Manaus: Teatro Amazonas
Com minha mega-top-de-linha máquina comprada na zona franca de Manaus (uma canonzinha de meia-tigela) saí fotografando tudo pela cidade. Mas eu não tinha tripé e as fotos internas do teatro só prestaram para eu poder olhar sempre meu álbum e querer voltar. (De preferência com o Raul e a máquina dele.) Antes de falar do teatro que mais me impressionou nos últimos anos é bom saber: Manaus completou em outubro 339 anos. São mais de três séculos de contrastes. No princípio foram os embates entre índios e colonizadores europeus. Hoje, a floresta amazônica resiste ao lado de um grande polo industrial. A cidade é uma das maiores exportadoras de produtos eletrônicos do mundo.
Nesse meio tempo calhou de surgir o momento fru-fru de Manaus. O Ciclo da Borracha foi um período em que a capital entrou para o rol das cidades mais prósperas da Terra. O látex retirado das seringueiras era uma mercadoria muito visada na Europa e Estados Unidos. Para consagrar essa época foram construídos vários prédios e casarões em estilo belle époque. O Teatro Amazonas, do século 19, foi o maior deles com capacidade para 700 pessoas e três andares de camarotes. O salão nobre tem características barrocas. Destaque para a pintura de teto chamada A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia, de 1889, feita pelo artista italiano Domenico de Angelis.
É a construção histórica mais importante da cidade. Tem telas pintadas em Paris, lustres trazidos de Veneza e a pintura do pano de boca do palco – idéia do cenógrafo Crispim do Amaral – faz referência ao Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões. Tinha tudo para ser cafona, démodé, fora de propósito. Se fosse uma pessoa, o Teatro Amazonas poderia até ser chamado de convencido e vaidoso. Mas é modesto e acanhado: sobreviveu ao fim dos tempos áureos e se manteve entre os mais bonitos e bacanas do Brasil.
SERVIÇO
Teatro Amazonas
Local: Praça São Sebastião, s/nº | Centro | Manaus
Tel.: (92) 3232.1768
Funcionamento: segunda à sábado, 9h às 17h.
Entrada: R$ 10 (a visita é guiada).
Fotos: Sílvia Oliveira | Matraca´s Image Bank
Oi Silvia ! Que bom ver seu blog fervendo outra vez. Não sei se lembra de mim… fui sua aluna até abril deste ano, antes do nascimento da sua filha…e pretendo voltar a ser em breve. Gostei muito do visual novo do blog. A propósito, você tem razão a respeito do Teatro Amazonas. Estive em Manaus ha uns 8 anos e ainda guardo comigo o sentimento de gradiosidade que tive ao entrar nesse teatro. É belíssimo.
Super beijo! Rilza.
ô, Rilza! Claro que me lembro de você! Eu também estive lá há 8 anos, foi em junho de 2000. Quero muito voltar para ficar, pelo menos, uma semana. Mas nada de hotel-selva por enquanto. hohoho!
oi sílvia! que fotos lindas! o brasil tem tesouros tão inexplorados… que bom que vc nos mostra este teatro maravilhoso! bjs!!!
Claudia! Lindo é o teatro… já as fotos… foi uma sessão-salvação no photoshop… ou estavam escuras, ou tremidas ou desfocadas! hahahaha!
Bjs!
Silvinha, escrevo para te contar que já tenho o domínio do Turomaquia, e que o endereço ficou assim:
http://www.turomaquia.com
Muitos beijos
Uhu! Chiquitíssima, você! Fica facílimo de memorizar, Pati. Parabéns!
Olá,
Lindas fotos!
Pude presenciar isso também!
visite meu site:
http://www.verdejava.com.br
Oi, Silvia
Poxa, nenhuma palavrinha sobre o hostel..
Magoou
Fechamos por 10 dias para reforma e reabrimos hj. O ambiente tá renovado, tudo novinho para nossos hóspedes.
Paula
Paula, não tenho data marcada para falar do hostel onde fiquei. Antes de escrever sobre Manaus tenho que concluir matérias sobre Recife, Inhotim, Maceió, Natal… Além do que, o site é só mais um dos meus dezenas de afazeres! Abs! 🙂
Ah, não sei se você percebeu, mas este post sobre o Teatro Amazonas é de 2008 – referente a uma viagem que fiz para lá em 2000… não tem nada atualizado ainda no Matraqueando sobre Manaus 2010.
Bom dia minha linda, adoooro os seus comentários, é como se estivesse participando da viagem.
Dia 17/08 vou conhecer Manaus (eu, meu marido e meus pais), ficaremos até o dia 22/08, gostaria de algumas dicas sobre hospedagem bacana e barata, restaurantes, e se é mesmo verdade que vale a pena comprar relógios e importados lá, etc.
Antecipadamente agradeço. Sucesso…..
Olá Antônia! É difícil encontrar hospedagem barata em Manaus. Quando fui, fiquei no Hostal de lá! Abs! http://www.manaushostel.com.br/albergue.php
Muito obrigada, se eu encontrar algo interessante, posto aqui depois….
Dia 10/08 vou para Natal, já anotei todas as dicas da sua estada por lá.
Um abração
Ah, sobre compras… eu não comprei nada significativo por lá! Mas dizem que a Zona Franca de lá não vale mais á pena!