Como usar o metrô de Nova York
Embora tenha testado todas as possibilidades do transporte público de Nova York começo a escrever tensa. Não sei exatamente onde está meu trauma com o metrô da cidade (porque o ônibus só conheci no ano passado), mas estou quase certa de que as linhas nominadas basicamente com números e letras exigem demais do meu raso e inexistente raciocínio lógico.
Sem contar que nem sempre as estações do metrô estão interligadas como acontece em Paris, Londres ou Lisboa. Isso significa que é preciso entender bem o mapinha e saber exatamente aonde você quer ir. Algumas linhas atravessam Manhattan de norte a sul. Outras são curtas e servem rotas específicas.
Confesso que os posts que li por aí antes de viajar me ajudaram muito pouco. (Veja, o problema está comigo, não nos posts!) É difícil visualizar ou aprender a usar o metrô de Nova York só na teoria do texto. É muito número, é muita letra, tem um tal de Uptown para cá, Downtown para lá.
Pretendo ser o mais didática possível. Se você achar que eu estou tentando falar com um leitor de cinco anos, não se assuste. É que estou escrevendo e explicando para mim mesma! 😀
+ Nova York pela primeira vez: roteiro de 3 dias
Como circular de metrô em Nova York
1. Abra o mapa do metrô de Nova York. (É possível também fazer o download neste mesmo link.) Assim, sempre que eu começar a falar e você não entender a lógica do trampo, consulte o mapa para visualizar melhor. Ah, você pode conseguir este mapa gratuitamente nas cabines das estações.
2. O metrô pode nos levar a qualquer um dos cinco boroughs (distritos) de Nova York: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. (Para chegar a Staten Island você tem que pegar um ferry grátis no Whitehall Terminal — ao lado do Battery Park, Metrô Whitehall, Linhas N e R. Chegando à ilha você circula com a Staten Island Railway.)
3. Existem muitas linhas que cortam a cidade de norte a sul e poucas opções que levam de leste a oeste. As que fazem o trajeto norte a sul vêm do Bronx (ao norte), cruzam Manhattan inteirinha e chegam ao Brooklyn (já no sul de Nova York). As linhas 4, 5 e 6 sobem e descem pelo lado LESTE da cidade. Já as linhas 1, 2, 3, A e C circulam pelo lado OESTE. Não dá muito para ir pela cor da linha, porque uma mesma cor pode atender a diversas linhas. Vai vendo…
Clique na foto para abrir o mapa em PDF
4. Para cruzar a cidade no sentido leste-oeste (ou o contrário) há poucas opções — aí é que entram os ônibus, tema para outro post, aliás. As principais linhas de metrô que fazem esse trajeto são N, R — que vêm do Queens para Manhattan. Há ainda o Shuttle, trem que faz somente o pequeno trajeto entre Grand Central e Times Square e a 7 (linha roxa), além da Q (antiga linha W) que sai do nada para lugar nenhum.
Ela começa (ou termina) na estação Astoria-Ditmars Boulevard (pros lados do aeroporto La Guardia). É claro, a linha deve atender a muita gente como os moradores. Mas turisticamente não ajuda muito, até porque quem quiser usar o transporte público para sair do La Guardia tem que pegar um ônibus até a estação Astoria Boulverda e de lá o metrô. Nhé!
Importante: Não há linha de metrô atravessando o Central Park. Para cruzá-lo de um lado pro outro somente a pé, de ônibus ou táxi.
5. Compre seu MetroCard. É um cartão com tarja magnética que dá acesso ao metrô, ao ônibus e ao bondinho (tram) de Roosevelt Island em Nova York. Eu explico aqui como comprar e usar o MetroCard num passo a passo com fotos.
+ Hotel bom e barato em Nova York: dicas testadas e aprovadas
DICA DA MATRACA | Tá procurando carro para alugar barato nos Estados Unidos? Veja como garantir o seu veículo no site líder em aluguel de carros na América Latina! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂
6. Antes de entrar já tenha em mente o itinerário que vai fazer. Lembre-se, o metrô de Nova York não é como os que a gente está acostumado: entra numa estação, faz duas baldeações (ou nenhuma) e sai onde deseja. Na estação SEMPRE observe se o trem vai para o norte (Uptown) ou para o sul (Downtown) da cidade. Caso você pegue para a direção errada — e isso pode acontecer algumas vezes — fique calmo e tente fazer o caminho inverso para voltar.
O detalhe é que, dependendo de onde você pegou o metrô, para mudar de direção é necessário pagar nova passagem, às vezes até sair daquela estação e pegar em outra no lado oposto da rua. (Insira aqui um emoji revirando o zoinho!) Muitas estações não estão interligadas. Na prática, desenhando, é assim: se você está na 33 St (olha lá no mapa!) e quer ir para 110 St, significa que você quer subir, ir para o norte da cidade — sentido Queens e Bronx. Então sua direção é Uptown. Mas se o número diminuir (você quer ir para a 14 St, por exemplo), sua direção é o sul, sentido Brooklyn. Então, escolha Downtown.
7. Já a espera na plataforma é outro momento em que a pressão arterial explode. Saiba que vários trens (com diferentes destinos) vão passar por ali. Avisos luminosos destacam quais estão chegando. Então confira o mapa, o google maps ou o aplicativo do metrô de NY e leia o aviso eletrônico e confirme se o trem da vez é o seu ou não.
8. Mas nada é tão ruim para o nosso entendimento que não possa piorar. As linhas oferecem dois tipos de serviço: Local ou Express. A linha Local para em todas as estações. A Express pula várias e só para nas principais, geralmente as mais movimentadas e turísticas. É uma linha mais rápida, daí o nome: express. Na frente do trem e nos avisos eletrônicos aparecem a informação “local” ou “express”.
Cuidado para não pegar a linha express como uns e outros fazem (serei eu, mestre?) e pular justo a estação na qual você queria descer. O mapa do metrô também indica as paradas. Quando a estação tiver bolinha preta somente param os trens locais. Já nas estações com bolinhas brancas param expressos e locais. Para não confundir, anote aí as linhas expressas: 2 e 3 (vermelha), A (azul), Q (amarela), 4 e 5 (verde), B e D (laranja).
9. Durante o horário de pico (6h30 às 9h30 e 15h30 às 20h, dias de semana) os trens passam, em média, de três em três minutos. Fora desse horário o tempo de espera pode variar de cinco a oito minutos. E quanto mais tarde fica, dependendo da estação, passam de 20 em 20 minutos. Eu já fiquei 25 minutos esperando numa estação do Brooklyn por volta das 22h30. Importante: o metrô de Nova York funciona 24 horas, mas algumas estações fecham determinadas entradas durante a madrugada.
10. Outra coisa que eu aprendi na raça, ou seja, me ferrando: condutores de trens e metrôs usam dialeto próprio feito para ninguém entender. Às vezes eles avisam que aquele determinado trem vai ser desmembrado ou pular alguma estação (por motivos de avaria, por exemplo). Mas é claro que você não entendeu (não se culpe, o problema não é do seu inglês, mas do dialeto empregado). Quando o cara fala algo e eu não entendo… pergunto aos outros passageiros e toco a vida. Atenção também aos cartazes nas paredes da estação, eles costumam trazer informações importantes.
+ Nova York | Como chegar e sair do aeroporto JFK
11. Expectativa: as estações levam os nomes das ruas onde estão localizadas. U-hu, isso ajuda muito. 😀 Realidade: algumas estações têm nomes iguais, mas passam em linhas diferentes. Fuén fuén. 🙁 Por exemplo, temos a parada 96 St que fica no leste da cidade e a 96 St, no lado oeste de Manhattan (imagem acima). Há cinco (CINCO!) estações com o nome 23 St, uma na linha azul, outra na vermelha, outra na laranja, outra na amarela e outra na verde (imagem abaixo). Como é que uma pessoa de “humanas” como eu poderia entender essa dinâmica? (Insira um emoji desesperado aqui!)
Como ir de metrô às principais atrações turísticas de Nova York
American Museum of Natural History | Linhas B e C. Descer na 81th Street
Brooklyn Bridge | Linhas 4, 5 e 6. Descer na Brooklyn Bridge-City Hall.
Cathedral of St. John the Divine | Linha 1. Descer na Cathedral Pkwy (110th Street).
Chrysler Building | Linhas, 4, 5, 6 e 7. Descer na Grand Central Station-42nd Street
Chinatown | Linhas N, Q, R, Z e 6. Descer na Canal Street.
Empire State Building | Linhas N, Q, R, B, D, F e M. Descer na 34th Street-Herald Square.
Estátua da Liberdade | Linhas N e R. Descer em Whitehall St. Daqui você anda uns cinco minutos até o embarque para pegar o ferry que leva ao monumento.
Grand Central Terminal | Linhas 4, 5, 6, 7 e S. Descer na Grand Central-42nd Street
Ground Zero | Linhas 2, 3, A, C, J e Z. Descer na Fulton Street.
Metropolitan Museum of Art (MET) e Guggenheim Museum | Linhas 4, 5 e 6. Descer na 86th Street.
Museum of Modern Art (MoMA) | Linhas E e M. Descer na 5th Av-53rd Street.
Nações Unidas | Linhas 4, 5, 6, 7 e S. Descer na Grand Central-42nd Street. (A ONU está a quatro quadras da estação, uns 10 minutos caminhando.)
Rockefeller Center | Linhas B, D e F. Descer na 47th-50th Streets-Rockefeller
St. Patrick´s Cathedral | Linhas E e M. Descer na 5th Av-53rd Street. Ou linhas 4 e 6. Descer na 51st Street.
The Cloisters | Linha A. Descer na 190th Street.
Times Square | Linhas 1, 2, 3, 7, A, C, E, N, Q, R e S. Descer na 42nd Street-Times Square. Um trem chamado “Shuttle” faz o pequeno trajeto Grand Station-Times Square.
Wall Street | Linhas 4 e 5. Descer na Wall Street.
+ Hotel bom e barato em Nova York: sem taxa de reserva e cancelamento grátis
Outras informações
– O metrô de Nova York nem de longe lembra o de São Paulo ou o de Madri. As estações de NY geralmente são feias, sujas e mal cuidadas. Mas não vejo insegurança. No entanto, evitaria circular por ali sozinha e/ou de madrugada.
– As placas indicativas dentro do metrô com os nomes das estações trazem muita informação junta. Ou seja, são pouco intuitivas e de difícil compreensão numa primeira vez. Só para avisar que seu tilt cerebral será normal.
– Existem vários aplicativos para celular para entender melhor o metrô de Nova York. Eu usei o Google Maps mesmo, que dá a rota sem erros. Mas o próprio metrô nova-iorquino tem um aplicativo próprio. Baixe aqui!
Posts relacionados
Nova York pela primeira vez: roteiro de 3 dias
Nova York bairro a bairro: Harlem
Nova York | Como chegar e sair do aeroporto JFK
Nova York | Como comprar e usar o MetroCard
Hotel bom e barato em Nova York: dicas testadas e aprovadas
Como tirar o visto americano: passo a passo ilustrado
Leia também
Orlando | Red Roof Inn International Drive: hotel bom, bonito, barato e bem localizado
Orlando | Cici’s Pizza: buffet à vontade de massa, pizza, sopa e sobremesa
_____________________
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. ©
Silviaaa! SO-CO-RRO! hahaha… aflita com seu post, mas no final super agradecida por falar (pelo menos pra mim) como se eu fosse um leitor de 5 anos! Eu tb nunca me achei com o metrô de NY.
OBRIGADA! Mais confiante depois de seu post. Bjo!
Força, miga! #tamujunto
Pra quem não entende o metrô de New York, até que você o entende muito bem! 🙂
Isso é só a teoria do texto, Marcie… ou cê acha que se eu não consultar esse roteiro vou saber me virar diboa? 😀
Sílvia, que post perfeito! Divertido e utilíssimo! Poxa, o metrô de Nova York poderia ser como o de Londres, que até eu, que também sou de humanas e nasci com a bússola com defeito, entendi. ?
Hahahaha! Virginia, somos de humanas, nossa bússola interna tem defeito e o mapa cerebral é invertido. Logo… 😀
Silvia, já estive em Nova York uma vez (só dois dias de passagem) e só agora entendi essa questão do local e expresso. kkkkkkk Acho que só agora entendi que o trem pulava as estações porque era expresso e não porque estavam “interditadas”. Obrigada por me trazer a luz, Matraca!
Eu também entendi quando caí na armadilha, Melissa! Rá rá rá! 😀 😀 😀
Silvia!!!!
Muuuuuito esclarecedor seu post! Parabéns!
Fui duas vezes a Nova Iorque e me virei bem após ler alguns posts e graças ao aplicativo no celular NYC Subway.
Ocorre que se alguém me perguntasse a lógica da coisa eu não saberia explicar até este post!
Você foi tremendamente didática para pessoas como eu, também de humanas! hehehehe
Obrigada, querida, nossas viagens ficam muito melhores com posts como este!
Beijo grande!
Valeu, Aline!
Parabéns Matraca, você conseguiu em poucas linhas decifrar o metrô de Nova York. Você colocou o básico e necessário para as primeiras viagens, depois decifrar as placas indicativas na plataforma com tantos códigos só mesmo para os locais. Com este post qualquer pessoa pode se aventurar no metrô e chegar no seu destino.
O objetivo foi essa, Adelaide. É para quem está iniciando no tema… 😉
Fazia um tempinho que não entrava aqui no teu blog, gostei que vc tirou aquela restrição de abrir novas páginas em outras abas.
To pesquisando sobre o metro de NYC,.. olha, comparado com o de Viena, Londres e tudo mais, acho que entro no teu time.. coisa complicada, hein! =DD Adorei o post!
Sabe que eu não usava estra restrição conscientemente, Bruna? Acho que me esquecia de marcar aquela caixinha “abrir em nova aba” quando inseria o link. Porque depois que algum leitor me avisou aqui eu passei a prestar mais atenção nisso! 😀
Depois que pegamos ônibus pela primeira vez em NY não queremos saber de outra coisa. Você vai vendo a cidade, ganha um tour embutido. Muitas vezes descobre coisas legais pelo caminho e simplesmente desce.
Depois de NY nós não paramos mais de usar ônibus. Londres, Paris. Dá ultima vez que estive em Buenos Aires foi só ônibus a semana inteira.
O contra fica por conta do tempo que pode ser maior mas acho que no final vale a pena.
Quem ler esse meu comentário vai por mim: vá de ônibus! 😀
Eu só testei o ônibus de NY no ano passado (vai ter post específico aqui). Achei que vale muita a pena para trechos curtos (e para atravessar a cidade de lesta e a oeste). Como você falou, às vezes subir 10 quadras pode demorar 40 minutos (aconteceu comigo). Se fosse a primeira vez, tudo lindo. Mas como já conhecia Manhattan do avesso eu só queria chegar ao destino. 😉
Oi, Sil. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Opa, valeu, muito obrigada! 😉
Olá, muito bom o seu site, sempre passo aqui para aprender um pouco.
Mas fiquei com uma dúvida. no item 4 você disse “além da W que sai do nada para lugar nenhum”, qual linha é essa? É a linha “G”?
Obrigado
Oi, Victor! No meu mapa (de papel) está a linha W, mas ela foi substituída pela Q (ou N). Só agora que eu vi, dãããrd! Ambas saem da estação Astoria-Ditmars Boulevard (pros lados do La Guardia), que era de onde saia a W. É claro, ela deve atender a muita gente como os moradores. Mas turisticamente não ajuda muito, até porque quem quiser usar o transporte público para sair do La Guardia tem que pegar um ônibus até a estação Astoria Boulverda e de lá o metrô. Ela está na cor laranja. Abs!
Adorei as explicações do post.
A melhor parte é como ir nos principais pontos, me ajudou muito.
obrigada
Que legal, Aline! Aproveite muito! Abs!
Adorei encontrar este site, procurando coisas sobre N.Y me deparei com esta obra de arte que e’ sua pagina, me identifiquei bastante com vc Silvia, escreve deliciosamente bem, que no final terminamos lendo tudinhoooo e embarcando nos seu relatos. Obrigadaaaa suas dicas sera muito util na minha ida a N.Y depois de amanha, vou pra 4 dias de comemoraracao do niver de um amigo, maaas como e’ minha primeira vez, nao tenho a minima intencao de perder esta oportunidade de conhecer o maximo, as demais pessoas ja conhecem N.Y e estao indo so pra festar hard durante os 4 dias niver, com um roteiro tipo excursao super chic de comes e bebes, excluindo a minha pessoa, q pretendo aproveitar o dia pra conhecer tudo como uma turista normal, bater perna, shopping, conhecer os ponto turisticos, comer food street, o chachorro quente mais famoso, aquele cookies delicioso. O metro ta super explicadinho, maaas q medooo, e olha q sou macaca veia em giro eplo mundo, acho q neh pra mim nao, q desisti do metro em Berlin, assim q vi passar varios metros diferentes numa mesma linha ?? berlin em taxi,onibus ate rola, pq o trafego e’ de boa, ja N.Y e’ complicado… Acho q terei q encarar o metro, pra nao pagar penitencia caminhando e nao ter forças fisica de noite para me juntar ao demais do grupo do niver, nao posso fazer feio neh, seria de de super ma educacao ????. Obrigadaaaa Silvia ?
Vá com fé, Elaine! Aproveite ao máximo e encare o metrô sem medo. No fim, dá tudo certo! Boa viagem! 😉
Quanto mais eu leio sobre o metro, mais apavorado eu fico … kkkkkk
Parabéns pelo Blog, excelentes dicas.
Vou ficar 8 dias em NY e vou estar hospedado no Hotel Days Inn Jamaica – JFK Airport.
Por isso vou ter que me deslocar todos os dias para a região central.
Qual a forma mais fácil de chegar ao Central Park?
DÚVIDA: Quero ir ao Brooklyn saindo do Rockfeller Center.
Vou pegar o metrô no grand Central 42 St ???
Esse lance de linhas 4-5-6 não entendi… é pra pegar o trem que vier escrito estes números de linha?
Pra descer do lado de Manhatan e caminhar pela ponte em direção ao Brooklyn, desço no City Hall ??? Pego a linha 6?
Desculpe se parecer óbvio é que eu nunca estive no metrô em N. Y e não faço idéiaaaaaaaaa de como ou o que vem escrito nos trens. Para piorar, não sou fluente em inglês!
Oi, Luciana!
1.Para ir ao Brooklyn você pode pegar na Rockfeller Center Station. Pegue a linha F em direção a Coney Island – Stillwell Av e vai fazendo as baldeações. Um aplicativo, como mapa google vai te ajudar.
2. As linhas são identificadas por um número e cor. Mas o nome da estação (geralmente o noem de uma rua, 110 St, 103 St) vem no painel. Então, você pode entrar numa linha 4 (verde), na estação 96 St, por exemplo.
3. Para ir ao Brooklyn pela Brooklyn Bridge pegue qualquer metro nas estações das Linhas 4, 5 e 6 (verde) e descer na estação Brooklyn Bridge-City Hall.
Boa sorte!
Que explicação detalhada ? !
Obrigada, vai ajudar MUITOOOO!
Fico feliz, Natália! Boa viagem! Abs! 🙂
Gostaria de saber se a estação wall strett fecha aos domingos
Desculpe mas se fecha aos finais de semana
Olá, Luciana! O metrô opera 24 horas, mas algumas entradas de estação fecham na madrugada. Não saberia informar como funciona a da Wall Srteet.
oi Silvia, parabéns pelo post
Bem, quando estive em Nova York, com a minha mulher, usei muito o metro
Não é difícil, mas precisa ter atenção
Ficamos perto da 116 street, na Broadway Avenue, e existem 4 estações 116, são paralelas. Portanto, é necessário estar atento para não ir parar no Bronx (que aliás, é seguro!)
Obrigado
Só de ler essas explicações já deu um tilt, imagina quando eu (de humanas, é claro) for usar esse treco!
Hahahaha! Quando eu leio esse texto nem eu sei como foi que o escrevi! 😀
N.Y é uma maravilha, minha esposa ama essa cidade!
Parabéns pelo blog e conteúdo Silvia!
Amiga eu sempre disse antes de viajar que se a “cidade x possui metrô eu me viro bem”… Planejando NY pra ano que vem e já vou incluir uma grana (alta) a mais para o táxi, não quero nem chegar perto do metrô.
Fiquei zonza amiga. #medodefine
Lana, tem que imprimir esse guia e fazer os testes lá, in loco. =D Só lendo como funciona a coisa a gente não se acha mesmo. Por isso que neste roteiro aqui de NY eu fiz tudo bairro a bairro, para usar o menos possível o transporte público! Beijos! 😉