Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto
Nesta igreja está o encontro perfeito entre Aleijadinho e Mestre Ataíde. O primeiro projetou o desenho do medalhão da fachada e do lavabo da sacristia em pedra-sabão. Já o segundo pintou o forro da igreja, que virou uma espécie de capela sistina brasileira. Mestre Ataíde demorou 10 anos para concluir o trabalho. As torres, arredondadas, lembram a forma de uma guarita – um detalhe curioso para a época.
Por que é legal? É a atração cinco estrelas da cidade. Tanto a fachada, considerada uma das principais obras-primas de Aleijadinho – quanto o teto, quadros e painéis laterais pintados por Mestre Ataíde revelam o ápice do barroco nacional.
Detalhes imperdíveis: você vai ficar com dor no pescoço, mas observe o forro da igreja. Os pilares estão pintados em perspectiva causando uma ilusão óptica, com uma profundidade incrível. Eu diria que Mestre Ataíde inventou a tecnologia 3D. Sem contar que os rostos de anjos e santos representados têm feições mestiças.
Veja uma imagem interna da igreja aqui.
SERVIÇO
Igreja São Francisco de Assis
Largo de Coimbra | Centro Histórico
Horário: terça a domingo, 8h30 às 11h50 e 13h30 às 17h.
Entrada: R$ 6,00 | Estudantes pagam meia. O mesmo ingresso vale para o Museu do Aleijadinho que fica na Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Foto: Raul Mattar
E atrás da Igreja de São Francisco de Assis tem um portão lindo, com uma vista maravilhosa para o Itacolomi, que não cobra nada pra posar pra uma foto ao lado do turista maravilhado…
Nossa, essa eu comi bola! Fica anotado para a próxima vez. Adorei a dica! 🙂
Fiquei maravilhada com essa igreja. Tanto pela construção, quanto pela localização dela. A paisagem em volta foi um descanso para os olhos.
E assim como a Carmem, eu também achei uma graça esse portãozinho nos fundos da igreja! E é claro, parei com o maridão para fazer uma foto rsrs