Puerto Iguazu | La Aripuca: espaço verde e preservação ambiental criativa em Misiones, Argentina
O lado argentino das Cataratas me surpreende toda vez. Além dos restaurantes recomendadíssimos em Puerto Iguazu (que faz divisa com Foz), a cidade tem diversos lugares para visitar que vão além das quedas da Garganta do Diabo.
Na minha última viagem para lá conheci o La Aripuca, um pequeno parque eco-turístico de gigantes construções. São quatro áreas de visitação: La Aripuca, Tacurú, El Yateí e Cucurucho. A principal obra é justamente a “La Aripuca” (a arapuca em português), uma réplica monumental dessa típica “armadilha” de caça dos povos guaranis.
Troncos de 30 espécies nativas da região resgatados do desmatamento ilegal dão forma à construção de 17 metros de altura e 500 toneladas. O local abriga aulas ambientais, exposições e shows típicos.
O projeto nasceu do sonho do casal argentino Otto Waidelich e Irma Sommerfeld. Com as três filhas ainda pequenas, eles começaram a imaginar um local que pudesse criar maior consciência sobre os recursos naturais, preservar o meio ambiente e divulgar as tradições indígenas da província de Misiones, onde fica Puerto Iguazu.
O empreendimento também conta com outras áreas de visitação e compras. Há um espaço para venda de artesanías indígenas e outro, o Tacurú, totalmente dedicados aos móveis de madeira (raízes de cedro resgatadas) e artesanato de diferentes lugares da argentina como artigos em lã, couro e pedras preciosas.
O El Yateí é uma loja de artesanato de pequenos produtores locais. O nome faz uma referência à abelha jataí (yateí em espanhol), uma abelhinha típica da selva missioneira que produz mel com altas propriedades terapêuticas.
O local retrata uma antiga casa de colonos da região com detalhes arquitetônicos interessantes como a distância do solo para evitar a umidade. Existem várias opções de souvenir. São peças de folha de palmeira, sementes, linhas e pequenas “aripucas” para decoração.
O Cucurucho (casquinha de sorvete em português) é um quiosque feito com madeira de Ibirá Pita e teto de palha. Vende sucos, lanches, empanadas e sorvetes. Prove o de erva-mate com pétalas de Rosella, uma flor que lembra o hibisco. É forte e de sabor marcante. Não lembro exatamente quanto paguei, mas acho que foi em torno de R$ 5.
O La Aripuca tem, ainda, uma farmacinha com produtos feitos à base de ervas medicinais, um restaurante (que funciona na hora do almoço) e uma capelinha todinha feita em madeira. O passeio começa assim: você compra a entrada e logo é conduzido por um guia (em espanhol) até à La Aripuca.
São cinco minutos de informações e depois a gente está livre para percorrer a área sozinha. A visita dura em torno de uma hora. O combo área-verde-história-com-sorvete costuma agradar em cheio às famílias com crianças. 😀
SERVIÇO
La Aripuca | www.aripuca.com.ar
Local: Ruta 12 Km 4 1/2 | Puerto Iguazu | Misiones
Tel. +54 (03757) 423-488
Horário: todo os dias, 9h às 18h
Entrada: 70 pesos (ou R$ 20). Em todos os lugares do empreendimento aceitam dólares e reais. Mas é melhor pagar em pesos argentino, para evitar defasagem no troco (quase sempre em pesos).
Posts relacionados
AQVA: restaurante para provar a melhor carne argentina em Puerto Iguazu
Compras na Argentina: Duty Free Shop
Leia também
Roteiro Árabe em Foz do Iguaçu
Templo Budista de Foz do Iguaçu (Spoiler: contém lindas fotos!)
Cataratas do Iguaçu: lado argentino e brasileiro
E ainda
Rota de compras no Paraguai: lojas, imposto e chipa
________________
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. ©
Gostaria de dicas para comprar passagem aérea barata
Vânia, siga o perfil do site Melhores Destinos no twitter, no facebook e no instagram. Eles sempre dão em primeira mão as principais ofertas: http://www.melhoresdestinos.com.br
Abs!