Conservatória, capital mundial da seresta | Por Lana Cristina
A querida Lana Cristina é conservatória-maníaca, na definição da própria. Já desembarcou inúmeras vezes nesse distrito da cidade de Valença, no estado do Rio de Janeiro – a 142 quilômetros da capital. Um lugar que cheira a poesia, canta o amor e embala as emoções. Acho que deve ser uma das poucas regiões do País a preservar tanta brasilidade.
Apesar do forte êxodo rural, Conservatória sobrevive… da música. Da boa música. Silvio Caldas, Vicente Celestino, Nelson Gonçalves… Já pensou que lindo isso? Os turistas são atraídos por essa atmosfera lúdica que traz emocionadas recordações. Toda sexta e sábado, a partir das 23h (exceto quando chove) acontece a tradicional serenata. Sem falar nas inúmeras serestas em espaços fechados. A Lana preparou um post encorpado e dá todas as dicas – desde onde comer, ficar e o que fazer – para você preparar seu roteiro e passar um fim de semana (ou mais!) por aqui.
Fotos: Lana Cristina
Ai, que susto… que emoção!
Querida, achei que vc queria as fotos pra fazer uma matéria sem sequer me citar…nuss…que honra ser citada no seu site. Jamais sequer sonhei com essa possibilidade…Ainda mais falando sobre a minha paixão: Conservatória!
Obrigada pelo carinho por mim e por Conservatória!
Ah to emocionada, nem sei o que dizer…
Deus te abençoe e te proporcione pelo menos em dobro o que to sentindo agora…
Beijocas de viajante emocionada
Bacana encontrar um post falando sobre Conservatória. Minha mãe também viaja para lá todo ano e é apaixonada pela cidade. Ela sempre recomenda essa viagem.
Eu conheci o matraqueando através do ViajenaViagem. Vi aqui o post sobre Conservatória, linkando para as dicas da Lana. Já entrei em contato com a pousada indicada para saber sobre o Dia dos Namorados. Parece que rola na cidade a festa de Santo Antonio, que deve ser uma graça, bem interiorana. Um programa pra lá de especial pro Dia dos Namorados. Vou aguardar o retorno da pousada e visitar os cantinhos recomendados pela Lana.
Tenho paixão por Conservatória desde 1989, quando ia pra aquelas bandas fazer trilha durante o dia e aproveitar as serestas a noite. Faz anos que não vou lá, mas pretendo corrigir isso. Este artigo me deu muita saudade. Um abraço e continuem viajando e escrevendo.
Fui jornalista, como a Silvia, me considero “ex-carioca” e, hoje, sou moradora de Conservatória e amante incondicional desse vilarejo. O que a Lana escreveu retrata com muito sentimento o que Conservatória representa. Creio que o ritual da música pelas ruas criou uma egrégora que traz magia para nossa cidade a cada final de semana. Quem tem sensibilidade à flor da pele até se emociona quando chega em Conservatória. Minha paixão foi tão grande que saí do Rio há 15 anos para viver por aqui. Deixei o jornalismo no passado, montei uma pousada – D’Amoras – e adquiri uma qualidade de vida que só quem tem coragem de deixar o meio urbano e ir para o interior pode entender! Conservatória é estilo de vida, é magia, é amor!!! Apaixonem-se vocês também!!!
Obrigada pela dica, Deolinda! Abs!
Conservátoria é tudo de bom, vamos sempre pra lá, fica pertinho de nossa cidade, e parece Minas! Rs. O povo é super simpático, comidinha boa, e tem muito chorinho tb.
Conservatória, Ah!, Conservatória das serestas e serenatas Ah! , Conservatória, Conservatória dos violões que choram para a lua; Conservatória, Ah! , Conservatória dos encontros de músicos e de seresteiros, esse lugar maravilhoso do qual todos nós sentimos múltiplas saudades. Conservatória como sentimos falta de ti.
Em Conservatória tudo fica mais bonito; a música contagiante cria um clima acolhedor e todos sentem uma vibração diferente, muito forte, que traz uma realização interior de imensa paz.
Que lindo! 🙂
Em Conservatória não tem só seresta. No mês de Outubro sempre na 2º quinzena tem o Carnaval Antigo que é maravilhoso.
Estou me reservando para literalmente em um final de semana ( sexta à tarde até domingo a tarde) curtir Conservatória, estou querendo fazer um grupo mas desejo saber sugestões de baixo custo individual e coletivo, afinal sou assalariada mas muito feliz e com força de Deus para viver à vida
Olá, Solange! Entre no blog da Lana (link no texto) e peça mais informações a ela. Eu nunca fui a Conservatória. 😉
Descobrindo agora o Matraqueando me deparo, dentre outros, com esse lindo e informativo texto.
Parabéns à Lana e a Sílvia pela informação “certa” dessa linda cidade para mim ainda desconhecida, mesmo morando no RJ.
olá, o blog foi removido? não consigo achar mais.
Não. Ele mudou de endereço: O post está aqui: https://escritoralanagomes.wordpress.com/2010/01/10/conservatoria-a-capital-mundial-da-seresta/
Vou atualizar. 😉
Olá Gostaria de deixar registrado minha admiração pelo site, gosto por demais das postagens e dicas, Sou Guia de Truismo no Rio de Janeiro e faço City Tour no Rio de Janeiro para Brasileiros, quando estiver no Rio, faça uma visita http://citytournoriodejaneiro.com.br