Conheça as novas regras de bagagem de mão na Europa
Desde 1º de setembro de 2024, entraram em vigor as novas regras para bagagem de mão nos aeroportos europeus.
Não chegam a ser mudanças drásticas, mas o objetivo é padronizar os procedimentos no embarque, além de reforçar a segurança.
COMO ERAM AS REGRAS ANTES
1. Líquidos:
As restrições para líquidos na bagagem (implementadas em 2006), limitavam a 100 ml por recipiente, todos acondicionados em um saco plástico transparente de até um litro.
Mas nos últimos anos, alguns aeroportos europeus (como Madri, Frankfurt e Hamburgo) instalaram os modernos Scanners C3.
Esses equipamentos flexibilizaram essas restrições. Os passageiros podiam transportar líquidos em embalagens um pouco maiores sem a necessidade de colocá-los dentro do saco transparente ou de removê-los da bagagem durante a inspeção de segurança.
No entanto, a medida mais restritiva da União Europeia foi tomada após os novos scanners apresentarem falhas na leitura de alguns líquidos.
Ou seja, deixaram passar coisa que não devia ou não era possível identificar o tipo de líquido dentro das embalagens.
2. Tamanho e peso da bagagem de mão
Outra mudança significativa e a que mais me interessou: as dimensões e o peso permitidos para a bagagem de mão variavam conforme a companhia aérea, causando certa confusão entre os viajantes.
3. Itens pessoais
Mochilas, bolsas pequenas e computadores portáteis sempre foram permitidos, mas as regras para esses itens também variavam.
Sem contar que a bolsa de mão feminina, por exemplo, não era contada como volume extra em algumas companhias.
Ou seja, a pessoa podia levar a mala de bordo, uma mochila pequena e, ainda, uma bolsa pessoal.
COMO SÃO AS NOVAS REGRAS
1. Líquidos
Com a nova regulamentação, a União Europeia decidiu restabelecer a restrição de 100 ml para líquidos na bagagem de mão (que já era exigida em quase todos os aeroportos, convenhamos), INDEPENDENTEMENTE da tecnologia de segurança disponível nos aeroportos.
Isso significa que todos os líquidos, géis e aerossóis (isso inclui pasta de dente, esmalte e cremes) devem ser transportados em recipientes de até 100 ml, acondicionados em um saco plástico transparente com capacidade máxima de um litro.
2. Tamanho e peso da bagagem de mão
Já em relação ao tamanho da bagagem de mão houve uma padronização das dimensões e do peso da mala que você pode levar a bordo.
Agora, é permitido levar uma mala de cabine com peso máximo de 10 kg e dimensões de até 55 cm x 40 cm x 20 cm, além de um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente e não ultrapassar 40 cm x 30 cm x 15 cm.
3. Itens pessoais
Todas as companhias aéreas passaram a permitir somente DOIS volumes a bordo por passageiro.
Isso significa que pequenos volumes extras que antes eram permitidos sem custos adicionais (como a bolsa pessoal feminina ou uma “mochilinha” a mais) serão cobrados à parte.
Será preciso prestar mais atenção ao que é considerado como “bagagem de mão” e o que se encaixa na categoria de “bagagem extra”.
Minha dica é, sempre que possível, colocar a bolsa pessoal (item menor) dentro da mochila (ou mesmo da mala de bordo, se couber).
RESUMINDO AS PRINCIPAIS MUDANÇAS
Restabelecimento das restrições de líquidos | A flexibilização anterior foi revertida e a regra dos 100 ml por recipiente voltou a ser aplicada em todos os aeroportos europeus, com muito mais rigor. Ficou assim:
- Retorno da limitação de 100 ml por recipiente para líquidos, géis e aerossóis, totalizando no máximo 1 litro, independentemente da tecnologia de triagem disponível no aeroporto.
- Todos os recipientes devem ser acondicionados em um saco plástico transparente e apresentáveis separadamente durante a inspeção de segurança. O único aeroporto que vi oferecer esse saquinho lá na hora do Raio-x foi Frankfurt e o de Londres (que não faz parte do Espaço Schengen). Portanto, leve o seu!
Padronização das Dimensões e Peso da Bagagem de Mão | As dimensões e o peso permitidos variavam de companhia para companhia. Agora, há um padrão unificado para todas as empresas que operam na Europa. Ficou assim:
- Dimensões Máximas: 55 cm (altura) x 40 cm (largura) x 20 cm (profundidade).
- Peso Máximo: 10 kg. (Veja é o peso MÁXIMO permitido. Algumas companhias, como a Lufthansa, a Swiss e a ITA, permitem até 8 kg na mala de cabine. É que antes, podia chegar até 12/13 kg, dependendo da empresa).
- Item Pessoal Adicional: Além da mala de cabine, é permitido um item pessoal menor, como uma bolsa ou mochila, que deve caber sob o assento à frente e não exceder 40 cm x 30 cm x 15 cm.
Eu, adepta da mala de mão para qualquer lugar do mundo, achei a padronização excelente.
Sem contar essa loucura de tal aeroporto aceitar embalagem com mais de 100 ml e outro aeroporto, ali do lado, não! O que teve de gente perdendo produto porque achou que a coisa estava liberada de forma geral, não está no gibi!
Por isso, é fundamental que os viajantes estejam atentos às novas diretrizes para evitar contratempos, como a necessidade de despachar bagagens que excedam os limites ou a apreensão de itens proibidos.
Em tempo: informação nunca é demais. Antes de viajar, consulte sempre os sites das companhias aéreas pela qual você vai viajar e confirme se está tudo dentro dos conformes!
Posts relacionados:
_____________
Fotos: Canva | Image Bank