Mil lugares para conhecer no Brasil… antes de morrer!
Depois do altissonante sucesso daquele livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer” – que listava os destinos mais imperdíveis do mundo na opinião da escritora Patrícia Shultz – agora nós temos um clone voltado para o Brasil.
O Guia Brasil 2007, feito pela revista Viagem e pelo Guia Quatro Rodas, rodou o nosso Brasilzão de cabo a rabo e selecionou os “1000 lugares no Brasil para conhecer antes de morrer“. Tem desde o município Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo – até Pirenópolis, no estado de Goiás.
Fiquei cá pensando com meus botões, não em quais lugares EU acho fundamental conhecer, mas quais eu ainda devo conhecer. Fiz uma listinha por região. (Claro que não sou tão excêntrica a ponto de querer conhecer “Venda Nova do Imigrante”, mas é que tenho de eliminar rotas mais óbvias e/ou fáceis que até agora não consegui desovar.) Vamos até elas:
NORTE
Belém, Pará. De preferência no dia do Círio de Nazaré.
NORDESTE
São Luis e Lençóis Maranhenses, Maranhão.
CENTRO-OESTE
Tive dificuldade em escolher algo nessa região. É muito ecoturismo, natureza para tudo quanto é lado, água demais, bicho demais. Argh, blargh, cusp, cusp! (Posso expressar minha opinião sem ser excomungada do Matraca New´s? Obrigada.) Talvez me interessasse por Brasília, mas essa eu já conheço (e devo voltar em breve, por motivos de trabalho). Mas daí sobram Chapada dos Veadeiros, em Goiás; Bonito, no Mato Grosso do Sul e Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Ou seja, quando eu tiver conhecido tuuuuudo e mais um pouco nessa vida, eu vou para Bonito, combinado?
SUDESTE
Guriri, Espírito Santo e Estrada Real, Minas Gerais.
SUL
São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e São Francisco do Sul, Santa Catarina.
E você, já fez sua listinha? Coloque o seu catálago aqui para nós. Pode ser tudo num estado só, numa região só, como queira. Lembre-se de O Segredo: escrever os nossos desejos é o primeiro passo para realizá-los. Rá rá rá. Tá bom, eu paro. (Mas que eu acredito nisso, ah… se acredito!)
Foto: Santo André, Bahia. Um dos mil lugares selecionados pelo guia. (Raul Mattar)
Num querdito que vocÊ não quer ir pra Venda Nova!hehehehehe…
Bem, Venda Nova eu conheço e admito, não é lá essas coisas, mas Santa Teresa, Santa Leopoldina, Pedra Azul ( lugar montanhoso que tem o clima considerado um dos melhores do mundo, apesar de eu não saber como se faz essa eleição e quem vota,hehehe), Domingos Martins, Guarapari…ah, vc devia incluir na sua listinha do Sudeste que, convenhamos, tá bem " esmirradinha", né Silvia?
Nãnaninanô, eu não disse que não quero ir para Venda Nova… é que antes de ir para esses lugares muitos descolados, batuta e cheio de gente bacana (como Venda Nova) eu tenho de – primeiro – conhecer outros mais manjados para me livrar logo deles…
(Por certo, Domingos Martins está na lista dos 1000 lugares para se conhecer antes de morrer! Um luxo!)
Pois é, num quero ficar incrementando muito a listinha, porque quero que ela seja viável em dois anos. E o meu grande déficit no Sudeste é o Espírito Santo mesmo. Já destrinchei o Rio de Janeiro, já bati o cartão várias vezes em São Paulo, conheço Minas de cabo a rabo, mas NUNCA fui ao Espírito Santo.
Mas não se preocupe, quando eu for para Guriri – na casa do meu primo Guilherme e grande promoter da cidade – pelo menos Vitória eu já vou garantir!!
Ah, bem que cê podia colocar lá no seu blog uma receita de Moqueca Capixaba LIGTH!
E nem te conto que fizemos moqueca capixaba aqui no domingo…a light mesmo!
Então está combinado, eu coloco uma receita de moqueca light no meu blog e vc inclui na sua lista uma rota capixaba, que vou chamar de " Rota da Mariola", hahahahaha…
Amanhã levo umas mariolinhas pra vc, tá?
Minha lisitinha dos lugares imperdíveis no PARANÁ:
PRUDENTÓPOLIS
FOZ DO IGUAÇU
CURITIBA
CANYON GUARTELÁ
MORRETES
ILHA DO MEL
E um passeio muito legal: o de trem pela Serra do mar. Pena que é muito caro.
Murica
Parabéns pelo blog.
Wander
Murica… ainda me faltam as cachoeiras de Prudentópolis!!!!
E o passeio de trem, vai uma dica: moradores de Curitiba tem um super desconto!! Tem de levar comprovante de residência, que dá direito a uma carteira, com dependentes. VALE MUUUITO A PENA!!!
Obrigada, Wander. Apareça sempre!
Oi,
Como vc sabe, eu sou quase chique como usted, rs.
Esses lugares que vc quer conhecer, eu já conheço, uau!!!
Minero é assim mesmo, bebe quieto.
Mas a parte de Minas, é só aparecer que tem lugar para ficar.
Beijao.
Geeente! Fernanda, você já foi para Guriri e também conhece os Lençóis Maranhenses???? Miiinina, dá um autógrafo? Cê é minha ídola!!!! !
Se eu tivesse que escolher cinco lugares (só cinco!) para conhecer antes de morrer, eu iria para:
Jericoacoara, no Ceará
Boiepa, na Bahia
Porto de Galinhas, Pernambuco
Fernando de Noronha
e…
LONDRINA, a cidade da Silvinha. Um lugar que produz gente esquisita que nem ela… deve ser bem interessante de conhecer!
hehehe
Eu hein, Sirlene… você selecionou só PRAIA (fora Londrina, claro), e eu que sou a esquisita???
Eu heimmm… Vou deixar minha listinha também!! Por falta de fé, não será, São Tomé!!!! rsrsrs…
Minas Gerais – Mariana
Rio de Janeiro – Penedo
R. Gde do Sul – Caxias do Sul
Bahia – Ilha de Comandatuba (pq ninguém é de ferro… né???).
Juro que não sou fresca pessoal, é que passei da idade de acampar, então agora tô desejando um bom "resort"…rsrs..
Bom final de semana a todos.
Huuummm, Nair!!! Penedo… muito boa idéia. Também não conheço, não!
Aahhh, sobre acampar, eu tenho até um texto iniciado sobre isso: nunca acampei e quando tentei, foi um desastre! hahahaha!
Qualquer dia eu conto aqui!
Uauau…adorei as idéias!!!
Não sei pq mas me deu uma vontade louca de sair..e vou começar meu tour final de semana que vem..
ahh..isso mesmo estarei ai em CURITIBA, depois vou para o LITORAL!!!
Lembra do trabalho de FOTOJORNALISMO que falei para ti, então começo uma grande jornada de pesquisas agora.
Agora estou ralada. Livros, pesquisas e tdo mais, já estou de cabelos em pé!!!
Bjus..
Pô, Érica, você só vem para cá quando eu num tô aqui!
Ei, porque você não monta um blog e vai publicando as fases da pesquisa. Ia ser uma delícia acompanhar suas andanças fotográficas!!!
He, he. Saí na frente de todo mundo. Conheci Venda Nova há uns 20 anos. Era uma gracinha de lugar: uma mistura de nada com coisa nenhuma, de tamanha contemplação, que lembro da paisagem até hoje. Nessa mesma época visitei (e aí vai a minha dica)as dunas de Itaúna e São Mateus. Tudo lá no norte do Espírito Santo. No sul do estado, a dica é Piúma, Anchieta e Iriri. Mas, na minha listinha estão os lençóis maranhenses, Fernando de Noronha e Goiás Velho.Que papo é esse de não conhecer São Francisco do Sul? Tô indo pra Prainha nesse feriado. Vamos? É pertinho e baratinho: tem um hotel que, pasme, na cobertura (com uma vista linda para o mar) têm barracas montadas para hospedar os surfistas durangos. Custa R$ 20,00 e cabem duas pessoas em cada uma! Não é o máximo?
SÃO MATEUS??? É lá que fica Guriri, um dos destinos da minha listinha. Meu DEUS, conheci alguém que já foi para Guriri!!!
Agora, por favor; NOME, ENDEREÇO, TELEFONE, E-MAIL, LOCALIZAÇÃO, LATITUD E FUSO-HORÁRIO desse hotel em São Francisco, pleaseeeeeeeeee!
Gostou, né? E eu esqueci de falar do café da manhã…
Pousada da Ilha, na Prainha,contornando o morro, 5 minutos da Enseada, bem diante do sambaqui. O endereço é
Rua São Luís, 28 Fone: (47) 4490756 / 99010500
http://www.pousadadailha.com/
Pois eu gosto mesmo, é de andar devagarinho, aos sábados; pelas ruas da minha cidade….. olhando vitrines… descobrindo cada árvore diferente q cresceu…sair de carro e descobrir q minha cidade naum é mais o "filhotinho" de antes… passear com as amigas pelos shopings… ow…. e mostrar as coisas q criei!!!! Faço parte disto tudo, ara!
CIANORTE, CAPITAL DO VESTUÁRIO!!!
Vem conhecer…. vem?????
Margareth, tudo anotado! Vou lá conferir, depois conto como foi! GRACIAS.
Tia Edi!
A maior promoter de destinos turísticos do Brasil!!!
Como a Érica já e nossa correspondente internacional em Cianorte, você vai ser, assim, nossa Relações Públicas do Matraca News!
Se a srta não conhece, não fale mal por favor, conheça primeiro para depois espor vossa opnião sobre algum lugar, por exemplo, ja fui a BSB não gostei e nem porisso fico execrando aos quatro ventos. Grato !!!
Sr (a) Anônimo (a)!
Ninguém aqui falou mal de lugar nenhum. Apenas expomos (ah, "expor" é com "x", não com "s" conforme você escreveu) nossos estilos e gostos. Além do que, o blog é MEU e se o senhor (a) tivesse lido o cabeçalho dele teria visto de que se trata da visão apaixonada da autora. Ninguém é obrigado a concordar. E ainda: não preciso provar cocaína para saber que é uma droga! Já sei que não seria minha praia. Por isso, (ó, "por isso" se escreve separado, não "junto", tá?) certos lugares dificilmente me agradariam porque não fazem meu estilo. Mas compreendo suas dificuldades de entendimento, caro (a) anônimo (a): a diferença básica entre nós e você é que a gente tem coragem de aparecer, deixar o nosso nome e aceitar a opinião dos outros! Grata.
Genteeee, ameiiiii esse blog… muito bom mesmo!!! Parabéns… altas dicas, valeu!!!
Não entendi bem o motivo pelo qual você desdenha do centro-oeste. Tenho certeza que é tão desinformada quanto muitos.. Infelizmente. Só posso afirmar que na verdade nem você mesma sabe do que gosta. No seu cabeçalho existe uma placa na qual constam 3 nomes de locais. E caso você não tenha se dado conta, ou apenas não saiba do que fala e quer é se mostrar entendida, os três se referem ao que seriam hoje denominado ecoturismo! Inacreditável, não? Pense melhor antes de sair julgando o que não sabe e mostrando saber aquilo que desconhece… Opinião todos podem ter, mas deve ser amparada pela realidade e não pela falta de cultura.
As pessoas precisam ter um pouco mais de bom-humor ou saber interpretar melhor os textos que escrevo. Ou quem sabe, ainda, procurar um psiquiatra para tratar seus recalques e complexo de inferioridade!
Ou simplesmente aprender a ler. Se a referida moça tivesse tido o trabalho de revisar os comentários deste post já teria visto, e se dado conta, que ninguém aqui desdenhou de lugar algum. Para quem acompanha a Silvinha, sabe que ela não gosta de ecoturismo e por isso retrata tão bem outros contextos que envolve os viajantes. E isso não tem nada a ver com julgar o que “não conhece”. Por favor, moça, menos! Se você não tem com que colaborar neste espaço, abra um blog para falar do Araguaia!
Comprei um livro, ‘Livro dos Desafios: Um Guia Para Viver Intensamente’,
que tem bastante coisas sobre viagens e destinos pra conhecer. Bem no
estilo desta lista. Legal!