O que pode ou não levar na mala de mão em viagens de avião
Matraquers, atentos aqui: ao preparar sua bagagem de mão para uma viagem de avião, fique de olhos nos itens permitidos e proibidos para garantir uma experiência tranquila e em conformidade com as normas de segurança.
A seguir, preparei um guia detalhado com base nas informações oficiais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e das principais companhias aéreas brasileiras e internacionais.
Itens proibidos na bagagem de mão
O que NÃO pode levar na mala de mão em nenhuma hipótese (nem na despachada, salvo autorização expressa).
- Armas: de fogo, branca, química, estilingue, sprays de pimenta e, inclusive, réplicas de brinquedo.
- Objetos pontiagudos e cortantes: machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
- Ferramentas de trabalho: pé de cabra, enxada, chave de fenda, martelo, marreta, broca (inclusive portáteis e sem fio), furadeiras, taco de beisebol, pistolas de pregos e dispositivos de alarme.
- Materiais explosivos: munições, espoletas, fusíveis, detonadores, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos, dinamite, pólvora, líquidos inflamáveis, aerossóis e isqueiros do tipo maçarico.
- Substâncias químicas e tóxicas: cloro, alvejantes, mercúrio, ácidos, venenos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis e materiais radioativos.
Itens permitidos na bagagem de mão
Alguns itens são permitidos na bagagem de mão, desde que atendam a determinadas condições:
- Objetos de Uso Pessoal | Saca-rolhas, canetas, canetinhas hidrocor, lápis e lapiseiras com menos de 15 cm, isqueiros com gás ou fluido inferiores a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinhos usados em exames médicos.
- Itens de Higiene Pessoal ou Medicinais | Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal são permitidos, desde que cada frasco não exceda 300 ml (voo nacional) e 100 ml (voo internacional).
- Líquidos, Aerossóis e Géis em Voos Internacionais | Em voos internacionais, é permitido transportar líquidos, aerossóis e géis em embalagens de até 100 ml, acondicionados em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock). Medicamentos com prescrição médica, alimentos para bebês e líquidos de dietas especiais podem ser transportados na quantidade necessária para o período total do voo, incluindo escalas, e devem ser apresentados durante a inspeção de segurança.
Reforçando alguns itens que podem ser levados a bordo do voo, mas que sempre causam dúvidas:
- Canetas, canetinhas, lápis e lapiseiras inferiores a 15 cm
- Isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm
- Objetos cortantes com lâminas inferiores a 6 cm (cortadores de unha, tesourinha sem ponta e pinças)
- Fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro)
- Bengalas
- Guarda-chuvas
- Raquete de tênis (menos aquelas raquetes elétricas de matar mosquito)
- Saca-rolhas
- Martelinho usado em exames médicos
- Aparelho de barbear em cartucho (não aceitam navalhas)
- Termômetro de medição térmica
- Álcool em gel ou líquidos em frasco original (até 100 ml em voos internacionais e 500 ml em voos nacionais).
- Aerossóis pequenos para uso médico ou de higiene pessoal (até 100 ml em voos internacionais e 300 ml em voos nacionais)
Em caso de dúvidas, confira sempre com sua companhia área, porque podem existir pequenas alterações de uma empresa para a outra.
REGRAS INTERNACIONAIS
Lembre-se (desculpe-me se sou repetitiva, mas é necessário) das regras da Organização Internacional de Aviação Civil para bagagem de mão: em viagens internacionais o viajante só pode transportar líquidos, géis ou cremes em frascos de até 100 ml (ou 100 g). Isso inclui pasta de dente, esmalte, creme para as mãos e similares.
Os líquidos em frascos maiores do que o permitido não serão aceitos, mesmo que não estejam totalmente cheios.
Desde setembro de 2024, a União Europeia endureceu as permissões. Veja aqui as novas regras de mala de mão na Europa.
Caso necessite transportar algum frasco com quantidade maior coloque-o na mala que será despachada, assim como todo e qualquer objeto cortante e que ofereça risco.
Líquidos considerados perigosos não podem acessar as áreas restritas de segurança, mesmo em quantidade inferior a 100 ml.
IMPORTANTE
Algumas regras sobre o que pode ou o que não pode levar na mala de mão podem variar entre as companhias aéreas.
Por exemplo, a LATAM permite o transporte de secadores de cabelo, chapinhas ou modeladores de cabelo na bagagem de mão, limitando a um item por pessoa.
Eu sempre viajo com um cortador de unha pequeno (lembra, objetos cortantes com lâminas menores que 6 cm estão permitidos pela regras internacionais). Mas em Barcelona confiscaram o meu cortardozinho de estimação. Nhé!
Recomendo fortemente sempre verificar as políticas específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar e as regulamentações do país de destino, pois – além de tudo o que foi dito aqui – ainda podem existir restrições adicionais.
Posts relacionados: