Parque de Lavandas: a Provence chega a Gramado
* Post atualizado em novembro de 2016
Quando cheguei a Gramado parecia um disco arranhado. Só pensava em “parque de lavandas… parque de lavandas… parque de lavandas”. Já nem me preocupava com chocolates ou sequências de foundes. Queria conhecer o Le Jardin, considerado o primeiro Parque de Lavandas do Brasil.
+ E-book | O Barato de Gramado e Canela –> Baixe o seu agora mesmo!
Como todos os empreendimentos turísticos de Gramado, é uma atração da iniciativa privada. Trata-se, na verdade, de uma loja temática (linda, linda!) que comercializa diversos produtos com o óleo essencial de lavanda, conhecido e reconhecido por suas diversas propriedades terapêuticas. De brinde vem uma gigante área verde com mais de 10 mil pés de lavanda.
Eu já sabia que não era época da floração e dificilmente encontraria aquela belezura lilás que remete aos enormes campos de lavanda da Provence, região da França famosa pelo cultivo da planta. Mas fomos lá conferir a proposta.
De fato, os pés de lavanda estavam verdinhos. Mas na entrada da loja, há alguns vasos com diferentes tipos da flor e seus cheirinhos característicos.
Existe também um pequeno jardim com flores exóticas que apresentam diversos tipos de fragrância, entre eles a de café e … pipoca! Dentro da loja, uma decoração primorosa.
São dezenas de produtos, de bombons de lavanda à cosméticos – aliás, o carro chefe da empresa. Pouca gente sabe, mas a lavanda é uma flor comestível. O bombom é uma espécie de trufa e o sabor lembra o suave aroma da lavanda.
Inaugurado há pouco mais de um ano, o Le Jardin foi inspirado em grandes parques do gênero que existem nos Estados Unidos e Europa.
Gramado, com sua imensa capacidade de se reinventar, ganhou nos últimos dois anos – além do primeiro parque de lavandas nacional – um Museu de Cera (ao melhor estilo londrino) e um Zoológico com animais exclusivamente da fauna brasileira.
Só que diferentemente do zoo e do novo museu (ambos beeem caros!) o Le Jardin tem acesso gratuito. Rá!
SERVIÇO
Le Jardin – Parque de Lavandas
Onde: RS 115 – KM, nº 37700 (via Taquara a 3 quilômetros do centro de Gramado-RS)
Telefone: (54) 3286-4280 | E-mail: contato@lavandas.com.br
Visitação: terça a domingo, 9h30 às 17h30. Fecha às segundas.
Melhor época: de setembro a novembro, quando chega o ápice da floração.
Quanto: acesso gratuito. O Parque também oferece estacionamento grátis aos visitantes.
Posts relacionados
De Porto Alegre a Gramado pela Rota Romântica
Gramado: dicas para uma viagem econômica
Mini Mundo: réplicas em miniaturas
Hospedagem em Gramado: onde ficar
Hotel Via Serena: atendimento, conforto e chá de laranja em Gramado
Outras opções de hospedagens em Gramado com ótimo custo/benefício
Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.
Muito lindo! Vi seu tweet e vim longo conferir!
Celina, imagine isso na época da floração… deve ser deslumbrante!!! 🙂
O cheiro de lavanda faz-me lembrar da minha infância. Um momento feliz com os meus irmãos, minha mãe e pai. Meu querido pai sempre cheirava colônia fresca. Adoro o cheiro de lavanda.
Lindíssimas fotos!
Eu também, Carmen, amo esse cheirinho de lavanda… refresca, acalma, alivia…
Que lindo!!!
Realmente o Brasil é o mundo inteiro em um só país… Gramado já está há muito tempo na minha listinha,vamos ver quando consigo concretizar essa viagem…
Bjs
Pois é, Margarida, além de Gramado ser o principal destino de inverno dos brasileiros, tem se tornado um destino considerado de luxo! 🙂
Silvia que lugar lindo! Eu tenho uma amiga que está indo para Gramado no próximo feriado e vou mandar essa sua série toda pra ela! E claro, fazer muitas encomendas das coisas maravilhosas que tem nessa loja do Parque das Lavandas hehehe.
Mande ela para cá… que ainda vou encher de novidades aqui! 🙂
Andei por aí na última ida à Gramado, O jardim é muito lindo, mas do que eu gostei muito mesmo foi dos viveiros, lá no fim da rua. São bonitos, bem cuidados, cheios de espécies interessantes, e prá quem tem jardim, uma chance de levar mudas bem legais. Belas fotos, um beijo
Os objetos de decoração da lojinha também são fofo, muito fofos!
Olá Silvia e Raul,
Sou, junto com minha esposa Patricia, o proprietário do Le Jardin.
O Parque já foi fotografado por mais profissionais do que eu conseguiria contar. Igualmente foi filmado e rendeu até matéria na
televisão. Contudo, ninguem havia conseguido captar a essência do local como voces o fizeram. Fiquei com “inveja”, pois também sou fotógrafo amador.
OBRIGADO E PARABENS PELO TRABALHO!
Forte abraço,
Jorgito Simão
Olá Jorgito!
Obrigada pela visita! Esperamos voltar quando tudo estiver florido! 🙂
Oi! Que lugar lindo! Fiquei com vontade de conhecer…
Adoro o blog!
Abr!
Tô querendo montar uma excursão para ir lá durante a florada.. hohohoho!
Silvinha,que lugar mais lindo. Mas passo aqui principalmente para desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO!!! Obs. Mandei um e-mail para ti! Bjs!
Que paraiso!!! Essa viagem foi de tirar o fôlego heimmm, todos os posts estão muito lindos…
quero ir nessa Caravana da Florada também…
abraços e Feliz aniversário.
Oi Silvinha, é seu aniversário! Que legal! Muitas felicidades… que você continue sendo essa pessoa maravilhosa e generosa!
Obrigadíssima, meninas! 😀
Tenho duas tosseiras de lavanda aqui no meu jardim.Na epoca da florada a brisa vem com cheiro de lavanda.
receita : lavanda com mel. Pegua um bouquet deixe secar e coloca dentro do vidro de mel,da uma esquentada ,pro mel encorporar a lavanda
Adoca o cha com o mel. Se voce quiser coa o cha depois de colocar o mel.Eu deixo as flores dentro da xicara.diliciaa
A-d-o-r-e-i a receita! 🙂
Rá … Este foi o lugar que esperei a vida toda p/ chegar no Brasil (exagero) simplesmente amo lavanda, visitei umas fazendas de lavanda algumas vezes e nem acredito que temos uma agora pertinho o/ . Já quero ir !!!
Eu quero voltar em novembro, mês da florada! 🙂
Silvia,quero te agradecer muito,pois vi algumas dicas de Gramado aqui antes de ir pra lá em abril e agora,mais que nunca tô morrendo de vontade de voltar pra ver esses lugares que vc descobriu…
Esse roteiro todo vc faz de carro,é????
Que delícia ver e cheirar lavanda!
Você me fez lembar da época em que morei na Provence. Que saudade!
Pessoal estamos querendo ir a Gramado para ver a diversidade de flores local. Pretendemos ir na primeira semana de novembro. Essa é a melhor epoca? Quais as flores desse período? desde já agradeço
Ederalda, novembro é uma boa época para ver a florada de lavandas e também as hortênsias que pinhocam em toda região!
Estive em abril em Gramado e queria muito ter ido no Parque das Lavandas, mas acabou não dando certo. Depois de ver suas fotos fiquei com mais vontade ainda e espero em breve concretizar meu desejo. Ah! Você sabia que perguntei para um morador da cidade sobre o parque e ele nem sabia a respeito.
Olá pessoal! Me chamo William e faço parte da Equipe Le Jardin.
Agradecemos seu elogios ao parque e afirmamos que vale a pena
conhecer o local e encher os olhos de beleza.
Obrigado a todos!
Adorie! já tinha ouvido falar mas nunca mais tinha visto nada a respeito…valeu abrs
Tenho uma pousada em Livramento e tenho lavandas tambem, a terra e o clima aqui é especial para elas e realmente elas estão lindas!, pretendo ir em novembro a gramado e irei visitar o seu jardim, gostaria de comprar mudas de diferentes tipos, voçes vendem mudas?.
Pessoal, estive ontem nesse lugar com as lavandas floridas e um perfume…Um lugar abençoado.e a moça que nos explicou sobre LAVANDAS um amor,muito atenciosa,.o licor os bonbons, tudo perfeito.
Tudo é um verdadeiro paraiso, um sonho todos esses locais, paisagens
e tudo mais.
Estimula a vontade de residir e usufruir de tudo o que é oferecido.
Marlene
Oi Sílvia, sabe qual é o cúmulo da ignorancia?????? ter ido `a Gramado 2 vezes e nao ter visitado esse parque!
Lindo! Adorei o ter visto no site , viu! Mas irei!
Bjs
Existe algum parque similar a esse e /ou alguma plantação aberta a visitação na Argentina? Moro em Natal-RN e vi que, infelizmente, sai mais barato viajar para fora do país. Estava pensando em ir para lá ver as lavandas. Aguardo resposta.
Desconheço! 🙁
Muito bonito!
Quais são as flores que existe em Gramado em julho ?
Qdo for a Gramado, irei visitar esse lugar maravilhoso. Vcs já experimentaram o pão com lav anda? onde posso encontrar aqui em Brasilia?
Ish, num tenho ideia!
Maravilhoso esse parque! Como deve ser bom passear pelas alamedas, sentido os cheiros das plantas crescendo…Gratidão pela oportunidade de conhecer locais tão belos quanto limpos/clean, cheirosos e lindos!!! Aguardo mais surpresas… ótimas…
adorei o lugar , a reportagem , mas a questão sobre como adquirir mudas de lavanda não foi respondida!
Olá! Entre em contato diretamente com o Parque, sou só um blog de viagem que faz matérias sobre o lugar!
Conheci a lavanda na infância. Uma de minhas tias usava o perfume e saches para perfumar as gavetas. Eu adorava a gravura da moça com a enorme braçada de flores na caixa. Há pouco, descubro o jardim em Gramado. Se a cidade já e encantada, visitar o jardim, sentir o aroma e as cores, será mágico. Mal posso esperar por setembro para lavar a alma e o coração com o perfume das lavandas.
Silvia, faleci! Gramado já tinha entrado na wish list e nos últimos dias vinha galgando posições…. mas com isso, nossa subiu muuuuito hehehehe
Essa série sobre Gramado já está favoritada. Realmente a gente TEM que ir à região =)
bjs,
Olá, vi vc hj pela manhã na Fátima Bernardes e adorei o site, já está nos meus favoritos.Não tenho grandes condições financeiras, mas adooooro viajar, sou do RS e ou estou mau informada ou é pouco divulgado, mas não conhecia esse local!Por morar próximo (Caxias do Sul – 35 km) sempre damos uma esticadinha por lá, mas na próxima vez já sei onde quero ir!!!Faltou Nova Petrópolis, do ladinho, que é uma cidade muito legal!!!Parabéns!
O Parque de Lavandas é relativamente novo, estão divulgando mais agora! Abs!
Olá Silvia Oliveira, eu já conheci Gramado, Canela e a Serra Gaúcha em geral, mas eu não sei se você já ouviu falar da Região do Planalto Norte em Santa Catarina, para quem deseja uma ótima estrutura e passar o frio de São Joaquim com mais conforto e possibilidades é um ótimo passeio. Nas cidades de São Bento do Sul, Campo alegre e Rio Negrinho você aproveita o inverno rigoroso com diversas possibilidades como hotéis aconchegantes em estilo alpino, bons cartões postais e aventura. Eu lhe garanto não vai se arrepender eu que já morei na Inglaterra, lá se assemelha muito às cidades vizinhas de Londres. Eu lhe recomendo!
Eu não conheço a região do Planalto Norte! Obrigada pela dica, Mattew!
Olha só… Que pena mesmo que só descobri o site agora… rs Na minha viagem de lua de mel pra Gramado em janeiro deste ano, estava pensando em visitar o Le Jardin, mas achei que a entrada era paga e, como tinhamos outras prioridades financeiras para visitar outros parques pagos, deixamos pra lá… Putz!! Mas não tem problema, não! Na minha próxima ida irei incluir o Le Jardin no meu roteiro!! rs Mais uma vez, parabéns pelo site! Estou amando!!!!
Vou à Gramado entre os dias 26, 27 e 28 de setembro,com um grupo de 40 mulheres, gostaria de saber se posso levar todas no dia 28 pela manhã. Aguardo retorno
Olá, Sandra! Você deve entrar em contato diretamente com o Parque de Lavandas. Abs!
Meu Cristo! Que lindas! Nem sabia que existia tal local em “terras brasilis”. Adorei e por tabela preciso conhecer rsrs
O local é encantador, Ilma!
estarei em gramado em 17 de dezembro,ainda da para ver a florada ou nao?
Como eu faço para chegar lá, o melhor é táxi ou pacote, tem ônibus pra lá?
É meio afastado do centro Matheus! Eu fui de carro. Entre em contato com o estabelecimento que talvez eles tenham informações mais precisas! 😉
Que ótima dica! Moro bem pertinho de Gramado (1h30min de viagem), e não sabia da existência deste lindo lugar… vou aproveitar que está na época da floração e dar uma escapadinha pra lá! Parabéns pelas matérias!!!
No período de floração deve ficar mais deslumbrante ainda! 🙂
Essa loja é linda, há 6 anos passo o Natal ou ano novo em Gramado esse ano vou passar o Natal e sem dúvida irei visitar essa linda loja. Parabéns. Ilka Soares
alguien sabe si esta abierto en esta fecha?
gracias
Gostaria de saber se é possível encomendar bombons de lavanda… é para enriquecer um trabalho de faculdade! Aguardo resposta!
Visitei com meu marido em janeiro de 2015 o Le Jardin. E nos encantamos com a paisagem. Andamos por todos os espaços, admirando a natureza. Ainda não era época das flores de lavanda, mas tudo valeu a pena. Finalizando o passeio e ainda faltando um pouco de tempo para pegarmos de volta o bus tour nos deliciamos com uma saborosa apfelstrudel. E como não poderia deixar de ser também fizemos nossas comprinhas na lojinha existente.
Fiquei sabendo que o Le Jardin fechou. Será que é verdade?
Não. Liguei lá e continua funcionando normalmente! Abs!
Péssimo! Decepção! Nao Recomendo. Estive nesta floricultura Le Jardin Parque de Lavanda dia 27/06/17 Fui bater algumas fotos da minha filha de 5 anos e fui barrado, teria que pagar 200 reais pra fotografar nas dependencias. Conversei com o funcionario, expliquei que nao sou fotografo, era minha filha e mesmo assim foi irredutivel, só pagando 200 reais pra poder bater foto la. Eu achei algo injusto, ate porque as fotos podem ajudar divulgar a propriedade deles, mas o que me chamou a atencao foi a falta de educacao e arrogancia do funcionario, jamais voltarei neste lugar.
Estaremos aí pela quarta vez em outubro…como você tb só penso em Le jardin o lugar que mais gosto…cada ano mais lindo…
Olá! gostaria de saber se vocês também vendem mudas de lavanda, sou da região serrano do Rio de Janeiro e gostaria de experimentar o cultivo aqui no meu sitio. Agradeço a atenção.
Olá, Andréa! Por gentileza, entre em contato diretamente com o empreendimento! Abs!