Da janelinha do avião, a Cordilheira dos Andes
A primeira providência que você deve tomar quando for ao Chile é escolher o lado do avião onde vai se sentar, quer dizer, ocupar assento. (Sentar é um termo muito sofisticado na companhia laranjinha).
Na ida escolha o lado esquerdo. Na volta, o direito. Esquerdo de quem está sentado, olhando para o bico do avião.
De qualquer maneira, a Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas do mundo em comprimento. São 8 mil quilômetros ao longo da América do Sul. Vai da Venezuela à Patagônia.
Por isso, eventualmente – independentemente de onde você se sentar – sobrevoará toda a cadeia nevada.
A paisagem se repete durante mais de uma hora de voo. Mas nunca parece a mesma coisa. Ou a gente acha que não. Você torra um cartão de 32 giga clicando a mescla de nuvens e picos nevados. De repente… mais nuvens e picos nevados. Um processo que hipnotiza.
A altitude média da cordilheira é de 4 mil metros, sendo que o Pico do Aconcágua é o ponto culminante com 6900 metros, o mais alto do continente americano.
+ Roteiro de 5 dias no Atacama: como percorrer o deserto mais árido do mundo
DICA DA MATRACA | Tá procurando carro para alugar barato e percorrer o Chile? Veja como garantir o seu veículo no site líder em aluguel de carros na América Latina! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais e parcelamento em até 12 vezes. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui! O cancelamento é gratuito. 🙂
Não se preocupe, você não vai se sentir jacu ao fotografar pela janelinha do avião. Todo mundo faz isso. E quem estiver do lado errado é capaz de pedir uma licencinha para você… pra ver melhor!
DICA ESPERTA | Lembre-se de que o Brasil não tem acordo com a rede pública de saúde do Chile. Mas eu tenho uma ÓTIMA notícia para você. É que leitor do Matraqueando tem até 30% de desconto no seguro internacional da Mondial/Allianz. Pegue o seu cupom promocional aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, viajante solo, luxo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! 🙂
Posts relacionados
INTRODUÇÃO
Chile, para começar… (introdução)
Da janelinha do avião, a Cordilheira dos Andes
SANTIAGO
Em Santiago do Chile, como ir do aeroporto ao centro
Santiago: bairro a bairro – 1º dia
Santiago: bairro a bairro – 2º dia
Santiago: bairro a bairro – 3º dia
Como ir por conta à vinícola Concha y Toro
Metrô Arte em Santiago do Chile
Hospedagem em Santiago do Chile
ATACAMA
Como chegar a San Pedro do Atacama, no Chile
Atacama: 1º dia | Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Atacama: 2º dia | Salar de Tara
Atacama: 3º dia| Manhã: Tour Arqueológico
Atacama: 3º dia | Tarde: Lagunas Cejar e Tebinquiche
Atacama: 4º dia | Lagunas Altiplânicas
Atacama: 5º dia | Gêiseres El Tatio
Hospedagem em San Pedro de Atacama
Onde comer em San Pedro de Atacama
No Atacama fique atento ao solmáforo
Fotos: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.
Que coisa mais linda, eu tb quero ir!!!!
Estamos de partida para o Peru, e para o próximo ano, CHILE, ma aguarde.
beijos pros três.
Olha isso tudo e verdade, ameiiiiiiii foi uma das coisas mais linda que já vi o Chile e uma benção
Amei estas fotos dos Andes. São um espectáculo, porque as montanhas quasi tocam o céu.
Um saludo
Carmen
Silvia, adorei as suas fotos, a cores sao vivissimas!!!!
Da licenca, mas qual é a marca da sua cam.
=D
Fábio G.
Minha maquininha é uma digital compacta Lumix, 10 mega pixels, com lente Leica. Mas não se engane, a diferença está na “fotógrafa”. hahahaha!
Ah, será que você não está confundindo as fotos? As do “Matraca’s Image Bank” são minhas, mas as com crédito para o “Raul Mattar”, são com outra máquina, daquelas grandotas, profissional.
Abs!
Muito legal as postagens a respeito do Chile!! Dia 22/02 estou indo para lá e espero conseguir tirar algumas fotos assim também!
Visitarei Pucon, Valparaiso, Viña del Mar e Santiago.
Muito bom o site, parabéns! =)
Valeu, Gigio! Depois volta aqui para contar as novidades! Abs!
Oi Silvia querida!!!
Que fotos mais MARAVILHOSAS!!!!
Bjus
Manu
Que dica boa sobre escolher a posicao do assento no aviao!!! Adorei 🙂
Beijos, Angie
Estou pesquisando minha viagem pro Deserto do Atacama e encontrei outro Blog, com precos de passeios cotados em jan/2010, inclusive com a Lickan Antay, e estao bem mais caros dos postados aqui… =[
Quando voce viajou? Final de 2009 mesmo?
**Outra coisa li: “Sorte que eu tinha o telefone celular do dono da Lickan Antay, o amável Señor Jesús” >> Voce ainda tem? Poderia passar? **eles nao tem e-mail?
Obrigada!!!!
Olá Juliana! Viajei em novembro de 2009 e os valores que coloquei são para passeios avulsos. Eu paguei mais barato ainda porque comprei todos juntos. Mas nós pechinchamos muito (meu marido tem ascendência árabe, hehehehe). Puxa, não encontro agora o cel. do dono, mas os telefones da agência são + 56 (055) 591.799 e +56 (055) 591.800. O Señor Jesus está lá todos os dias. Abs!
Ah, outra coisa: JANEIRO é altíssima temporada – talvez por isso os valores estejam mais caros. Ou subiram os preços mesmo!
Oi Silvia,
Realmente, fiz uma confusao danada…. montei duas planilhas, uma com a previsao de gastos e depois na hora de montar a outra planilha para cotacao para os passeios, escrevi que era o preco para 2pessoas…por isso achei que os precos estavam tao diferentes! Marinheira de primeira viagem, fazendo programacao da viagem nas madrugadas…rs.
Vou rever minhas planilhas pra ver se nao estou comendo bola em outros itens!!!
Obrigada =)
Oi, Silvia! O blog citado pela Juliana é o nosso. Na verdade a diferença de preços entre os passeios que fizemos com a Grado 10 e os que vcs fizeram com a Lickan Antay foi de apenas 2 mil pesos (no total). Ou seja, mesmo em janeiro, praticamente o mesmo preço.
O único passeio que notei uma diferença maior foi o Salar de Tara, que em janeiro estava 45 mil (contra os 35 mil que vcs pagaram em novembro).
Acho que ficou confusa minha informação acima. O que quis dizer é que dos passeios que fizemos em comum (Valle da la muerte, Lagunas Altiplâncias, Geysers, Cejar), a diferença foi de apenas 2 mil pesos.
O único passeio que não fizemos foi o Salar de Tara, e esse sim tinha uma diferença maior, de 10 mil pesos.
Agora acho que ficou mais claro! Bjs.
Oi Priscila
Desculpe a confusao!!! Erro MEU!
Montei duas planilhas, uma com a previsao de gastos e depois na hora de montar a outra planilha para cotacao para os passeios, escrevi que era o preco para 2pessoas…por isso achei que os precos estavam tao diferentes!
Vou rever minhas planilhas pra ver se nao estou comendo bola em outros itens!!!
Obrigada =)
Oi Silvia!
Estou viajando na sua viagem! O seu blog é ótimo! Parabéns!
Estamos indo em dezembro pro Chile (Santiago e Atacama). Estou montando a viagem e vou roubar as duas dicas.
Você pode me tirar a primeira dúvida? Outras virão com certeza! Eu já reservei os assntos na Gol e fiz extamente o contrário do que você me disse. Eu achei que o avião só cruzasse a Cordilheira chegando à Santiago. Mas pelo o que eu entendi, ele cruza logo no começo, estou certa? Preciso alterar meus assentos com urgência?
Um beijo
Silvia,
Eu me enganei, estamos indo de Tam, a rota deve ser a mesma, não?
Um beijo e obrigada
Odette, pelo que eu me lembro a Cordilheira começa a aparecer mais perto de Santiago, e não logo no começo da viagem. Embora ainda falte bastante tempo para sua viagem, eu já alteraria os assentos agora. Planejamento é o nome das viagens vitoriosas!
Bom dia Silvia, leio sempre os eu blog e o descobri através do VNV, só uma informação, não faz diferença o lado do avião para passar na cordilheira dos andes, qualquer um dos lados desde que seja na janela vc verá a cordilheira que é muito extensa, principalmente na direção norte e sul, . Na ida para Santiago a diferença é que as montanhas mais altas estão do lado direito e alguns pilotos avisam inclusive sobre o Aconcaguá que será visível próximo a Santiago. Já fiz o percurso duas vezes e a semana passada fui de um lado e voltei do outro e ambas as janelas são linda.
Legal!
Olá Silvia.
Uma pequena grande dúvida: A melhor posição dos assentos é do lado esquerdo de quem entra no avião?
Obrigado.
Beijos
Olhe para a ponta do avião, onde está o piloto, e sente-se do lado esquerdo!
Silvia, tô anotando todas as suas dicas.Estamos (meu marido e eu) indo pro Chile pela terceira vez agora, dia 06 de julho. E é lógico, vamos para o Deserto agora!!! UHU!!!!! já estou tensa com tanta coisa bonita pra ver. Me diz uma coisa: esse negócio de olhar pra ponta do avião que vc fala, é do lado de fora do mesmo??? Ou é de dentro dele??? Ai que dúvida!!! E para ir para Calama, direito, ou esquerdo????
Bjão…
Oi, Alessandra! Quando você entrar no avião, fique de frente para a ponta (onde está o piloto) e sente-se do lado esquerdo. Para ir a Calama, sente-se do lado esquerdo também. Abraço!
Silvia, vc sobrevoa a cordilheira dos Andes, e obviamente vê as montanhas de qualquer janela, mas se quiser tentar ver o Aconcágua, o correto é vc escolher uma janela do lado DIREITO do avião, olhando para a frente…
Sabia que você me diria exatamente o lado onde tenho que marcar meu assento!!! Vou fazer isso agorinha mesmo!!!! Rá! hehe
Qto as fotos, é inevitável não fazer vááários cliques dessa estúpida cordilheira. Quando fui para El Calafate, fiz muitas e muitas fotos da janelinha do avião. O interessante é que estive em El Chaltén mas o tempo estava fechado, e embora o lugar seja lindo, não conseguimos ver o Fitz Roy que é a grande atração local. Quando cheguei em casa e baixei minhas fotos… Quem estava lá? O próprio!!! Só que visto de cima, da janelinha do avião. Fotografei mesmo sem saber! Show!! =))
Valeu por mais uma dica! Beijão!
Tô frustrada! A minha tarifa da LAN não permite reservar o assento com antecedência, apenas 48hs antes do vôo, é mole?
Olha que sou rata de promoções aéreas, mas nunca tive problemas com reserva de assentos. Derrota né?
Espero ter a suerte de descolar dois lugares no lado esquerdo (ida) e direito (volta). Aff!
Credo! Eu fui pela GOL (com milhas!) e reservei tudo on-line! Bom, agora é cruzar os dedos, vai dar tudo certo… 😀
Os dedos estão cruzadinhos! Depois te conto!!! =p
Silvia, tive um pouco mais de sorte que você. O dia estava tão limpo que não tinha uma nuvem. hehehehe
Depois de ler esse post, corri ligar pra TAM pra verificar a posição do meu assento (vou dia 17/10 e volto dia 31/10) e já pedi pra trocar! Eu ia ficar muito frustrada se não conseguisse ver as cordilheiras da janelinha… rs. Ótima dica!
Consegui o meu lugar ao lado de direito, foram tantas fotos… Lindo!
O Cruce foi super tranquilo e o dia estava praticamente sem nuvens, tanto na ida, qto na volta!
Oi, Silvia!
Bem legal seu blog! Dicas ótimas!
Estamos indo eu e o maridão pro Chile agora em novembro/2010. Por ser marinheira de primeira viagem (mesmo!) talvez faça um pacote com a Nascimento turismo, que foi o de melhor custo benefício. Mas vendo todas essas dicas tô tentada a fazer por conta. Queremos fazer exatamente (ou quase) o que vcs fizeram (Santiago/Atacama) só que em 7 dias . Vamos usar milhas apenas na ida e volta de Santiago. Dá pra saber quanto + ou- vcs gastaram com hotel/passagens internas/comida/passeios e quanto vc aconselha levar a parte pra gastar com bobagens SEM ser consumista?
Sei que vc tá devendo as dicas de sobrevivência mas se puder falar da mala, das roupas, sapatos… Não sou perua, tá? mas sou muuuuito friorenta !
Aguardo sua (inestimável) ajuda!
Abs
Fabiana
Uma viagem como essa, usando milhas para chegar a Santiago, vocês devem gastar mais ou menos, em sete dias, uns US$ 2000, incluindo comida (barata!) e os passeios no Atacama. Valor para os dois! Calculei as hospedagens de acordo com as minhas sugestões (Apart Hotel Vegas, em Santiago e Parina, em San Pedro de Atacama). Vou fazer um posts sobre sobrivevencia, ainda esta semana, aguarde! 🙂
Valeu, Silvia!
Fico aguardando o kit sobrevivência .
Brigadão!
Abs
OI SILVIA!!!!
TÔ ADORANDO SEUS POSTS. MUITAS DICAS…
EU VOU AGORA EM JULHO COM O MARIDO PARA BARILOCHE, MAS VOU FAZER TB O CIRCUITO DOS LAGOS. ESTAVA PENSANDO EM DESCER DE SANTIAGO PARA PUERTO MONTT DE ONIBUS, MAS COM AS PASSAGENS DA SKYAIRLINES ACHO QUE DÁ PRA IR DE AVIÃO. A PERGUNTA É A SEGUINTE: VC FALA DO LADO ESQUERDO NA IDA, MAS ISSO É DO VOO DAQUI DO BRASIL PRA SANTIAGO, NÉ??? EU QUERIA SABER QUAL LADO DO AVIÃO EU COMPRO AS PASSAGENS NO TRECHO SANTIAGO – PUERTO MONTT. SERIA O MESMO???
OBRIGADA PELAS DICAS.
BJS…
Do lado esquerdo do Brasil para Santiago. Do lado direito, de Santiago para Puerto Montt! Abs!
Oi Silvia! Acabei de comprar minhas passagens para o Chile pela Gol, fiz a opção pelos assentos (3a ida e 3f volta), fiz bem?
Ish, Raquel… pelo número da poltrona eu nunca sei qual é o lado do avião! É melhor você perguntar na cia aérea… Na ida você deve sentar-se do lado esquerdo! 🙂
Oi, Silvia!
Obrigada por compartilhar as preciosas dicas de viagens!
Estou indo pro Atacama dia 23, mas meus voos de chegada e partida de Santiago são à noite… Mas vamos de avião pra Calama durante o dia! Queria saber o lado do avião nesse trecho que devo sentar pra apreciar a cordilheira.
Abraço!
Silvia,
Estou de viagem marcada para o Chile em 18/06/12. Ficarei 9 dias inteiros. Vou aproveitar e ir para Puerto Varas tambem, onde farei alguns passeios, incluindo Peulla e Vulcão Osorno! Conhece? Tem sugestão de qual tipo de roupa devo levar para poder usar nos passeios? Uma amiga me disse que no passeio do vulcão, temos neve e que devo estar preparada para ela. Mas em Junho? Será?
Obrigada
Aline
Menina, você vai em pleno inverno, vai estar muuuuito frio na região dos Lagos Andinos! Leve calça ´corta-vento (para usar por baixo), casacão de nylon, luvas, gorro, cachecol e calçado com forro de lã ou algo semelhante! Abs!
Olá Silvia,
Estou adorando suas dicas….. Vc já ouviu falar de uma empresa que passeio tur´sitico, no caso para Valle Nevado, chamada Chileanski ?
Não conheço, Daniele!
Ola Silvia , adorei seu blog e achei as dicas muito interessantes , estarei no chile no periodo do final de fevereiro e março de 2012 , e gostaria de algumas dicas de restaurantes para que eu possa experimentar a verdadeira comida chilena , Qual a cotação que vc achou de pesos ?? Obrigada
Mônica, eu não destrinchei muitos restaurantes em Santiago, mas no Mercdo Municipal é possível comer aqueles frutos do mar, que só no Chile tem. Fui em 2009, já nem me lembro a cotação! 🙂
Olá, parabéns pelo blog.
Gostaria de tirar a dúvida sobre o bairro centro à noite!
Se realmente é confiável permanecer na localidade de algum hotel no centro ou se é melhor evitar.
É possível fazer alguma comparação com o centro de Buenos Aires a noite?
Grato pela disponibilidade.
Felipe Grangeiro.
Olá, Felipe! Qualquer centro de uma capital latino-americana merece atenção e cuidado! Fiquei no centro, foi ótimo para fazer os passeios, mas não fiquei circulando pro ali muito depois das 20h! 🙂
Oi Sílvia, estou planejando uma viagem para passar o Natal 2012 no Chile, eu, meu marido e minha filha de 2 anos, e achei super legal suas dicas e roteiros. Porém notei que vc não visitou o Parque O’Higgins – pelo que li a respeito acredito ser ponto obrigatório para os turistas… o que vc acha?
Quando fui a Santiago, não levei minha filha… então, por questão de prioridade, não visitei o Parque O’Higgins. Não caredito que seja “obrigatório”, mas numa tarde de sol pode ser uma opção de passeio para o bacuris! 🙂
quando viajei pra santa catarina eu fiquei nervosa quando o aviao foi subindo esi ainda to aquui vou volta amanha e chego em fortaleza sexta-feira
Silvia, você sugeru ir na ida ao lado esquerdo do avião e na volta, ao lado direito. Não é o contrário? Parabéns pelo site, ficou muito bom. Um abraço, Theo.
Oi, Teophilo! Não, é esse mesmo. É só olhar o mapa do Brasil. 🙂 À sua esquerda está o Chile e a Cordilheira dos Andes! Abs!
Quando você diz que na ida vá sentado no lado esquerdo do avião, é em que sentido? No sentido da entrada (assentos A, B, C) ou da saída (assentos D, E, F). É que vi em outros dois sites informação diferente, daí fiquei em dúvida.
Geni, você fica de frente para a ponta do avião, e se senta à esquerda. É meio óbvio até, o avião sobe para o Chile e, geograficamente, a Cordilheira está do lado esquerdo no mapa; 😉
Silvia, marquei meus assentos como vc indicou aí vi em outro site a informação contraria. Quase tenho um piripaque e ligo pra tam pra remarcar o assento, ate que a pessoa aqui se tocou que tanto a ida quanto a volta serão em voo noturno.
Comecei bem hein?!
Hahaha! Estas fotos todas eu tirei sentada do lado esquerdo do avião! 🙂
O melhor lado é o direito (ida), só pra ver o Aconcágua! Fui em 2008 e sentei do lado esquerdo… meus amigos que estavam no melhor lado tiveram que me aguentar por alguns minutos sobre eles!!!! Lá estava o monumental Aconcágua! Incrível! http://www.flickr.com/photos/f_prestes/2900324993/in/set-72157607315436515
bjs
Só se a rota do avião que você pegou foi pelo Pacifico! 🙂 Estas fotos todas eu tirei sentada do lado esquerdo do avião! Por duas vezes! Mas acho que em determinada parte do trajeto, o avião passa por cima e aí o lado não importa! 🙂
Sílvia, descobri o blog depois de comprar passagens para Chile e marcar ida no lado direito, quase que fui lá no site trocar, mas daí me toquei que como vou fazer o trecho Buenos Aires – Santiago (leste-oeste) estarei do lado certo para observar o Acongágua.
Eu gostaria de saber se Guarulhos-Lima tem que ser um lado específico ou tanto faz. Porque se a Cordilheira é tão grande, então por que não é possível vê-la dos 2 lados do avião??
Olá Fred! De fato, se o avião passar por cima da Cordilheira qualquer lado do avião serve! Abs!
Silvia,
Primeiro parabéns pelo blog.
Voltei do Chile, Santiago, dia 22/09/13 e escolhi o assento, na ida, do lado direito e na volta do lado esquerdo e pude ter o privilegio de ver as Cordilheiras. Dica para a galera: Caso estejam em duvida de qual assento escolher, verifique qual o tipo de avião, por exemplo A320, e busque o mapa de assentos e curtam as Cordilheiras.
Obrigada pelas dicas! Esta dica de lado esquerdo para ir e direito para voltar é de quem sai de São Paulo?
Obrigada!
Ameiii as fotos e as informações! Só uma curiosidade, li em algum lugar que ao sobrevoar a Cordilheira, uma ´´turbulenciazinha“é inevitável, é verdade?!?! (queria saber para tentar ir mais preparada psicologicamente pra isso..rsrsrs)
Oi, pessoal, a lado esquerdo do avião é para se ver melhor o Aconcágua, o pico mais alto das Cordilheiras, sempre nevado. Do lado direito não dá pra ver. Ele fica na esquerda de quem vai e na direita de quem volta do Chile. Vale a pena. É lindo.
Boa dica!!!Já estou marcando meu assento do lado esquerdo!!!Quanto a turbulência no momento que passa nas cordilheiras…tem muita???
Não me lembro, acho que não! Isso, na verdade, acho que é meio imprevisível! 😀
Olá!!!! Estarei indo para o Chile em setembro e adorei as dicas que você deu na página!!!!
Anotei todas no meu diário pré viagem!!!rsrsr
Quanto a alugar um carro para ir as vinicolas e a Valparaíso e Vina Del Mar, acha que vale a pena???
Joana, sobre alugar carro depende da sua disponibilidade de tempo. Eu fui de onibus a Valpo e Viña e de metrô a Concha y Toro! 😉
Olá Silvia!
Me tira uma dúvida? Cada blog que vejo dá uma dica diferente, acabei ficando confusa. Para ver o Aconcágua na ida (Rio-Santiago), devo sentar de que lado da aeronave?rs
Oi Silvia!
Muito legal suas dicas!
Por favor me tira uma dúvida. E de Santiago para Calama, qual o melhor lado do avião? Se puder responder o mais rápido possível please!! viajo semana que vem. Tksss
Achei estranho a indicação do lado para sentar, vi em vários outros sites que recomendam justamente o contrário, ida pela direita e volta pela esquerda sendo que assim da para ver o Aconcágua indo pelo lado direito.
Pode me dizer por que a indicação inversa ?
Alvaro, foi essa que eu fiz e foi essa que eu posso recomendar!
Sílvia,
por favor explica o lado esquerdo , rsrsrs. É o lado esquerdo de quem entra na aeronave???
Obrigada
Lado esquerdo sentado olhando para frente, para o bico do avião, para onde o piloto está. 🙂
Olá, em janeiro dar para ver os andes, pelo menos um pouco? E com o voo chegando à noite é possível ver alguma coisa dos andes?
Grato
Silvia
Parabéns pelo blog. Não sei se já foi comentado.
De Santiago a Mendoza de avião, qual seria o melhor lado dos assentos?
Grato
Alcides
Huum, num sei, Alcides. Nunca fiz este trecho. Abs!
Silvia querida, eu vou fazer SP-Calama (a noite) e Calama-Santiago (de manhã). Então me diga aí, por gentileza, de que lado do avião devo me sentar indo de Calama para Santiago para poder apreciar melhor as Cordilheiras. (para não dar confusão, o lado “do ponto de vista do passageiro já sentado e olhando para o bico do avião…rsrs) Vai me ajudar muito! Beijos.
Olá, Rogério! Em tese, voltando de Calama para Santiago a melhor janelinha é da direita para quem está sentado olhando pro bico do avião. Mas a cordilheira é imensa, normalmente ele passa por cima e os dois lados conseguem ver bem! 😉
São imagens impressionantes! O Chile é muto lindo, mas se V. quer um clima muito quente venha conhecer Bonito, o mais famoso destino de ecoturismo do Brasil. Todos os brasileiros deveriam conhecer.
Esperamos por vocês!