#MatracaDrops | Roteiro de 2 dias em Sintra, Portugal
Sintra é um conhecido bate e volta a 50 minutos de Lisboa. Por essa razão, é difícil encontrar um turista que tenha pernoitado aqui.
Se você tem disponibilidade de dormir na cidade, vale muito a pena — tanto para explorar as atrações com mais calma, tanto para saborear a vida noturna do local, com ruas de pedra iluminadas com arandelas.
DIA 01
Manhã | Castelo dos Mouros e Palácio da Pena (o ônibus 434 leva aos dois atrativos).
Tarde | Almoço e passeio livre no Centro Histórico. Nessa região, você pode provar a Ginjinha, um licor de uma frutinha típica portuguesa, servido num copinho de chocolate.
DIA 02
Manhã | Comece pelo Palácio Nacional de Sintra (também chamado de Palácio da Vila), no centro. Depois pegue o ônibus 435 e vá à Quinta da Regaleira e Palácio de Monserrate.
Tarde | Palácio de Queluz. Pegue um trem da estação de Sintra à estação Monte Abraão, em Queluz. São 15 minutos de viagem.
1. A ordem de visitação dos atrativos fica a seu critério. Você pode começar o 1º dia pelo centrinho com o Palácio da Vila, por exemplo.
2. Agora, prioridade mesmo, é provar dois doces típicos da cidade: a Queijada de Sintra, na Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, de 1756; e o Travesseiro de Sintra, na Casa Piriquita, de 1862 (fica em frente ao Palácio Nacional e também tem uma unidade em Lisboa).
3. Quem pensa em dormir em Sintra muitas vezes opta pelo carro para chegar. Mas é bem difícil (mas muito mesmo) encontrar lugar para estacionar, incluindo nos arredores dos castelos e outros pontos de visitação. A forma mais prática seria o trem. O carro só valeria a pena se no seu roteiro estiver incluído uma passadinha no Cabo da Roca e em Cascais.
Dica extra | Sintra abriga o único museu da Europa dedicado às notícias e aos meios de comunicação. O NewsMuseum (inspirado no Newseum, de Washington) é todo interativo e explica a cobertura mediática de episódios da história recente. Os visitantes podem interagir com diversas abordagens da Rádio e da TV. O museu ocupa as antigas instalações do Museu do Brinquedo. Fica no centro histórico, perto do Palácio Nacional.
O Matraca Drops é uma série de perguntas e respostas curtas no Instagram do @matraqueando, com várias temporadas atualizadas diariamente. As questões, dúvidas e reflexões que aparecem com mais frequência por lá são trazidas para o blog. Veja todos os drops aqui.
Leia também:
Roteiros em Portugal: 7, 10, 15 e 20 dias
Óbidos: o que fazer na cidade perfeita de Portugal
Os meus atrativos preferidos no Porto