Portobello Road Market: o lado pitoresco de Notting Hill
Como alguém, em sã consciência e de bem com a humanidade, consegue deixar de lado o Portobello Road Market durante uma passada por Londres? Pois foi isso que eu fiz nas duas vezes em que estive aqui. Não é que não deu tempo, eu não me interessava mesmo em conhecer o trecho imortalizado naquele filminho, você sabe qual.
Era um misto de preguiça de ter que enfrentar a muvuca do lugar com falta de conhecimento e boa vontade da minha parte. Ainda bem que, parafraseando Fernando Pessoa — eu não evoluo, viajo.
Minha experiência como turista e blogueira me fez perceber ao longo desses anos que lugares massificados fazem parte da biografia de qualquer viajante bem resolvido. É ir e dizer: gostei ou não gostei. Se não gostou, ótimo, pelo menos nunca mais precisa voltar. Mas como não amar a região de Notting Hill?
Nem a falta de sol consegue tirar o brilho do colorido do lugar. Viver em bairros descolados como Shoreditch, na East London? Nem morta, eu quero algo classudo e tradicional. Notting Hill é meu número. Quando eu comprar uma casa em Londres, vai ser aqui.
Enquanto o Columbia Road Flower Market é o mercado mais colorido da cidade, o Portobello Road Market é, de longe, o mais carismático. Está na região oeste de Londres, no distrito de Kensington. Casinhas da Era Vitoriana coloridas — ai, quem resiste? — fazem a moldura do entorno. Para preservar meu bom humor não fui no sábado, dia mais movimentado por conta da feira de antiguidades, a maior do país.
O acerto foi total. Durante a semana, quase todas as lojinhas funcionam normalmente, são diversas barracas e também há bastante antiguidade para quem não abre mão deste item durante o passeio. Quando sair da estação de metrô Notting Hill, vire na Pembridge Road. Por ali você já vai encontrar algumas espeluncas alternativas, retrô e turísticas.
O diferencial de ir numa segunda-feira, por exemplo, é que você consegue caminhar pela Portobello Road — trecho de quase um quilômetro — com tranquilidade, entrando e saindo de todas as portinhas fofas, parando em todas as birosquinhas legais sem ter que dividir a sovaqueira com ninguém.
DICA DA MATRACA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata em Londres com até 70% desconto? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos!Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!
Se você for de segunda a quarta vai conhecer, ainda, a feira livre deles — um trecho cheio de barracas com frutas, verduras, legumes, pães, bolos e queijos.
Já no encontro da Portobello Road com a Westway começa uma espécie de Fashion Market, com malas vintage, roupas de segunda mão e moda alternativa.
Por ali também fica o Golborne Road, parte do mercado com enorme influência marroquina — seja na comida, roupas ou objetos de decoração. Fica bem na saída do metrô Ladbroke Grove, no fim da Portobello Road para quem vem da estação Notting Hill.
Ok. Você não abre mão de ir aos sábados, onde tudo estará funcionando, principalmente a seção de antiguidades. Perfeitamente. Só me resta destacar que antiguidade, neste caso, não se trata de badulaque ou quinquilharia. (Tá, até tem uns balangandãs para comprar, mas não estamos numa feira hippie.)
Portobello Market parece, mas não é exatamente a Feira de San Telmo (que eu também a-d-o-r-o-, aliás!). Aqui, você vai encontrar peças raríssimas, valiosíssimas e os vendedores não esperam que você fique pechinchando. Eles querem atender endinheirados ou colecionadores.
Em resumo, se sua ideia não é exatamente comprar vale, pelo menos, para apurar o gosto! Rá!
ALERTA | Lembre-se de que o Brasil não tem acordo com a rede pública de saúde da Inglaterra. Mas eu tenho uma ÓTIMA notícia para você. Leitor do Matraqueando tem 30% de desconto no seguro internacional na empresa líder em seguros no mundo. Pegue seu cupom aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, luxo, viajante solo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corre, promoção por tempo limitado! ?
SERVIÇO
Local: Portobello Road – Notting Hill. Metrô Notting Hill (linhas Central Line, District Line e Circle Line)
Funcionamento: segunda a quarta, 9h às 18; quinta-feira, 9h às 13h; sexta e sábado, 9h às 19h.
Como chegar: ao sair da estação de metrô Notting Hill, entre na rua Pembridge Road e caminhe uns 8 minutos até a Portobello Road, onde começa a feira. Depois de andar quase um quilômetro ruela abaixo, se você não quiser voltar para a estação Notting Hill para ir embora, pergunte pela estação de metrô Ladbroke Grove (linha Hammersmith and City), que vai estar bem pertinho.
Dica: o bairro abriga uma das festas mais agitadas e tradicionais de Londres, o Notting Hill Carnival, um carnavalzão caribenho que acontece sempre em agosto.
Posts relacionados
Supermercados de Londres: onde fazer a festa sem gastar os tubos
Pret a Manger, Londres: a alegria do mão de vaca exigente
Leia também
Europa Barata: Londres pela primeira vez
Como ir do aeroporto de Heathrow ao centro
Canterbury Hall: hospedagem econômica na residência universitária da University of London
Fotos: Sílvia Oliveira. Todos os direitos reservados ©
Se saudade matasse, acho que eu já teria explodido 😛
Não vejo a hora de voltar e seus posts estão enchendo meu coração de alegria e ansiedade <3
Quando você volta para lá, Nati?
Se tudo der certo, em Agosto 🙂
Uhu! Vai dar, sim! Boa sorte! 🙂
Que post lindo Silvia, amei. bjs
Brigadinha, Carmo! 😉
Eu amo Notting Hill, na verdade amo Londres! Tanto que, na primeira vez que fui a Londres, foi o primeiro local que quis visitar. O Portobello Market gostei muito…há muitas lojinhas na Portobello Road com muita coisa legal e em conta… Claro, não é o top of the top para compras mas vale a pena a visita e o passeio. Eu virei do avesso o bairro… e não me arrependo. Mas era curiosidade minha. Mas ainda sim, sempre que vou a Londres, uma passadinha por lá tenho que dar.
Amei o post…me fez reviver um pouquinho de um lugar que gosto muito!!
Vivian! Sabe que a primeira vez que estive em Londres (há mais de 10 anos!) não existia ainda o filme “Um Lugar em Notting Hill” e eu nem sabia que havia esse mercado, apesar de ter sido sempre famoso. Quando voltei pela segunda vez a região já tinha virado um ícone, mas eu não fui conhecer. Agora, me apaixonei pelo bairro. Quero voltar sempre! 🙂
Pena que cheguei em Notting Hill meio tarde e estava tudo quase fechando! Mas preciso voltar definitivamente. Postei sobre esse dia da minha viagem aqui: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/07/london-baby-dia-3.html.
Ótimo motivo para voltar, Fernanda! 🙂
Oi, Sil. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Ai, ai, emoção! beijos e obrigadíssima! 🙂
Para mim, a mesma coisa aconteceu como você. Quando eu fui a Londres ao famoso filme Notting Hill não foi divulgado, nem estava em projeto, seguro!, porque eu estava em Londres no inícios dos anos novena. Devo voltar para Londres, com urgència, só para ver como a cidade mudou!!!
O charme continua o mesmo, mas tem muita novidade, sim! 🙂
Não sei se é pq eu dei azar e peguei um dia de muiiiiito movimento, mas estava infernal caminhar por lá, multidões de pessoas andando, uma agonia só. Não consegui aproveitar o local e fiquei com uma má impressão.
De toda forma, Londres é fantástica!
No caminho da portobello road tinham até uns caras com aquele golpe antigo dos três copinhos e a pedrinha, pensei que esse golpe só tinha no Brasil. Quando estava voltando a polícia estava prendendo os golpistas…
Thiago, você provavelmente foi no sábado. São milhares de pessoas, o metrô fica entupido, dá congestionamento na região. É para ficar traumatizado mesmo!