Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer: ciência, cultura e artes em João Pessoa
Quem busca as capitais nordestinas, invariavelmente, quer praias. Justo. A fama da região se deve, entre outros atrativos, às suas águas claras e morninhas. Em João Pessoa não é diferente. Algumas das praias mais bonitas do Brasil estão no litoral sul da capital paraibana.
Mas se puder, reserve uma tarde longe do sol e do mar: vá à Estação Cabo Branco. O complexo foi inaugurado há pouco mais de quatro anos e já se tornou um dos principais pontos de visitação de João Pessoa. Aliás, é praticamente o novo cartão-postal da cidade.
São mais de 8 mil metros quadrados de área construída com a missão de levar tecnologia, arte, cultura e ciência à comunidade. Melhor, é grátis! O espaço tem as tradicionais curvas de concreto, marca do arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto.
O conjunto é composto por cinco edifícios. Um deles — destaque — é a torre espelhada construída em forma hexagonal. A torre está apoiada sobre uma parede cilíndrica. A qualquer hora do dia você tem uma linda visão do local. Mas ao entardecer, o sol se reflete nas janelas do prédio principal. É contemplativo.
Dentro, estão exposições e salas audiovisuais. Não há visitas guiadas, mas alguns monitores dão explicações, principalmente nos experimentos sobre física e química.
Já do terraço panorâmico você tem uma visão em 360º, chegando a ver o Farol de Cabo Branco e a Ponta do Seixas, extremo oriental do continente. (Aliás, daqui da estação você pode ir a pé ao Farol do Cabo Branco, o monumento que marca simbolicamente onde o sol nasce primeiro nas Américas!)
Do lado de fora, esculturas do escultor pernambucano Abelardo da Hora enfeitam o gramado. A Estação conta, ainda, com lanchonete e lojinha de souvenires. O passeio leva umas duas horas e, de lambuja, agrada em cheio as crianças.
SERVIÇO
Estação Cabo Branco | Ciência, Cultura e Artes
Localização: Av. João Cirillo da Silva, s/nº | Altiplano Cabo Branco
Tel. (83) 3214.8303 | (83) 3214.8270
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 21h.
Entrada: grátis
Como chegar: pegue o ônibus 507 que passa pela rodoviária, praia de Tambaú e Cabo Branco. (A Estação está a uns dois quilômetros do Hotel Ibis, que fica na praia de Cabo Branco)
Posts relacionados
Pôr do sol na praia do Jacaré: o passeio clássico do turista que vai a João Pessoa
Centro Histórico de João Pessoa: modo de usar
Fotos: Raul Mattar
_____________________
Minha viagem a Paraíba faz parte da Expedição Brasil Express II, que leva recortes do nosso país até você.
Parece lindo… Quando eu fui acho que ainda não existia. Ótima desculpa para voltar para Jampa. Valeu a dica.
É fantástico! 🙂
Conheci seu blog faz pouco tempo e já estou apaixonada. Morro de rir com os textos, babo nas fotos e acho o máximo as dicas! parabéns!
Valeu, Melissa! 😉
Amo João Pessoa, onde morei de 2007 a 2011. Amo desde suas praias (e também suas vizinhas praias de Conde e Cabedelo), até a Lagoa Solon de Lucena, o Terceirão, o Centro Histórico, os diversos Bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra (onde morei), Bessa e Intermares. Amo seu povo, sua culinária, sua natureza… E amo, principalmente, as belas amizades que lá fiz… Sempre quero voltar pra esta terra rica e hospitaleira! Obrigada, João Pessoa!
Que linda declaração de amor, Maria Helena! 🙂
Obrigada, Silvia Oliveira! João Pessoa está sempre no meu coração! <3
Silvana,
Perfeito, deu uma dimensão do que é “Jampa”(para vosotros) turisticamente. Repito o agradecimento e esqueça a besteira do “cabra arretado” em não querer divulgar a lojinha, pior p’rá ele, oras….Chegue mais e em qualquer estação(tem o São João de Campina Grande em junho, a segunda cidade do Estado, com 350 mil habitantes, serrana, com clima que oscila nessa época entre 15 e 12º e a festa é rica em cultura). Abraços, Cleo.
Sou louca para conhecer o São João dessas bandas aí! 😀
ESTAÇÃO CIÊNCIA
Monumental
***
Niemeyer quem projetou
E o homem, esculpiu
A cidade se expandiu
E nos presenteou
Com um traço inovador
Das mãos desse artista
Que a todos conquista
Venha conhecer
Um colírio pra se vê
Cartão postal pro turista.
Amiraldo Patriota
patriotajp@hotmail.com
Citamos o Matraqueando no post sobre O que fazer em João Pessoa. se tiver um tempinho, dê uma olhadinha lá.
http://www.dedmundoafora.com.br/2017/03/o-que-fazer-em-joao-pessoa-em-1-dia-paraiba.html
Obrigada! 😉