MAC | Museu de Arte Contemporânea do Paraná: visita prática no centro de Curitiba
Coitadinho do MAC. Depois do MON — também chamado de Museu do Olho, o atrativo turístico mais visitado da capital — todo e qualquer museu de Curitiba ficou pra escanteio. Mas não deveria ser assim.
Não que o Museu de Arte Contemporânea do Paraná seja, assim, um suprassumo (depois de conhecer o Inhotim fica difícil qualquer comparação com as poéticas deste gênero artístico), mas é um passeio interessante e bem fácil de fazer.
O museu ocupa um belíssimo prédio tombado pelo patrimônio histórico. Fica bem no centro da cidade, a poucos passos da Rua das Flores, o calçadão de Curitiba. O local abriga e documenta um pequeno grande acervo.
São obras de Burle Marx, Darel Valença, Ubi Bava, Miguel Bakun, Abelardo Zaluar, Hugo Zanzi, entre outros, mais um monte de gente bacanuda da área.
Mas até o dia 28 de abril (corre que ainda dá tempo), o acervo oficial do MAC abre espaço para o 64º Salão Paranaense. A mostra reúne 25 artistas brasileiros retratando violência, as relações do homem com a natureza, com a sociedade e com o próprio corpo. Os temas são representados através de instalações, vídeos, pinturas, desenhos e gravuras.
Para minha surpresa (e alegria) uma grande artista londrinense (minha terrinha!), a fotógrafa Fernanda Magalhães ganhou um enorme espaço no Salão. Fernanda, uma mulher gorda sem neuras, expõe um excelente trabalho de autorretrato contanto as relações e o impacto que a ditadura da magreza provoca. É lindo! (Veja aqui a lista dos 27 artistas selecionados para o 64º Salão Paranaense)
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná foi criado em 1970. O acervo é divulgado com mostras temáticas periódicas. O MAC também realiza eventos, exposições temporárias, coletivas e individuais.
Agora você já sabe. Está passando pelo centro de Curitiba (ali perto do Palácio Avenida) e gosta de arte contemporânea? Então, o MAC é para você. Com uma visita de 40 minutinhos você conhece um pouco mais da história do estado e da arte nacional.
SERVIÇO
Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC
Local: Rua Desembargador Westphalen, 16 | Centro | Curitiba – PR (Fica ao lado da Praça Zacarias, a uma quadra da Rua das Flores e bem próximo da Praça Rui Barbosa, que concentra um terminal de ônibus que interliga toda a cidade).
Tel. : (41) 332-5328 e 3222-5172
Visitação: terça a sexta-feira, 10h às 19h. Domingos e feriados, 10h às 16h. Fecha às segundas.
Entrada: grátis
Posts relacionados
Museu Oscar Niemeyer completa 10 anos como a atração mais visitada de Curitiba
Linha Turismo Curitiba: como aproveitar o city tour oficial da cidade
Leia também
Guia de Hospedagem em Curitiba: opções para as classes alta, média e muquirana
Curitiba ganha primeiro mercado de orgânicos do Brasil
Rua Teffé: primeira rua temática de calçados do Paraná
Fotos: Sílvia Oliveira
Adorei Silvia, Beijos
Olá Silvia, passarei minhas férias de junho em Curitiba. Local este escolhido após seus posts de fevereiro, maravilhosos, sobre a cidade. Tudo que você publica me interessa.. rsrsr Bjos
Genial, Cristiane! Apareça sempre! 🙂
Hummmmm, mais uma ótima dica! A fachada do prédio já me conquistou!!!!! Sílvia, amei o comentário sobre o estilo de viajar que vc deixou lá no blog! Como somos parecidas, mais do que eu imaginava!!!!!! Quero muito voltar à Curitiba no meio do ano pra curtir o friozinho, passear muito, comer bem e visitar alguns lugares novos! Um super beijo!
Opa, vamos te esperar Katia! 🙂
Acho que muito agradável de ler este post sobre este museu localizado em Curitiba. Eu gostei do museu. É, certamente, um bom lugar para se visitar.