Queijo Minas Artesanal é declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
O Queijo de Minas Artesanal (QMA) acaba de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO!
Desde o dia 04 de dezembro de 2024, quando foi anunciado o título, o Brasil tem o seu primeiro item gastronômico chancelado pela agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
Aliás, não só é o primeiro produto da cultura alimentar brasileira a receber essa honraria, como um dos poucos do mundo!
Produzido de forma rústica, com técnicas passadas de geração em geração nas montanhas mineiras, o QMA é uma obra-prima da culinária brasileira.
A candidatura do “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” foi apresentada à Unesco há dois anos. Durante esse período, foram realizadas pelas instituições governamentais e pelos detentores do saber várias ações de divulgação desse obra secular.
Há um mês, um grupo de jornalistas de todo o país estava sendo preparado pela Secretaria e Cultura de Turismo de Minas Gerais para este momento. Sim, já sabíamos! =)
O @matraqueando foi o único blog de viagem pioneiro a ser incluído nos roteiros oficiais de divulgação das regiões produtoras. #orgulhodamatraca
Com apenas quatro ingredientes — leite cru, pingo (fermento lático natural), coalho e sal — o Queijo Minas Artesanal é feito em 10 regiões identificadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária como produtoras oficiais:
- Canastra
- Serro
- Triângulo Mineiro
- Serras da Ibitipoca
- Diamantina
- Cerrado Mineiro
- Serra do Salitre
- Entre Serras da Piedade ao Caraça
- Araxá
- Campo das Vertentes
Para minha alegria, fiquei com a região do Caraça, Diamantina e Serro – para onde volto depois de quatro anos. Minha última viagem para lá havia sido no começo de 2020.
Vamos percorrer diversas fazendas produtoras, participar de degustações, conhecer a culinária local, apreciar a natureza, vivenciar os casarios coloniais e o modo de ser mineiro.
Para ficar por dentro de todas as novidades e conhecer a nova Rota do Queijo do Serro, acompanhe aqui e no meu instagram!
Posts relacionados:
Estrada Real | Guia completo para percorrer o caminho mais famoso do Brasil Colônia
Conheça os 24 Patrimônios da Humanidade no Brasil
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados a Matraqueando®