Salada de grãos: receita fácil e nutritiva que vale por uma refeição
Quem aí gosta de saladas diferentes que vão além do alface e tomate ergue a mão! 0/
Eu tenho um cardápio de saladas, vou sempre variando: Caprese (mozzarella de búfala, tomate cereja e manjericão), Grão de Bico com Bacalhau Desfiado, Grega (tomate, pepino, azeitona preta, cebola roxa e queijo branco), Tabule de Quinoa, Salada de Rúcula com gorgonzola e nozes, Salada de Rúcula com figo e lascas de parmesão e essa maravilhosa Salada de Grãos.
(Pra você ver que a vida da Matraca não se resume a Espaguete à Carbonara e Bolo de Cenoura.) 😀
RECEITA DE SALADA DE GRÃOS
Preparo: 40 minutos
Dificuldade: muito fácil
INGREDIENTES
– 50 g de grão de bico
– 50 g de lentilha verde
– 50 g de lentilha vermelha
– 50 g de lentilha preta
– 50 g de feijão azuki
– 50 g de ervilha (partida ou inteira)
– sal, suco de limão e azeite a gosto
Dica da Matraca | Eu geralmente compro a granel 100 g de cada, que é o mínimo vendido, e uso metade de cada para fazer a salada. Caso queira fazer em grande quantidade (para 10 ou 12 pessoas) dobre a receita. Se sobrar é possível congelar por até 3 meses.
MODO DE PREPARO
1. Cozinhe os grãos separadamente em panelas com água suficiente para cobrir o ingrediente. O grão de bico e o feijão japonês (azuki) precisam ir na pressão para cozinhar mais rápido. O grão de bico cozinha por 20 minutos e o feijão azuki por 10 minutos após pegarem a pressão.
2. Escorra bem a água do cozimento e misture todos os grãos. Tempere a salada a gosto com sal, limão e azeite.
3. Para transformar o prato numa refeição completa acrescente ovos cozidos cortados em quatro partes ou lascas de bacalhau dessalgado e cozido.
4. Importante: os grãos não podem cozinhar demais. Ou seja, devem estar macios o suficiente para comer, mas sem desmanchar.
5. Você pode usar outros grãos a gosto como soja, quinoa ou trigo sem casca. Lembrando que se acrescentar o trigo a salada fica com glúten.
Dica da Matraca | Para o grão de bico cozinhar mais rápido deixe-o de molho por 24 horas. E, para não gastar tanto gás cozinhando uma porção pequena, coloque uma quantidade maior do ingrediente na panela. Assim, é possível aproveitar o grão de bico para fazer hommus (veja a receita aqui) ou outras saladas.
Se você tiver dicas de outra salada diferentona coloque aí nos comentários! Vou adorar testar!
CLIQUE NA IMAGEM E SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®.
Leve a receita da Salada de Grãos para os amigos, compartilhando este artigo nos botões abaixo! 😉
Na procura por saladas diferentes achei este site. Maravilhosa salada! Fiz hoje mesmo e adorei. Mudei alguns grãos usei: feijões: branco e vermelho.