#MatracaDrops | Primeira vez no Rio de Janeiro, o que priorizar?
Toda vez que me perguntam sobre dicas para quem vai pela 1ª vez a algum lugar minha resposta é: aposte nos clássicos!
Mesmo não sendo obrigatório ir a todos, alguns pontos não são clássicos à toa. Ou oferecem uma linda vista, ou têm história, ou promovem conhecimento (ou tudo isso junto).
Ao ticar o que a cidade tem de mais óbvio, quando você voltar ao destino poderá, então, conhecer o lado B — sem a necessidade de investir tempo visitando aquilo que deveria ter sido visto na primeira vez!
Não sei quanto tempo você tem na cidade (isso também influencia nas nossas escolhas e prioridades). No Rio de Janeiro gosto de destacar para que vai pela primeira vez:
1. Real Gabinete Português de Leitura (Uma das bibliotecas mais lindas do mundo. Visitação gratuita.)
2. O bairro boêmio de Santa Teresa (Escadaria Selarón, Parque das Ruínas, Chácara do Céu, ateliês, casarões históricos, mirante e o tradicional passeio de bondinho. Reserve um dia só aqui.)
3. Pôr do sol no Arpoador
4. Vista do Cristo Redentor
5. Passeio no bondinho do Pão de Açúcar
8. Mural Etnias, um dos maiores grafites do mundo, realizado pelo artista Eduardo Kobra.
9. Café da manhã na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana (não é o melhor café do mundo, mas a vista é maravilhosa.) Tem ainda a Confeitaria Colombo do centro, uma parada clássica desde 1894.
10. Mercado da Rua Uruguaiana (Para quem gosta de camelódromo com muvuca vendendo tranqueiras. Vale como um tour antropológico. O Real Gabinete fica a 300 metros daqui.)
11. Feira de São Cristovão, o mais importante pólo da cultura nordestina no Rio de Janeiro.
12. Praias (Leblon, Ipanema e Copacabana, onde você garante uma foto linda e jacu ao lado da estátua de Carlos Drummond de Andrade.)
O Matraca Drops é uma série de perguntas e respostas curtas no Instagram do @matraqueando, com várias temporadas atualizadas diariamente. As questões, dúvidas e reflexões que aparecem com mais frequência por lá são trazidas para o blog. Veja todos os drops aqui.
Leia também:
Confeitaria Colombo do centro: parada clássica para quem vai pela primeira vez ao Rio de Janeiro
Paraty: guia essencial com passeios e dicas práticas para uma viagem econômica