Férias de julho: safári no pantanal
A dica fica por conta da Pousada Piuvial, a primeira da Rodovia Transpantaneira. Com pacotes especiais para o mês de julho, fica localizada dentro da Fazenda Ipiranga, a 110 quilômetros de Cuiabá, capital do estado. A fazenda tem 155 anos e faz parte da área dos ninhais, onde os pássaros se encontram para a procriação. São muitas opções de passeio e trilhas ecológicas para caminhadas, que podem ser feitas a cavalo, inclusive.
O barco a motor também é uma boa opção e pode incluir pesca opcional de piranhas (ui!) e passeio feito pela maior baía natural de Poconé, localizada dentro da pousada. Os safáris fotográficos são a atração favorita de muitos turistas que poderão conhecer de perto, entre outras espécies, os macacos corujões.
A região tem clima agradável durante o inverno e apesar do estilão de fazenda a hospedagem da Piuvial oferece conforto: os apartamentos possuem ar condicionado e ventiladores de teto, banheiros privativos e janelas teladas. A pousada também tem sistema de telefonia e Internet, televisão 29 polegadas com antena parabólica, piscina com cascata, quadra de vôlei gramada, playground e torre de observação. (Nóffa, até eu quero!)
A diária para casal está a partir de R$ 230,00 e inclui um passeio de barco ou um passeio a cavalo pelas trilhas acompanhadas por pantaneiros – gratuitamente. Mais informação no site da Pousada Piuval. Aproveite para passear pelo vídeo acima. Dá aquela sensação de caaaalma (até demais pro meu gosto) e sossego que muitos de vocês buscam nessa época do ano!
Eu fiz a Transpantaneira e vale muito a pena, agora o caminho é de terra e de pontes de madeira, mais adequado para um 4 x 4.
Nosso ponto de partida foi Poconé, e depois dormimos no Hotel Porto Jofre, no meio do nada mas com mordomia total!
A 1a. vez que fui ao Pantanal, foi há 37 anos . Era uma fartura imensurável de peixes. No decorrer destes anos, o Pantanal começou a ser destruido por pescadores profissionais, industria da pesca, das fazendas que acabam com a mata ciliar, e agrotoxicos. Por conta disto, veio o turismo, com as pousadas, hoteis fazenda, muito legal. Mas pra pescar os “brutos” tem que subir para o Mato Grosso (do norte), e pescar nas aguas do Rio São Lourenço,Piquiri. Teles pires, aí sim é só felicidade. Mas de qualquer forma, o passeio é super válido.
Primeiro, pára tudo. Porque esse daí de cima é meu paipai! E veja só… eu nem havia nascido e ele já conhecia o Pantanal. (hohohoho). Por certo, análise muuuito bem feita! Beijão, papi! 🙂
Sr. Pedro,
Estou planejando ir exatamente para o Pantanal Norte e descer a transpantaneira até Porto Jofre, achar um hotel na beira de algum rio e fazer passeios de barco pelos rios para ver onças e etc. Minhas perguntas são: eu vou sozinha e pretendo sair de barco com um piloteiro para descer os rios – tem perigo? Devo passar 2/3 dias por lá e depois subir a transpantaneira para areas mais altas onde haja outro tipo de flora e fauna – recomenda alguma pousada além da piuvial?
Oi Silvia,
Fui à Bonito e Jardim… Nunca acreditei que faria uma viagem dessa, pois sou muito fresca. Vou te falar a verdade: adorei! Os passeios sao maravilhosos e a estrutura das cidades e das fazendas é incrível. Pode ter certeza que perto do Atacama o pantanal é um resort 5 estrelas. Bj
Bibi, que bom que você gostou. Estou pensando em ir ao Pantanal nestas férias de julho por causa das minhas 3 filhas, imagino que elas adorariam participar de uma viagem desta. Contudo, estou com medo de mim…MOOOOOOOrrroooooooo de medo de borboletas, insetos, jacarés, enfim, de tudo. Estou me encorajando.
Passei pelo Pantanal durante uma viagem por Bonito, se arrependimento matasse eu estaria morto agora. Deveria ter dedicado pelo menos 3 dias para o Pantanal! Melhor costela que comi na vida!
Obrigada pela postagem!
Mato Grosso não é só o Pantanal ! Reconheço que é “Um dos Últimos Paraísos dos Homens”, mas, em Mato Grosso existem outros destinos muito interessantes e únicos, vejam aqui https://suasferias.com.br