Mercado Público de Porto Alegre: bate-e-volta durante uma conexão no aeroporto da cidade
Ao voltar de Buenos Aires no feriadão de 1º de maio ficaríamos quase cinco horas no aeroporto de Porto Alegre, esperando a conexão para Curitiba. Para matar o tempo resolvemos conhecer o Mercado Municipal da cidade.
Para chegar lá é bem fácil: é só pegar o ônibus do aeroporto (grátis) que deixa você na passarela que leva até o metrô. São quatro paradas da Estação Aeroporto até à Estação Mercado, o trecho dura 10 minutos.
O prédio — tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre — tem forte influência neoclássica e é, por si só, uma das atrações do lugar. Como todo mercado municipal que se preze você encontrará por lá todo o tipo de banquinhas com frutas, verduras, legumes, peixes, embutidos e especiarias.
Destaque para as que vendem produtos regionais como cuia, erva-mate, roupas típicas gaúchas, bucha natural (esfregão) e até charque de ovelha de Bagé!
Entre os 110 boxes do mercado, a Banca 40, fundada em 1927, ficou famosa com uma singela salada de frutas que pode ser acompanhada ou não por chantilly. Com chantilly, R$ 6,50.
O mercadão abriga ainda alguns clássicos de Porto Alegre como o centenário restaurante Gambirinus — com um cardápio que muda diariamente — e o Bar Naval, um dos mais tradicionais da cidade.
SERVIÇO
Mercado Público de Porto Alegre
Local: o mercado público fica no centro de Porto Alegre e tem entradas pela Av. Júlio de Castilhos, Av. Borges de Medeiros, Largo Glênio Peres e Praça Pereira Parobé.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30 e sábados das 7h30 às 18h30. Os restaurantes não funcionam sábados, à noite. Também fecham às 18h30 neste dia.
Porto Alegre combina com
Gramado
Canela
Bento Gonçalves
Posts relacionados
Mercado Municipal de São Paulo
Mercado Municipal de Curitiba
Mercado Palhano de Londrina
Os mercadões do Brasil
Fotos: Raul Mattar
———————–
Siga o Matraqueando no Twitter | @matraqueando
Curta nossa página no Facebook | Matraqueando
Assine nossa Newsletter | Matraca News por e-mail
Adquira nosso guias | Lojinha Matraqueando
Mercado é o máximo! Seja onde for. No México, por exemplo, recentemente fotografei a oferta de pimentas – tão grande quanto a de erva mate. Quando bati o olho, lembrei. Adoro passear pelos Mercados aqui no Matraqueando! Grande abraço e aplausos para a iniciativa de criação da ABBV.
Obrigadíssima, Margareth! Beijos!
Excelente dica! Muito obrigado!
😀
Eu e minha péssima mania de passar aqui próximo das horas do lanche, do almoço, etc… É pedir para ficar aguada… 🙂
Estou programando uma viagem a POA em breve e – não sei porque – mas eis que me dei conta de que minha programação está mais gastronômica do que, digamos, social! E acabo de encaixar mais um espacinho aqui para conhecer esta sua dica…
A nona foto é só de tipos diferentes de chimarrão? Sério? Nem sabia que tinha isso! Interessante!
Ótimo post!
Bjs,
Oi, Clarissa! Isso, aquilo tudo é chimarrão, mesmo! hahahaha!
Oi Silvia!
Que bacana que você visitou o nosso mercado público! Sou moradora de Porto Alegre e trabalho pertinho dali. Tomo a liberdade de sugerir a Banca do Holandês para comprar comidinhas de todos os gêneros e, para quem gosta de sushi, o Sushi Seninha.
As fotos estão lindas, como sempre. Ao lado do mercado está a Prefeitura, um prédio lindo para se fotografar também. Fica a dica!
Abraço!
Oi, Pati! Obrigada pelas dicas! 🙂
O mercado público de porto alegre é tudo de bom .
irei a gramado este mes de junho e na volta vou ate o mercado enquanto aguardo meu vôo,alguem sabe o horário de funcionamento?