MatracaDrops | Roteiro de 4 dias em Roma, o que fazer?
Para ver o básico de Roma, o ideal são 5 dias inteiros. Então, é sempre bom saber que alguma coisa importante pode ficar de fora.
Roteiro de 4 dias em Roma
1º dia – Roma Antiga | Coliseu, Palatino, Forum Romano, Piazza del Campidoglio, Bocca dela Veritá.
2º dia – Centro Histórico | Piazza Navona, Panteão, Igreja de Santo Inacio de Loyola (com um teto de fazer inveja à Capela Sistina), Campo de Fiori, Galleria Doria Pamphilj (palácio e museu deslumbrantes), Fontana de Trevi.
3º dia – Vaticano | Museus do Vaticano, Basílica de São Pedro e Ponte Sant’Angelo.
4º dia | Aqui você pode escolher um roteiro de acordo com seus interesses. Faltam ainda a Basílica di San Giovanni in Laterano, (dentro da basílica está a Escada Santa, os degraus que Jesus teria subido para entrar na sala de interrogatório de Poncio Pilatos antes de sua crucificação), Villa Borghese, Piazza di Spagna, Castel Sant’Angelo. Ou passear por Trastevere, Monti ou pela Via del Pigneto, o bairro da moda. A parte fechada para pedestres é ponto de encontro da juventude romana.
Se você tiver mais dias, ou quiser priorizar algo fora da rota turística:
– Conheça o bairro grafitado de San Lorenzo e o bairro Garbatella, cheios de personalidade e street art.
– Vá ao Bairro Judeu, uma região agradável, com ateliês de artesãos e padarias kosher, que preparam os alimentos de acordo com a Lei Judaica.
– Caminhe pela cenográfica Via Margutta, uma rua onde todo blogueirinho que fazer uma foto diva, inclusive eu!
– Acompanhe o pôr do sol inesquecível na Piazza del Quirinalle
E para finalizar, uma dica mão de vaca muquirana de ouro: faça uma refeição no apertado restaurante Pastificio Guerra (Via della Croce, 8). Servem massa, vinho e água por apenas 4,50 euros. Você come em pé, em tigelinhas de plástico ou marmitinhas de isopor. A massa é fresca e produzida no local. Sem glamour, mas bem alimentado! Ou seja, uma vez em Roma faça como os romanos!
O Matraca Drops é uma série de perguntas e respostas curtas no Instagram do @matraqueando, com várias temporadas atualizadas diariamente. As questões, dúvidas e reflexões que aparecem com mais frequência por lá são trazidas para o blog. Veja todos os drops aqui.
Leia também:
Como ir do aeroporto de Roma (Fiumicino) ao centro
Europa Barata: Roma pela primeira vez
MatracaCast | Roma barata, muito além do Coliseu
MatracaDrops | Como visitar o túmulo de São Pedro e a Necrópole do Vaticano