Inca Kola: provei o mitológico refrigerante peruano
Inca Kola: ícone cultural do Peru. (Foto: Raul Mattar)
E como podem ver, sobrevivi.
O refrigerante Inca Kola é a bebida gaseificada mais vendida do Peru. Um emblema cultural. Quase patrimônio da humanidade.
A cor amarelo-detergente não é lá muito convidativa. O sabor lembra uma tubaína de tutti-frutti. E o rótulo da embalagem deve ter sido descoberto em alguma escavação de Machu Picchu.
Rótulo: a dona da Inca Kola está ali, bem escondidinha. (Foto: Raul Mattar)
Apesar dos contrários, durante décadas a Inca Kola desbancou até a Coca Cola no país. Na verdade, ainda continua disparada nas vendas. Mas a indústria norte-americana acabou comprando o conglomerado peruano para abocanhar mais essa fatia de mercado.
Não, não estive no Peru. Ainda. Consegui a garrafinha de 500 ml – por R$ 5,00 – na 7ª Festa Latinoamericana realizada em Curitiba durante o feriado. (Um oferecimento dos meus amigos Alessandro e Conchita que compraram uma para nós! Obrigada, queridos!)
Se não conseguir encarar a garrafinha inteira, vale pela experiência – digamos – antropológica. 🙂
Oi Silvia
Olha não parece bom! Mas experimentar eu queria.
Passa lá no blog, pra ver que a D. Milena Fernandes, sua aluna é moça prendada!
Beijo
P.S. Ela é a D. corujinha em questão!
hehehehe, bem na hora que fizestes o comment lá no blog eu postei uma nova dica. na mesma linha, diga-se de passagem!
há vida monetária pós outra cidade européia tbm 🙂
bjão.
Que legal, adoro experimentar coisas novas (mesmo que seja só um golinho pra depois fazer cara feia, hehehe).
Beijos, Angie
Oi Silvia,
Sabe que boa a Inca Kola nao è… Mas mesmo assim ela foi eleita a minha bebida oficial no Peru!
Sou da teoria que para acompanhar pratos tipicos sò mesmo bebidas tipicas, entao apelei para a Inca Kola para acompanhar minhas refeicoes a base de alpaca e cuy! 🙂
Bjs
PS – Nao sei se daria conta de beber Inca Kola fora do Peru! Vc foi corajosa! 🙂
putz….este refrigerante é horrível!eca!
hahahahahahahahaha!
Eu tomei o Inca Cola qnd fui para um restaurante peruano na Argentina, Silvia! Aquela coisa amarela é assustadora!
Beijão
Jana.
P.S: Mas n é um ruim. 😛
Na argentina em qual cidade?
oi sílvia! hummm, a cor não é mt convidativa… será que eu teria coragem? bjs, querida!
Olha só, eu ja tinha ouvido falar e pensei que fosse escura como a coca-cola! Eu hein, da medinho de encarar! rrrssss
Gente, o trem não é de todo ruim, mas a cor amarela envia uma mensagem ao nosso cérebro: isso é Limpol, isso é Limpol… daí num desce, né!
Silvia,
precisava entrar em contato contigo também. Se você entrar no meu blog: http://www.viagempelomundo.com, me mande uma mensagem em "contatos com o seu email?"
Acho que eu encontrei um plagiador do seu site…
Oi Deise! Que bom que você escreveu! Hoje tentei deixar um recado lá no seu blog, mas deu erro! Agora, não consigo enviar e-mail pelo contato, dá "código errado". Menina, me conta essa história de "plagiador"… onde, quando, quem? 🙂
Meu e-mail: matraqueando@gmail.com
Hahahaha, aqui onde moro tem um lugar que vende soh produto peruano. Dizem que essa bebida vende de caixas aqui para os nativos do Peru!
oi tudo bom sou peruano moro no ceara vc me add no msn pra falar mais eu preciso comprar inka kola a gente pode negociar obrigado
Não tenho MSN e não vendo Inka Kola. 😀
sou fresca assumida, daqueles não tomei e não gostei!
Concordo com a Luisa, devemos provar..LÁ! troféu coragem para a Silvia.
Já ouvi tanto falar dessa Inca Kola! E todo mundo só falou bem…mas a cor é realmente um fator mto importante…Nao sei se é só Limpol que lembra viu! rsrsrs
bjus!
Silvia, eu experimentei a Inca Kola no Peru, mas acredita que não consigo me lembrar do gosto??? Mas me lembro de tê-la achado "bebível". hehe Com certeza quem vai ao Peru TEM que pelo menos experimentar.
Beijos!
Silvia, há tempos não entrava aqui e fiquei feliz de saber que finalmente
"has probado" a famosa Inca Kola! Lembro de ter comentado sobre ela em nossas aulas do Máster, sou fã dessa bebida – esquisita tanto em português quanto em espanhol, hehe!
Saudades de vocês. Abração!
Ei Sílvia,
morri de rir do seu comentário sobre o rótulo da embalagem ter sido descoberto em uma escavação de Machu Picchu. Não é que pode ser mesmo??!!! rsss …Adorooooo seu site, seus textos, as informações, o jeito que você escreve, o seu bom humor!!!!! Parabéns e obrigada por tantas dicas legais!!!
Valeu, Marli! Apareça sempre! 🙂
Olá,
Cheguei recentemente do Peru e além do chá de folhas de coca, a Inka Cola é o que mais se oferece por lá. É bastante doce para o meu paladar, mas acho a cor linda! Nas vendinhas em Cusco tem também aquela versão família, de 2 litros!
Abraços,
Audy
Oi Silvia, eu e minha esposa adoramos suas dicas de viagens, adoraria tomar um Inka Cola agora mesmo!!! Mas tenho que esperar até março para ir até o Peru.
ola eu quro tomar inca cola como faço pra conprar moro aqui no brisil… jundiai sao paulo…
Eu amo inca cola
Muito deliciosa
Estou com uma garrafa de 2,5 AK kkk
A coca cola só compro uma porcentagem dos direitos da Inka Cola , é a bebida mas consumida em meu Pais já que é Peruana, e sempre tem promoção 2 inkas + a coca cola de Graça. Saludos.
A impressão que tive foi de estar tomando um refrigerante de chiclete sabor tutti frutti.
Exatamente, Arivan! 😉
alguem poderia me dizer onde consigo comprar este refrigerante?? se não vai nascer com cara de cola!! agradeço se alguem tiver informações!!
Juracy
Feira Boliviana na praça Kantuta em São Paulo capital!
Vocês não sabem o que estão perdendo… Inka Cola é uma delícia!!!
Fui no Perú duas vezes e sempre tomei Inka Cola, essa semana em são paulo tive que desembolsar R$12 pra uma garrafinha de 600ml, mas paguei com gosto! Delíciaaaaa
Sempre que venho para o Peru não dispenso a oportunidade de toma Inca Kola. Estou tomando neste momento kkkkkkk. Maravilhoso.
Melhor refri EVER!!!! Obrigatório em 99% dos lares peruanos. Fica perfeito com um “chifa” (comida chinesa-peruana)…que saudades!!!!
#fãdeincakola é uma delicia, é viciante rsrsrs
Trouxe 5 garrafas de 2,5L e quase tive que pagar excesso de bagagem por causa delas ??
Cada garrafa custa 6 soles.
*** !!!!!
Olá Silvia, interesante seu comentario referente a bebida gasificada do meu país e me fez refletir do ambito cultural do assunto, neste caso a bebida gasificada Inka Cola, que é a bb.ebida refrigerante mais vendida no Perú, bebida criada por um ingles no ano de 1935 muito antes de aparecerem os quimicos de limpeza q hoje conhecemos, porem nao é necessario falarmos de historia e sim q as bebidas e comidas sao um tema cultural de cada regiao e pais. Deixe citar dois exemplos brasileiros, a feijoada q é prato bandeira do Brasil, não é brasileiro e sim um prato africano, servido em paises como Angola, Moçambique e outros, só q nestos paises a feijoada, não é preparada com feijão preto, e sim com feijão castanho. Com certeza q todo turista come feijoada no Brasil, mas não fora do pais e nao por falta do feijão preto e sim q por costume cultural existe uma real rejeição ao feijão preto a diferença do brasileiro que o adora. E por falar em bebidas, o guaraná, qualquer um não brasileiro q não conhece a bebiba lembra logo pela cor a urina, e lembra q esta bebida só é assimilavel porque se bebe “estupidamente gelada” se não é assim, é desprezivel, ou minto? Então veja bem, é uma questão cultural, aquela bebida tem muitos anos no mercado e se possivelmente não é comercializado no Brasil é porque culturalmente é associado a produtos de limpieza assim como o guaraná fora do Brasil é associado a outra coisa e só é comprado por brasileiros. Sem ir muito longe, churrasco gaúcho e churrasco argentino, qual é melhor? De fato vai depender do costume de quem experimenta as comidas, quem acostuma a comer as carnes com pouco sal e mal cozido vai preferir o Argentino e quem prefer bem cozido e um
Pouco mais de sal vai preferir o Brasileiro. Em fim, resulta bom para os paladares acostumados a aquilo e não resultam bom para alguns outros.
Obrigada pelas considerações, Juan! 😉
Adoro Inca Kola. Infelizmente nunca fui ao Perú, mas sempre que alguém vai, peço para me trazer.
Tem um gosto único. Chiclete? Talvez dê uma ideia, mas não é a mesma coisa.
Em termos de mercado fazendo uma comparação é como se o Guaraná Jesus (que vende mais que a Coca-Cola no Maranhão) fosse um fenômeno nacional.
Aliás são dois produtos “exóticos” na linha de refrigerantes.
A Coca Cola possui 49% da Inca Cola. O fabricante original ainda possui 51% da empresa. Eles foram forçados a aceitar a proposta da Coca Cola porque se endividaram muito para expandir o mercado da Inca Cola.
Mano ..
O Cara mijou nessa garrafa foi?
Provei inka cola há poucos dias em Lima e gostei muito, a cor é só um detalhe, que na minha opinião não faz diferença. Pra mim tem um gostinho de abacaxi com erva cidreira, gostei e elegi como minha bebida enquanto estive no Peru. É questão de se abrir para novas experiências, novos sabores, não precisa amar, mas conhecer é válido como qualquer outra bebida ou alimento típico de qualquer país que se visite.
Eu acho deliciosa! Aquele cheirinho e o sabor de tutti frutti, me aquecem o coração e fazem me lembrar daquela terra maravilhosa que é o Perú. Prueba la.
Já fui duas vezes ao Peru. Se possível, voltaria mais vezes. Eu adoro o inca kola, inclusive, já escrevi para a Coca-Cola trazer para o Brasil. Tomei o refrigerante todos os vinte dias que passei por aquele país. Quanto à cor, só pode ser preconceito… Se comêssemos ou bebêssemos pela cor … é bom nem comentar… No Brasil, essa bebida sai mais caro que vinho! QUE VENHA O INCA KOLA!!!
Olá, estou apaixinada por essa bebida tão deliciosa e que lembra um gostinho de infância.
#ricainkakola