Pixel Code
 -  Atualizado 09/01/2013

Florença: a cidade que provoca demência

Publicado por: Silvia Oliveira Florença, Itália

Recentemente a cidade de Florença, na Itália, recusou colocar nas ruas duas estátuas de pedra enormes – com quatro metros de altura cada – doadas pela cidade chinesa Ningbo. O babado começou quando Firenze (para os íntimos) resolveu presentear Ningbo com uma réplica de bronze da obra Davi, de Michelangelo. O objetivo era reforçar laços comerciais.

Na opinião dos moradores da cidade italiana, as obras chinesas – que representam guerreiros da dinastia Tang – não combinam com a capital do Renascimento. “O senso de beleza dos florentinos é tão desenvolvido que não é surpresa eles terem dificuldade em aceitar essas esculturas”, escreveu a jornalista Annalisa Piras, da revista italiana L’Espresso.
Quem não conhece Florença deve achar uma baita arrogância desse povo que sem meia volta recusou um presente tão bem intencionado. Mas se você já esteve por lá (eu mesma fui duas vezes!) há de concordar que (com todo respeito à milenar arte chinesa) guerreiro Ling Ping não combina com Donatello ou Botticelli. É tanta arte boa que o hospital de psiquiatria da cidade observou que muitos turistas ficam, literalmente, loucos com o excesso de beleza ao visitar a capital da Toscana. Alguns sofrem ataques temporários de pânico e até de demência. Um surto que, às vezes, dura vários dias.
.

É a Síndrome de Stendhal. Provoca taquicardia, vertigens e falta de ar, sempre quando a pessoa se expõe em demasia a obras de artes. O nome da doença veio do escritor francês Stendhal, vítima dessa enfermidade em 1817, quando visitava a Igreja Santa Croce de Florença, onde estão os restos mortais de Maquiavel, Galileu e Michelangelo. “A vida se esvaía de mim. Eu caminhava com medo de cair”, escreveu no livro Nápoles e Florença: uma viagem de Milão a Reggio.

 

Eu, como sou uma surtada por natureza, não senti muita diferença. Mas ninguém sai incólume de tanta harmonia, majestade e perfeição. Para começar, Florença foi construída à beira do Rio Arno, de onde você tira uma das fotos mais lindas do seu álbum.

.
O Duomo (1ª foto, na abertura do post), com entrada gratuita, é o famoso cartão postal externo da cidade, construído nos séculos 11 e 12. Trabalho de Brunelleschi. Já é na Accademia que você verá o original Davi, a obra prima de Michelangelo. Custa € 6,50 para entrar e umas duas ou três horas na fila. Mas você poderá ver réplicas espalhadas pelo centro.
.

Depois tem a galeria Uffizzi, minha preferida: é o principal acervo renascentista do mundo. Aqui estão O Nascimento de Vênus, de Boticcelli, e a Anunciação, de Leonardo da Vinci. No mais é se perder pelos becos, ruelas e piazzas, deixando para o fim do dia aquele sorvetão de casquinha crocante (o bem sucedido gellato). Se você tiver que ter um ataque de doidice e siricotico durante uma viagem à Europa pode escolher Florença para seus mais profundos devaneios. Vão achar que você é apenas sensível.

Posts relacionados

Roma: o sonho de ginásio

Milão sem pressa

Veneza: cotidiano anfíbio

Europa Barata: Roma pela primeira vez

Itália a 50 euros por dia



Newsletter

Digite seu e-mail e receba gratuitamente nossas novidades


17 Comentários

  1. Patricia de Camargo

    Eu amo Florença,e é verdade, ficar muito tempo na cidade é perigosa, hahahahaha é muita arte por metro quadrado! Beijos

    responder
  2. SÍLVIA OLIVEIRA

    Não é só a arte exposta em si, mas a aura daquele lugar! Sabe quando a beleza e a criatividade embabascam a gente? Então, é isso!:-)

    responder
  3. Ana Luiza

    Poxa! Não sabia que havia uma doença já descrita, mas antes de ler o post já estava com medo de ter um siricotico!
    Vou conhecer, mês que vem, Madri, Barcelona, Roma, Florença e Londres. Sendo a amante de arte que eu sou… será que o piripaque tem profilaxia?

    responder
    • Silvia Oliveira

      Hahaha! Prepare-se, pelo menos, psicologicamente! 😉

      responder
  4. Janne Goulart

    Meu Deus, acabei de descobrir o nome do “Surto” que tive ao entrar na Igreja da ordem terceira de São Francisco no Porto , simplesmente entrei em estado de choque ao ver tanta beleza, engasguei e as lágrimas caiam ….passei mal, achei que ia morrer com tanta emoção. Classifiquei como um choque de beleza e agora descobri que chamasse Síndrome de Stendhal . Silvia minha querida aaaaaaaaaaaaaaamo seu blog e você !!! Obrigada por dividir suas aventuras e descobertas , o que ajuda e muito para quem gosta de viajar por conta própria. Beijocas

    responder
    • Silvia Oliveira

      Obrigada, Janne! Eu já tive várias vezes esse ataque e sempre achei que era frescura até descobrir que essa síncope tem nome! :mrgreen:

      responder
  5. Rosani

    Olá,
    Vou para Roma agora em janeiro/2015. Tirei 1 dia para conhecer outra cidade, estou entre Florença e Pisa. Qual você me sugere? Consigo conhecer as 2 em 1 dia?

    responder
  6. Eduardo Aguiar

    Oi, Silvia! Minha esposa e eu tivemos isso umas trinta vezes na Europa, e Florença foi uma delas. Achei que essa superexposição seria uma forma de cura, mas mesmo agora, vendo fotos das viajens, isso nos acomete, com sinais clínicos ainda mais graves: uma vontade irresistível de retornar!
    Silvia, me tire uma dúvida: qual site você recomenda para comprar tickets de trem na Itália? A idéia era ir de Florença a Veneza.
    Muito obrigado pelas suas dicas!
    Alessandra e Eduardo

    responder
    • Silvia Oliveira

      Eduardo, eu sempre compro meus tíquetes de trem na Itália estando no próprio país. (Pois é…) O site de trens italianos é http://www.trenitalia.com/. Se não conseguir você pode tentar na Rail Europe.

      responder
  7. Joselia Goes Silva

    Aos interessados e que ainda não sabem , podemos comprar os tickets on line , em http://www.trenitália.com , como disse a Silvia, mas um belo detalhe, com dois a três meses de antecedência, compramos com bons descontos . Isto vale para viagens mais longas , tipo de Veneza -Florença, Florença-Roma e tc.

    responder
    • Silvia Oliveira

      Isso aí, Joselia! 😉

      responder
  8. Cleo

    Sílvia, querida,
    Devo ir a Itália em setembro, pretendo conhecer Roma, Firenze e Veneza, necessito do guia com hotéis nas três cidades. Como proceder?

    responder
  9. Kathia

    Olá, tudo bem? Gostaria de saber onde comer bem e barato em Roma, Florença, Bolonha e Veneza.
    Agradeço desde já a sua ajuda.
    Beijinhos,
    Kathia

    responder
  10. Denize

    Oi Silvia, irei para Portugal e tenho uma semana de folga.
    como trabalho com artes quero ir para Florença e talvez barcelona ver Gaudí. Mas após ler teu post, acho melhor ir apenas em Florença e deixar para uma outra vez Barcelona.
    O que vc acha? obrigadaaaa!

    responder
  11. Olá Silvia adorei o seu post, realmente Florença é algo surpreendente, fiquei completamente encantada, até fiz recentemente um post sobre a cidade no meu blog.
    Beijinhos

    responder
  12. PATRICIA HORTA

    Oi, Silvia.
    Adoro seu blog, já fiz ótimas viagens “guiada” pelas suas indicações.
    O que você me sugere para hospedagem em Firenze? Localização e, se possível, dicas de lugares com preço bom para uma pessoa que não pode esbanjar, mas que também não quer compartilhar quarto com 6 ou mais pessoas (risos) Consegue me indicar algo? Grazie

    responder
    • Silvia Oliveira

      Tudo é difícil no seu pedido. =D
      Florença é cara e viajar sozinha pagando barato na hospedagem que não seja ficando em hostel é complicado.
      Tente o Hotel Lorena. Tem quarto individual (com banheiro compartilhado) a partir de 28 euros. Excelente localização! Fica a apenas a 50 metros da Capela Medici na Basílica de San Lorenzo e a 5 minutos a pé da Catedral. Boa sorte!

      responder

Deixe seu Comentário






Comentários do Facebook

Matraqueando - Viagens e Comidinhas | Por Sílvia Oliveira

Todos os direitos reservados. 2006-2024 © VoucherPress | Agência de Notícias.
Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte.
Caso queira adquirir nossas reportagens, entre em contato.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar