. É um bairro tangueiro, com restaurantinhos e lojinhas muito bacanas. Acho que você pode ir tranquila! 😉
E eu que quando leio estas perguntas bestas em blogs fico com vontade de responder por vcs blogueiros ? Pq vcs, na condição de anfitriões, têm que manter a pose, mas eu não, ahahahahahha! Gente, todas as perguntas q eles fazem poderiam ser respondidas pelo Google.
kkkkkkk, confesso que ja respondi mentalmente a muitas das perguntas feitas pra ti!!
É um exercício tibetano de paciência, eu diria! 😀
Então Matraca, quando sai o seu livro de contos?
Um beijo.
PS Jacques
Olá, só agora vi esse seu post, mas juro, me deu um alívio, rsrsrs… quando vejo essas perguntas em seu blog me dá vontade de me intrometer e dar umas respostas assim, é sempre penso, meodeus, como ela consegue ser tão educada? Bom saber que vc é normal. E só pra finalizar amo seu blog! Bjs
Obrigada, Ligia! Com o tempo a gente vai entendo a dinâmica nas caixas de comentários! 🙂