Festa Indiana | Aniversário de 55 anos da minha mãe
Na dinastia dos Matracas Bourbon eu sou a segunda. A Matraca I, claro, é minha mãe. Viajante, mochileira e farofeira-chic de mão cheia, ela não poderia deixar de inventar uma moda – que não fosse deste tamanho – para comemorar os 55 anos.
Aliás, não foi a primeira vez. Quando ela completou 50, a festa foi japonesa. Todo mundo de quimono e samurai… e dá-lhe sushi e sashimi! Agora, mesmo passado o boom “Raj & Maya”, a Matraca-mor apostou no tema indiano.
A comemoração era dupla: além de celebrar o aniversário, meus pais inauguravam um sonho: a super-mega-top-plus casa recém construída, onde foi realizada a festa – íntima, não mais que 70 pessoas – somente para familiares e amigos muito próximos.
Tudo isso tem um significado: sabe-se lá o que é se casar com 16 anos (minha mãe) ou aos 19 (meu pai) – atualmente ambos contadores – ter três filhos, tudo carreadinho, e trabalhar uma vida toooooda, dar tuuuudo pros filhos e ainda conseguir tirar da planta (depois de 38 anos juntos!) um casarão lindo para chamar de seu?
Foi uma noite memorável. Convites e lembrancinhas foram todos feitos pela minha mãe e suas 282 irmãs. No cardápio, frango ao curry, carneiro, bebidas e doces típicos. Contratamos uma bailarina e um músico indianos – levados daqui de Curitiba para Londrina – que deram um showzão à parte. Segue o fotolog do “evento”.
Detalhe da pintura nos pés da bailarina Sri Rhade, contratada para a festa.
Sri Rhade em ação.
Tudo tem um significado religioso para os indianos.
A querida Sri Rhade ficou duas horas (duas!) ajudando a vestir o sari de todo mundo.
Toda a decoração, até o arranjo de mesa, foi idealizada pela aniversariante.
Minha mãe – de vermelho – com suas 282 irmãs.
Acredite, depois do jantar elas também apresentaram uma dança “indiana”. Rá!
O que a gente mais fez nesta festa foi pose.
Familia Matraca: tentando salvar o que sobrou do sari da Mariana, já toda descabelada.
Meu irmão caçula, Rodrigo, meu pai (Pedro), minha mãe (Sílvia) e minha cunhada Flávia.
Meu irmão do meio (sim, sou a mais velha!) e minha cunhada Lúcia.
Vovó Maguéla e os netinhos Arthur e Pedrinho.
Os convidados entraram no clima e foram todos à carater.
Lembrancinhas: uma caixinha com incenso e um álbum feito em scrapbook com fotos da familia.
Não sei como a Glória Perez não me descobriu para interpretar a Maya de “Caminho das Índias”.
Eu tentando filmar a apresentação de dança indiana e a Mariana – já sem o sari – no colo da vovó.
O cantinho das fotos foi disputadíssimo.
Todo mundo queria aprender as posições dos dedinhos indianos.
Minha mãe colocou um aplique nos cabelos. Os adornos foram comprados em Curitiba.
Are baba total!
Posts relacionados
Leia também
Como fazer toppers personalizados
Dicas de como fazer água decorada e personalizada
Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques
Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa
____________
Fotos: Raul Mattar e arquivo pessoal | Todos os direitos reservados.
Que máximo!!! Sua mãe deve ser uma figura, Silvia.
E que trabalho cuidar de cada detalhe assim… muito legal!
Parabéns pra Matraca I!!
*LINDA aquela sua foto com a filmadora na mão.
Que delícia de festa! E que produção!! Para não mencionar que a fotoblogagem dá de dez a zero em qualquer revista de personalidades!
Um beijo grande para a matriarca da família Matraca, e um grande a você também, com parabéns pela festa!
UAU que festa, essa sim vai ser inesquecível, e com essa explosao de cores as fotos estao D+….parabéns…Só imagino o trabalhao mas também a ilusao da matriarca…belo trabalho..
Adew,
Felipe
Uau, Uau, Uau, tua mãe é um barato! E amei tua foto com a filmadora, está toda uma top model, sem brinca, estás maravilhosa!!!!
beijos
Ah Silvia! Fiquei pensando no nosso papo de outro dia. Quando falávamos da tua mãe, de como encarar algumas coisas…rs, e agora vendo as fotos fiquei muito emocionada. Puxa… Bom conhecer gente feito vocês, viu?? Bom, quanto ao trabalho no post, caramba: PERFEITO! Muitas felicidades pra tua mãe e saúde pra vocês! (ah… to de casa nova, tbm. Parte daquele projeto de “ahorro” q te comentava). Bjs
Nair
Que bacana esta festa!! Tua mãe só pode ser uma figura, alegre e de bem com a vida! Adorei! Muito divertido. Parabéns para ela e para toda a familia que contribuiu para esta linda festa! Até a Mariana entrou na dança (literalmente!) e tá fofa naquela foto de família, fazendo reverência indiana. Are Baba!
Bjs
Que festa bacana!! A tua família deve ser muito divertida! Só imagino as festas de final de ano com tanta irma reunida!! heheh
Parabéns pra Mamae Matraca pelos 55 anos bem vividos!!
Adorei! Sou sua mais nova seguidora aqui e no twitter. A festa transpirava alegria, bom astral e felicidade! Tudo impecável, mas duas coisas me chamaram a atenção e preciso perguntar de qualquer jeito!!!
Qual o segredo da sua mãe?MEODEOS ela é linda! E a segunda é: Qual câmera vocês usam para registrar as fotos do blog? Tenho também um blog e estou caçando sugestões para comprar uma que seja ideal para clicks especiais! Um super beijo para ti e sua linda família!
Andrea, minha maquininha tômatica é uma Lumix e a do Raul é uma Canon 30D.
Que delícia de festa! Também, com tanta coisa boa pra comemorar, né?
Parabéns pra sua mãe!
Gentemmmm, que de-mais!!!! Está tudo lindo, dá pra sentir a energia da festa… que família linda e,deve, ser no mínimo muito engraçada como você! Parabéns para a Silvia I… Bjs!
ai, que delícia! Parabéns à Matraca I!
Ah, então está explicado de quem você herdou tanta criatividade e capricho! 😉 Linda festa!
Beijos!
Que linda família e que festa incrível, silvia. Sua mãe tem muita criatividade e a casa dela parece ser um paraíso, parabéns à família toda, são lindos, e sua filha é uma fofa 🙂
um abraço,
vera
Para os que disseram que minha mãe é uma “figura” e criativa, saibam: ela era daquelas que levavam os filhos (pequenos!) de ônibus para passar as férias em Minas (São Lourenço) com um frango assado (recheado de farofa, claro), na mala. A gente desossava o bichinho na rodoviária de São Paulo – hahahahahaha!
Peraí! Você também passava férias em São Lourenço quando era criança? Só eu fui conhecer essa cidade depois de grande? 😉 Fiquei impressionada quando escrevi sobre São Lourenço e Caxambu no blog e apareceu um monte de gente cheia de lembranças da infância. Adorei!
Essa do frango é ótima. Minha mãe também viajava de ônibus com os filhos (4!) e um monte de “provisões”. haha
Beijos!
Estou deveras emocionda, não só com o que foi postado sobre a festa, mas com os comentários aqui feito.
Estou sentindo-me a verdadeira Matraca Mor… Uma rainha mesmo!
Obrigada, obrigada a todos, vcs são atenciosos e carinhosos para com a Matraca’s Family.
Obrigada em especial à famila Matraca… Silvia, com seus belos textos, Raul com a suas fotos lindíssimas e Mariana… uma das razões do meu viver…
Beijos! Amei tudo!
Querida amiga, como admiro este seu lado festivo! Eu sei o quanto seus pais merecem essa casa e desejo que eles sejam muito felizes lá, com muito espaço…Também estou construindo e não paro de pensar na festa de inauguração rssss É tão bom poder compartilhar os sonhos com as pessoas que amamos…Adorei ver essas fotos! Especialmente a Mariana, cujos olhinhos não negam o gene matraca… Beijocas! Ps: você viu o email com sobre uma pousada em Bichinho?
Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.
Olá. cheguei aqui pelo blogroll de nem sei mais que blog, mas adorei!
E a festa deixou a produção da globo no chinelo! Adorei a animação e o frango que a sua mãe levava. Luuuxo! Muito legal mesmo, parabéns!
http://www.maladerodinhaenecessaire.wordpress.com
Que festa genial Silvia e que linda é a sua mãe! Parabéns pra ela.
Heloooooooo. eu nao recebi o convite !!!
E olha que eu sou fa da Silvia (mae) desde que ela fez o caminho de
Santiago de Compostela!!!!!!!!
Lembra? Quando voce anda muito, produz muita seratonina e da fica feliz e e pensa que e milagre .
bjs
Rá rá rá! Você ainda se lembra disso? É o depoimento da minha mãe (catoliquíssima, diga-se de passagem) que mais me marcou. Ela realmente dizia que aquela estória de ver anjos (ou ter experiências místicas) durante o caminho de Santiago nada mais era que resultado do cansanço absurdo provocado pelas caminhadas! Hahahahaha! 😀
Oi, meus queridos!!! SAUDADE!!!!
Que festa linda, que mãe linda , que pai lindo, que família linda, que tudo lindo!!!!!! AMEI>
Estou esperando vcs em MG, mas para ficar gordinho mesmo. Beijão pros três.
Esqueci de desejar milhoes de felicidades para as Silvias.
Parabens, trasado para a Sulvia mae, da Silvia, agora as duas sao mae!!!!
Hoje lembrei de voces. Assisti Eat Pray Love, nao sei como vai ser o nome no Brasil. Filme maravilhoso, com alma feminina, trilha sonora da melhor qualidade , enfim tudo feito com carinho e bom gosto.No capitulo da India lembrei da festa de voces.
bjs
Afff Silvia, que tuuuudo que ficou sua festa! to imaginando qndo vc fizer 55 o que a Mariana vai inventar! :)) parabéns pras Réias Sílvias e seus com_sortes
Siilvia,
Hoje resolvi destrinchar o seu outro blog : Ideias da Matraca. Puxa fiquei encantada com cada artigo e com seu toque minucioso na preparação de cada evento. Me tornei sua fã!!!! Total!!!!!
Mulher versátil, profissional competente e uma grande mamãe! Ai cai no post do seu aniversário ( eu ja vi o da mariana, acheeeeeeeeei lindo), falta ainda ver o do Raul ( já estou há 1 hora no seu blog só hoje).
Bem estou encantada! Já te admirava pelo seu trabalho voltado para o turismo, suas dicas sinceras e totalmente verdadeiras ( sem ser compradas). E agora cresce mais ainda minha admiração por ti.
Parabéns!
Erika, obrigada por chamar meus devaneios de “evento”. Generosidade sua! 🙂
Fiquei super feliz com todos os seus elogios, nossa, ganhei o dia! Valeu! 😀
oi td bem? teri COMO VC ME PASSAR O CONTATO DA DANÇARINA? PODE SER POR EMil mesmo rs..obrigada e parabens sua festa parece pelo menos por foto q estava magnifica..td lindo…decoraçao e pessoas tb.. bjo
Olá, Daniele! O nome da dançarina é Sri Radhe e ela faz parte do grupo de dança Krishna Natyam: https://www.facebook.com/dancaindianacuritiba Entre em contato com eles através desta página que acho que você consegue todas as informações. O e-mail é indiadancecuritiba@hotmail.com. Abs!
Opaaa.. Mas claro que chamo de evento!!!!! Eu também gosto de colocar a mão na massa para receber os amigos.. Fico tão orgulhosa quando dão elogios… A gente prepara com tanto carinho né??? E tudo fica com outro gostinho quando é a gente que faz!!!!
Sempre fazia o aniversário do meu filho em Buffet mas aí no ano passado fiz em casa e coloquei literalmente a mão na massa. Fiz a mesa de guloseimas 🙂 🙂 e todos os docinhos, mas como dá trabalho!!!! Falei a mesma coisa que você… NUNCA MAIS FAÇO NADA…. só durou até o niver do meu pai, que fiz com o tema de Buteco. Eu já peguei muita idéia nas comunidades do Orkut, mas agora… O seu blog será referência também, além do que voc~e é super estilosa! Um luxo!!!!
Erika, minha mente é inquieta como a sua! No niver do Raul, meu marido, também fizemos comida de buteco. Foi meio improvisado… mas ficou bem legal! Meu lema é: reunir pessoas queridas… o resto é só consequência! Beijão!
NÃO ME CANSO DE VER DEU BLOG,ESTOU FAZENDO A FESTA DO MEU FILHO ARTHUR,E CLARO APROVEITANDO TODAS AS SUAS DICAS.TE MANDO UMA FOTO.BJS
CLAUDIA.
Opa, tô esperando as fotos! 🙂
AMEI A FESTA DE SUA MÃE TUDO MUITO LINDO. VOU TE ACOMPANHAR POIS AMO FESTA.BEIJOS DA MAIS NOVA SEGUIDORA . MUTI…
Opa, bem-vinda, Sonia!
Silvia, boa noite . Não te conheço, mas quero lhe agradecer. Aqui estava eu desesperada com o meu projeto escolar. Meu país é a India.Estou passando por um momento difícil relacionado a doença na família e minhas inspirações estão em baixa. Minha criatividade no pé. Sem querer entrei no seu blog. E lá estava tantas idéias para fazer com meus pequenos.Adorei a caixinha de incenso , as roupas ,a decoração o álbum. Muitos beijos pra vc.
Olá boa noite. Parabéns por mostrar tão bem a cultura indiana através da sua festa. Deve ter sido um marco para toda a família. Eu gostaria de aproveitar para divulgar que tenho uma lojinha no facebook chamada “Bazar da India” onde divulgo diversos produtos indianos, tais como saree, jóias, artesanatos, maquiagem e etc. Todos são vendidos pelo link: https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_83078843
Namaste!