Mini Cuscuz Paulista: receita e preparo para uma entradinha-chic
O cuscuz paulista é uma das receitas mais versáteis do cardápio brasileiro. Pode ser servido como prato principal, acompanhamento e, com a onda do finger food, já virou entradinha e petisco de uma bocada só.
Há tempos esta receita em tamanho mini tem sido carro-chefe nos meus almoços e happy hours lá em casa. Coloco em forminhas de empada e depois em recipientes próprios para este tipo de comidinha. Veja como é facílimo preparar!
Ingredientes
2 latas de sardinha
½ lata de ervilha
½ xícara (chá) de azeitona picada
2 ovos cozidos picados
½ vidro de palmito (opcional)
Uma cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 copos de água quente (400 ml)
3 copos de farinha de milho amarela em flocos
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha
Sal e pimenta a gosto
Ovo de codorna para decorar
Modo de Preparo
Numa panela média, refogue o alho e a cebola no azeite. Cuidado para não deixar queimar. Em seguida acrescente a sardinha, a ervilha, a azeitona, o palmito e a pimenta a gosto. Mexa devagar em fogo baixo. Coloque a água e, se necessário, ajuste o sal. Vá despejando a farinha aos poucos. Algumas marcas de farinha exigem três copos para esta receita. Com outras, dois são suficientes. Assim que a massa do cuscuz tomar consistência (nem muito seca nem muito molhada) acrescente os ovos picadinhos, a salsinha e a cebolinha e mexe suavemente.
Quando começar a desgrudar da panela (é rápido, menos de cinco minutos depois de acrescentar a farinha) desligue o fogo. Coloque nas forminhas, pressionando com uma colher. Não é necessário untar. Deixe esfriar e desenforme na hora de servir. Corte delicadamente os ovinhos de codorna em rodelas e colque por cima do mini cuscuz. Você pode comer o cuscuz frio, mas eu prefiro quentinho. Se for o seu caso é só levar 30 segundos ao micro-ondas. Essa entradinha pode ser feita um dia antes do seu evento. Deixe na geladeira coberta com plástico filme para não ressecar.
Dica da Matraca
Você pode substituir sardinha por atum ou camarão. Caso queira um cuscuz vegetariano tire os ingredientes de origem animal e acrescentar 1 tomate grande picado e 1 cenoura ralada. Em vez do ovo de codorna você pode usar pimenta biquinho para decorar os cuscuzinhos!
Leia também
Tagliatelle com camarão ao vinho branco
Leia também
Brigadeiro de copinho: luxo de chocolate
Verrine de cheesecake com goiabada
Para acessar o nosso conteúdo de viagens clique em DESTINOS
ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL
FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST
TODOS OS DESTINOS DO MATRAQUEANDO
AMÉRICA DO NORTE
AMÉRICA DO SUL
Argentina | Chile | Colômbia | Uruguai
EUROPA
Alemanha | Espanha | França | Grécia | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal | República Tcheca
BRASIL
Alagoas | Amazonas | Bahia | Maranhão | Minas Gerais | Pará | Paraíba | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Norte | Rio Grande do Sul | Santa Catarina | São Paulo | Sergipe
ÁFRICA
ÁSIA
Israel | Palestina | Terra Santa
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.
Ficou super simpático… e imagino que saboroso também! 🙂
Huuumm.. cuscuz é uma delícia!
Adoro e sou vegetariana, então acrescento também a proteína texturizada de soja, fica delicioso e muito nutritivo!
Seu blog é muito bom, adorei!
Estou começando o meu agora. Quando puder, dê uma passadinha por lá e dê algumas dicas.. estamos abertos às sugestões!
http://www.freedomcorp.wordpress.com
Amo cuscuz… agora, o “chic” é por sua conta! 😀 😀
Chic no úRRRtimo! 😀
Uma entrada bem brasileira e elegante, gostei!
PARABENS PELAS FOTOS E ORGANIZAÇÃO. FICOU TUDO MUITO LINDO E CHARMOSO,
NO ENTANTO NÃO ENTENDI A PROPOSTA DO AUTOR DA RECEITA EM PUBLICA-LA E NÃO PERMETIR QUE SE FAÇA CÓPIA PARA LEVARMOS AS NOSSAS CONZINHAS.
EM TEMPO, MEU E-MAIL É:
MACEDOPERON@GMAIL.COM
GRATO
Uai, quem disse que não pode copiá-la??? Fique à vontade, lápis e papel na mão! 🙂 Aliás, essa receita de cuscuz paulista é universal… qualquer site de receita tem! O que é proibido no meu site é copiar textos e fotos para publicação em outros veículos de comunicação!
Abraços!
Silvia,
estou escrevendo aqui dentro porque não consegui abrir um comentário…queria saber se ao levar à geladeira para servir no dia seguinte já coloca nas louças de finger food e aqueço direto na louça na hora de servir? Grata
Se você fizer um dia antes, mantenha na geladeira dentro da forminha coberto com plástico filme para não ressecar. No dia seguinte, na hora de servir, coloque nos recipientes de finger food e aqueça no micro-ondas! 🙂
Sílvia, estou completamente apaixonada pelo seu blog!!!!!!! Foi meu marido que o indicou e o considero completíssimo!!! Tem tudo o que eu gosto: comidinhas fofas, entradinhas, verrines, fotos bonitas, viagens… uau! Não saio mais daqui! Parabéns! Vou adicionar o blog aos meus favoritos! Beijos!
Katia, querida!!!! Que coincidência! Pois eu conheci seu blog há pouco tempo, procurando no google receitas… de verrines! hahaha! Adorei tudo por lá! Também sou fissurada em festinhas domésticas. Mas eu não consigo comentar no Casos e Coisas da Bonfa. Não há opção para eu colocar meu nome/url! É que eu uso a plataforma wordpress.org (e não.COM) com domínio próprio. E não tem essa opção na sua caixa de comentários. Beijos e apareça sempre! 🙂
eu fiquei de boca aberta com tantas coisas bonita.
Obrigadão, Ruseneide! 🙂
Queria saber quantas porções rendem ?
Silvia, adorei a ideia. Tenho uma dúvida: Posso guardar na geladeira dentro da forminha de empada até o dia seguinte antes de aquecer? Ou desenformo antes de guardar na geladeira?
Grata
É até melhor guardar na forminha, cobrindo a parte de cima com papel filme para não ressecar. Abs! 🙂
Thanks. Vou testar essa semana…bjs
Outra dúvida Silvia. Essa receita rendem quantas forminhas e qual o número da forminha que você usa? Obrigada. 🙂
Uso forminha de empada mesmo, não sei o número. 🙂
Silvia, estou adorando tudo aqui. Parabéns pela iniciativa fantástica!!! Tenho uma pergunta, se eu não tiver o finger food e quiser fazer esse mini cuscuz onde vc sugeriria colocá-lo para servir? Bjs,
posso servir frio , pode acompanhar um molho?
A sardinha é no oleo ou no molho de tomate.
Uma verdadeira delícia, em casamentos por ode passo sempre vejo cuscuz como um dos aperitivos mais servido e saboreados pelos convidados.
Amei tudo que vi, agora é só colocar em prática, pois de fácil e prático não há o que discutir! Parabéns por tudo de bom que você nos transmite. Beijos…
Boa Tarde…..Silvia,
Estou adorando tudo que estou vendo……Meu pai faz aniversário agora em agosto ,gostaria de fazer um café colonial,posso servir o mini cuscuz,vc tb poderia me ajudar na decoração….
Parabéns por tudo,que Deus esteja sempre com vc…..espero uma resposta sua .
Alessandra Ponchio.
Oi, Alessandra! O mini cuscuz é uma ótima entradinha!
Oi, Silvia. Essa receita rende qtos mini cuscuz? Bjos!
Mary, uns 30! Abs!
Silvia, você salvou uma festa junina que fui e que a única opção salgada era cachorro quente, Como somos vegetarianos, levei, mas coloquei em forminhas de papel, a melhor opção quando é muita gente, não precisa de guardanapo. O nome do seu site é muito feliz, a gente se sente matraqueando com você. Obrigada.
Olá gostaria de imprimir esta receita, mas não estou conseguindo…
Nunca provei esse tipo de receita! Parece ser delicioso!
Vou ter que fazer
Se quiser uma ideias para o natal veja isso:
http://ceia-de-natal.blogspot.com.br/2013/11/receitas-ceia-natal.html
Acho que vc vai gostar!
Gente, deu tudo errado! A massa não descola da panela por nada desse mundo :-(((
AMEI, VOU TENTAR FAZER…
Fiz para meu aniversário de 50 anos, um almoço esse cuscus fez o maior sucesso fiz de siri, com ervilhas congeladas perfeitoooooooooooooooo.Obrigada. Fiz em forminhas de empadas.
Noooossa, de siri deve ficar maravilhoso. Gostei da dica! 😉
Oi…gostaria de saber, quantos dias dura?
Tem validade?
Dois dias na geladeira.
Quanto aos mini cuzcuz, pode-se faze-lo tb com o cuz cuz marroquino. É um pouco mais caro, mais o visual é totalmente diferente e mais bonito. Pode decora-lo com uma rodela de palmito, tomate cereja ou rodela de azeitona. Pode servi-lo em colheres próprias ou em pratinhos de sobremesa com uma toalha de plástico e uma colherzinha.
Obrigada pela dica, Lestinge! Mas substituir por cuscuz marroquino transforma o prato em outra receita. Este é cuscuz paulista! Lindo igual! 😉
ADOREI SUA RECEITA !!!!
Posso congelar?
Pode sim! Eu inclusive congelo e tiro de manhã para enviar como lanche para a escola da minha filha. É uma boa opção sem glúten, por exemplo. Abs!
Huuumm q deliciaaa
Tô pensando em fazer para vender no pote. Vc acha melhor em potes de quantos ml ?
Nem ideia, Silmara! Não trabalho com isso! Seria arriscado dar qualquer palpite para vendas! 🙂
Que delicia de receita fiz aqui em casa e meu esposo ficou louco adorou a receita estarei sempre visitando o seu blog e estarei compartilhando com meus amigos essa delicia.