Expedição Brasil Express: 7ª parada
Cheguei… de novo! Quando o comandante falou “tripulação, preparar para o pouso” – eu tratei de pegar o manual de instruções que fica no “bolsão à sua frente” para relembrar o procedimento em caso de aterrisagem na água. “Lembrando que seu assento é flutuante”. O aeroporto de Manaus fica grudado ao Rio Negro (sim, esse marzão… é um rio) – que junto com o Solimões forma o Rio Amazonas. O avião vai descendo, descendo e a gente só vê água até onde a vista alcança.
Estive aqui exatamente há 10 anos. Da primeira vez foi assim também. Meu medo não é do aviar cair. Mas de morrer afogada. Tive uma imensa taquicardia, lábios brancos e mãos frias. Alívio que só chega com aquele solavanquinho suave das rodinhas (que alguns chamam de trem de pouso) tocando a pista. Fico aqui dois dias inteiros. Na verdade, quase três.
Esta é a última parada da Expedição Brasil Express – que começou há dois meses. Estou ansiosa e cansada. Ainda vou contar como foi a rotina Matraca nesse período. Alucinante seria um adjetivo fraco para descrever minha vida nos últimos 60 dias. Sei que não parece, mas eu até trabalho quando estou em Curitiba. Além de ter casa, marido e um bebê de um ano e 11 meses para cuidar! Rá!
Na bagagem…
Chinelo e shorts. Cidade quentíssima – adoooordo – e úmida. Nos pés, mais Brasil… impossível. Investi no tom Pistache da Impala. Ao fundo, o Palacete Provincial, enorme conjunto arquitetônico restaurado e reinaugurado em 2009. Era a antiga sede da polícia do Amazonas. Virou um centro cultural com pinacoteca e museus históricos. Sempre que der, mando notícias pelo twitter: @matraqueando
Fotos: Matraca’s Image Bank
Silvia,
Parabéns pela Expedição Brasil Express!!
Pena que terminou, mas assim deixa gostinho de quero mais pro próximo!
Que seja logo, logo!
Bjs!
Mari
Não, Mari! Agora é que ela tá começando… quando eu contar aqui toda a experiêcnia! Bjs!
Olá!
Quis dizer que terminou no sentido ‘físico’ da coisa…
Como te acompanho tb pelo twitter, é como se estivesse acompanhando toda a jornada de perto…
De onde e para onde foi, algumas imagens e por aí vai…
E vida mega longa ao seu trabalho!
beijocas!
Mari
Menina, eu tenho tanto medo do avião cair que se eu penso que ele pode cair na água eu fico até feliz hahahahaha E adorei cada escala da expedição vir acompanhada de um esmalte diferente 😉
Momento-terror: o detalhe é que quando cai muito próximo da água, ele não esapatifa, afunda. E daí glub, glub, glub! hahahaha!
Que coisa mais linda esse pouso… O céu tb estava limpinho hein?
Nunca fui para Manaus, nem imaginava que o momento da chegada fosse assim… Lindão!
Estou aqui ansiosa para saber das suas impressões!
E novamente parabéns pela Expedição Brasil Express “Fashion”, foi um sucesso!
Beijo grande!
Tinha uma certa névoa no céu, não ficaram muito nítidas as imagens! Mas o pouso é emocionante, sem dúvida! =)
Acho que teremos que implantar um Chip de GPS em você para poder te acompanhar… rs…
Que projeto bacana está sendo a Expedição Brasil Express, qual será o próximo projeto? Teremos uma segunda fase do E.B.E.?
Gostou da sigla? rs…
Bjs
Cris
Hahaha! Achei ótima a sigla! Próximo projeto? Ficar quietinha em casa, cuidando de maridinho e filhinha! hehehehe! =)
comentei de manha, mas nao ficou meu comentário 🙁
luiz
Uai, Luiz, o que será que aconteceu? Não ficou nada retido no spam do blog. Quando puder, comenta de novo! 😀
havia desejado um otimo passeio pela amazonia, pois esses marzao de rio sao lindos. e, aproveitei a dica da chegada no santos dumont para tambem deixar a dica de quando estiver chegando em belem sentar do lado direito do aviao para ver a baia, a floresta, rios e a parte peninsular de belem; pelo lado esquerdo so vai ver agua e floresta.
aproveitou para tomar banho de igarapé? é muito bom! é muito bom!
Banho de Igarapé??? Ô loco, Luiz… só se eu tivesse chegado ao matraca-nirvana para tanto! =)
Silvia, posso falar a verdade? Eu sou sua fã de carteirinha! 😆 Sério mesmo! Você é tão criativa, tão independente… Essa sua expedição foi um empreendimento muito legal!!! Seu blog é ótimo, você escreve super bem, suas ideias são geniais… E isso tudo com uma pequena em casa! Acho que precisamos de mais pessoas como você! E quando eu crescer eu quero ser igual a você! 😉
Beijos!
Ow, Camila… assim eu “se emociono”! Brigadim por tão lindas palavras! 🙂
uma foto a respeito do que eu disse sobre a chegada em belem: http://www.flickr.com/photos/wnzlr/4411576786/
outra foto sobre a floresta e o rio ao se aproximar de belem: http://www.flickr.com/photos/wnzlr/4411575058/
fotos tiradas em agosto de 2009.
Silvia, acho que já disse e volto a dizer: voce é a pessoa mais espirituosa que conheço. Além de todos as suas qualidades, virtudes e defeitos te fazem uma pessoa única, ímpar e fantástica. Sou do seu fã clube também, pode mandar a carteirinha.
Bjos,
Rilza
Rilza, e você me conhece de perto, do dia a dia, pode falar principalmente dos meus defeitos! hahahahaha! 😀
Silvia, pena ter te conhecido na hora que já estava indo..voce deu uma injeção de animo com seu elogio sincero..só agora tive tempo de espiar teu site, muito legal mesmo, a foto que voce fez do palácio foi super legal..se voce permitir vou colocar um link em meu site para o seu…A reforma inicia amanha, vamos melhorar nosso cantinho com muito carinho para hospedes especiais assim como voce
Sucesso
Paula
Oi Paula! Tive uma ótima estada aí! Valeu mesmo! Pode linkar, sim, o Matraqueando!
Em breve, vou ter todos os relatos de Manaus incluídos aqui! Abs!
Oi
Ah, quero acompanhar sim..Vou dar uma olhada diariamente . Achei o site bem legal. E porque vc sempre coloca as unhas? Vc curte demais ou tem algum significado maior?
Paula! Eu só coloquei o esmalte das unhas nestas paradas da expedição. Foi uma brincadeira, uma maneira de humanizar o projeto – dizendo, “oi, eu sou normal, também gosto de esmalte, cremes e afins”! hahaha!
Última parada? Como assim? E o Espírito Santo? Você não vai vir, não??? Não é possível! Que preconceito é esse? A Azul também passa por aqui… rsrsrs
Bom, eu estava realmente ansioso por ver os seus comentários – e impressões – sobre um bate e volta a Vitória. Fica para a próxima, então.
Quem sabe da próxima vez o meu blog não te ajude a programar a viagem ao Espírito Santo. Dá uma passadinha lá…
Abs
Programei muuuito minha ida praí. Queria fazer, entre outras coisas, o Trem das Montanhas. Mas ele sai sempre nos fins de semana e o Passaporte Azul não permitia voar na sexta e/ou domingo – o que inviabilizou minha ida pro seu lindo Estado! =)
Que “chic”… o verde!!!!!!!!!!