#MatracaDrops | O que fazer na região da Galileia, em Israel?
Ver essa foto no Instagram
A Galileia é o epicentro geográfico do ministério de Jesus. Nessa região, ao norte de Israel, percorremos boa parte das principais passagens do Novo Testamento.
Foi na Galileia, em Cafarnaum (a cidade mais citada na Bíblia depois de Jerusalém), que Jesus começou seu ministério. É possível ver as ruínas da antiga sinagoga do lugar.
Em Caná da Galileia, Ele realizou o primeiro milagre, transformando água em vinho.
Em Tabgha, temos o local da multiplicação dos pães e peixes. Na mesma cidade encontramos o Monte das Bem-Aventuranças, onde Jesus proferiu o Sermão da Montanha.
No Mar da Galileia (é possível fazer um passeio de barco em Tiberíades, capital da Galileia), Jesus acalmou a tempestade e andou sobre as águas.
É na Galileia que fica o Monte Tabor, local da transfiguração de Jesus, o único milagre de Cristo em que Ele próprio foi objeto da sua divindade.
Sem contar Nazaré, localizada na baixa Galileia, onde o anjo apareceu a Maria e ela deu o seu SIM ao plano de salvação da humanidade. A cidade é considerada o berço do Cristianismo. A Basílica da Anunciação marca o local onde o Anjo Gabriel apareceu a Maria dizendo que ela seria a Mãe de Deus.
Para visitar todos os esses pontos, você pode montar base ou em Tiberíades ou em Nazaré (minha preferida). Todas as cidades ficam num raio máximo de 40 km uma da outra e o roteiro pode ser feito, tranquilamente, em 3 dias.
(Lembrando: Israel tem praticamente o tamanho de Sergipe, que é o menor estado brasileiro. Você pode percorrer o país de norte a sul em poucas horas.)
O Matraca Drops é uma série de perguntas e respostas curtas no Instagram do @matraqueando, com várias temporadas atualizadas diariamente. As questões, dúvidas e reflexões que aparecem com mais frequência por lá são trazidas para o blog. Veja todos os drops aqui.
Leia também:
Terra Santa: viagem e peregrinação por Egito, Israel e Palestina