Curitiba | Natal do Palácio Avenida: a história que você precisa conhecer
* Post atualizado em novembro de 2016
O espetáculo acontece do lado de fora. Já o brilho, na sua essência, vem de dentro. O coral do Natal do Palácio Avenida é formado por 130 crianças entre 7 e 16 anos que vivem em instituições de acolhimento conhecidas como Casa Lar.
No domingo passado, participei do último ensaio geral com um olhar no backstage da produção. A apresentação por si só já emociona. Mas ao conhecer os bastidores do trabalho de ressocialização e inclusão dessa meninada você nunca mais verá o show da mesma forma.
Durante o ano todo, estas gurias e piás participam de diversas atividades artísticas como aulas de canto e de instrumentos musicais. Uma preparação rigorosa coordenada pelo Instituto HSBC Solidariedade que resulta no maior evento de Natal de Curitiba.
Além do espetáculo já fazer parte do calendário turístico da cidade — atraindo milhares de visitantes de todo o país — cada janelinha do Palácio Avenida, um dos mais importantes edifícios históricos da capital, tem uma boa história para contar.
Kelvin, 8 anos, faz sua estreia este ano (foto acima). Pela primeira vez vai cantar e tocar violino em uma das janelas do Palácio Avenida. Está ansioso e feliz. Mesmo acanhado, deixa a timidez de lado e posa elegante para a foto. O garoto de sorriso encabulado mostra com segurança que a música é um dos motores para seu desenvolvimento afetivo.
O Natal do Palácio Avenida atrai uma multidão em dias de espetáculo. Tem que chegar, pelo menos, com uma hora de antecedência para pegar um bom lugar.
Para ajudar, o edifício está no centro de Curitiba (na Rua XV de Novembro, também conhecida como Rua das Flores), região altamente turística da cidade.
Temos aqui uma superprodução à la Disney que mistura teatro, dança, música — tudo recheado com lindas canções populares e natalinas. E melhor, GRÁTIS!
Este ano o tema é O Natal dos Natais em comemoração aos 25 anos do evento. Tudo é milimetricamente pensado para oferecer um show de nível internacional e cuidadosamente calculado para proporcionar o melhor dia na vida dessas crianças.
Pela primeira vez alunos da rede municipal de ensino também vão ajudar a abrilhantar o evento.
Enquanto a fachada do Palácio Avenida, hoje sede nacional do HSBC, passa por uma transfiguração de luzes e cores durante o espetáculo, o lado interno do edifício entra em ebulição.
Mais do que um evento de porte, o Natal Luz de Curitiba (também conhecido como Natal do HSBC) é um projeto social que reconstrói e reforça laços afetivos, ajudando a criança a desenvolver também o lado emocional e artístico.
Para que tudo saia perfeitamente como o planejado, cada criança tem seu Anjo de Natal. Os Anjos são voluntários, a maioria funcionários do banco e seus familiares em primeiro grau, designados para acompanhá-las durante os ensaios gerais e apresentações.
Eles ajudam a criança a se vestir, a colocar os adereços, verificam os cintos de segurança que todas usam quando estão próximas aos janelões, orientam, acalmam e conversam o tempo todo com as pequenas grandes estrelas da noite.
Conheci a simpática Alessandra Maciel, voluntária há 8 anos no Natal do Palácio Avenida. No dia do último ensaio geral, Alessandra estava acompanhando a divertida Nicole de 9 anos (foto acima).
Nicole já é veterana. Ela participa do evento pela segunda vez e, mesmo com um friozinho na barriga, se sente segura. Quando pergunto se podemos tirar uma foto ela solta: “Claaaaro, eu adoro fotos. Já estou até famosa!” Linda, sorridente e amável.
O espetáculo dura 45 minutos e não deixa ninguém piscar. Bailarinos com figurinos ricamente decorados trazem ainda mais leveza à apresentação que, neste ano, faz uma bonita homenagem à maestrina Dulce Primo, 74 anos, 21 deles dedicados ao coral de Natal do Palácio Avenida.
Fotos e textos ficam muito longe do que o espetáculo pode proporcionar ao vivo. Apenas guarde estas histórias com você e engrandeça sua experiência turística com alguns exemplos de esperança. (Sim, eu estou muito jeca e emocionada com tanta demonstração de amor em tempos tão escuros. #MeDeixa) 😀
Programação do Natal do Palácio Avenida 2016
O espetáculo acontece de 02 a 18 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos, das 20h15 às 21h.
Onde é realizado
No edifício do Palácio Avenida. Rua das Flores (calçadão de Curitiba), no encontro da Avenida Luiz Xavier com a travessa Oliveira Bello.
Quanto custa
É grátis.
Dicas da Matraca
– Chegue com a maior antecedência possível (mínimo de uma hora) para garantir um bom lugar.
– Apesar da multidão não costuma haver muvuca ou confusão. Mas fique muito atento aos seus pertences e não dê bobeira com o celular.
– O entorno do Palácio Avenida é coalhado de restaurantes simples, lanchonetes de fast food e bares tradicionais. Você pode chegar cedo e comer por ali mesmo enquanto espera o espetáculo começar.
– Alguns hotéis bons e baratos num raio de 2 quilômetros do Palácio Avenida: Ibis Shopping (2 km) CLH Suítes Curitiba (2,3 km) Hotel Aladin (1,3 km), Slaviero Suites Curitiba (1,6 km), Hotel Centro Europeu Tourist (a uma quadra do Palácio Avenida)
– Alguns estabelecimentos ao redor do Palácio Avenida se transformam em camarotes durante o evento e abrem o local para quem quiser assistir ao show com visão privilegiada. O valor do ingresso varia de R$ 129 a R$ 258 e geralmente inclui bebida e petiscos.
– A melhor vista é do Videokê que fica exatamente em frente ao palco (Rua Ébano Pereira, 26. Tel. 41 3224-6288). Oferece janelões que se abrem por inteiro e de onde tiramos nossas melhores fotos.
– É possível conseguir camarotes também no Hotel Plaza (Av. Luiz Xavier, 24. Tel 41 3013-6920) e no Restaurante Bella Vista (Rua XV de Novembro, 29. Tel. 41 3225-4465), este último só vendido através de agências de viagem.
– Moradores dos prédios em frente também abrem as sacadas de suas casas. Se você chegar mais cedo verá os cartazes na portaria desses prédios com os preços e telefones de contato.
– O evento é público, ao ar livre e acontece mesmo em dias de chuva.
Posts relacionados
Como ir do aeroporto de Curitiba ao centro da cidade
Linha Turismo Curitiba: como aproveitar o city tour oficial da cidade
23 motivos para você conhecer e se apaixonar por Curitiba
Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer completa 10 anos como a atração mais visitada de Curitiba
_________________
Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados.© (As imagens das crianças foram autorizadas.)
NADA IGUAL, EXCELENTE
Valeu, Hamilton! É lindo mesmo.
Que prazer em receber este lindo artigo no meu email. Depois de tantas coisas desagradáveis (pra dizer pouco) acontecendo no mundo, eis que nossa cidade e nosso país podem mostrar um pouco do lado bom da vida. Parabéns a todos os envolvidos e a você Silvia por sua sensibilidade.
Obrigada, Zudi! Eu tive a mesma sensação que você quando acompanhei essas crianças nesse espetáculo tão emocionante! Abs!
Uma das melhores coisas de Curitiba. E mostrar esse lado dos bastidores emociona mais ainda. Parabens ao Matraqueando. Adoro o blog, Silvia.
Obrigada, Suzi! O espetáculo fica melhor visto de “dentro”. Abs!
Lindo e emocionante relato, Silvia. Parabéns!
Assisti algumas vezes o espetáculo e é sempre fantástico!
Beijo, Cris
Que reportagem edificante! belo trabalho, parabéns!
Precisamos de bons exemplos. Estes educam, incentivam, fazem valer a pena o trabalho do resgate à cidadania, o olhar focado no outro. É a vida! Vida é amor, é doação. É sair de nós mesmos e vivenciarmos a vida de todos nós. O mundo inteiro é a nossa casa.
Infelizmente, e sem querer ser alienada, só assistimos, na maior parte do tempo, a divulgação excessiva de fatos degradantes.
Hoje, porém, compartilho a alegria de ver e ler sobre este trabalho dignificante. E vem de Curitiba, onde também uma bela mulher chamada Dra. Zilda Arns nos doou um belo exemplo de didadania.
Parabéns! e que venham outros…
Visitei Curitiba no final de semana do dia 28/11, fui conhecer essa bela Capital, e me admirei com a limpeza da cidade e a educação das pessoas. Aproveitei e assisti esse espetáculo, me emocionei mesmo, minha bebê de 2 anos ficou hipnotizada e no final queria ir na janelas ver as crianças. Seu relato sobre esse projeto me deixou mais emocionada, foi uma honra poder assistir esse espetáculo de pura emoção.
Que alegria saber que você pode ver isso de perto, Fernanda! Volte sempre! Bjs!
Que lugar maravilhoso
Obrigada por este lindo artigo, muito bom mesmo.
Parabéns, Lindo d+ o artigo e Parabéns Curitiba.
Vou em dezembro próximo a Curitiba e nas minhas pesquisas achei este site, muito interessante por sinal.
Como assistir o coral é “obrigatório” fiquei na dúvida se vale realmente a pena assistir o espetáculo nesse restaurante que vc citou, por exemplo ou num desses camarotes. Vou com duas crianças.
Parabéns pelas postagens, que estão sendo úteis nas minhas pesquisas.
Olha, Ricardo… tem gente que gosta da panorâmica do restaurante, outros dos camarotes (a maioria nos apartamentos de moradores). Tem gente que reclama de que alguns camarotes ficam cheios também. Acho que quando for fazer a reserva pergunte se você terá acesso a uma janela, se vai ter muita gente, qual é a visão do palco (lateral, central, etc). Abs!
É maravilhoso e emocionante !!! ?
Oi Silvia,
Estou chegando em Curitiba amanha e quero tentar assistir.
É mais facil ir de carro ou melhor pegar taxi/uber? Estaremos hospedados perto do shopping crystal 🙂
Obrigada
Oi, Mirella!
É melhor táxi/uber. A região fica bem congestionada e é difícil estacionar. Bjs!
Oi Silvia,
Liguei no videoke e a mulher disse que não abre as janelas …
Achei triste eles nao aproveitarem a localizacao privilegiada 🙁
Abs
Nossa, quando fui abriam totalmente. Vai ver que mudou alguma coisa por motivo de segurança. Abs!
Oi Silvia,
Vim aqui dar um feedback.
O telefone do post, cai na night club do Karaoke que fica no ultimo andar, e aí eles realmente nao abrem as janelas.
No andar debaixo, que tem is janeloes aberto e visao perfeita, como vc disse.
Entao, o lance eh nao ligar e ir direto tentar pegar lugar.
Eu acabei vendo lah com o povo, mesmo (risos), e foi lindo!
Bjo
Fiquei encantando, vou passar minhas férias agora em julho (2017) com minha familia. Agora você saberia me informar quais eventos tem para julho? Obrigado.
Olá, Jose! Não me lembro assim de nenhum grande evento em julho como o Natal de Curitiba. Mas acompanhe aqui para ficar sabendo o que rola na cidade: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/eventos/ Abs!
Simplesmente Lindo, foi um dos melhores passeios com minha família, além de Curitiba ser uma cidade linda