MARROCOS a 45 minutos
O Marrocos geralmente está naquela lista de países exóticos que a gente só vai depois de ter conhecido o básico da Europa ou dos Estados Unidos. Pois eu ainda não conheço Amsterdã nem Miami, mas já garanti o Marrocos. É que – entre um país europeu e um país árabe – uma pessoa normal provavelmente escolheria o velho mundo. Mas o meu sistema operacional interno nem sempre me deixa escolher o básico ou o óbvio. Sei lá, deve ser um problema na instalação do meu software turístico interno que insiste em dar pau no momento em que dou enter nas minhas decisões sobre para onde vou ou deixo de ir.
O Marrocos nem é tão exótico assim. Mas é bem menos visitado que Miami, com certeza. Já tinha lido muito sobre o país, visto fotos daquelas mesquitas deslumbrantes, sonhado com Casablanca e cantado bastante “você está para lá de Marrakéééésh”. Maktub. Estava no sul da Espanha. A menos de 200 quilômetros da fronteira marroquina. Não deu outra. Peguei um ônibus de Sevilha até Tarifa, um balneário da costa da luz espanhola. De lá um ferry rápido até Tanger, do outro lado do Estreito de Gibraltar. São 14 quilômetros que separam a Europa da África, a Espanha do Marrocos. 45 minutos de travessia e outro mundo a sua disposição com todos os cheiros e sabores que o universo árabe pode oferecer.
Está certo que Tanger não é Fez, Marrakesh ou Casablanca, mas é Marrocos. Para mim, mais do que suficiente. Até porque não sou muito exigente. Ué, tem gente que vai a Puerto Iguazu e diz que conheceu a Argentina! Pois então? Tanger é uma cidade portuária, aliás o maior porto pesqueiro do Marrocos. É na cidade que fica o Cabo Espartel, onde o Atlântico se encontra com o Mediterrâneo. Não é a mais famosa do país, mas uma das mais importantes. Histórica e comercialmente. Com sabem, adoro quando chego a um lugar e confirmo todas as minhas expectativas: tudo escrito com aquela linda caligrafia árabe-carnavalesca, homens de vestidão, mulheres com lenços na cabeça (tem um nome para isso, mas agora não me lembro), e um monte de vendedor ambulante gritando e perseguindo os turistas na Medina, o centrinho louco de Tanger formado por mais de 3500 ruazinhas e bequinhos. Tirei tantas fotos, mas tantas, que só não publico várias delas aqui porque o Matraqueando vai acabar sendo acusado – indevidamente – de fotolog.
Aqui é possível tomar a sopa típica marroquina, a Hariri, por 0,80 céntimos. Exato. Oitenta centavos de euros! É a nossa sopa de macarrão com carne que, no caso deles, leva muita páprica. Acompanha pão e azeitonas. Tomei chá de menta e fiz compras (!!!), o que para mim é sempre uma novidade. Trouxe uns copinhos verdes, bem típicos, para mais tarde me dar conta de que no fundo dos cristais estava escrito “Korea”. Mas não importa: para a minha placa-mãe cerebral o considerável é que comprei no Marrocos! Maktub.
Fotos: Matraca´s Image Bank
Marrocos combina com:
Eu vou para lá também!
Maktub…
Oi! A foto preto e branco também é sua?
Oi Murilo!
Sim, são minhas as fotos. Nada que o AdobePhotoshop não resolva. hehehehuhuhuhahahaha. Inclusive a do mosaico está desfocada. Mas adooooro aquela imagem. (De qualquer maneira, quando as fotos não são minhas eu cito a fonte ou o fotógrafo.)
Abs,
Silvia
Depois dessas dicas eu vou dar um "pulinho" la também.
Gostei muito, parabéns.
Oi Anônimo!
Obrigada. Quem é você??
Pode deixar o nome, eu não mordo, não. hehehe.
Abs,
Silvia
Adorei a reportagem, ano que vem eu vou la tb, e creio que vamos encontrar.
Um beijao.
Fernanda,Juiz de Fora,M.G.
Oi! Adorei! Estou indo para Portugal agora no início de março. Gostaria de algumas informações sobre a travessia (preço) e sobre algum hotel no Marrocos. Não tenho ideia como vivem por lá e se é dispendioso passar uns dias. Vc poderia me informar?
Desde já agradeço anamariaschneider@gmail.com
Olá Ana Maria!
Eu fui para Marrocos saindo da Espanha. Indo de Portugal, nunca fui, mas dou algumas dicas.
Veja, eu peguei o Ferry Rápido em Tarifa, sul da Espanha. Você estando em Portugal terá de pegar um ônibus até TARIFA. Muitos pegam o ferry em Algeciras, mas é de Tarifa que sai o ferry rápido – 35 a 40 minutos de travessia. Os outros podem demorar até duas horas e meia. Passagem ida e volta do ferry rápido sai uns 50 euros. Caríssima!
Olha só o que eu fiz: comprei um pacote de TRÊS dias. (Em Portugal devem exisitir pacotes semelhantes nas agências de lá). O pacote incluía a travessia rápida e duas noites em hotel 3 estrelas (muito bacana) e traslados porto-hotel-porto por R$ 65 euros tudo!!! Compensa muito mais comprar os pacotinhos que incluam a travessia. E A VIAGEM DE ÔNIBUS ATÉ TARIFA (eu estava em Sevilla) EU FIZ POR CONTA.
Lá é tudo baratíssimo. Comida, compras (fora dos lugares turísticos), passeios. Lembrando que só estive em Tânger. Indico para você o Blog especializado em Marrocos => http://marrocos.wordpress.com – do português João Leitão. Ou seja, ele ja viajou dezenas de vezes para lá, saindo de Portugal. E o blog dele é completinho!!!
Um abraço e apareça sempre para MATRAQUEAR!
estou p ir a marrocos e gostava de saber o preço de 5 pessoas mais carro de travessia "ida/volta".
Obrigado
João
Cara Silvia,
estou de viagem marcada, Madri, Tanger e Paris.
Muito do meu roteiro devo a você e também a dica da Carolina do Paris em Foco.
Planejei muito e cometi um erro. Só agora descobri que o ferry boat ALGECIRAS/TANGER demora mais que saindo de Tarifa. Tudo bem que eu tinha razões emotivas para sair de Algeciras, mas demora mesmo.
Vou de trem rápido da RENFE de Madri a Algeciras, outra dica preciosa sua.
Gostaria mesmo de parabenizar pelo site, pelo novo também, e agradecer sua inestimável ajuda a esse marinheiro de primeira viagem.
Obrigado. Ao voltar gostaria de enviar relatos e fotos, caso se interesse.
Abraços.
Sim, tenho muito interesse, sobretudo dessa rota que refaz os passos do seu ídolo. Conte tudo na volta. Um abraço e boa viagem!
Silvia,
estou com um problema grave a vista.
Descobri que existem 2 Tanger:
TANGER;
e TANGER MED.
Olhei os horários de ferry de Algeciras a Tanger e não me toquei que tinha MED depois. Agora fiquei em dúvida.
Estava com dificuldades para casar um horário na volta para Algeciras. O trem rápido sai de Algeciras as 15:00 (seriam 14 em Tanger) e teria de sair muito cedo de Tanger, perdendo o dia.
Cheguei a pensar em ir até Tarifa e de lá a Algeciras são 27 km, onde pego o trem para Madri. Mas será que conseguiria nem que seja um taxi mais rápido de Tarifa a Algeciras?
Além dos ferry Tanger a Algeciras existem outras opções de barcos mais rápidos nessa mesma rota, mesmo que saiam mais caros?
Esse foi o único furo de meu planejamento. Agora não sei como resolver antes, ou tento uma solução lá, na hora.
Se puder me ajudar nessa…
Obrigado.
Abraços.
Ish, Allyson! Também não sei qual a diferença entre TANGER e TANGER MED. É possível pegar um táxi de Tarifa a Algeciras, mas conte em pagar caro por isso. Afinal, táxi é sempre táxi! Realmente acho melhor você tentar ver isso lá. Sobre barcos rapidos, que eu saiba não existem. São só mesmo os ferries tradicionais, operados por várias empresas. Tente descobri algo aqui http://www.directferries.pt É uma empresa que reúne tudo sobre ferries. E você pode selecionar a rota! Abs!
Silvia,
descobri que TANGER MED é o nome do porto, distante quase 50 km de Tânger, a cidade. MED é abreviatura de Mediterranica. Hoje é o maior porto da África.
Os ferrys que saem de Algeciras deixaram de ir para Tânger e só chegam até TANGER MED.
Já os ferrys que fazem a rota TARIFA / TANGER são mais modernos e mais rápidos. A viagem hoje é feita em 35 minutos.
Imagino que os táxis sejam mesmo mais caros mas, quanto você imagina que pode custar um táxi entre Algeciras e Tarifa? São apenas 27 km entre as duas.
Consegui horários de ônibus, que saem praticamente de hora em hora.
Tentei contato com várias empresas de ferrys, etc. Acho que vou na cara e na coragem, e ao chegar de trem em Algeciras saio rápido para Tarifa. E de lá ferry para Tanger.
Sobre os relatos e fotos da viagem eu realmente começo a achar que meu roteiro tem interessado muita gente.
Escrevi para vários blogs, sites, etc. Até uma banda cover dos DOORS de BH/MG soube, me mandou um e-mail pedindo que eu fotografasse os locais usando a camiseta da banda, que me enviaram de presente, junto com folders e adesivos deles. No site deles vai haver uma matéria sobre Jim e eu serei o autor. Doarei tudo sem custos.
Como sou grande fã de Jim e não achei muito material sobre seus últimos 6 meses de vida passados em Paris, Tanger e Madri eu quero relatar bem minha aventura.
Sou leigo em matéria de internet e demais modernidades tecnológicas, nem meu facebook sei usar. (risos). Pensei em fazer um blog meu. Mas não sei se terei tempo.
Bom, pretendo escrever bem, fazer um relato das histórias e lugares de Jim por onde passei e fotografar tudo. Li todos os livros que existem sobre Jim e a banda. Passei para a Carolina do Paris em Foco uma relação extensa de onde Jim morou em Paris, dos bares e cafés prediletos.
Posso dizer sem falsa modéstia que vou refazer esses passos, inclusive vou a Chalerville, cidade natal do grande ídolo e influência de Jim, o poeta Arthur Rimbaud, e também onde ele está sepultado.
Se o material interessar a você autorizo que você use integralmente, como bem entender, desde que cite a fonte. Pode usar em seu site, ou como você achar melhor.
Se me permitir a audácia, eu seria como um “correspondente” do Matraqueando… (risos)
Seria uma modesta contribuição minha a memória de Jim, já que seu site é muito lido e também um agradecimento pela sua ajuda inestimável nesse meu projeto.
Caso se interesse me envie um e-mail informando como quer receber o material (textos + fotos), em que endereço de e-mail.
Agradeço mais uma vez.
Grande abraço,
Allysson
Ficaria muito feliz em receber seu material. Pode mandar para redacao@matraqueando.com.br Abraços e boa viagem!
Cara Silvia,
fiz minha viagem e tudo correu bem, graças a Deus.
Aqui vão alguns detalhes que podem ajudar futuros viajantes.
Eu planejava refazer os passos de Jim Morrison, em 1971 a travessia se dava entre Algeciras a Tânger. Hoje essa rota não existe mais.
O ferry que sai de Algeciras vai para TANGER-MED, que é um porto gigante a 40 km de Tânger, a travessia é lenta.
A melhor opção é mesmo TARIFA / TÂNGER que hoje é feita em 35 minutos.
Como eu estava em Madri, saindo pela estação Puerta de Atocha, fui de trem (muito confortável) da companhia RENFE até a Andaluzia espanhola, em Algeciras (5 horas de percurso).
Em Algeciras a estação de trem fica em frente à rodoviária, basta atravessar a pequena praça. De ônibus até Tarifa é rápido, são apenas 27 km por uma bela rodovia.
A travessia é rápida e muito bonita. A chegada a Tânger marca uma viagem no tempo mesmo, incrível.
O chato é conseguir se desvencilhar dos guias marroquinos. Lá descobri outro significado da palavra insistência.
Me hospedei no histórico EL MINZAH HOTEL, o mesmo que Winston Churchill se hospedou em 1942 e Jim Morrison em 1971.
O hotel é caro, paguei algo em torno de 120 euros por uma diária, mas valeu a pena pra mim. Cheguei em um dia e voltei no outro.
Recomendo um jantar típico no restaurante Mamounia na Medina de Tânger. A sopa de entrada, Harira, é uma delícia e o couscous genial. Depois tome um chá de menta quente e doce no tradicionalíssimo Cafe Central no Petit Socco (Socco Chico), dentro da Medina também.
Perto do El MInzah fica o Gran Cafe de Paris, onde foram filmadas cenas de diversos filmes, de 007 a Ultimato Bourne.
Não entre na Medina sem guia… a não ser que conheça…
Tânger é perigosa, porta de entrada da Europa, cidade internacional que dá de tudo…
Eu planejo voltar com minha esposa mas desta vez num pacote fechado. Passei alguns momentos de perigo por lá…
Voltar para a Espanha foi um alívio, de certa forma.
Abraços
OI Allysson Oliveira queria saber pq nao é recomendavel entrar na Medina sozinha , estou querendo ir para Portugal e dar um a passadinha em Marrocos , e isso me chamou a ataenção,vc acha perigoso ir 2 mulheres sozinhas para lá ?Fiquei interessada no seu comentario ,muito obrigada
Ana, quando eu fui ao Marrocos estávamos em quatro… MULHERES! Entramos em todos os pontos, tomando os devidos cuidados que teríamos em qualquer outro lugar muito turístico. Abs!
Custos:
Trem RENFE Madri/Algeciras/Madri: 110 euros
(excelente, trem rápido, pontualíssimo, confortável e seguro)
Ônibus Algeciras/Tarifa/Algeciras: 4 euros
Jantar delicioso no Mamounia menu completo: 28 euros
(sopa harira naentrada, pastella, couscous, brochette de cordeiro)
Sensacional, Allyson! Você precisa abrir um blog para contar tudo isso! Vai ajudar muita gente a realizar sonhos como o seu! Obrigada por compartilhar as informações! 🙂
Estarei em Sevilha no início de fevereiro e tenho muita vontade de fazer esse trajeto que vc fez até Tanger. Não tenho encontrado é como comprar o pacote que você mencionou . Você comprou em Sevilha? Se sim, qual o nome da agência ? Agradeço bastante sua resposta. Gosto muito de acompanhar seu blog, ajuda muito nas viagens.
Cara Silvia tenho vontade de fazer o passeio, mas eh razoável fazê-lo sozinha? Pergunto pq em algumas matérias comentam a dificuldade de andar pela Medina, perder-se… Obrigada
Tomando os devidos cuidados que se toma em qualquer cidade, não vejo problema algum! 😉
Estarei fazendo o sul da Espanha em breve e estava com vontade de pegar um passeio deste a partir de Sevilla, ou ir do Brasil direto para o Marrocos me integrando em um pacote e voltando para Sevilla. Vi num site um roteiro de 6 dias por Casablanca-Fez e Marrakesh através de busca na internet.
Gostaria de saber se você ou algum visitante do site tem alguma indicação de empresa ou pacote.
Ola Silvia. Que empresa de ônibus você pegou em Sevilha para Tarifa, pagou quanto ida e volta? estarei em Sevilha e estou pensando em fazer este passeio. É fácil pegar o ferry do ponto final do ônibus? E do ferry atéa Mesquita de Tanger dá para ir caminhando ou tem que ser de táxi? Obrigado pelas dicas. O seu blog e muito legal, estou sempre por aqui.
estamos indo eu e meu esposo a Malaga agora em Abril e queremos ir a Tanger, li que é uma cidade perigosa. olhei no internet sobre ir com agencia, mas so achei com duracao de 6 horas oq eu acho pouco.
Gostaria de saber se é perigoso se formos sem guia, e se dá para andar a pé. Vamos sair de Tarifa, quando chegamos no porto temos q pegar taxi para o centro da cidade ou qual a outra forma de se locomover. Quero ficar la dia 29/04 e tenho q ir embora dia 30/04 pois cedo pois meu proximo destino é Madri, no qual voltarei para Malaga e pegaremos o trem. este tempo é suficiente para mater minha vontade de conhecer Marrocos?
Oi, Aline! Quando eu fui eu contratei uma agência e fiquei duas noites em Tânger. Na verdade, no pacote que compramos estavam incluídos transporte desde Sevilha (ônibus até Tarifa e de lá o barco até Tânger), traslado para o hotel e a hospedagem. O resto lá fizemos por conta. Foi bem tranquilo andar pela cidade e visitar os principais pontos turísticos. Não achei inseguro, mas tomei todos os cuidados como em qualquer lugar. Olha, acho que para ter um mínimo de contato com a cultura, comida e atrativos teria que dormir uma noite lá e passar dois dias inteiros. Abs! 😉
Olá, Silvia, qual a agência que vc contratou? tem dicas de locomoção de Tânger para Fez ou Marrakesh? Obrigada
Vixe! Faz tanto tempo, Jamile! Acho que foi com a Halcón (nem sei se existe ainda). Eles tinham uma loja dentro de um grande supermercado de Sevilha.Sobre transporte a partir de Tânger não sei nada. Abs!
Comprei um voo Lisboa – Tânger pela TAP e depois vou voltar para Espanha, fazendo só uma vez o caminho do ferry boat.
Vi no Google Maps que Tânger Med fica 50 km de Tânger!
O ferry boat de Tânger – Algeciras está bem mais barato, e demora mais porque é mais longe!
Mas estou em dúvida sobre como percorrer esses 50 km … Até que poderia valer à pena… O ferry boat Tânger Med – Algeciras eh metade do preço do Tânger – Tarifa.
Na realidade está errado o que eu escrevi, porque não é mais longe, já que sai de Tânger Med, seria mais longe se saísse de Tânger mesmo.
Obrigada pelo post! Foi minha grande inspiração para ir conhecer (a fronteira) de Marrocos!!
Que bacana, Luciana! Eu fiz essa viagem há muitos anos, o blog tava no comecinho ainda, então o post é bem “fraquinho”. Mas se ajudou em algo, fico feliz! 😀
Adorei as dicas!!
Gostaria de saber sobre o câmbio ?
Estarei no sul da Espanha e gostaria de visitar Tanger, no Marrocos.
Que dinheiro usar lá ? Aceitam euros ?
Sugestão de agencia de turismo no sul da Espanha que faça passeio de um dia em Tanger.
Muito obrigada
Oi, Ana Maria! Sim, em Tânger aceitam euros normalmente. Já sobre a agência não sei dizer. Eu fiz com a Halcón Viajes, na época eles eram tipo uma CVC, tinha uma lojinha em tudo quanto é lugar! https://www.halconviajes.com/
Vou para Marrocos em Maio. Gostaria de saber se tem onibus para dá um pulinho e conhecer Málaga/Sul da Espanha. Haverá problema na frontera?
Sabe o que gosto do Matraqueando além de tudo? É que as coisas impensáveis encontro aqui. EStou assistindo a uma série que fala sobre Madri e e Marrocos (Tanger) fui pesquisar como ir e qual o primeiro site que o tio Google indica? Matraqueando. E isso há 11 anos. Amei e quero mais ainda ir. Silvia, amo de paixão todas a dicas.
Olá, Cristiane! Nossa, esse post é das antigas mesmo! Eu fiz essa viagem praticamente no mês em que abri o blog. Então essa minha experiência ficou apenas uma pequena crônica do lugar. Estou me planejando para voltar ao Marrocos e fazer um trabalho decente desta vez. Hahaha! 😉
Oi boa tarde! Gostaria de saber como ir de Sevilha a tarifa! Li todos dizendo que pegaram um ônibus , porém eu não estou achando ônibus em nenhuma data que eu coloco. Qual companhia vocês utilizaram?
Você tentou na companhia Comes?
Ola Silvia,
Gosto muito do teu blog e obrigado pelas dicas.Sou guia de viagem em Marrocos especializado ( idiomas portugues,francês e espanhol) por isso quero partilhar minha pagina web: https://viajar-marrocos.com/
Será um prazer ajudar a gente que querem visitar meu pais.
Chegando em tanger de ferry boat preciso pegar algum ônibus para chegar á médina ou do porto da pra ir caminhando e parando nos principais ponto? Ou não dá pra ir a pé?
Olá, Silvia! Não me lembro se é possível ir a pé. Eu peguei um táxi do porto até o centro. Foi rápido e muito barato!