Pixel Code

Santuário do Caraça: como visitar e o que fazer no complexo mineiro que reúne natureza, história e espiritualidade

Publicado por: Silvia Oliveira Catas Altas, Estrada Real, Santa Bárbara

Ao percorrer o Circuito do Ouro, em Minas Gerais, você vai encontrar escondida entre as montanhas da Serra do Espinhaço uma das 7 Maravilhas da Estrada Real.

Um atrativo surpreendente, considerado uma das principais joias do turismo brasileiro! Combina natureza exuberante, uma rica história e espiritualidade contemplativa.

Trata-se do Santuário do Caraça, localizado entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. Um refúgio de 11 mil hectares para quem busca conexão com a natureza, tranquilidade e um mergulho na cultura brasileira.

Totem da Estrada Real dentro do Santuário do Caraça

Conseguir um carimbo daqui no fofíssimo passaporte da Estrada Real é quase como alcançar a última figurinha do álbum. (Imagine a alegria da criança aqui!)

O Santuário do Caraça é mais do que um destino turístico, é um empreendimento múltiplo, aquela experiência completa que une centro de peregrinação, cultura, educação, turismo e ecologia.

Apesar de parecer um parque florestal público, a área é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). 

O QUE FAZER NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Visita cultural: a igreja neogótica, o museu, a biblioteca e as ruínas do antigo colégio.

Visita espiritual: além da igreja e das missas, o santuário tem uma via-sacra que pode ser percorrida pelos fiéis.

Visita ecológica: no complexo você consegue percorrer trilhas e cachoeiras, além de observar o lobo-guará (atrativo exclusivo para hóspedes).

Visita para contemplação e descanso: é possível se hospedar no Santuário do Caraça e participar de missas e solenidades exclusivas.

HISTÓRIA E CULTURA NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e conta com um amplo conjunto de enorme valor arquitetônico.

Fundado no século 18, o Santuário do Caraça funcionava, originalmente, como um colégio interno, que se destacou por oferecer uma educação de alto nível em pleno período colonial.

Figuras ilustres como os presidentes brasileiros Afonso Pena e Arthur Bernardes passaram pelas salas de aula do lugar.

Dom Pedro II, aliás, esteve aqui no ano de 1881, acompanhado pela esposa, a imperatriz Teresa Cristina. Conheceu as belezas do local, que foram registradas em seu diário, com a famosa frase: “Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”.

Após um incêndio em 1968, que destruiu parte do colégio, o local foi transformado em um destino turístico e religioso, preservando sua importância histórica e cultural.


Mas o coração do santuário é a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, um imponente templo em estilo neogótico, construído com pedras locais.

O Santuário do Caraça é considerado o primeiro templo católico dessa magnitude do Brasil construído sem mão-de-obra escrava e apenas com material regional, como pedra-sabão (retirada da área da Cascatona), mármore (próximo de Mariana e Itabirito) e quartzito (da região do Caraça).

BELEZAS E ATRATIVOS NATURAIS NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

O santuário é um paraíso para quem ama trilhas e cachoeiras.

A localização, em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, faz com que a região seja muito rica em biodiversidade.

São mais de 380 espécies de aves, além de mamíferos como macacos, tatus; muitos répteis e o célebre lobo-guará, que se tornou uma das grandes atrações do lugar.

Todas as noites, os hóspedes do santuário podem observar o lobo-guará de perto, já que ele costuma aparecer no adro da igreja para ser alimentado – uma experiência única e emocionante.

As trilhas são outro ponto alto do Caraça. Há percursos para diferentes níveis de dificuldade, desde caminhadas leves até desafios mais intensos.


Eu fiz uma das trilhas mais fáceis, a que leva à Cascatinha (foto acima), formada por quatro quedas d’água e quatro piscinas naturais. Um percurso de pouco pouco mais de quatro quilômetros, indo e voltando.

Outras são mais exigentes, como as que levam à Cascatona e à Cachoeira do Bocaina.

Já os mais dispostos podem conhecer alguns dos picos imponentes da região, como o Pico do Inficionado e o Pico do Sol (o mais alto da Cadeia do Espinhaço, com 2072 metros de altura), que oferecem vistas panorâmicas inesquecíveis. Veja todos os atrativos naturais do Caraça aqui!

Alguns passeios ecológicos do Santuário do Caraça só podem ser feitos com o acompanhamento de guias cadastrados, devido ao nível de dificuldade, perigo e distância em relação ao centrinho do complexo.

Isso se deve às exigências da caminhada e ao nível de dificuldade e perigo, bem como à distância em relação ao Centro Histórico e o tempo que se gasta para o percurso. Veja aqui os guias cadastrados.

A visita do lobo-guará 

O famoso lobo-guará é uma atração à parte. Tudo começou há mais de 40 anos, quando as lixeiras da igrejas apareciam reviradas.

Não demorou muito para os funcionários da igreja perceberem que não se tratavam de cachorros, mas sim dos lobos da região.

Desde então, ao entardecer, os religiosos colocam bandejas de comida com carnes e frutas para os animais no adro do santuário, em frente à entrada da igreja.

Um momento único de silêncio e apreciação do movimento dos lobinhos, que são monitorados por biólogos da região e pelo próprio Gestor Ambiental do Caraça.

A observação dos animais são restritas aos hóspedes, pois os lobos costumam aparecer depois das 18h30 e o parque fecha às 17h para visitação. Então, só fica lá dentro quem vai dormir no complexo.

ESPIRITUALIDADE NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

O Santuário do Caraça é um templo católico que atrai peregrinos de todo o Brasil e do mundo.

O local recebe mais de 70 mil visitantes por ano, sendo que mais de 17 mil optam por ficar hospedados aqui.

É que, independentemente da crença do visitante, o complexo oferece uma atmosfera única de paz e introspecção para quem busca momentos de reflexão, contemplação e espiritualidade.

Além de missas regulares na igreja, os visitantes podem explorar os corredores históricos do antigo colégio, que hoje abriga um museu com peças de arte sacra, artefatos históricos e registros que contam a trajetória do santuário ao longo dos séculos.

A sensação de paz e tranquilidade é indescritível. Caminhar pelo corredores, pelas ruínas do internato, percorrer a via-sacra e a visitação à igreja é como – atenção para o clichê – viajar no tempo sem sair do lugar.

O calvário da Via Sacra do Santuário do Caraça

HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA NO SANTUÁRIO DO CARAÇA

O Santuário do Caraça também oferece estrutura para quem deseja passar mais de um dia no local. O complexo conta com uma hospedagem simples, mas aconchegante.

Dormi uma noite aqui, quando estava fazendo a cobertura do anúncio do Queijo Artesanal de Minas como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Os quartos são simples, com vista para as montanhas ou para o próprio santuário – meu caso!

o restaurante do santuário serve pratos típicos e tradicionais da culinária mineira, preparados com ingredientes frescos e locais. Reforçando, não há luxo e funciona quase como um refeitório.

O café da manhã é bem farto com pães caseiros, queijos mineiros (incluindo o tradicional Queijo do Caraça), geleias, frutas e sucos naturais.

Uma das experiências de que mais gostei foi poder preparar o café da manhã (como ovos e panquecas) usando a chapa sobre o fogão a lenha. (Mostrei tudo lá nos stories do meu instagram, o @matraqueando.)


Importante | Uma noite aqui no Santuário do Caraça é muito disputada. A reserva deve ser feita com meses de antecedência. As diárias incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e estão a partir de R$ 700,00 – o casal. A hospedagem não oferece luxos e as regras são as de um ambiente religioso. (Valores de janeiro de 2025.)

UMA CURIOSIDADE

O disco “Missa do Quilombo” de Milton Nascimento foi gravado ao vivo, em março de 1982, nas dependências da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens (o templo neogótico), dentro do Santuário.

DICAS DE VISITAÇÃO:

1. Planeje sua visita | O Santuário do Caraça é perfeito para passeios de um dia ou para estadias mais longas. Se quiser explorar todas as trilhas e cachoeiras com calma, considere passar dois dias na região.

2. Prepare-se para as trilhas | Use roupas e calçados confortáveis e adequados, protetor solar, repelente e tome bastante água.

3. Não perca o espetáculo do lobo-guará | À noite, próximo ao horário da alimentação, reúna-se no adro da igreja para ter a chance de ver esse animal tão emblemático de perto. Para isso, é necessário hospedar-se no santuário.

4. Fotografe com respeito | O Caraça é um lugar repleto de beleza, mas lembre-se de respeitar a natureza e evitar qualquer tipo de poluição, dano ao meio ambiente e, principalmente, não alimente os animais.

5. Explore a história | Não deixe de visitar o museu e aprender mais sobre o papel do Caraça na história brasileira.

6. Carimbo da Estrada Real | Para receber o carimbo do Santuário do Caraça no seu passaporte da Estrada Real é necessário pagar a taxa de visitação.

7. Comodidades | O santuário tem lanchonete, banheiros, lojinha de souvenir e restaurante com a tradicional comida mineira que pode ser acessado por não-hóspedes. O sistema é buffet livre (paga uma taxa e come à vontade).

COMO CHEGAR AO SANTUÁRIO DO CARAÇA

Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a 120 km de Belo Horizonte.

De carro | Saia de Belo Horizonte pela BR 381 (sentido Vitória-ES) até o trevo para Barão de Cocais – Santa Bárbara – Caraça. Seguir pela MG 436 via Barão de Cocais. Antes da cidade de Santa Bárbara, virar à direita para o Caraça. O acesso ao Santuário do Caraça é feito por estradas bem conservadas, mas devido ao engarrafamento para sair da capital mineira o trecho pode demorar mais de 2,5 horas. Endereço para GPS: Rodovia Caraça – KM 7 | Bairro Sumidouro | Santa Bárbara-MG.

De ônibus | A Viação Pássaro Verde faz o trecho entre Belo Horizonte e Barão de Cocais ou Santa Bárbra. Atenção: o único meio de condução da rodoviária dessas cidades ao Santuário do Caraça é o táxi. Não há UBER cadastrado. Veja os horários e valores das passagens aqui.

De trem | O Trem da Vale faz o trajeto entre Belo Horizonte e Barão de Cocais (desça na estação Dois Irmãos). Atenção: o único meio de transporte da estação de trem Dois Irmãos ao Santuário do Caraça é o táxi. Não há UBER cadastrado. Essa foi a opção que usei (trem), pois a viagem de BH a Barão de Cocais dura 1h30, sem trânsito ou engarrafamento. Veja os horários e valores das passagens aqui. 

Para mais informações, ligue para os respectivos pontos de táxi (tanto para quem vai de ônibus ou trem):
Ponto de Táxi em Santa Bárbara: (31) 3832-2210
Ponto de Táxi em Barão de Cocais: (31) 3837-1812

SERVIÇO:

Localização: VEJA NO MAPA | Rodovia Padre Geronimo, km 9, s/n – Santuário do Caraça, Santa Bárbara.
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo, 8h às 16h30.  A entrada é permitida até às 15h e a permanência dentro do Santuário do Caraça até às 17h.
Ingresso: R$ 35 (segunda a sexta) e R$ 45 (fim de semana e feriados). Pessoas com mais de 60 anos e ciclistas pagam meia. Crianças de até 5 anos não pagam. Para visitar o museu do antigo colégio do Caraça (R$ 8) é necessário agendamento prévio na recepção do santuário.
Telefone: (31) 3942-1829.
Como fazer a reserva de hospedagem: entre em contato pelo e-mail centraldereservas@santuariodocaraca.com.br.

Posts relacionados:

Estrada Real | Guia completo para percorrer o caminho mais famoso do Brasil Colônia

Queijo Minas Artesanal é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO

__________________________

Fotos: Silvia Oliveira | Todos os direitos reservados a Matraqueando.


Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2025 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar