Pixel Code
 -  Atualizado 07/01/2010

Leitura da sexta: revista Discursos Fotográficos

Publicado por: Silvia Oliveira Leitura da sexta

É uma publicação acadêmica, feita por gente muito competente, cheia de artigos relevantes. O que isso tem a ver com o universo do turismo? Tudo. A revista Discursos Fotográficos trata – entre outros tópicos – sobre o bem mais precioso de uma viagem: a fotografia. Trabalha com duas linhas de pesquisa: imagem e mídia, e linguagens e poéticas fotográficas. São trabalhos inéditos voltados à comunicação visual.

A revista – que tem formato de livro – é resultado do Curso de Especialização em Fotografia e do Mestrado em Comunicação da UEL – Universidade Estadual de Londrina. Acabei de receber o último exemplar do editor, o Prof. Dr. Paulo César Boni. Está sansacional. Além dos artigos, traz também uma deliciosa entrevista com o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos mais importantes nomes da fotografia documental no mundo.Para ler todos os trabalhos, resenhas e entrevistas desta edição, entre aqui. Você encontra o resumo ou o artigo completo em PDF.

Eu, com muito orgulho, já escrevi um artigo para a Discursos Fotográficos em 2007. O tema? Veja você: Fotografia e mídia digital: o universo blogueiro na construção criativa de destinos turísticos. Na época analisei quatro blogs, por diferentes critérios. Entre eles, Fatos & Fotos de Viagens – do Arnaldo, Turomaquia – da Patrícia, Caverna da Morcega – da Mônica (que migrou para o Por Onde Andei) e o Giramundo – do Jorge. Para ler meu artigo, clique aqui.

Foto: Matraca’s Image Bank



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


6 Comentários

  1. Patricia de Camargo

    Aliás excelente avaliação realizada no seu artigo, e me ajudou muito a melhorar meus pontos fracos e reforçar minhas fortalezas!

    responder
  2. Taciano Segovia

    Gostei muito do seu artigo – Fotografia e mídia digital: o universo blogueiro na construção criativa de destinos turísticos – e concordo ao que escreveu na página 18: “os blogs propõem duas realidades imbatíveis: a liberdade de expressão absoluta e a interatividade.”
    Cito uma tecnologia que permitiu esta interatividade: WEB 2.0, está afetando inclusive outras áreas do conhecimento humano, por exemplo, a pedagogia: onde o Professor não é mais o retentor da informação, pelo contrário, pode ser confrontado com uma massa de informação disponível de forma rápida (atual) e barata, tornando-se colaborador e mediador deste fluxo na rede “virtual”, Wikipédia, blog e outras fontes. Aos que antes detinham a informação para si, tornaram-se co-autores com outros profissionais ou até mesmo alunos, amadores, etc – serve para todas as áreas!
    Quanto a fotografia no turismo – aqui me refiro as publicações por blog -, percebo claramente a realidade, ou verdade, sendo mostrada por aqueles que não têm interesse apenas comercial, porém, dão vazão aos sentimentos por textos ou fotografias simplesmente pelo prazer de compartilhas as alegrias e tristezas de um evento que merece no mínimo ser guardado.
    Em benefício aos turistas de plantão, na prática, podem-se comparar as fotos, textos, comentários… de um determinado blog em relação a um panfleto muito bem diagramado de uma grande agencia de turismo, exemplo: nesta mídia aparecem fotos aéreas (alto custo) de uma praia qualquer, claro que aquela praia se tornará linda daquele ponto de vista, porém se tornará mais interessante ainda se o turista souber com antecedência a cobrança de 2 reais pela sua estadia na orla(não há onde sentar se não pagar!) e que a vista ao nível do mar e bem diferente…
    Quem sai ganhando neste mundo dos blogs e facilidade da fotografia digital? Todos!
    Discursos Fotográficos. Estou ansioso para ler!

    responder
  3. mogribel

    Silvia,
    Não sabia deste seu artigo e fiquei muito surpresa em encontrar o Caverna nele.
    A verdade é que ele era um blog como outro qualquer, pessoal, que acabou migrando para falar dos lugares por onde eu andava, na maioria das vezes, a trabalho.
    Quando vi que o pessoal gostava mais de saber por onde eu passava do que das minhas histórias de vida, interrompi o Caverna e me mudei para o Por Onde Andei.
    Isso aconteceu quando eu comecei a frequentar os fóruns de viajantes.
    Hoje acho que continuo escrevendo igual, mas de maneira mais organizada.
    Bacana, vou guardar!

    responder
  4. SÍLVIA OLIVEIRA

    Pati… na época eu sabia muito pouco sobre o universo blogueiro… foi mais uma análise empírica, mas que também me ajudou bastante a compreender um pouco mais deste tipo de discurso e linguagem! Bjs!

    responder
  5. SÍLVIA OLIVEIRA

    Nossa, Taciano! Você como sempre super dedicado na suas informações! Sensacional! Abs!

    responder
  6. SÍLVIA OLIVEIRA

    Mônica, já coloquei o seu novo blog lá no post(na verdade tinha esquecido de mencionar a migração para o Por onde andei). Na época do artigo era Caverna da Morcega ainda. Foi muito legal analisar o conteúdo produzido por você! Abs!

    responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2024 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar