Resultado da enquete: gastos na Europa
Há pouco mais de um mês publiquei aqui a enquete “Se você fosse para a Europa hoje quanto gostaria de gastar por dia e por pessoa?”
A pergunta não foi bem formulada, concordo. Em vez de “gostaria” eu deveria ter escrito “poderia”. Rá. Alguns leitores chegaram a dizer que gostariam de gastar muito mais, but só poderiam, no momento, apostar num orçamento mais restrito.
O resultado – que apenas confirmou minhas expectativas – ficou assim:
50 a 100 euros – 80%
100 a 150 euros – 19%
150 a 200 euros – 1%
Acima de 200 euros – não recebeu votos
Não é a toa que a nossa série Europa a 50 euros é sucesso de audiência. (Tááá, eu sei que estou demorando para publicar Itália e Portugal, mas alguém tem que trabalhar nessa família, né?) Obrigada a todos que participaram. Quando meu livro Europa Barata virar best-seller mundial vou me lembrar de todos vocês que me ajudaram a encontrar meu nicho de mercado.
Foto: Catedral gótica de Sevilha, um dos destinos mais baratos da Espanha. (Matraca’s Image Bank)
Europa a 50 euros? nao é muito? nao sei mas ao menos em Lisboa e Barcelona sei que é possível pois já vivi e vivo, Paris e Amesterdam sim, como sao caras, Zurich fica até barata perto delas….
Um abraço,
Felipe Alves
Acho que em Lisboa eu gastaria menos, sim. E só! Até porque a proposta é para viajar com dignidade. Para os meus padrões de conforto e exigência (que são bem módicos) gastar apenas 50 euros em Paris e Amsterdã já seria um certo sofrimento. Zurich? Foi a cidade mais cara que visitei na Europa. Dizer que ela fica até barata se comprada com Amsterdã… deve ter sido brincadeira, né? =) Agora, para o padrão mochileiro, que dorme em trem para economizar diária de albergue, 50 euros deve ser uma pequena fortuna!
Oi, Silvia! Sou jornalista tb e ando fazendo pesquisas pela web para planejar minha lua de mel em setembro que, se os deuses deixarem, vai ser na Grécia. Adorei o guia “A 50 euros”, mas vi que as dicas são de 2007. Vc tem dicas mais novas, ou alguma recomendação de onde posso encontrá-las? Vc visitou os hotéis q vc recomenda por lá ou são fruto de pesquisa na Web tb? É uma viagem muito delicada, então quero cortar ao máximo o risco de o planejamento naufragar por falta de informações de qualidade. Muitas eu encontrei aqui, mas ainda estou meio perdida.
Abs, Tamara
Tamara, as informações não são de 2007 e, sim, de setembro de 2009! Estão fresquinhas. Se mudar alguma coisa, não vai ser muito – ainda que eu recomende sempre ligar ou mandar e-mail antes, tratando-se de restaurantes e hotéis. Indico vários hotéis, portanto não é possível ter ficado em todos. Mas meu trabalho nãp é fruto dpuro e simplesmente de “pesquisa na web”. Além de eu já ter estado duas vezes na Grécia, todos os dados daqui são meus, respaldados pela Agência de Notícias VoucherPress, a única especializada em turismo no Brasil – e onde eu trabalho. Lua-de-mel é um tema extremamente delicado. Acho que a série 50 euros não é para você, neste caso! Por que você não solicita um Guia Personalizado Matraqueando? Ia caber certinho dentro do que você precisa. Mais informações sobre o Guia aqui: https://www.matraqueando.com.br/lojinha 🙂