Risoto de Pinhão: um prato com a cara do frio brasileiro
Aprendi esta receita com minha prima Adriana que, aliás, é craque em risotos! O pinhão é uma espécie de “castanha” típica do sul do país. Mas aparece também em regiões serranas de outras partes do Brasil justamente porque ele adora um friozinho.
Muita gente pensa que é um fruto, mas trata-se de uma semente de pinheiros, entre eles, a Araucária — símbolo do Paraná! (Olha, isso foi o que entendi lá na Wikipédia, se algo estiver errado, avise-me!)
Preparei este prato especialmente para o concurso do blog Casos e Coisas da Bonfa que reuniu mais de 40 receitas de risotos, uma mais suculenta do que a outra.
Para vocês eu deixo aqui a receitinha!
INGREDIENTES
2 xícaras de arroz arbóreo
300 g de pinhão picado
2 colheres de margarina (ou manteiga)
2 colheres de creme de ricota (parece um cream cheese)
25 g (meio pacote) de queijo parmesão ralado (grosso)
1 cebola pequena
1 tablete de caldo de legumes
800 ml (4 copos) copos de água
1/2 xícara de vinho branco seco (pode ser de marca baratinha)
sal a gosto
MODO DE PREPARO
Cozinhe o pinhão numa panela de pressão por 40 minutos (após começar a chiar) em fogo baixo. Dica: para descascar o pinhão mais facilmente ele tem que estar quente. Aperte a base mais gordinha do pinhão com o cabo de uma faca para o pinhão sair.
Numa frigideira funda (ou panela de borda alta) derreta a margarina e doure a cebola picadinha. Em seguida acrescente o arroz e frite ligeiramente. Coloque o vinho e mexa até evaporar. Acrescente uma porção dos pinhões (deixe o resto para colocar só no final)e refogue mais um pouco. Acrescente pouco a pouco o caldo de legumes dissolvido na água quente. Vá mexendo em fogo médio até a água evaporar.
Antes de colocar todo o caldo de legumes, salpique o queijo ralado, acrescente o creme de ricota e o restante de pinhão. Acerte o sal. Vá mexendo até o arroz ficar cremoso e al dente. Prontinho!
Posts relacionados
Escondidinho de camarão com queijo coalho
Sobremesa
Petit Verre: bombom de morango no copinho
Fotos: Sílvia Oliveira
Gostei Silvia, no final deste mês estamos indo p Campos do Jordão, lá as pessoas vendem pinhão em todas as esquinas, como alugamos uma casa vou sugerir ao marido fazermos lá, nem sabia que existia Risoto de Pinhão, p te falar a verdade nem sabia o que fazer com o pinhão rsrs Bjoosss, Tem uma postagem linda com girassóis no blog, qdo der passa p ver! Bjosss
Kellen, existem muuuitas receitas ótimas com pinhão, veja: http://allrecipes.com.br/receitas/etiqueta-1151/receitas-de-pinhao.aspx
Delííícia, vou fazer no fim de semana! Rende quantas porções? Beijos!
Serve quatro pessoas, Joana! 🙂
Olá Silvia
Seu site tem me ajudado muito quando viajo. E agora uma grata surpresa: pinhão!
Eu moro em Lages na serra catarinense, a terra do pinhão, e amo demais, mas risoto assim eu nunca provei, vou fazer a receita.
Você que viaja bastante já esteve aqui na serra? Sinta-se convidada. No final deste mês e inicio de junho temos aqui em Lages a festa Nacional do Pinhão, shows, gastromia típica e frio. Não estamos tão lindos e evoluídos como Gramado, Canela e toda a serra gaúcha, mas temos lugares lindos para passeios. São Joaquim, Uribici, Urupema, Lages e toda a região.
Abraço!
Não conheço a região, não. Mas a festa do pinhão de vocês realmente é muito famosa! 🙂
Sabe que a primeira vez que comi risoto de pinhão foi numa Festa Nacional do Pinhão, em Lages, Santa Catarina. Depois, nunca mais consegui um bom risoto.
Abraços e sucesso,
Que legal, ainda não conheço a festa de Lages! 🙂
Geeeente, que delícia, deu até vontade de aprender a cozinhar, haha. Pinhão é bom de qualquer jeito, fala sério 😀
Caraaaaaaaaaaaca abriu o apetite, isso deve ser uma delícia mesmo.
Sou do Sul, mas moro em MS, vou fazer essa receita de risoto de pinhão com certeza! Obgda!!!
Depois conte como ficou, Cátia!