Salmão com ervas finas
Pára tudo! Momento histórico do Matraqueando. Eu, mão-de-vaca-muquirana, comprei uma peça de salmão. Eu, preguiçosa na cozinha, me meti a fazer uma receita delicada que – de tão simples – exige a destreza de uma Ofélia. Eu, sem talento nenhum para diferenciar uma erva da outra, misturei perfeitamente alecrim, manjericão e tomilho. Já fiz quatro vezes. E todas deram certo.
Deram certo mais pela qualidade da receita do que por meus infindáveis dotes culinários, concordo. Primeiro, rendo minhas homenagens a quem me ensinou esse acepipe, minha cunhada Cassandra. Comi pela primeira vez lá na casa dela, em Maringá. Para quem acha que salmão é coisa de restaurante chique ou prato de chefs renomados está aí a prova de que… sim, é coisa de restaurante chique e chef renomado.
O detalhe é: eis que surge a Matraca na Cozinha para desvendar os segredos de um salmão suavemente temperado, suculento (não fica seco!) e saborororisísísííimo! E se você aproveitar as últimas ofertas de pescados dos supermercados fica mais barato que alcatra. Então, deixemos de conversa mole e vamos ao que interessa.
Ingredientes
800 g de filé de salmão (uma peça inteira)
4 colheres (sopa) de manteiga
Ervas finas (alecrim, manjericão, tomilho, estragão e outras, caso queira)
4 colheres (sopa) de alcaparras
1 vidro pequeno de cogumelos fatiados
sal e limão para temperar
Modo de preparo
Tempere o salmão com sal e limão. Deixe descansar por uma hora, pelo menos. Misture a manteiga com as ervas, formando uma pasta cremosa. Unte uma forma refratária, coloque o salmão e por cima do peixe espalhe bem a pasta. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos, sem papel alumínio por cima. Enquanto o salmão estiver assando, derreta uma colher de manteiga em uma frigideira e refogue os cogumelos com as alcaparras, até ficarem levemente fritinhos. Despeje sobre o salmão já assado. Pronto. Assim, simples. Acompanha arroizim branco e uma saladinha verde.
Dica da Matraca
Você pode acrescentar palmito, aspargo e alho poró ao refogadinho de alcaparras e cogumelos. (Só não entendo por que o mega cozinheiro espanhol Ferrán Adriá insiste em fazer espuminha de abacate, se existem coisas bem mais interessantes para comer. Humpf!)
Fotos: Raul Mattar
oi sílvia! sou apaixonada por salmão! e o seu está maravilhoso! parabéns pela obra de arte!!! bjs, querida!
Matraca do céu!! Dessa vez meu marido "gama" em mim pra sempre. Vou tentar fazer. Só de ver dá água na boca.
(recebi as fotinhos! Lindas)
Bjs
Nair
Estive no Chile em julhoo e lah eh o pais do salmao. Varios restaurantes oferecem o prato a preços bem acessiveis, mas nao encontrei nenhum com essa cara tao boa! Beijos.
Podem fazer… que dá certo mesmo! Beijos a todas!
Sílvia, fiz o salmão nesse domingo e meu marido, grande fã desse peixe rotulou: sensacional!
E olha que eu sou turista na cozinha. Realmente fácil de fazer! Bjos
A Claudia (acima) me indicou a receita e agora eu sempre faço. Nunca vi um prato tão simples de fazer ter tanto sabor e efeito visual, é o maior sucesso sempre!!! Obrigada por dividir com a gente
MIRA LO QUE COMEREMOS… APURATE PONGO YA EL VINO EN LA HELADERA, VALE! TERE
miro lo que comeremos
Acredito que, se vc deixar marinando essa peç de salmão na manteiga de ervas(ervas finas, vinho branco, alecrim, gengibre e sal) de um dia para o outro e assa-lo em uma mini churrasqueira, a parte da carne ficará levemente tostada e úmida por dentro, poendomservir com um “couli” geléia mole de maracujá e um pouco vinho branco. Como acompanhamento umas batatas coradas na manteiga com alecrim.
Obrigada pela dica! Mas a sua é outra receita, Lestinge. Mais demorada, inclusive. Sou mais prática. E fica bom do mesmo jeito! 😀
Essa receita está super aprovada. Fiz e ficou uma delícia. Obg
É a única que eu acerto até hoje com salmão! 🙂