Expedição Brasil Express II: ela está de volta!
Há 2 anos lancei um dos projetos mais bacanas do Matraqueando: a Expedição Brasil Express. Em 2010, o objetivo era percorrer várias cidades do país durante um período determinado de tempo com foco em uma das atrações do local — que podia ir de um ponto turístico simpático ou menos conhecido a um restaurante regional.
Como eu viajava toda semana (e minha filha tinha só dois aninhos na época) eu ficava no máximo 3 dias fora. Era maravilhoso chegar ao meu destino e não ter que derriçar o padrenosso em 48 horas. Ia direto ao ponto, sem correria. Passamos, por exemplo, por Maceió (onde fiz o passeio à foz do Rio São Francisco) e Natal (para conhecer a Fortaleza dos Reis Magos). Visitei o Outlet Premium (em Itupeva), conheci o Inhotim (a 60 quilômetros de Belo Horizonte), fiz o curso Teacher & Dinner da Roberta Sudbrack no Rio de Janeiro e me apaixonei pelo Encontro das Águas em Manaus. Sobrou tempo e disposição para Recife e Olinda.
A Expedição Brasil Express I rendeu 38 posts detalhados dos meus passeios, principalmente aqueles práticos do tipo como ir do aeroporto ao centro ou onde comer bem e barato. Na segunda edição do projeto — que comecei a organizar em abril deste ano — vou passar por São Luís, Belém, Brasília, Vitória, Aracaju, João Pessoa – incluindo (taí a novidade) um passeio (ou bate-e-volta) aos arredores do destino principal, como Alcântara em São Luis, Goiás Velho (na região de Brasília) ou Cânion do Xingó, em Aracaju.
Mas a expedição 2012/2013 não vai ser de uma tacada só. Enquanto que a primeira durou 60 dias, essa deve levar mais ou menos uns seis meses para ser concluída. Viajo sozinha como da primeira vez e com a nova autorização expedida pelo meu sinhozinho posso ficar até sete dias fora, caso da viagem que começa hoje! Rá! Mas em alguns destinos a Família Matraca vai completa como Aracaju, por exemplo.
Em 2010 viajei com um passe da Azul que, por um valor único, permitia viagens ilimitadas entre os destinos operados pela companhia. Desta vez consegui emitir as passagens para a maioria dos destinos com 3 mil milhas da GOL, por trecho. Sem contar que a Expedição Brasil Express II é um projeto com total patrocínio da Lojinha Matraqueando. Hehe! Obrigada, queridos leitores! 🙂
Para acompanhar essa fase do brogue siga nossas redes sociais. Vou atualizar meu Twitter, Facebook e Instagram — com fotos e informações — sempre que possível! Booora, Matraquetes… que meu voo sai daqui a pouco, às 10h30!
———————–
Siga o Matraqueando no Twitter e Instagram | @matraqueando
Curta nossa página no Facebook | Matraqueando
Assine nossa Newsletter | Matraca News por e-mail
Adquira nosso guias | Lojinha Matraqueando
Estamos no Pinterest | Matraqueando
Ah que legal!!! Adoro o Expedição… me lembro até que tinha o esmalte e a roupa da viagem…rs, vou te acompanhar e divulgar. Boa viagem, bom trabalho, beijos saudosos.
Nair, nem tive tempo de ir à manicure antes de viajar. Mas já achei uma aqui perto do hotel! Rá rá! Bjs!
Nem acredito!!!! Finalmente, Vix terá o prazer de te receber! Que privilégio!
Eu já gostava dessa sua expedição. Agora, então… 😀
Vou levar uma lembrancinha para a Maria! 🙂
Boas Viagens 😀
Obrigada, Oscar!
aaeeee!! coisa boa arrumar as malas!
Deus te acompanhe e boas viagens!!
Amém, Eneida! Obrigadim! 🙂
!Derriçar, querida silvinha! Oba, ganhei palavra nova – nunca tinha ouvido ou lido, que máximo! E que boas perspectivas essa expedição, vamos acompanhar, claro,
beijos, vera
Nossa, Vera, “derriçar” é uma palavra bem comum no sul, pelo menos lá na minha terra, Londrina! 🙂 Beijos!
Que beleza! Vitória na parada! Vai adorar!
Boa Viagem e, desde já, saudações capixabas!
Grande Abraço!
Grandes expectativas para Vitória, Lyzia! 🙂
Que venham as novidades do seu roteiro para o deleite dos leitores e, quem sabe não vai trzaer idéias para muitos viajantes? incluisive eu!
Valeu, obrigada pela força, João!
Ei Dona Silvia, não vi o novo roteiro, mas se precisar de alguma info ou apoio logístico aqui em Minas Gerais tô a disposição. Abraços
Obrigadim, Magrineli! Devo retomar as cidades históricas… mas é um roteiro que não dá para ser express! Rá rá!
Sucesso nessa nova empreitada, voce faz mais pelo turismo brasileiro que o Ministerio do Turismo todo…
Ai, que emoção essa frase, Bernardette! Obrigada! Falando nisso, Bernardette, você deixou esses dias aqui uma pergunta sobre em qual hotel eu fiquei em Pomerode. Eu cheguei a responder, mas no mesmo dia eu fiz uma migração de servidor e alguns comentários se perderam. Lá eu tinha dito que fiquei no Timbó Park Hotel, que fica na cidade de Timbó – próxima tanto de Pomerode quanto de Blumenau. (Eu ia até deixar um recado para você no facebook sobre isso, mas agora que você apareceu por aqui lembrei de falar!) Bjs!
Que legal Silvia. Vou acompanhar tudinho por aqui. Uma ótima viagem para voce. Bjs
Super obrigadim, Flora! 🙂
Silvia! Q bacana! Adoro a expedição. Precisando de ajuda sobre Belém, me avisa. Já te dou uma dica de um restaurante chamado saldosa maloca (Fica numa ilha na frente de Belém – ilha do combu, o barco sai da praça princesa Isabel). Difícil ver turistas lá, a nao ser q estejam acompanhados de locais. Geralmente vamos aos sabados. só nao vai fazer muita propaganda, senão vai lotar depois hahaha.
Silvia, parabéns pela iniciativa! Eu acho que v vai dar visibilidade a estados que são pouco explorados, perto do potencial que oferecem! Conta pra gente o que v viu por lá! Bjs
Olá,
Leio sempre seu blo, mas não sou muito de comentar. Mas como li que vem a Aracaju, fiquei feliz.. Tem varios lugares bucolicos, simples mais muito legal aqui para conhecer. E ai ja pensou o que vai visitar. Abraços e sucesso. Quem sabe não te conheço pessoalmente.
Oi, Katiane! Ainda não pesquisei Aracaju a fundo, mas quero aproveitar a orla e o passeio ao Xingó, nos arredores. Bjs!
Silvia,
Temos no litoral sul, Praia do Saco (ja foi considerada pela uma revista francesa uma das 100 praias mais bela), a Ilha da Sogra, Ilha do Sossego, Lagoa dos Tambaquis, tudo próximo a Aracaju. Temos também aqui em Aracaju a Croa do Goré, Parque dos Falcões e Serra de Itabaiana que fica na cidade de mesmo nome. Xingó você. Culinária temos muitas, tem uma bem conhecida que fica nos arredores da capital, engraçado nunca fui, mas é familiar e tem um ótimo camarão, super indicado aqui que é o Calumby, ambiente simples. Indo a Praia do saco não deixe de comer a moqueca de Aratu, que ate hoje só vi lá e o doce de araçá.
Por enquanto só.
Obrigada pelas dicas! 🙂
Silvia, se quiser algumas dicas de Aju (Aracaju) quem sabe posso ajudar.
Ah, que emoção: Brasólia está na lista!!!
Minha cidade é seca (o que, aliás, não acho um defeito), é cara, não é amigável para pedestres ou ciclistas… Mas é linda! Sou apaixonada por Brasília, sua arquitetura deslumbrante, seu pôr-do-sol magnífico, seu mix incrível de gentes e culturas… Tenho certeza de que você também vai gostar. Estou ansiosa pelos posts da capital! Precisando de dicas da cidade, é só falar 🙂
Ana! Eu estive em Brasílvia no mês passado representando a ABBV (Associação dos Blogs de Viagem) a convite do Ministério do Turismo e pude revisitar a cidade… amo, amo! Eu já havia estado aí em 1992. Mas vou voltar pela Expedição Brasil Express no ano que vem! Bjs!
Tô adorando ler o seu blog e gostaria de dizer que estou indo pra GRAMADO/CANELA em abril (06 a 11/04/2013) e já dei uma olhadinha nos seus posts. Gostei mto da dica de alimentação pra almoço e gastar mais no jantar. Se tiver mais dicas preciosas, me envie, por favor.
Uma abraço, sucesso,
Vanessa Alves
TAMBÉM VOU À BRASILIA DE 20 A 25/03/2013. SE TIVER DICAS….
Vanessa, o que tenho de dicas sobre Gramado e Canela são as que estão no blog. Estive em Brasília recentemente para um encontro com o Ministro de Turismo, não deu para turistar. Mas devo voltar em breve (mas será depois da sua viagem) e coloco tudo aqui! Abs! 🙂
Quando vier a Belém, avise 🙂
Podexá! (Belém era uma das primeiras cidades que eu visitaria nesta edição do projeto. Cheguei a emitir passagens com milhas para o começo de outubro do ano passado. Mas tive um imprevisto profissional e cancelei a viagem, chuuuif! Ou melhor, adiei! Em breve estarei aí! Abs! 😀