Publicado 29/09/2007 - Atualizado 24/05/2017
Nhoque da fartura
Vinte e nove de setembro. E como todo dia 29, hoje tem nhoque da fartura. Conta a lenda que há muitos e muitos anos na Itália (justamente num dia 29) um andarilho bateu à porta de um casebre pedindo comida. A família que o atendeu era bem pobre e mal tinha o que comer. Mas mesmo assim recebeu o inusitado convidado – chamado Genaro – e dividiram o único alimento que tinham: nhoque. Foram sete pedacinhos para cada um.
.
Depois de saborear a deliciosa massa, o andarilho agradeceu e foi embora. Quando a matriarca foi recolher os pratos descobriu que embaixo de cada um havia notas de dinheiro. Um milagre da abundância e fartura proporcionado pela fé da família e pela gratidão daquele que hoje conhecemos como São Genaro. Após a passagem do santo por aquela vila, toda a população prosperou e a tradição de comer nhoque nos dias 29 virou um ritual: coloque dinheiro embaixo do prato e coma sete bolinhas, com um pedido para cada uma.
Para celebrar a data o Matraca na Cozinha de hoje preparou um Nhoque de Espinafre com Tomate Seco. Arrá! Quem pensa que fiquei enrolando aquela minhoquinha e depois cortando as pelotinhas, está redondamente enganado. Para facilitar a minha vida (e a sua também) eis o segredo: nos supermercados existem várias opções da massa pronta. Vejamos:Receita de nhoque da Matraca
Compre no mercado uma embalagem de 500 gramas de massa pronta de nhoque. Como é pré cozida é só colocar na água fervente e esperar três minutos. Custa em média R$ 3,50 e rende três generosos pratos.
Para o molho (Esse eu fiz. Difíííícil, nem conto.)200 gramas de tomate seco
1/2 cebola bem picadinha
3 colheres de sopa de azeite
Folhas de manjericão
Sal a gosto
Refogue a cebola no azeite. Acrescente as folhas de manjericão também em pedaços miúdos. Junte o tomate seco. Deixe no fogo médio por uns 3 minutos e coloque sal a gosto. Depois é só acrescentar o nhoque e mexer levemente. Está prontíssimo para servir.
Bom apetite e fé nos pedidos!
.
Fotos: Raul Mattar
Comer e fazer pedidos é comigo mesmo! Gostei da dica, já estou indo pra cozinha… rsrs
Beijos!
Agradecimento especial!
Silvia, quero te agradecer muito a dica da Rota dos tropeiros. Fomos na quinta e voltamos sábado. Como já conhecia o canyon, optamos por ficar só em Castro. Sem pestanejar fizemos exatamente o passeio que vc sugeriu e A-DO-RA-MOS. Meu marido me perguntava: putzzz que amiga é essa???? rsrsrs… Foi ótimo mesmo. Fomos a Castrolanda (um sonho!!!), aos Museus, Moinho, comemos feijão tropeiro. Enfim, foi o passeio que estavamos procurando e merecendo.
Valeu mesmo pela dica. Conhecemos a história, o lugar e a gente daquela região. Obrigada pelo carinho e interesse. Coloquei umas fotos no orkut, depois dá uma olhada.
Muito mais sucesso é o que desejamos de coração!
bjs
Nair e Joel
Minha esposa fez. Ficou delicioso!
Nossa, Maquiavélica, você agora está usando seu apelido do mal…! Credoemcruz!
Nair, vi as fotos no Orkut!!! Ah, não, você fez a maior vontade na gente!!! Quero ir de novo! Não canso dessa região… que graça, tudo super fotogênico. E feijão tropeiro…. huuuummmm! Fico feliz que você tenha descansado e trazido ótimas recordações do lugar!!! Bjs!
Então, Murica, no próximo dia 29, que vai fazer o agrado para a esposa será você!!! (Mandei bem, né, Sirlene!)
Eu não sei fazer nhoque!!!
Graças a DEUS que inventaram uma coisa que se chama MERCADO!!!
E que história é essa de orkut.
Ah, não sabia que tinha.
Um grande beijo
Obrigada pelo apoio, Sílvia. Se não for através dessa "pressão" pública… o meu nhoque não sai!
bom dia! adorei teu nhoque tanto que usei a foto como ilustração em meu blog e gostaria muito de receber sua visita e tb teu comentário, caso positivo, de liberação do uso da imagem. gostei muito do teu trabalho,parabéns! vou colocar como link no meu Mirepoix e visitar sempre que me der fome!!!! e querendo participe do desafio desse mês, sera uma honra…abraços…
Olá De Cordeiro!
Obrigada pela visita! Pode usar a foto, sim, desde que dê crédito ao fotógrafo! 😉
Não consigo acessar seu blog, ao clicar no link do seu nome dá "perfil indisponível". Você tem de tornar o perfil "disponível" lá nas configurações do seu blog! Abraços!
Olá Silvia! Crédito adicionado no http://www.misturaperfeita.blogspot.com
Obrigado!
Faço curso de renda de bilros em Arraial do Cabo – RJ, gostaria de aprender a preparar os ¨”piques” , que são os desenhos para a renda, bem como comprar os bilros usados em Raposa, será possível ajudar?
Obrigado
Damião Silva
Rio das Ostras – RJ
Damião! Entre em contato diretamente com o município de Raposas. Abs!