Feriados 2023 | Confira as datas e dicas de destinos para aproveitar os recessos no Brasil e no mundo
O ano de 2023 já chega com nove datas para emendar. \0/
Abaixo, seguem os feriadões e dicas para onde viajar em cada um deles, tanto no Brasil quanto no mundo.
Atenção aqui: lembrando que as opções internacionais, geralmente, vão demandar mais dias do que o recesso permite. Mas fica a sugestão de melhor época para ir aos destinos selecionados.
Setembro é a melhor época para ver os campos de camomila, no Paraná
LISTA DE FERIADÕES PARA EMENDAR EM 2023
JANEIRO 2023
DIA DE SÃO SEBASTIÃO | 20 a 22/01 (dia 20/01 é feriado municipal no Rio de Janeiro)
Viagens nacionais: Gramado, Canela e Bento Gonçalves (depois do caríssimo Natal Luz, a região baixa os preços, principalmente das hospedagens), Campos do Jordão e Monte Verde (no verão, os destinos de serra estarão menos cheios), Brotas (a época chuvosa é o melhor período para fazer rafting) e Aracaju (destino nordestino com ótimo custo-benefício na alta temporada).
Viagens internacionais: Uruguai (é alta temporada, mas o período é ideal para quem busca as praias do país), Aruba, Cartagena, Punta Cana, Patagônia Argentina ou Chilena (no verão as temperaturas são amenas e os dias mais longos), além de Portugal e Espanha (países europeus com inverno suportável).
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO | 25/01 (este ano cai numa quarta-feira – nhé)
FEVEREIRO 2023
Pôr do sol em Fortaleza
CARNAVAL | 18 a 21/02 (sábado a terça)
Viagens nacionais: João Pessoa, Natal, Fortaleza (as capitais nordestinas ficam cheias, mas ainda menos muvucadas do que os pequenos vilarejos de praia – para onde todo mundo vai tentando encontrar “sossego”), Recife, Olinda e Salvador (os três destinos têm um célebre carnaval de rua).
Viagens internacionais: Chile (boa época para ir de Santiago ao Atacama ou ainda percorrer os Lagos Andinos), Montevidéu, Panamá e Tailândia.
ABRIL
Casas enxaimel no Vale Europeu Catarinense
SEMANA SANTA | 07 a 09/04 (sexta a domingo)
Viagens nacionais: Foz do Iguaçu (menos calor e menor probabilidade de chuvas), Vale Europeu Catarinense, Urubici (já é friozinho, mas sem os altos preços do inverno), Serra do Rio do Rastro, Praias de Santa Catarina (ainda faz sol e calor, mas sem a superlotação e os preços do verão), Paraty e Ilha Grande.
Viagens internacionais: Mendoza (menos frios e paisagens de outono), Itália, Turquia e Grécia (países que funcionam melhor nessa época do ano por conta da baixa temporada), Egito (faz menos calor, mas ainda é possível aproveitar as praias do Mar Vermelho).
TIRADENTES | 21 a 23/04 (sexta a domingo)
Viagens nacionais: Curitiba (destino para o ano inteiro), Vale dos Vinhedos (inclua Garibaldi), Vitória, Península de Maraú, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Viagens internacionais: Tóquio (período da florada de cerejeiras), Cancún, Playa del Carmen, Orlando e Miami.
MAIO
Jardim de Keukenhof, na Holanda
DIA DO TRABALHO | 29/04 a 1º/05 (sábado a segunda)
Viagens nacionais: Rio de Janeiro (no outono tem temperaturas amenas e céu de brigadeiro), Petrópolis, Ouro Preto, Tiradentes, Estrada Real, Bonito (menor risco de chuvas), Jalapão (começa temporada de seca) e Chapada dos Veadeiros.
Viagens internacionais: Holanda (o maior jardim de tulipas do mundo fica aberto de 23/03 a 14/05/2023), Marrocos (mês de temperaturas bem equilibradas, das montanhas às costas do Mediterrâneo e Atlântico).
JUNHO
Lençóis Maranhenses
CORPUS CHRISTI | 08 a 11/12 (quinta a domingo)
Viagens nacionais: Goiás (cidade) e Pirenópolis (ambas têm ampla programação na data), Brasília, Belo Horizonte, Inhotim, Diamantina, Serra da Canastra (muito melhor em junho e julho, na seca), Lençóis Maranhenses (melhor período para ver as lagoas cheias vai de maio a agosto), Delta do Parnaíba e São Paulo (capital).
Viagens internacionais: Portugal (é o melhor mês para estar aqui por conta das Festas Juninas no país), Machu Picchu e Equador (ambos são melhores nos meses de seca), Islândia (no verão deles os termômetros marcam em média 12° e os dias são mais longos).
SETEMBRO
Monte das Oliveiras, em Jerusalém
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL | 07 a 10/09 (quinta a domingo)
Viagens nacionais: Pantanal (temporada de seca), Manaus, Fernando de Noronha (mar calmo), Holambra (tem ainda maior destaque na primavera), Linha Verde (Praia do Forte, Arembepe, Jacuípe e Guarajuba) e Caminho das Camomilas (a florada acontece em setembro, a uma hora de Curitiba).
Viagens internacionais: Noruega (para ver a Aurora Boreal sem congelar de frio), Londres (menos chuva), Terra Santa (Israel, Palestina e Jordânia), África do Sul (além de ser baixa temporada, nessa época é possível ver as baleias-francas-austrais na costa sul-africana.)
OUTUBRO
Ilha de Marajó, no Pará
DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA | 12 a 15/10 (quinta a domingo)
Viagens nacionais: Praias do Nordeste (sol e tempo firme), Alter do Chão (as águas começam a baixar e formam as praias de rio), Ilha de Marajó e Belém (época do Círio de Nazaré).
Viagens internacionais: Nova York, Canadá, Toscana (o outono no hemisfério norte deixa essas regiões parecendo uma pintura impressionista).
NOVEMBRO
Florada de jacarandás em Buenos Aires
FINADOS | 02 a 05/11 (quinta a domingo)
Viagens nacionais: Alagoas (começo de alta temporada sem cobrar os preços de janeiro), Búzios, Porto de Galinhas e Rota das Emoções.
Viagens internacionais: Buenos Aires (indico a capital portenha o ano todo – menos no alto verão –, mas em novembro, especificamente, explode a florada lilás de jacarandás), Ciudad de México (o Día de los Muertos é “o” evento na cidade) e Roma (melhor mês para hospedagens mais em conta).
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA | 15/11 (cai numa quarta-feira – nhé)
DEZEMBRO
Natal iluminado em Curitiba
Natal | 23 a 25/12 (sábado a segunda)
Viagens nacionais: Florianópolis, Itaúnas, Curitiba (o Natal da cidade tem ampla programação), São Paulo e Vitória.
Viagens internacionais: Cuba (estação seca), Sudeste Asiático (fuja das monções que vão de julho a setembro).
O QUE EVITAR:
Não recomendo Alagoas entre abril e junho (o pior mês é maio). Este é o período de chuvas no estado. Se encontrar passagem baratinha para lá nessa época já sabe o porquê.
A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de maio a julho/agosto, quando as lagoas estão cheias.
Para visitar Manaus e Belém, prefira de junho a novembro, quando chove menos e os passeios não ficam muito prejudicados.
Lembrete | Qualquer destino é sempre muito procurado durante os feriados. A ideia aqui é dar ideias de onde ir de acordo com a melhor época do ano. Nem sempre será o lugar mais econômico para você viajar naquele determinado período.
Importante destacar quais são os pontos facultativos nacionais em 2023:
- 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
- 21 de fevereiro (terça-feira):Carnaval
- 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval
- 8 e 9 de junho (quinta e sexta): Corpus Christi
Leia também:
25 viagens incríveis de carro no Brasil: roteiros, mapas e hospedagem
Você recomenda alguma época em especial para fazer uma primeira viagem para conhecer Nova York? No caso somos um casal e um bebezinho de 6 meses.
Obrigado, desde já. 🙂
Olá, Edmilson! Eu gosto do outono em Nova York: setembro, outubro e novembro. A cidade fica com as árvores todas em tons de vermelho e laranja, além das temperaturas serem agradáveis. Eu não iria, em hipótese alguma, no inverno (sobretudo pelo bebezinho). Abraços!