Curitiba: primeiro mercado de orgânicos do Brasil
Agora, a capital recebe o primeiro Mercado de Produtos Orgânicos do país. Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, o lugar é amplo e oferece mais de mil tipos de produtos certificados com selo de sem agrotóxicos e aditivos químicos.
O espaço está integrado ao Mercadão Municipal, por onde passam milhares de pessoas diariamente. Fui durante a semana e a ala dos orgânicos estava tranquila. A ideia é facilitar o acesso da população á alimentação saudável. E deve beneficiar, principalmente, a agricultura familiar paranaense.
As frutas e verduras são fresquinhas, mas menos vistosas que o de costume. Imagino que a falta de agrotóxico deixe as raízes e folhas menores e menos coloridas, por exemplo. Mas o que eu a-d-o-r-e-i é o arsenal de coisinhas gostosas para comer, livre de veneno! Geléias, mel e conservas. Além de todos os grãos que existem na terra.
Até ovo de páscoa certificado você encontra lá. O prédio tem arquitetura moderna. A entrada lembra o acesso de um museu contemporâneo. São 3.700 metros quadrados e 22 bancas e lojas. O branco impera na decoração e dá uma ar de limpeza jamais visto em mercadões.
Além do hortifrutigranjeiros, o Mercado de Orgânicos tem açougue, cosméticos, confecção e restaurante. Tudo… orgânico! Aliás, todas as lanchonetes da praça de alimentação são certificadas. Na parte de cima do mercado foi construído um anfiteatro que servirá para cursos de empreendedorismo e gastronomia.
Não, não virei natureba. Tanto que o que me chamou atenção foi a picanha. Picanha orgânica. A carne é obtida de animais tratados apenas com homeopatia ou acupuntura. ACUPUNTURA! Os boizinhos e as vaquinhas são alimentados em pastos sem qualquer vestígios de agrotóxicos. Are baba!
SERVIÇOS:
Local: Rua da Paz, 608.
Horário: Terça-feira a sábado, das 7h às 18h
Segunda-feira, das 7h às 14h
Domingo, das 7h às 13h
O que fazer em Curitiba
Curitiba | Vinhos Durigan: parada estratégica em Santa Felicidade com degustação grátis
Linha Turismo Curitiba: como aproveitar o city tour oficial da cidade
Curitiba: faça da cidade seu melhor destino de inverno
23 motivos para você conhecer e se apaixonar por Curitiba
Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba
Leia também
Vila Velha, Paraná: sítio geológico de 300 milhões de anos está a uma hora de Curitiba
Lapa: como organizar um bate e volta perfeito saindo de Curitiba
Colônia Witmarsum: café colonial, história alemã menonita e descanso ao lado de Curitiba
Parque Histórico de Carambeí: espaço temático reproduz um pedaço da Holanda no Paraná
Cidades Históricas, Serra do Mar e Estrada da Graciosa: quando ir?
Passeio de trem pela Serra do Mar
______________
Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.
VALEU A DICA!!!!
INICIATIVA BACANA DE CURITIBA E SUA POR DIVULGAR ESSA IDÉIA!!!!
TÉ MAIS
Esses últimos posts estão me deixando morrendo de vontade de conhecer Curitiba!
Oi, Silvia!
Sou consumidora dos orgânicos do Municipal, ou melhor, o Miguel é!
Sempre compro verduras, legumes e carne para fazer as comidinhas pra ele! Aliás, a carne é muito boa, até o cheirinho quando está cozinhando é diferente!
beijos
DONA DO MUNDO: é bom divulgar e incentivar as pessoas a irem lá… porque nem todo mundo tem o hábito de comer BEM e MELHOR!
CAMILA: o que cê tá esperando, miiinina! Vem logo!
ANA CAROLINA: acho que sou uma mãe meio desnaturada… porque demooorei muito para ter a ideia de comprar as comidinhas da Mariana lá! 🙂
Sei que estou atrasada, mas que inveja branca de vocês aí de Curitiba!!