Bolo de Reis: receita linda, fácil e tradicional
No calendário cristão, o Dia de Reis (06/01) marca o momento em que os três Reis Magos foram visitar Jesus Cristo recém-nascido, em Belém, na Palestina.
No Brasil, não temos costume de celebrar esse dia com muita festa. Passa batido até, se não fosse a data tradicional de desmontar a árvore de natal e guardar os enfeites natalinos.
Mas em muitos lugares do mundo (na Espanha e na Argentina, por exemplo) o dia da troca de presentes acontece justamente hoje com a presença da comidinha-estrela: o Bolo de Reis.
De origem portuguesa, o bolo representa os três presentes que os Magos do Oriente — Gaspar, Belchior e Baltazar — levavam: o Ouro (formato coroa), Mirra (frutas cristalizadas e secas) e Incenso (aroma).
A receita típica leva quase sempre frutas cristalizadas, uvas passas, castanhas e, em alguns casos, até rum. (Já vi receitas portuguesas que acrescentam uma dose de vinho de Porto.)
Já a tradição ancestral diz que dentro do bolo deve conter uma fava de baunilha, um bonequinho (pode ser a imagem de um santo de devoção) ou uma moedinha. Reza a lenda que quem encontra os mimos terá sorte e abundância no ano.
RECEITA DE BOLO DE REIS
Preparo: 1 hora e 15 minutos (com os 35 minutos de forno). Não está incluído o tempo que você deixa a calda secar no bolo antes de iniciar a decoração.
Dificuldade: fácil
INGREDIENTES PARA A MASSA
- 200 ml de suco de laranja
- 1 laranja com casca (lisa e brilhante, de preferência) cortada em gomos sem a parte branca
- 2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar refinado
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo
- 50 g de uva passa
- 50 g de cereja em calda picada
- 100 g de nozes picadas
- 100 g de frutas cristalizadas
- 1 colher (sopa) de fermento
INGREDIENTES PARA A CALDA
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de suco de limão
MODO DE PREPARO DA MASSA
1. Bata no liquidificador o suco de laranja, os ovos, o açúcar, o óleo e os gomos de laranja por 2 ou 3 minutos, até ficar bem homogêneo. Se não gostar do sabor amargo-doce, dispense os gomos de laranja. Atenção: quebre os ovos separadamente numa tigela e acrescente um a um no liquidificador. Assim, se algum estiver estragado você não perde a receita inteira. (Se ficarem micropedacinhos da laranja em casca, não tem problema, é assim mesmo.)
2. Enquanto isso, aqueça o forno a 180 ºC e aproveite para untar a forma com furo ao meio (22 cm de diâmetro). Para untar use manteiga ou óleo e polvilhe com farinha de trigo.
3. Numa tigela acrescente a farinha peneirada. Despeje sobre ela a mistura do liquidificador e vá mexendo com um fouet (batedor de arame) até incorporar bem. Coloque o fermento e misture novamente.
4. Passe as frutas cristalizadas, as uvas passas a as cerejas picadas na farinha de trigo para desgrudarem e depois coloque-as na massa e mexa delicadamente.
5. Transfira a massa para a forma untada e leve para assar por mais ou menos 35 minutos.
MODO DE PREPARO DA CALDA
1. Você só vai preparar a calda na hora de usá-la. Misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão. Não precisa ir ao fogo. Vá despejando o suco de pouquinho para que a calda fique mais grossa e bem branquinha. Às vezes, nem são necessárias as duas colheres de suco de limão.
2. Despeje sobre o bolo FRIO e enfeite com as cerejas inteiras, nozes, frutas cristalizadas e folhas de hortelã, formando uma guirlanda. A casca branquinha ficará crocante e com o sabor cítrico do limão.
FELIZ DIA DE REIS!
Que o Ouro seja amor, que a Mirra seja luz e que o Incenso traga a paz que tanto almejamos.
CLIQUE NA IMAGEM E SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS
Bolo de Natal com decoração nevada
Bolo de cenoura perfeito com cobertura de chocolate lisa e brilhante
Receita do melhor Bolo de Fubá: fofinho e tradicional
Melhor receita de Bolo Integral de Banana com castanha e ameixa
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®.
Compartilhe o post do Bolo de Reis com os amigos, clicando nos botões abaixo! 😉
Silvia “Matraca” ADORO seus comentários e seu site “Matraqueando” é ÓTIMO. Indico sempre. Adoro tb o jeito que vc escreve, parece que estou conversando com vc. Muito Simpática. Dicas preciosas.
Obrigada pela visita, Ligia! Apareça sempre! 🙂
Delícia eu quero
Agora você disparou uma memória antiga aqui hein…
Que saudades do bolo de reis da minha vozinha!