Pomerode: como percorrer a Rota do Enxaimel
* Post atualizado em janeiro de 2019.
Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, ficaria perdida no mapa do Vale Europeu se não fosse sua incrível capacidade de preservar arquitetura, memória e a própria identidade.
Esta pequena relíquia catarinense fica a 30 quilômetros de Blumenau e oferece ao visitante a fofíssima Rota Enxaimel.
Com pouco mais de 28 mil habitantes, a cidade abriga uma das mais incríveis heranças coloniais europeias: o maior acervo de construções no estilo enxaimel fora da Alemanha.
DICA ESPERTA | Procurando hospedagem boa, bonita e barata com até 50% desconto em Pomerode? Agora temos a facilidade do Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Além de ter cancelamento gratuito para a maioria dos quartos, todas as hospedagens têm notas ranqueadas com as avaliações dos hóspedes. Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo uma simulação e reserve aqui!
São mais de 240 casas distribuídas por todo o município. Boa parte delas, cerca de 50, está concentrada ao longo de 16 quilômetros no bairro Testo Alto, formando a chamada Rota do Enxaimel. Ao todo, são mais de 100 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal.
O roteiro — feito em estrada de chão batido — é bem fácil de ser percorrido. A Rota Enxaimel começa próxima ao portal norte da cidade, onde está o Pórtico do Imigrante Wolfang Weege.
Esta construção é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, cidade que foi capital da Pomerânia, de onde vieram os colonizadores da região.
Aqui fica a Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel. Além de ser atendido por uma mocinha com traje típico germânico, você pode pegar mapas que dão detalhes sobre a rota e agendar passeios e visitas no trajeto. Algumas construções só abrem mediante agendamento prévio.
Os atendentes explicam, por exemplo, sobre os Mueller, os Schroeder, os Klein, os Hornburg e outros imigrantes que fizeram história ao fincar domicílio no pé do morro.
Durante todo o percurso você encontrará diversas construções genuínas, um presente dos antigos colonizadores. Não tem muito segredo. É só pegar o carro (ou a bicicleta) e ir parando onde achar bacana para tirar foto ou conhecer de perto.
Quem se interessar em percorrer a rota sobre duas rodas pode entrar em contato com o Circuito Vale Europeu, um roteiro voltado para o cicloturismo que inclui, além de Pomerode, mais oito municípios do vale.
A maioria das casas só pode ser apreciada por fora. Mas existem alguns pontos de parada para descanso e compritchas de bolachas e doces típicos.
O nome da rota vem da técnica enxaimel, método que usa vigas de madeira encaixadas e expostas. Ao contrário de outras cidades similares – como Joinville e a vizinha Blumenau que rebocam suas construções – as casinhas de Pomerode deixam os tijolinhos à vista. #muitoamor
Se você der sorte vai fazer sol (as fotos ficarão mais bonitas!) e os ateliês de artesanato ao longo do caminho estarão abertos para visitação. Quando fui nublou, choveu e muitos desses espaços estavam fechados.
O passeio é bucólico, cheio de pastos e paisagens com aqueles ares de outono europeu. Encontramos boizinhos descansado, charretes antigas, gente pescando no meio da tarde (e olha que era uma segunda-feira!) e janelinhas floridas.
DICA ESPERTA | Tá procurando carro para alugar barato no Brasil e no mundo? Eu conto minha experiência aqui! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. ?
Para finalizar em alto estilo termine seu passeio no museu Casa do Imigrante Carl Weege (veja meu relato completo aqui). A casa faz parte do patrimônio deixado pelo pioneiro pomerano Carl Weege.
É uma autêntica construção enxaimel com ambientação típica alemã cheia de peças e móveis e objetos originais. A exposição permanente retrata fielmente a vida cotidiana dos antigos moradores. Entrada grátis!
Dicas da Matraca
– Você pode percorrer a Rota do Enxaimel numa manhã ou numa tarde. Se tiver tempo separe a parte da manhã para o trajeto turístico. Almoce no típico Restaurante Colonial Wunderwald (meu relato aqui) ou no Restaurante Siedlertal (além do à la carte, nos fins de semana tem buffet livre típico alemão). Depois vá conhecer a Casa do Imigrante. Se sobrar tempo e for do seu interesse visite o Zoo Pomerode, o mais antigo de Santa Catarina. A estrutura mantém 20 espécies ameaçadas de extinção e desenvolve diversos programas de educação ambiental. Outra opção de lazer na cidade que agrada muito a criançada é o parque temático Vila Encantada. O local promove, através de atividades lúdicas, uma mistura de piratas, dinossauros e insetos gigantes.
– Um dos locais mais fotogênicos de Pomerode está na Pousada Rural Mundo Antigo (R. Ribeirão Herdt, 1830. Tel. (47) 3387-3143). Os chalés foram construídos na arquitetura enxaimel em meio a um vale verdejante. A hospedagem oferece restaurante com comida típica alemã aberto ao público nos finais de semana. Quem come lá (nossa opção) tem direito a visitar as áreas externas da pousada e garantir algumas das mais belas fotos do roteiro.
Veja a Rota do Enxaimel no Google Maps.
DIQUINHA OFF TOPIC | Se você está planejando viajar para fora do Brasil tenho uma ÓTIMA notícia para você. É que leitor do Matraqueando tem até 30% de desconto no seguro internacional da Mondial/Allianz. Pegue o seu cupom promocional aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, viajante solo, luxo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corra, promoção por tempo limitado!
SERVIÇO
Rota do Enxaimel
Início: Rua Testo Alto, próximo ao Pórtico Norte | Pomerode -SC
Informações: (47) 3387.2627 / 3387.3420
Posts relacionados
Vale Europeu: roteiro para percorrer um dos destinos mais charmosos do Brasil
Pomerode combina com
Camboriú | Achados do Brasil: lugar perfeito para levar o melhor do artesanato nacional para casa
Penha | Beto Carrero World: a minha Disneylândia
Penha | Quanto custa comer no Beto Carrero World
______________
Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.
Muito legal o blog!!!
Gostei das imagens!!
Abs!
Marcio, imagem boa tem o SEU blog! É de arrepiar! Obrigada pela visita!
Abs!
Silvia amei as fotos… confesso que empolguei… quem sabe não pedalo em breve pelo vale europeu.
bj
Juliana, mas vai ser uma viagem e tanto! Primeiro porque é bem plana a rota (para uma sedentária como eu, já penso nas facilidades em sair pedalando por ali)… e a paisagem, já viu, é mesmo linda! Bjs!
Ola Silvia, tambem moro em Curitiba e pretendo passar um final de semana em Pomerode. Vc acha que da para visitar Blumenau tb ou é melhor deixar para outro final de semana?
Parabéns pelo site. Quando puder dê uma passada no meu tambem: http://www.foradomapa.com.br
Abraço
Talvez dê para visitar Blumenau também, vai ficar corrido, é verdade. Mas depende muito do seu ritmo de viagem e o que quer ver em cada lugar! 🙂
Obrigada pela resposta. Acho que ficarei só em Pomerode mesmo. Em outra ocasião visito Blumenau.
adorei a paisagem e gostaria muito de conhecer pode me passar o endereço. Obrigado
A Rota do Enxaimel fica na cidade de Pomerode, a 30 km de Blumenau. O trecho começa no portal norte da cidade. Abs!
Boa tarde, moro em São Paulo, gostaria de saber como faço para chegar ate esta cidade?
gostei muito da reportagem, e me interessei em conhecer melhor a cidade, e quem sabe até vou de mudança.
obrigada
Oi, Edna! Dá uma olhada no Google Maps. 😉
Ola! Quando vier novamente a Pomerode não deixe de visitar a Vila Encantada!
http://www.facebook.com/parquevilaencantada
Obrigada pela dica, Camila!
Fizemos a Rota do Enxaimel, é realmente linda! E fomos bem na época da Osterfest… as crianças amaram! Vejam nosso registro: https://emanarporai.wordpress.com/2016/03/07/osterfest-em-pomerode/
Legal, Elisa! 😉
Oi,Silvia
adorei o post e era isso que eu estava procurando para montar uma viagem por Santa Catarina agora em março de 2017. Será minha primeira vez por essa região. suas dicas foram ótimas. beijocas
Boa noite.
Estou indo a Pomerode e gostaria de saber quais as opcoes para conhecer a rota enxaimel. Tem transporte turistico diariamente? Carro, van, onibus…?
Obrigada
Oi, Nara! Não tem transporte turístico oficial, não. Talvez alguma agência faça o tour, mas eu não tenho nenhuma para indicar, infelizmente. Nas duas vezes em que percorri a rota eu fui com carro próprio! Abs!
Passamos 5 dias na Pousada Lena Rosa que foram muito agradáveis e o atendimento extremamente gentil. As instalações confortaveis ;,cafe da manhã muito farto e gostoso que atende aos diversos paladares. Nos sentimos em casa. O passeio da Rota do Enxaimel foi muito revelador pois conhecemos uma parte da historia do Brasil que não temos acesso pelos livros, com o Ronald. A cidade extremamente limpa,organizada e florida nos encanta a vista,;
tivemos saudade de Pomerode ao voltar para o Rio.
Obrigada pelas dicas, Priscilla!
Gostaria de saber se tem ônibus p/fazer a Rota do Enxamiel Obrigada
Olá, Eliana! Ônibus de linha ou transporte público, não! Abraços!
Sou morador de sc Itapoá, já conheço Pomerode e região do vale europeu, estamos esperando minha irmã e cunhado pra ficar uns 3 dias nessa região e conhecer melhor a região de enxaimel