Parte 1 | Como tirar o visto americano: passo a passo ilustrado para o preenchimento do formulário DS 160
Quando fui convidada para palestrar no BloggerCon, o maior evento de blogueiros das Américas, em Porto Rico tive que deixar a preguiça de lado e correr atrás do meu visto americano, que estava vencido desde 2011. É que Porto Rico, embora esteja no Caribe, é um estado associado do Tio Sam (Alguém ainda chama os Estados Unidos de Tio Sam ou é coisa do “meu tempo”?). Portanto, é necessário visto americano para entrar lá.
Quem tem visto vencido há menos de 48 meses e quer renová-lo passa por um processo mais simples e está isento da entrevista. O meu estava vencido há dois anos, mas havia sido emitido em julho de 2001 com validade de 10 anos. E vistos emitidos antes de 1° de julho de 2004 não são renováveis, é necessário pedir um novo. Por isso, tive que enfrentar a burocracia completa. Ou seja, mesmo tendo um visto antigo, se estiver vencido há mais de 48 meses ou emitido antes de 01/07/2004, você tem que entrar com o pedido de um visto novo. Veja aqui sobre renovação de vistos.
A boa-nova é que nos últimos anos ficou bem mais fácil e rápido para um brasileiro tirar o visto americano. Desde junho de 2012, por exemplo, houve ampliação dos consulados americanos no Brasil e centros de triagem foram criados (CASV- Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), diminuindo muito a fila de espera. Entre o dia que preenchi o formulário na internet até o dia em que o visto chegou à minha casa foram exatos — e apenas — 13 dias.
+ Leitor do Matraqueando tem até 30% de desconto no seguro de viagem. Pegue seu cupom aqui!
Para tirar o visto americano você passa por três etapas:
1) preenchimento do formulário DS 160 (tema deste post);
2) pagamento da taxa e agendamento para tirar foto e digitais no CASV (post em breve);
3) a entrevista no consulado (post em breve).
ATENÇÃO | Somente compre passagens, passeios ou reserve hotel após receber o visto. Não é necessário ter passagens nas mãos para fazer a solicitação. A orientação é do próprio consulado.
Primeiro passo | Entendendo o formulário DS 160
O formulário DS 160 é o caminho, a verdade e a vida. Ele vai acompanhar você durante todo o processo de solicitação do visto americano. Clique aqui para acessá-lo e reserve pelo menos umas 2,5 horas para respondê-lo. Caso não consiga completar o questionário inteiro, você pode gravá-lo e tem até 30 dias para concluir o processo.
Antes de começar o preenchimento tenha em mãos seu passaporte, CPF, RG, visto antigo (se houver).
ATUALIZAÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO MAIS SUBIR UMA FOTO DIGITALIZADA.
A foto oficial será tirada em um CASV, mesmo lugar onde serão colhidas suas impressões digitais.
Segundo passo | Começando o preenchimento do formulário DS 160
Com foto e documentos nas mãos você está pronto para acessar o DS 160 . O formulário está em inglês, mas é só colocar o mouse em cima dos textos que uma caixinha se abrirá com a tradução (como na imagem acima). Atenção: as respostas devem ser sempre em inglês.
Ao entrar no formulário a primeira coisa é escolher o consulado onde deseja fazer a entrevista. (Existem quatro opções: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). No meu caso, a cidade mais próxima seria São Paulo.
ATUALIZAÇÃO: NÃO É NECESSÁRIO MAIS SUBIR UMA FOTO DIGITALIZADA.
Clique em Start an Application que no meu formulário aparece em português “Iniciar um aplicativo” (tradução automática do google chrome, horrorosa, aliás!).
Terceiro Passo | Incluindo dados pessoais (e boa parte da sua história de vida)
Sim, eles vão perguntar tudo e mais um pouco. Desde sua educação fundamental, relações de família e até se você tem parentes vivendo (ou que já viveram) nos Estados Unidos. Por isso mesmo eu disse lá no início que vão ser, no mínimo, 2 horas de preenchimento. (Atenção: o formulário para homens contém mais perguntas do que o formulário para mulheres, mas são sempre relacionadas à escolaridade e outras viagens).
Meu conselho é: não minta. Fornecer informação falsa é crime grave nos Estados Unidos. Fale sempre a verdade e não pense em florear/incrementar/aumentar alguma resposta achando que isso poderá te beneficiar. Seja honesto e pense assim: “ah, se me negarem esse visto… vou para Europa!”.
+ Reserve hotel nos EUA no Booking.com. Sem taxa extra, cancelamento grátis!
Já de cara vão te perguntar o National Identification Number, que nada mais é que o número do seu CPF. Quando pedirem U.S. Social Security Number e o U.S. Taxpayer ID Number marque “Does not apply” (que significa “não se aplica”).
Ao pedir informações sobre seu passaporte escolha a opção “REGULAR” (a não ser que esteja pedindo um passaporte diplomático) e, em seguida, coloque o número do passaporte com as letras na frente — sem pontos ou traços. No Passport Book Number clique em “Does not aply” (Não se aplica). (Brasileiros não têm passport book number).
O formulário pergunta qual é o propósito da sua viagem (Purpose of Trip to the U.S.) e que tipo de visto você está solicitando. O visto de turismo é o B2 e o visto de negócios, o B1. Se você pretende visitar feiras, participar de congressos ou eventos (meu caso em Porto Rico), você deve pedir o B1 e o B2 juntos. Você paga o mesmo valor para tirar ambos, US$ 160. Consulte outros tipos de visto aqui.
Quando perguntarem se você já teve algum passaporte perdido ou roubado (Have you ever lost a passport or had one stolen?) e você responder que sim (yes) abrirá uma caixa para você explicar o motivo. Escreva sempre em inglês, este é o idioma oficial do formulário. Na dúvida, use o Google Tradutor.
Ao responder sobre o valor do seu rendimento mensal, cuidado! Ele deve ser compatível com a movimentação da sua conta corrente e/ou poupança e com o seu salário ou pró-labore declarados.
Atenção: nunca use vírgulas ou acentos, principalmente nos dados de endereço, cidade e estado, se não dará erro.
Quarto passo | Seus contatos nos Estados Unidos
O consulado quer saber onde você vai se hospedar, quem está pagando sua viagem (caso não seja você mesmo), qual a sua relação com essa pessoa (se for o caso), entre outros detalhes. Quando perguntarem o Contact Person Name in U.S. escreva Do not know. Já na Organization Name in the U.S coloque o nome do hotel onde você vai ficar e no U.S Contact Address, o endereço da hospedagem, mesmo que não tenha feito a reserva ainda.
Se você não tiver nem ideia de onde vai ficar escreva “N/A” (Not Available).
Importante: obviamente que se você conhece alguém e vai justamente ficar na casa dessa pessoa coloque o nome dela em Contact Person Name in U.S.
Quinto passo | Respondendo às questões de segurança
A parte mais chata (mas que chega a ser divertida) é quando você tem que responder a Security and Background Information, já quase no final do formulário. São perguntas, como o próprio nome diz, relacionadas à segurança e você tem que responder YES ou NO. Alguns exemplos:
Você faz parte de organizações armadas ou grupos terroristas?
Você pensa em se prostituir ou incentivar a prostituição nos Estados Unidos?
Você pensa em comercializar armas de fogo nos Staitis?
Você é traficante de drogas?
Então, o que você responderia? Pode colocar “NO” em todas as respostas, partindo do princípio de que você é um homem/mulher de bem!
Ao finalizar o preenchimento aparecerá uma ficha de confirmação do envio. O documento tem um código de barras e é necessário imprimi-lo, já que este papelzinho será responsável pelo andamento de todo o processo. Quando concluí o preenchimento minha foto não aparecia (conforme imagem acima), mas na cópia que enviei para o e-mail, sim, aparecia tudo normal.
Importante: caso não consiga imprimir na hora em que finalizar o preenchimento, mande para seu e-mail e imprima ANTES de ir ao CASV. Se você chegar sem este papel no dia em que for tirar a foto oficial e colher as impressões digitais não vão deixar você nem entrar.
Por outro lado, existe uma pequena máfia organização de prestadores de serviços ao redor dos CASVs esperando os mais esquecidinhos e imprimindo a folha de confirmação pela bagatela de R$ 30… por página. Mas isso eu explico melhor no próximo post! 😉
Posts relacionados
Parte 2 | Como pagar a taxa do visto americano e agendar a entrevista
Parte 3 | Como é o atendimento no CASV e a entrevista no consulado
F.A.Q. | Como tirar o visto americano: + 50 perguntas frequentes
Leia também
Nova York pela primeira vez: roteiro de 3 dias
Como usar o metrô de Nova York
Nova York | Como chegar e sair do aeroporto JFK
Nova York | Como comprar e usar o MetroCard
Hotel bom e barato em Nova York: dicas testadas e aprovadas
E ainda
Orlando | Red Roof Inn International Drive: hotel bom, bonito, barato e bem localizado
Orlando | Cici’s Pizza: buffet à vontade de massa, pizza, sopa e sobremesa
Procurando hotel bom e barato nos Estados Unidos?
Eu indico nosso parceiro Booking.com. Há anos faço minhas reservas com eles. A grande vantagem é que o sistema não cobra taxa de reserva e tem cancelamento grátis para a maioria dos quartos! Além disso, você pode pesquisar sua hospedagem por preço, localização e avaliação dos hóspedes!
O Booking.com é uma das ferramentas mais completas para reserva de hotéis, pousadas e apartamentos. E sempre que você fizer sua reserva clicando nos links acima nós ganhamos uma pequena comissão, o que ajuda a manter o Matraqueando cheio de dicas quentíssimas, atualizadas e GRATUITAS para você! Então já sabe, né? Vai viajar para os Estados Unidos? Busque aqui sua hospedagem e depois conte pra gente como foi sua experiência! 🙂
No que diferencia esse procedimento toooodo do de Renovacao de Visto? Por ex tenho que fazer DOIS procedimentos (CASV e CONSULADO) em DOIS dias diferentes ou basta um ? Eu ja fiz o meu agendamento pra Renovacao do Visto e so foi marcada uma ida pra tirar foto e aprsentar o passaporte com o visto anterior/vencido.
Obrigado e parabens pelo belo trabalho.
Paulo
Oi, Paulo! Quem vai renovar (visto vencido há menos de 48 meses) tem que preencher este formulário e entregar a documentação no CASV, exatamente como você fez. Só está isento da entrevista (embora ela possa ser solicitada se acharem pertinente). Abs!!!
Ola Silvia.
Boa noite.
estou planejando ir para USA com a familia (esposa e dois filhos) como turista e preciso preencher varias DS 160 ou posso preencher apenas um formulario e agendar uma visita unica? Estou na duvida se preciso preencher para minha esposa um formulario igual ao meu…visto que tem que agendar a visita.
aguardo retorno e parabens pelo seu blog.
Vinicius
Você preenche o formulário e depois vai adicionando membros da família, um formulário para cada, mas todo com o seu ID. Abs!
Olá, já tenho visto, estou tentando fazer o do meu pai. Só que ele não tem a data de nascimento dos pais deles, não tem nenhum documento com a data de nascimento, somente o nome completo dela. Consigo fazer sem a data de nascimento?
Olá Silvia, estou preenchendo o formulário para o visto. O meu navegador é superior ao exigido e ainda assim não tem lugar para a foto. Será que mudou o tipo do formulário e agora não precisa mais da foto ?
Terminei de preencher mas ainda não enviei, contudo, não apareceu lugar nenhum para colocar a foto. Já vi alguns posts parecidos e começo a pensar que não é mais exigido, afinal de contas, uma foto sua será tirada no CASV. Alguém mais?
Alexandre! Há umas três semanas o consulado passou a NÃO exigir mais a foto no fomrulário. 😉
Gostaria de agradecer a você que se dedica a ajudar pessoas, facilitando o processo de aquisição do visto americano. Seu blog me ajudou muito, desde o preenchimento do formulário Ds160 até a entrevista no consulado. Fiz tudo sozinha, sem despachantes.
Eu e minha familia ( marido e 2 filhas de 9 e 12 anos) estavámos agendados ao CASV Vila Mariana para o domingo, 19/10 e a entrevista no consulado 20/10.
Marcamos o casv ao domingo, porque na nossa cidade não tem e para nossa surpresa estava bem cheio. Chegamos com 1 hora de antecedência, não é necessario, mas fomos , conforme indicado aqui, de transporte publico e ficamos com receio de atrasar. Tivemos que aguardar na fila por cerca de 40 minutos até entrarmos. Ao contrario de muitos depoimentos, no CASV, pode entrar com mochilas, bolsas, sacolas, desde de que sejam vistoriadas. Outro documento que não é exigido é o comprovante de pagamento da taxa , O MRV. Fiquei muito preocupada, pois paguei no cartão de credito e só tinha um comprovante sem códigos de barras, apenas com os numeros do MRV, mas eles não exigem essa comprovação.
Ao entrarmos passamos por uma conferencia de documentos e somos encaminhados para o 1 andar, onde serão tiradas as fotos e as digitais. Para minha surpresa ao termino desse processo o funcionário que coletou as digitais solicitou que levássemos para entrevista uma foto 5X7, não entendi, afinal ele já havia tirado a minha foto lá, mas para garantir fomos até um shopping na Av Paulista e fizemos as fotos R$20,00, por pessoa.
No dia seguinte fomos para entrevista. Mais uma vez seguimos o roteiro indicado aqui. Chegamos com 1 hora de antecedencia, mas para nossa surpresa e alegria estava vazio e assim que chegamos fomos encamnhados para uma fila de entrada. Foi tudo muito rápido acho que desde a nossa chegada até a saída não demorou 20 minutos. E o cônsul, suuuuuper simpático nos fez as seguintes perguntas:
C- Bom dia!
R- Bom dia!
C- O sr está indo para onde? ( O Consul perguntou para meu marido)
R- Orlando
C- Já viajou para outros países?
R- Sim, Portugal e Espanha
C- Pode colocar seus quatro dedos aqui na leitora
C- E a Sra ( ele falou comigo), o que faz aqui no Brasil?
R- Sou professora concursada do Governo do Estado.
A partir dai ele começou a digitar no computador e em seguida disse: Parabéns seu visto foi aprovado.
Muito obrigada, Silvia, você realmente me ajudou muito!
Ah, que maravilha! Boa viagem! 😉
Boa noite! Eu e meus filhos já temos visto, mas meu marido vai tentar tirar agora porque em breve minha irmã vai se mudar para os Estados Unidos com o marido e a filhinha, nossa afilhada. O marido dela é da Marinha brasileira, e ficará dois anos lá a trabalho. Ele disse que faz uma carta convite para facilitar o visto, mas estou em dúvida em como usá-la. No DS160 não tem como anexar, certo? Posso escrever isso em algum campo do formulário e ele levar a carta no dia da entrevista?
Gostaria de saber se vc colocou como ocupação principal Educação ou Governo??pois tb sou professora concursada do governo.
Ufa! Consegui! Obrigada!! Suas dicas ajudaram mto. Mas é um momento de tensão preencher isso!! haha. Só uma coisa, o B1 – negócios e B2 – turismo 😉
Bjs
Ops, troquei as bolas! Obrigada pelo toque! 😉
Coloco B2 ou B1/b2 ?
Se eu não conseguir colocar a foto tem problema?? Nenhuma foto está aceitando.
Deborah, a informação no site do consulado é: “Se você não conseguir carregar a foto eletronicamente, você deverá trazer uma foto que preencha os requisitos estabelecidos pelo Departamento de Estado.” http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/confirmation.html
Abs e boa sorte!
Como tenho mais de 66 anos e não precisarei ir ao CASV e nem ao consulado, de que forma terão a minha foto oficial?
Aceoni! Ao enviar sua documentação, tem que mandar junto uma foto 5×7 cm recente, colorida, fundo branco, sem óculos, sem franja. Abs!
Obrigada Silvia!
Eu tenho uma dúvida sobre o preenchimento dos dados do Passaporte.
O meu atual tem validade até abril de 2014, mas já dei entrada para renovar. Só que provavelmente só terei o passaporte novo lá pelo dia 10 de janeiro, e to com uma viagem marcada para o dia 20/fev e queria aproveitar pra tirar o visto.
Eu posso preencher no formulário o número do meu passaporte atual que vence em abril/2014 e levar o novo para a entrevista?
To com medo de esperar o novo chegar e não conseguir agendar no CASV e a entrevista pro período da minha viagem.
Olá, Daniel!
Um dos documentos exigidos ao solicitar o visto é um passaporte com validade mínima de 6 meses. Portanto, este seu passaporte válido até abril de 2014 não será aceito. Você tem que preencher com o número do passaporte novo. Abs!!!
Obrigado pela ajuda Silvia.
A ida ao CASV é so para quem vai renovar? Ou para todos que forem tirar um visto americano?
A ida ao CASV é para todos que vão tirar o visto. Quem vai renovar (visto vencido há menos de 48 meses) só está isento da entrevista no consulado.
Olá, Gostaria de saber se no formulário DS-160 os endereços aqui no Brasil devem serem “traduzidos” no formato americano ou devem permanecer no formato Brasileiro?
EX: BRA – RUA GERALDA DE FREITAS, 170
USA – 170, GERALDA DE FREITAS, ST
E na parte de escolaridade, estudos anteriores etc… basta colocar o ensino médio e superior ou devemos colocar também o ensino fundamental?
Agradeço desde já.
Olá, Gustavo! Os endereços do Brasil podem ser deixados no formato brasileiro.
Sobre a escolaridade, não há necessidade de colocar o ensino fundamental. A pergunta é “Have you attended any educational institutions other than elementary
schools?” (Você frequentou quaisquer instituições educacionais além do ensino fundamental?) Ou seja, neste campo você deverá colocar todas as instituições de ensino, sem incluir o Ensino Fundamental. Abs!
ola tenho duvida:
– eu e o meu namorado estamos tirando o visto para viajar de ferias no ano que vem.
Como conseguimos fazer entrevista juntos? estamos cada um preenchendo uma ds160,porem declaramos um ao outro na parte que pergunta se ira viajar sozinho ou não.
obrigada
Estou na mesma situação que a sua. E tambem queria saber se é possível fazermos a entrevista juntos.
Oi, Bruna! Não saberia informar com precisão. Famílias viajando juntas, fazem a entrevista juntas. Mas como vocês são namorados não sei se seria a mesma coisa.
eu consegui com a Visa… http://visafactory.com.br/
se ajudar =D
Olá Silvia como vai? Tenho uma dúvida? Ao preencher o formulário na parte que pede informações sobre escolaridade e sobre outros viagens que já tenha feito, quando estava preenchendo o meu não pediu essas informações, mas quando preenchi a do meu marido eles pediram essas informações, existe algum critério? As informações do formulário não são padronizadas? Obrigada
Aconteceu a mesma coisa comigo. Do meu noivo pediu informações de escolaridade e viagens. No meu não. Creio que as perguntas não são padronizadas…
Olá, Juliana e Andreia! As perguntas são padrão, sim! Mas é que no formulário de homens existem mesmo perguntas a mais do que no de mulheres. Mas são as mesmas perguntas para todos os homens. 😉
Vou começar esse processo hoje. Curti o passo a passo!
bjs,
Legal, Jackie! Amanhã entra a parte 3! 😉
Perfeito demais o post! ajudou demais!
Uma outra duvida…
Terminei de preencher o formulário, mas eu não consegui fazer o upload da minha foto. P.S: A foto estava no tamanho correto e de acordo com o que eles queriam. Mas no local onde deveria haver a foto aparece a seguinte mensagem “Photo wil be taken at the ASC”.
Será que terei problemas?
Mais uma vez, obrigada!
Oi, Juliana!
Em tese, não haverá problema. A foto oficial é tirada no local. Não sei nem porque eles fazem a exigência desse upload porque muita gente não consegue subir (ou passa horas tentando fazer a imagem encaixar) para no final dizer, caso não funcione o upload, ” Sua foto será tirada no Casv”. De qualquer maneira, se isso tivesse acntecido comigo eu levaria fotos 5 x 7 cm junto. Abs!
Silvia, sei que talvez vc não tenha todas as respostas para as nossas perguntas, mas… mais uma duvida acabou de aparecer…
Eu e meu noivo vamos viajar juntos, mas é ele quem vai arcar com a maior parte das despesas de viagem (cerca de 70%). Neste caso, devo dizer que ele irá pagar pela minha viagem?
Neste caso, no momento da entrevista, devemos agendá-la para fazermos juntos, já que, se for necessário, ele tem como comprovar renda, poupança, etc.?
Estou com medo de dizer que vou arcar com minha viagem e eles considerarem que não possuo renda suficiente para me manter no EUA.
Quanto a renda, devo colocar a renda bruta ou líquida?
Trabalho a 10 anos na mesma empresa. Declaro IR. Não tenho carro, nem imóveis em meu nome. Tenho cartão internacional e tenho uma pequena poupança. Já viajei para outros paises da Europa (2011 e 2012) e America do Sul (2013).
Obrigada,
Juliana
Olá, Juliana!
O que você disse no formulário DS 160? Que você ou seu namorado que iria bancar a viagem? Você tem que provar o que disse no formulário. (Caso não tenha enviado ainda, você pode modificá-lo de acordo com o que vai dizer). Mas a minha recomendação é sempre dizer a verdade. Caso seja seu namorado quem vai custear, você tem que levar provas de que ele poderá pagar a viagem, como comprovantes de renda dele. O detalhe é que quando é o filho dizendo que o pai vai pagar a viagem é fácil comprovar o parentesco com um documento de identidade. Mas como vocês não possuem grau de parentesco não sei como provar que a declaração que você vai apresentar é de alguém que você realmente conheça (a pessoa pode pegar a declaração de qualquer um e dizer “é meu namorado”). O ideal era fazer a entrevista juntos, mas como disse em algum dos comentários anteriores não sei se poderão fazer a entrevista juntos. Para tirar esta dúvida, ligue nos telefones do Casv: https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options
Abs!
Ainda estamos preenchendo o formulário.
Inicialmente coloquei que eu vou custear a minha viagem. Mas, depois, parando para pensar melhor, quem vai arcar com a maior parte dos gastos é meu noivo. Ele vai pagar o aereo e os hotéis, que costuma ser o peso pesado nas nossas viagens. O restante (alimentação, passeios, compras, etc) a gente rateia.
Por conta disto, fiquei com medo desta pergunta acabar sendo uma pegadinha no meu caso. Eu não sei qual critério eles usam para classificar uma pessoa como sendo apta “financeiramente falando” de arcar uma viagem para os EUA.
Mas realmente, como não temos grau de parentesco, estou seriamente inclinada a declarar que vou pagar tudo sozinha.
Olá Juliana, estou com a mesma dúvida. Vc conseguiu tirar seu visto?
Olá silvia, na parte de declarar renda devo colocar a renda bruta ou liquida?
obrigado
Olá. Obrigada pelas informações. Gostaria de saber se o prazo para refazer o visto é de 48 meses ou 2 anos? É que no segundo parágrafo há conflito de informações. Estou nessa situação. Obrigada.
Oi, Priscila! Obrigada pela observação. O texto estava truncado mesmo. Já esclareci lá (acho!). 🙂 Quem tem visto vencido há menos de 48 meses e quer renová-lo passa por um processo mais simples e está isento da entrevista. O meu estava vencido há dois anos, mas havia sido emitido em julho de 2011 com validade de 10 anos. E vistos emitidos antes de 1° de julho de 2004 não são renováveis, é necessário pedir um novo. Por isso, tive que enfrentar a burocracia completa. Ou seja, mesmo tendo um visto antigo, se estiver vencido há mais de 48 meses (4 anos) ou emitido antes de 01/07/2004, você tem que entrar com o pedido de um visto novo. Veja aqui sobre renovação de vistos –> https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_visa_renewal
Abs!
Olá Silvia, bom dia!
Estou acompanhando cada dica em teu blog pois vou tentar meu visto nestas férias. Sou de SC então tenho que cuidar muito para não fazer nenhuma “m” e errar no preenchimento do DS 160.
Tenho somente uma dúvida e gostaria de saber se você ou algum seguidor do blog pode me ajudar:
Estou cursando ensino superior, porém o formulário não aceita datas futuras como Término do curso. Qual a tua opinião, deixo sem preencher ou coloco alguma outra data. Já ouvi dizer para colocar a data que está preenchendo o formulário.
Muito obrigado e espero em breve voltar aqui com s boas novas! hehe
Desde já Feliz Natal a todos e um 2014 repleto de vistos!! heheh
Silvia,
Comecei a preencher meu formulário, porém não vi no site nenhum local onde eu possa fazer o upload da foto. A página inicial do formulário não tem mais esse layout postado por vc, não tem mais o local do upload da foto. Pode me ajudar?
Grata,
Débora
Estou com o mesmo problema. A página já não é mais a mesma que consta no passo a passo. Acredito que já não seja mais uma exigência, afinal de contas uma foto será tirada no CASV. Alguém tá na mesma situação?
Alexandre! Há umas três semanas o consulado passou a NÃO exigir mais a foto no formulário. Tenho que atualizar o texto. 😉
Silvia, muito obrigado pela informação! Já estava até meio aflito!
Acabei de voltar da entrevista,a foto é tirada lá.Visto concedido
Só não sei a data de entrega,já que é feita pelo “Correios”
Oi, Débora! Agora não é preciso mais subir a foto! 😉
Tenho uma duvida .acho que mais de uma ..Minha sogra esta renovando o visto dela ,Ela tem mais de 66 anos E teoricamente esta isenta de entrevista ..Bom primeira pergunta eh: Fiz o formulario dela .. mas cometi uns pequenos erros , como por exemplo coloquei identidade no lugar de CPF .eso colquei a ultima viagem dela pra ca .Era pra colocar as 5 ultimas. ainda nao paguei a taxa ..posso fazer outro formulario?? depois disso ela tem que pagar a taxa la em Brasilia? Ela precisa levar os documento dela pessoalmente ou ela pode enviar via correio??Desde ja agradeco:)
Olá Silvia. Estou preenchendo o formulário para o visto. O meu navegador é superior ao exigido, mas não tem lugar para a foto. Será que o formulário mudou e não precisa mais da foto?
OBS: espero estar postando no lugar certo agora.
Sulmara! Não precisa subir mais a foto! 😉
gostaria de saber como faço para consultar meu agendamento??
Entre no site onde você fez o agendamento e faça o login! 😉
Boa tarde!
Primeiramente, adorei sua pagina, graças a ela depois de 1 ano e meio de passaporte vou preencher meus formulários
Agora as duvidas, no caso sou eu, meu marido e 2 filhos. Gostaria de saber se sao preenchidos um de cada vez, e se sim, como agendar a entrevista minha e do meu marido juntas?
Outra coisa é, eu não sou casada no papel, nem tenho nenhum documento de união estável, como devo proceder… Inclusive com relação a nossas rendas?
Att
Karina
Karina, o que deu? Tbm estou com a mesma duvida. Nao sou casada no papel.
olá Silvia quero tirar meu visto mas ainda não tenho viagem marcada, o que coloco no campo data de chegada ??
Obrigada !!
A agencia me instruiu a colocar uma data aproximada, mas nunca a deixar nada em branco..
Oi, Barbara! Coloque uma data prevista, uma previsão de chegada.
Muitíssimo obrigada por estas informações!!! Maravilhoso!
Oi,
Você acha que se eu colocar que um cidadão americano vai ficar responsável pelas minhas despesas, eu tenho chances maiores de ter meu visto negado? Fico preocupada porque isso mostra muito vínculo com a parte de lá, não acha?
Muito obrigada pela ajuda com sua página 🙂
Oi, adorei as dicas, mas tenho uma dúvida, eu e meu marido vamos viajar juntos e ambos estamos tirando o visto, queria saber como funciona cada um de nos preenche o formulário ds-160 separado? ou tem a opção de ser juntos? a entrevista é feita juntos? Não tenho ideia de como funciona… Obrigada se poder me ajudar
Pessoal, no meu caso, eu e minha esposa vamos tirar o visto. No entanto e preenchido um formulário de cada vez. Tem como agendar no mesmo horário a entrevista para nós dois? No CASV também?
é necessário levar a foto 5 x 7 ou não tem necessidade mais?
Adorei o post, me ajudou muito kkk obrigada. Tenho uma duvida, eu posso marcar a visita ao consulado para Março ? pois só lá terei o dinheiro para pagar todos os vistos.
Grata desde já.
Por exemplo, eu preciso pagar, para depois agendar as fotos ? Se eu preciso pagar antes, meus vistos estarão salvos até a data que eu vou poder pagar ? Fiz o DS-160 para adiantar, mas agora percebi esse fato : /
olá, gostaria de saber após o preenchimento e recebimento da confirmação da submissão do formulário 160 eletronicamente, como faço para fazer o agendamento? O meu é turismo B1B2, é renovação de visto. obrigada, Jêni
Olá, Jêni! Sobre renovação de vistos veja aqui: https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_visa_renewal
Muito boa as informações… Parabéns pelo Blog!
Por favor tenho duvidas, no prenchimento da DS-160, no caso do endereço:
home adreess: posso colocar como se escreve em portugues: Rua ……………nº…………….
No caso do endereço do hotel nos EUA, tenho que colocar como se escreve lá?
Minha filha tem 3 anos e não tem CPF, nesse campo coloco o meu e escrevo mother ou coloco does not apply.
Olá, Flavia!
O endereço daqui coloque como daqui e o de lá como é lá. Sobre sua filha, não sei. Ela não tem passaporte? Porque eu colocaria o número do passaporte dela e no CPF, does not apply. Mas é melhor ligar lá para se informar melhor! 😉
Olá meu pai que vai pagar minha viagem , eu não sou de menor , ele precisa fazer alguma declaração ?
Olá, Suellem! Você precisa levar os comprovantes de renda do seu pai na entrevista. Além de propriedades que ele possua. Abs!
Olá.
Gostaria de agradecer, pois o site me ajudou muito. Tive o visto aprovado e o consul somente fez uma única pergunta (o que eu fazia e onde trabalhava).
Mesmo com o tanto de informações que temos hoje, ainda assim, as pessoas esquecem de documentos importantes.
No CASV não esqueçam NUNCA: passaporte, folha de confirmação do agendamento e a confirmação do DS-160. Sem isso não deixam nem entrar.
Já no consulado, levar TUDO o que possa comprovar sua ligação com o Brasil: IR, holleriths, extratos, documentos da casa, carro etc. Porém na minha opinião, o DS-160 já contém todas as informações necessárias para a aprovação do visto; se estiver tudo OK, seu visto já está praticamente aprovado; caso fuja do que eles tem como padrão aí sim começam a te fazer perguntas.
abraços
Preenchi um formulario agora e não pediu a foto (procurei e não achei a opção). Será que mudou?
Sim, mudou, Jackeline. Desde dezembro não pedem mais foto. Vão tirar na hora. Eu preciso atualizar o post! 😉
Olá, tenho uma dúvida.Não serei eu quem irá bancar a viagem,sendo uma terceira pessoa,então no dia da entrevista do consulado terei que levar os documentos,como comprovante de residencia etc ?
Olá, André! Você deve levar os comprovantes de renda de quem irá bancar sua viagem, assim como escritura de imóveis caso ela possua. Abs!
Bom dia Silvia
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, e obrigado em compartilhar sua experiência a outras pessoas.
Há tempos minha esposa e eu temos vontade de visitar os EUA, e depois do nascimento de nossa filha, preferimos aguardar ela ter idade suficiente para entender, e aproveitar um passeio como esse (caro e esporádico).
Como nunca ocorreu antes, conseguiremos sair de ferias no mesmo mês, e por sorte, será mês de ferias escolar (julho).
Decidimos então, programar nossa viajem a Disney, visitamos algumas agências de viagens, pessoas que já foram, e muitos sites.
Algumas agências nos colocavam em alguns dilemas para essa viagem.
O fato de não termos ainda os passaportes (já agendado na PF) e a seguinte questão, a proximidade da (possível) viagens.
O questionamento que nos fizeram foi o seguinte: “Terão que providenciar os passaportes, visto, e comprar as passagens aéreas, hotel, ingressos, etc. Porem, o visto pode demorar um pouco, quando sair, e se sair, o valor das passagens será um absurdo. Então verifique o que é mais vantagem para você, se não sair os vistos, perderá algum dinheiro com o cancelamento das passagens. Porem, se o visto sair, pagara um valor muito alto por elas”
Minha esposa e eu pensamos, e concluímos,,, “Vamos arriscar” E compramos as passagens aéreas, e reservamos hotel em Orlando. Semana que vem iremos providenciar os passaportes e o DS160.
Graças a Deus hoje temos uma vida bastante estável financeiramente apesar da idade. (diferente da época de quando nossa filha nasceu).
Ambos temos 27 anos;
Possuo nível superior;
Temos apartamento próprio (financiado);
Temos dois bons carros (um quitado, e outro financiado);
Trabalho a 6 anos e meio na mesma multinacional;
Minha esposa é funcionária publica a 1 ano e meio;
Esta cursando faculdade;
Nossa filha tem 7 anos;
Estuda em colégio particular.
Juntos temos um rendimento mensal entre 8 e 9 mil reais.
Pretendemos levar para gastar lá 4mil dólares, e mais alguns no cartão de credito internacional
Minha dúvida é a seguinte:
Temos boas chances de conseguir o visto americano até julho?
Quando perguntado quanto tempo ficarei lá. Devo mencionar que já temos tudo reservado, para a ida e volta (passagens e hotel)? (seria encarado como prepotência ou displicência nossa?).
Muito obrigado novamente pela atenção
Ola, Felipe, acho que arriscou muito, mas também acho que vcs tem grande chance de conseguir o visto. Esse negócio de comprar as passagens muito tempo antes só vale a pena se for uma promoção muuuito boa, os agentes de viagem ficam fazendo essa pira pra vender!! viajamos bastante pra fora (2 x ao ano) e olha, por experiência digo que deve sim programar a viagem o quanto antes,…,mas sem essa pressão de agencia querendo vender…na verdade só compro de agência em promoções muito boas, caso contrário faço tuudo sozinha, o que torna a viagem muito mais barata!!
Retornei após ter sido entrevistado.
Não foi /é nada fácil.
O preenchimento do DS160 é tranqüilo, o problema apareceu quando fui enviar o formulário. No momento de adicionar membro da família, minha esposa e minha filha ficaram (exatamente) com os mesmos sobrenomes que os meus. Quando tentei corrigir esse campo já não aceitava mais edição. E sempre aparecia o seguinte erro: “Erro ao criar solicitante”. Tentei de tudo, ate preenchi novamente os DS’s (pior coisa que fiz).
Pois bem, a única maneira de conseguir prosseguir com o envio e agendar as entrevista foi:
Criar um novo perfil, inserindo um espaço entre as letras e os números do passaporte, pois se eu os digitasse juntos, remetia sempre ao perfil com os sobrenomes errado (esse sim foi o pior erro que eu poderia ter cometido). De qualquer forma consegui agendar as entrevistas.
A chegada no CASV do alto do Pinheiros foi bem tranqüila, muitos estacionamentos disponíveis (R$20,00 o dia) e uma fila imensa nos aguardando (porem muito rápida). Como nosso horário estava marcado para as 11:30, chegamos as 10:30 pois não somos de São Paulo. E como o percurso é imprevisível, melhor antecipado que atrasado.
Pegamos a primeira fila: Desligamos os celulares, analisaram as confirmações, passaportes, agendamentos e entramos.
Pegamos a segunda fila (muita gente, porem muito rápida também) e apresentamos os referidos documentos. E a funcionaria muito educada pegou os passaportes escaneou juntamente com a confirmação da DS, bem tranqüilo, sem novidade. No momento que foi passar o da minha filha e de minha esposa, ERRO ..Tentou novamente e ERRO. Perguntou-me sobre quem agendou nossas entrevistas, quem preencheu o DS160, disse que fui eu, e de fato foi mesmo. Ficou pensativa e perguntou como havia conseguido fazer tal proeza, pois havia dois preenchimentos de DS para cada pessoa, e dois perfis para minha esposa e minha filha. (já fiquei pensativo sobre qual gênio eu fui. Kkk minha esposa fez uma cara para )?mim,,,
Expliquei sobre o erro e ela me perguntou se eu tinha pressa, pois para corrigir os cadastros demoraria um pouco. Disse que poderia levar o tempo que fosse. Levou alguns minutos e nos chamaram novamente. O erro foi corrigido, pois foi justamente o espaço que deixei entre as letras e os números dava o erro no sistema dela, e quando ela tentava retirar esse espaço, remetia ao cadastro antigo (o errado). Pois bem, tudo corrigido, tudo certo. Perguntei se ocorria com freqüência esse erro, ela me disse que sim. Fiquei aliviado, e eu não mais apanharia da minha esposa, que já estava me olhando como ódio no coração pensando o que faria comigo em casa, pois tinha acabado de rasgar US$480. kkk
Fomos para uma terceira fila (bem menor). Tiramos as fotos, marcamos as digitais, e fomos embora. No dia seguinte (ontem) fomos ao consulado.
Muito, mais muito mais gente, porem chegamos e já fomos para a fila das 11:30. Logo liberaram nossa fila e fomos recepcionados por alguns “mesários” que ficam com nosso passaporte. Acredito que passa por uma pesada analise nesse momento (explicarei o porquê depois…)
E nos encaminharam para uma fila bem maior, onde todas as 4 ou 5 filas anterior se encontravam. La nessa fila, a fila da revista tivemos que tirar os cintos e guardar tudo que estava em nossas mãos e nos bolsos na pasta que carregávamos os documentos.
No momento da revista, entra quatro por vez em uma sala, onde passamos por um detector de metais, e nossas coisas numa esteira ao lado (raio-x), nesse momento os seguranças são um pouco mais ríspidos, e solicitam pressa (compreensível, pois a fila estava imensa, e entravam apenas quatro pessoas por vez, em cada uma das três salas).
Após isso fomos direcionados a um grande saguão, onde víamos uma área com muitos bancos para aguardamos sentados chamarem nossos nomes e devolução dos passaportes. Como havia muita gente, ficamos em pé, e esperamos um pouco mais que nas outras filas.
Percebi que as pessoas que estávamos próximas a mim lá na entrada, na primeira fila já tinham sido chamadas e já estavam aguardando a entrevista. Fiquei preocupado (e não para menos). Logo em seguida nos chamaram, e nos disseram para nos dirigirmos ao guichê 19. Lá poucas pessoas (talvez três ou quatro pessoas estavam lá), porem não nos entregaram nossos passaporte. Fiquei ainda mais preocupado. Passou o funcionário que anunciava os nomes das pessoas, e perguntei: “Por que quando você chama os nomes das pessoas entrega seu passaporte, direciona para a entrevista, e os nossos não nos devolveu?”. Ele respondeu: “Os seus passaportes ficaram para ter uma analise mais criteriosa, pois por algum motivo eles querem tirar algumas duvidas”. Pensei: (ferrou), será que foi aquele erro ainda?!
Quando fomos atendidos uma funcionaria muito educada perguntou da presença de todos, e conferiu a fotografia do passaporte com nossa fisionomia, e em seguida pediu uma foto da minha esposa. Entregamos a que tínhamos, uma 3×4 que ficava em minha carteira. E Aguardamos sermos chamados para a devolução dos passaportes e encaminhamento para entrevista de fato. Nessa hora minha esposa disse que desistiria se não fossemos aprovados.
Assim feito, encaramos uma grande fila, tipo a da montanha russa do Hopi Hari (brincadeira,,,)
Nessa fila dava para ver as pessoas sendo entrevistadas, todas elas, ora dos guichê 01 ao 06, ora do 11 ao 17. (os guichês 07, 08, 09, 10 e 18 não estavam operando). Percebi que o guichê 17 que se encontrava uma mulher, o 02 e 07 que se encontravam homens, as entrevistas eram muito mais criteriosa, demorava mais, verificavam documentos. Mesmo estando como toda a documentação correta, e sendo verdadeiro nas respostas do DS. Aqueles importunos me deixou muito nervoso. E ver constantemente as pessoas sendo reprovadas, deixou-me ainda mais nervosos, (sim, da para ver as pessoas sendo reprovadas, e aprovadas).
Quando ficamos à frente da fila e aguardando o direcionamento para qual guichê iríamos, isso ± em frente ao guichê 10. Na minha cabeça se passava, o “02, 07 e o 17 não….”. Eis que aparece em nossa frente um homem pegando um fone, e solicitando o nosso deslocamento a cabine 10. Ele acabara de chegar do almoço… Fiquei com receio, pois não deu para fazer uma media visual das rejeições dele…
Um senhor branco, calvo, de óculos com um sotaque muito forte, e educadíssimo nos recepcionou:
Ele: bom dia;
Eu: bom dia;
Ele: tudo bem?
Eu : sim, tudo bem;
Ele: quantas pessoas irão viajar?
Eu: três, porem minha filha não veio;
Ele: vão para onde?
Eu: Orlando;
Ele: Já viajou para fora do país antes?
Eu: não;
Ele: O que você faz no Brasil?
Eu: não entendi sua pergunta (estava muito barulho, e ventava muito La fora);
Ele: o q u e v o c e f a z n o B r a s i l ???
Eu: trabalho com () a seis anos nessa empresa;
Ele: e voce? (perguntou para minha esposa)
Ela: sou ();
Ele: em qual empresa?
Ela: ();
Em todo momento ele batia freneticamente na letra “v”, e clicava alucinadamente no mouse. De repente ele levanta da cadeira e sai do guichê. Na minha cabeça ficou: “mer,, deu erro de novo, agora não vai ter jeito, fui reprovado”. Porem acredito que é intencional essa saída repentina, apenas para ver nosso comportamento. Ficamos estáticos, não piscamos, após alguns segundo ele voltou, pediu para eu colocar nossas digitais na maquina, posteriormente minha espoca. Entregou um pequeno papel branco, riu e disse: “Parabéns, seus vistos foram aprovados”
Nossa, foi emocionante. Depois de tantos contratempos, em fim, vistos aprovados. Esse momento é realmente muito estranho, pois pessoas que você não conhece têm sucessivamente os vistos rejeitados, ali ao seu lado, mesmo sem conhecê-las ficamos chateados, pois todos ali estão com a mesma expectativa que você, pagaram a mesma taxa que você, e estão esperando realmente uma resposta positiva.
Pois bem, realmente um texto longo, mais não poderia deixar de dar esse feedback a vocês, pois esses depoimentos realmente me ajudaram muito.
Muito obrigado,
E Orlando,,,,ai vou eu!
Parabéns pelo visto, Felipe! Obrigada pela colaboração! É sempre bom ler sobre a experiência de cada um, isso ajuda muito quem esta na mesma expectativa! 😉
Olá, Felipe! Acho bem remota a possibilidade de vocês terem o visto negado. Sinceramente, eu não falaria que já tenho tudo pago lá. O próprio consulado recomenda NÃO comprar nada antes da emissão do visto. Vocês foram corajosos, hein! 🙂 Só respondam o que eles te perguntarem que é para onde vão e quando pretendem ir. Vai dar tudo certo! 😉
Retornei após ter sido entrevistado.
Não foi /é nada fácil.
O preenchimento do DS160 é tranqüilo, o problema apareceu quando fui enviar o formulário. No momento de adicionar membro da família, minha esposa e minha filha ficaram (exatamente) com os mesmos sobrenomes que os meus. Quando tentei corrigir esse campo já não aceitava mais edição. E sempre aparecia o seguinte erro: “Erro ao criar solicitante”. Tentei de tudo, ate preenchi novamente os DS’s (pior coisa que fiz).
Pois bem, a única maneira de conseguir prosseguir com o envio e agendar as entrevista foi:
Criar um novo perfil, inserindo um espaço entre as letras e os números do passaporte, pois se eu os digitasse juntos, remetia sempre ao perfil com os sobrenomes errado (esse sim foi o pior erro que eu poderia ter cometido). De qualquer forma consegui agendar as entrevistas.
A chegada no CASV do alto do Pinheiros foi bem tranqüila, muitos estacionamentos disponíveis (R$20,00 o dia) e uma fila imensa nos aguardando (porem muito rápida). Como nosso horário estava marcado para as 11:30, chegamos as 10:30 pois não somos de São Paulo. E como o percurso é imprevisível, melhor antecipado que atrasado.
Pegamos a primeira fila: Desligamos os celulares, analisaram as confirmações, passaportes, agendamentos e entramos.
Pegamos a segunda fila (muita gente, porem muito rápida também) e apresentamos os referidos documentos. E a funcionaria muito educada pegou os passaportes escaneou juntamente com a confirmação da DS, bem tranqüilo, sem novidade. No momento que foi passar o da minha filha e de minha esposa, ERRO ..Tentou novamente e ERRO. Perguntou-me sobre quem agendou nossas entrevistas, quem preencheu o DS160, disse que fui eu, e de fato foi mesmo. Ficou pensativa e perguntou como havia conseguido fazer tal proeza, pois havia dois preenchimentos de DS para cada pessoa, e dois perfis para minha esposa e minha filha. (já fiquei pensativo sobre qual gênio eu fui. Kkk minha esposa fez uma cara para )?mim,,,
Expliquei sobre o erro e ela me perguntou se eu tinha pressa, pois para corrigir os cadastros demoraria um pouco. Disse que poderia levar o tempo que fosse. Levou alguns minutos e nos chamaram novamente. O erro foi corrigido, pois foi justamente o espaço que deixei entre as letras e os números dava o erro no sistema dela, e quando ela tentava retirar esse espaço, remetia ao cadastro antigo (o errado). Pois bem, tudo corrigido, tudo certo. Perguntei se ocorria com freqüência esse erro, ela me disse que sim. Fiquei aliviado, e eu não mais apanharia da minha esposa, que já estava me olhando como ódio no coração pensando o que faria comigo em casa, pois tinha acabado de rasgar US$480. kkk
Fomos para uma terceira fila (bem menor). Tiramos as fotos, marcamos as digitais, e fomos embora. No dia seguinte (ontem) fomos ao consulado.
Muito, mais muito mais gente, porem chegamos e já fomos para a fila das 11:30. Logo liberaram nossa fila e fomos recepcionados por alguns “mesários” que ficam com nosso passaporte. Acredito que passa por uma pesada analise nesse momento (explicarei o porquê depois…)
E nos encaminharam para uma fila bem maior, onde todas as 4 ou 5 filas anterior se encontravam. La nessa fila, a fila da revista tivemos que tirar os cintos e guardar tudo que estava em nossas mãos e nos bolsos na pasta que carregávamos os documentos.
No momento da revista, entra quatro por vez em uma sala, onde passamos por um detector de metais, e nossas coisas numa esteira ao lado (raio-x), nesse momento os seguranças são um pouco mais ríspidos, e solicitam pressa (compreensível, pois a fila estava imensa, e entravam apenas quatro pessoas por vez, em cada uma das três salas).
Após isso fomos direcionados a um grande saguão, onde víamos uma área com muitos bancos para aguardamos sentados chamarem nossos nomes e devolução dos passaportes. Como havia muita gente, ficamos em pé, e esperamos um pouco mais que nas outras filas.
Percebi que as pessoas que estávamos próximas a mim lá na entrada, na primeira fila já tinham sido chamadas e já estavam aguardando a entrevista. Fiquei preocupado (e não para menos). Logo em seguida nos chamaram, e nos disseram para nos dirigirmos ao guichê 19. Lá poucas pessoas (talvez três ou quatro pessoas estavam lá), porem não nos entregaram nossos passaporte. Fiquei ainda mais preocupado. Passou o funcionário que anunciava os nomes das pessoas, e perguntei: “Por que quando você chama os nomes das pessoas entrega seu passaporte, direciona para a entrevista, e os nossos não nos devolveu?”. Ele respondeu: “Os seus passaportes ficaram para ter uma analise mais criteriosa, pois por algum motivo eles querem tirar algumas duvidas”. Pensei: (ferrou), será que foi aquele erro ainda?!
Quando fomos atendidos uma funcionaria muito educada perguntou da presença de todos, e conferiu a fotografia do passaporte com nossa fisionomia, e em seguida pediu uma foto da minha esposa. Entregamos a que tínhamos, uma 3×4 que ficava em minha carteira. E Aguardamos sermos chamados para a devolução dos passaportes e encaminhamento para entrevista de fato. Nessa hora minha esposa disse que desistiria se não fossemos aprovados.
Assim feito, encaramos uma grande fila, tipo a da montanha russa do Hopi Hari (brincadeira,,,)
Nessa fila dava para ver as pessoas sendo entrevistadas, todas elas, ora dos guichê 01 ao 06, ora do 11 ao 17. (os guichês 07, 08, 09, 10 e 18 não estavam operando). Percebi que o guichê 17 que se encontrava uma mulher, o 02 e 07 que se encontravam homens, as entrevistas eram muito mais criteriosa, demorava mais, verificavam documentos. Mesmo estando como toda a documentação correta, e sendo verdadeiro nas respostas do DS. Aqueles importunos me deixou muito nervoso. E ver constantemente as pessoas sendo reprovadas, deixou-me ainda mais nervosos, (sim, da para ver as pessoas sendo reprovadas, e aprovadas).
Quando ficamos à frente da fila e aguardando o direcionamento para qual guichê iríamos, isso ± em frente ao guichê 10. Na minha cabeça se passava, o “02, 07 e o 17 não….”. Eis que aparece em nossa frente um homem pegando um fone, e solicitando o nosso deslocamento a cabine 10. Ele acabara de chegar do almoço… Fiquei com receio, pois não deu para fazer uma media visual das rejeições dele…
Um senhor branco, calvo, de óculos com um sotaque muito forte, e educadíssimo nos recepcionou:
Ele: bom dia;
Eu: bom dia;
Ele: tudo bem?
Eu : sim, tudo bem;
Ele: quantas pessoas irão viajar?
Eu: três, porem minha filha não veio;
Ele: vão para onde?
Eu: Orlando;
Ele: Já viajou para fora do país antes?
Eu: não;
Ele: O que você faz no Brasil?
Eu: não entendi sua pergunta (estava muito barulho, e ventava muito La fora);
Ele: o q u e v o c e f a z n o B r a s i l ???
Eu: trabalho com () a seis anos nessa empresa;
Ele: e voce? (perguntou para minha esposa)
Ela: sou ();
Ele: em qual empresa?
Ela: ();
Em todo momento ele batia freneticamente na letra “v”, e clicava alucinadamente no mouse. De repente ele levanta da cadeira e sai do guichê. Na minha cabeça ficou: “mer,, deu erro de novo, agora não vai ter jeito, fui reprovado”. Porem acredito que é intencional essa saída repentina, apenas para ver nosso comportamento. Ficamos estáticos, não piscamos, após alguns segundo ele voltou, pediu para eu colocar nossas digitais na maquina, posteriormente minha espoca. Entregou um pequeno papel branco, riu e disse: “Parabéns, seus vistos foram aprovados”
Nossa, foi emocionante. Depois de tantos contratempos, em fim, vistos aprovados. Esse momento é realmente muito estranho, pois pessoas que você não conhece têm sucessivamente os vistos rejeitados, ali ao seu lado, mesmo sem conhecê-las ficamos chateados, pois todos ali estão com a mesma expectativa que você, pagaram a mesma taxa que você, e estão esperando realmente uma resposta positiva.
Pois bem, realmente um texto longo, mais não poderia deixar de dar esse feedback a vocês, pois esses depoimentos realmente me ajudaram muito.
Muito obrigado,
E Orlando,,,,ai vou eu!
Bom dia! Felipe, estou em processo de solicitação do visto também, moro em uma cidade que não tem consulado, portanto temos que viajar para a entrevista. Tenho uma filha de 8 anos, sei que ela não precisa comparecer a entrevista, mas tenho uma dúvida com relação ao agendamento, incluo o nome dela para levar a documentação ao CASV e na entrevista informo que ela não foi para a entrevista? Ou não incluo o nome dela no agendamento?
Olá, tenho uma dúvida, no “U.S. Point of Contact Information”, eu não tenho nem ideia de onde vou ficar ainda, com que informações eu preencho?
Olá, Ana! Coloque o endereço de um possível hotel, mesmo que não tenha reservado ainda. 😉
Olá.
Muito bom o post e sua boa vontade em ajudar nas dúvidas. Li todas, mas nenhuma serviu para esclarecer minha situação… 🙁
É o seguinte, fui aos EUA em 1998, tinha 15 anos e nem precisei ir ao consulado. Estou preenchendo agora o DS-160 (B2)e nele me perguntam a data de emissão do meu último visto. Só que não tenho mais este antigo passaporte, e não sei quando foi emitido este visto.
Você tem ideia de como devo proceder?
Desde já obrigado!
José, bom dia! Estou passando pela situação descrita por você, você conseguiu resolver esse assunto como na época.
Agradeço muito por me ajudar.
Mirian
Boa tarde! A criança é isenta da entrevista , mas se eu levar a criança no CASV , ele tiram a foto dela lá, ou sou obrigado a levar a foto mesmo assim?
Preenchi o formulário hoje, e não apareceu a página de confirmação com o código de barras, o que eu faço?
Olá, Ana! Ligue nos números que aparecem neste link! https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_service_options
O endereco do CASV do Rio de Janeiro nao e o mesmo endereco da entrevista no consulado ?
Olá! O CASV é uma coisa e o Consulado é outra. Estão em endereços diferentes! Abs!
Olá Sílvia,
Minha dúvida é a seguinte, quando eles perguntam minha ocupação, tive que colocar outro, pois não tinha a área contabil, coloquei os dados da empresa e o descritivo das minhas funções. Só que quando vou para a próxima página, eles perguntam se estivesse empregado anteriormente, o que respondo? Sendo que esta empresa é a única que trabalhei, estou nela há 8 anos.
Abs,
Olá, Camila! Fale a verdade, que não há empresa anterior. Abs!
Olá, dicas preciosas, obrigada.
Tem uma pergunta no DS160 que diz: Have you ever ten fingers printed?”. No meu caso é renovaçao de visto, meu passaporte ainda vale até 2017, sinceramente não lembro se nesta época 28/01/2008(data do primeiro visto) foi necessários tirar a digital dos 10 dedois ou apenas dois como perguntam. O que respondo neste caso?
Ish! Se você não se lembra… nãoo sei o que deve colocar! 😀
Olá, Luciana! Estou com a mesma duvida.
Você pode me dizer como procedeu, por gentileza?
Olá!
Esqueci de incluir a foto no meu formulário DS160, finalizei o processo e já recebi a confirmação. E agora como faço para incluir essa foto? Terei problemas por conta disso?
Desde agradeço!
Olá, Grazi! Não é necessário mais fazer o up load da foto. Abs!
Enviei o formulário porém não consegui inserir a foto. E agora o que devo fazer?
Olá, Ana! Não é necessário mais fazer o up load da foto. Abs!
Olá Camila,
Eu tenho um documento de relação estável com meu companheiro. No DS-160 coloquei essa informação inclusive, porém estou me referindo ao meu companheiro como esposo em outros campos do formulário.
Para agendar a entrevista também estou me referindo a ele como esposo. Temos um imóvel no nome de nós dois, porém não temos uma certidão de casamento.
Você acha melhor eu editar meu formulário dizendo que não somos casados?
Muito obrigada
Silvia,
Adorei seu site muitas dúvidas esclarecidas mas ainda tenho algumas.
Pretendo tirar o visto, mas quero saber se posso tirar o visto B1 juntamente ao B2 mesmo que eu não vá à negócios.
Penso que como trabalho numa empresa multinacional se um dia me pedirem para viajar já terei o visto.
Outra dúvida sou de Curitiba e quero saber se a entrega dos documentos devem ser feitas no CASV em São Paulo ou se aqui tem algum CASV para isso?
Olá, Daiane! Na hora de selecionar vai aparecer a opção B1/B2. Só B1 é negócio e só B2 é para tratamento médico, acho. Ou seja, todo mundo que tira o visto de turismo acaba já recebendo o de negócios! 😉
Ola preenchi o formulario todo e imprimi a confirmação.Quando fui preencher o formulario do meu filho me dei conta que coloquei meu cpf na parte de numeração de documento americano u.s.tax payer id number.Sera que me trara problemas? estou querendo viajar em final de junho?aguardo retorno…obrigada
Hummm, não sei não. Você já concluiu o processo? Não dá para editar?
Vou ao Rio de Janeiro em abril. Chego em uma sexta-feira às 14:00 e Retorno na Segunda às 13:00. Pretendia ir na sexta direto do aeroporto para entregar os documentos. agendar a entrega por volta de 17:00 para ter bastante tempo para se deslocar. E agendar a entrevista no consulado às 07:30 e de lá, dependendo do horario de saída, partir para o aeroporto.
A outra opção era entregar os documentos no domingo e fzr a entrevista na segunda. Porem estou com problemas para agendar a entrega dos doctos. O unico horario que tem disponivel para entregar os documentos é às 09:30, e nos domingos não há horario disponivel. Sera que algm já passou por isso, ou está na mesma situação? já liguei para lá e me informaram que os horarios do site são os unicos disponiveis. o que faço agr? minha passagem já está comprada! e os unicos dias que eu teria para entregar meus documentos não estão disponiveis. o Pior é que mais cinco pessoas que vão cmg estão na mesma situação.
Olá,
Quando marquei minha entrevista também não horários disponíveis no site deles para agendar em dias consecutivos. Liguei lá, pedi pra marcar, falei que não morava na cidade… eles marcaram direitinho. O contato peguei aqui: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_asc_information
Desculpa, coloquei o link errado. Os telefones estão neste link: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_service_options
Thiago, se não há disponibilidade no CASV para entregar seus documentos você terá que encontrar outra data, infelizmente! 🙁
Olá, vi que seu blog é parceiro do booking.com. Fiz várias reservas através desse site, sem gostei muito dele, até que…. Fui pro Chile :)) Reservei dois hotéis pelo booking em Santiago. O primeiro para 6 diárias depois fui ao Atacama e no retorno mais uma diária para poder pegar o avião no dia seguinte para o Brasil. Esse de UMA diária, reservei com forma de pagamento PÓS-PAGO e quando cheguei lá eles me entregarem a chave do aparthotel e já entregaram o comprovante de lançamento do valor da diária no meu cartão de crédito, o que não poderia ter acontecido (eu ia pagar em espécie). O booking falou que pedia o cartão só para garantir a reserva…. Reclamei para o booking e depois de vários e-mails o booking me disse que o hotel estava certo. Amarguei uma diária pós-paga (mais cara) paga no cartão de crédito (mais caro) com elevação de taxa de câmbio (mais caro) e paguei o IOF (bem caro). Quem saiu no prejuízo? EU. Pensei em reclamar no Procon mas me achei muito pequenininha perto do todo poderoso booking. Quando tudo dá certo, bom ele é, mas tenha cuidado.
Poxa, que chato, Dilma! Pois é, em muitos casos aparece a informação “pedimos seu cartão só para garantir a reserva”, mas na mesma linha dizem “a hospedagem poderá cobrar a primeira diária antecipadamente no seu cartão”. Uma incoerência. Se você tiver disposição, vá ao Procon, sim!
Olá, Boa tarde,
Estou com uma dúvida:
– Fui no CASV no último dia 26/02/14 para renovação do meu visto.
– Fiz todo processo normalmente, passei pelas 2 triagens de documentação (1 no térreo e outra no 1° andar), e em seguida fui para o Guichê tirar a foto, o atendente apenas pegou os documentos (passaporte novo e o antigo e a confirmação do agendamento), tirou a minha foto, e disse: Bom dia, e que o prazo para envio do passaporte é e até 10 dias,,nada mais.
Ficou com meus documentos e pronto.
Isso Significa que foi concedido a renovação do visto?
Esses 10 dias são úteis?
Até agora não consta nada no sistema e nem veio email, esta normal?
grato
Pedro, a principio sim, sua renovação foi concedida. É que para renovar não é preciso a entrevista no consulado. É só entregar a documentação no CASV! Não sei se são 10 dias úteis. Mas pode até demorar mais – ou menos! Abs!
Olá, estou preenchendo o meu DS 160 e tenho uma duvida, o que colocar no campo rendimentos pois nao trabalho sou estudante e quem esta bancando a minha viagem é o meu pai.
Grata,
Thalita, não estou segura, mas acho que o formulário pergunta se você trabalha. Se você coloca que não trabalha, não deveria aparecer essa opção de rendimento. Agora, se você colocou que não trabalha e só estuda e mesmo assim aparece essa opção coloque 00000. Porque em algum momento do formulário (não sei se antes ou depois dessa pergunta do rendimento) o formulário pergunta quem vai pagar sua viagem e daí você pode dizer que é seu pai. Abs!
Olá, minha dúvida é diferente de todas aí,
Eu servi o exército, e tem uma pergunta do serviço militar.
Tenho que colocar que sim, correto ?
Um tópico antes eles perguntam se eu já peguei em armas, se tive treinamento etc..
Estou com medo de colocar sim e eles acharem algo de errado etc..
Pode me orientar nessa questão?
Muito Obrigado.
Carlos! Esta pergunta do serviço militar faz parte da seção “Education Information”. Então, se você serviu o exército pode dizer que sim. Já na seção “Security” – aquele que pergunta se você é terrorista, se já participou de genocídio, etc – tem que colocar “NO” em tudo. Até hoje, 10/03/2014, são 29 questões de security que você deve responder NO. Abs!
Silvia, muito obrigado pelo retorno.
Tem essa pergunta também, ”Have you ever served in the military ”?
Esta na parte de (security e backgroud)
E antes dessa foi a que te falei acima que é
”Do you have any specialized skills or training, such as firearms, explosives, nuclear, biological, or chemical experience?”
Coloco ”No” das duas?
Carlos, eu preenchi esta semana o formulário de visto para meu marido e esta pergunta “”Have you ever served in the military ” só aparece no Education Information. O detalhe é que ele colocou NO porque não serviu, foi dispensado. Eu tenho o formulário dele impresso aqui e NÃO aparece esta pergunta no Security. No Security são 29 perguntas. Quantas aparecem para você? Revise melhor seu questionário. Porque você não pode falar lá trás que serviu e depois que não serviu o exército.
Olá Carlos, para mim aparece a mesma coisa. e tbm fiquei com esta duvida, pois está na parte de segurança, entretanto, sou militar da saude, mas sou, e com isso, não posso mentir… Você conseguiu?
Se por um descuido nao anotei meu ID, e agora nao consigo dar andamento no preenchimento, oq eu faço?
Xiiii, melhor ligar no CASV para se informar se tem como recuperar o ID ou se você terá que abrir outro formulário! Abs!
Olá,
Eu preenchi e mandei já..
Se eu não me engano tinha no 31 security. contando com essas que falei para vc.
Deve ter mudado ou dependendo das resposta nas primeiras ou sua idade altera algo não sei.
Entendendo mais essa pergunta, vi que ele pergunta se eu uso curso especializado / ou se trabalho / faço algo, uso para alguma coisa.
Geralmente mais policial, segurança, pessoas que trabalha com armas, ai sim tem que especificar.
Respondi ”No” mesmo.
Na pergunta do Exercito que só tem uma, falei que servi sim e o ano e o cargo que era soldado.
Acho que nao terei problema.
Acho que dependendo da resposta pode mudar o número de perguntas do security! 😉
Olá! Ciente das etapas para retirada dos vistos, você poderia por gentileza esclarecer algumas dúvidas minhas?
Bem, sobre a validade. O prazo de validade de Passaporte que alguns países necessitam, é em relação ao prazo para vencer ou o tempo que o Passaporte têm de emissão? Por exemplo. Meu recém feito tem a data de expedição em 28/02/2014. Só poderei viajar para um país em 28/07/2014? (Devido ao país exigir o Passaporte com validade mínima de 6 meses?)
E o visto, posso tirar mês que vem se eu quiser, independente dessa validade?
Outra questão. Estou em preparação para ser tripulante (comissário de bordo). Meu visto de Turismo (que irei tirar, para os EUA, por exemplo.) poderá interferir ou complementar um futuro visto de Tripulante?
Agradeço desde já.
Olá, Roberto!
Alguns países exigem passaporte com validade mínima de 6 meses, o que quer dizer que você só pode viajar até 6 meses antes do passaporte vencer. Acredito que o visto de turista nem interfira nem complemente o visto de tripulante (que eu nem sabia que existia). Cada visto é único e tem suas exigências específicas. Abs!
Olá novamente,
No anseio de tirar o visto dos EUA, pergunto:
Não moro em SP ou BSB (prováveis locais para eu fazer o trâmite).
Pelo que observei, há dois dias para duas etapas (CASV e Consulado), certo? Eu posso marcar um dia colado com o outro para esses trâmites?
Roberto, vi sua dúvida aqui e acabei de passar nesse processo, como fui ajudado também eu não custa tentar ajudar hehehe…
Isso.
2 etapas
pode sim marcar um dia no CASv e o outro no Consulado.
O meu foi assim.
Fui hoje dia 17/03 na CASV e amanhã dia 18/03 irei ao Consulado.
Respondendo também as outras, meu passaporte também é novo, tirei em Fevereiro e tive a mesma dúvida que você.
O 6 meses válido é para vencer o passaporte.
EX:
Se seu passaporte vencesse em Julho de 2014, você não ia poder tirar o visto pois estaria a menos de 6 meses de validade final, conseguiu entender ?
Espero ter ajudado!!
abs;.
Obrigada pela colaboração, Carlos!
Sim, pode.
Olá Silvia!
Preenchi formulário ds 160 para mim, meu esposo e meu filho. Conferi as informações e tirei algumas dúvidas com minha professora de inglês, finalizei enviei. Mas fiquei com dúvida porque no do meu filho também deu a mensagem que a foto será tirada no CASV, não inseri foto, não deu erro. Pelas informações que colhi ele é isento da entrevista e de ir ao CASV, mas e agora será que preencho novo formulário para ele e carrego uma foto ou levo ele junto até o CASV para tirar a foto??
Ana Maria, se ele tiver menos de 15 anos você pode levar a foto dele, conforme orientações do consulado.
Olá! Primeiramente Parabéns pelo seu Site! Já peguei várias dicas aqui de viagens e está sendo muito útil para a retirada do meu visto.
Eu preenchi o DS 160 para mim e para minha família (4 pessoas no total), coloquei como local SP pq tenho um irmão lá. Moro em Salvador-BA e as passagens estavam muito cara, então consgeui uma promoção para Recife. Ainda não fiz o pagamento dos 160 dolares, apenas preenchi todo o formulário até o fim. O que devo fazer? Devo preencher um novo formulário, selecionando agora a cidade do Recife?
Perco todas as informações já preenchidas?
Muito obrigada pela ajuda,
renata
Renata boa tarde.
Vi sua dúvida aqui, e como acabei de passar nesse processo, não custa eu ajudar, pois também tive várias dúvidas e pessoas me ajudaram inclusive a Silvia
Se você já enviou o formulário DS-160, terá que fazer outro, pois o local que é colocado
é onde você terá que ir.
Se ainda não enviou, basta entrar com o ID e editar o local.
Espero ter ajudado.
Carlos boa noite, vi que vc estava com a mesma duvida que estou, preenchendo o formulário pergunta se prestou o serviço militar e eu servi como vc… gostaria de saber se deu problema na hora que vc fez a entrevista já que marcou “no” na pergunta sobre especialização em armas de fogo etc… Obrigado!
Se você ainda NÃO enviou o formulário é possível editá-lo!
Parabens po todas as explicações, sao bem instrutivas. Só tenho uma dúvida.
Vou pegar eu passaporte dentro de uns dias e eu já posso dar entrada no visto e ou tenho que esperar algum tempo? Pois tou vendo que tem que ter um prazo minimo do passaporte, isso é verdade? Abcs
Você pode entrar imediatamente com o pedido de visto. O prazo é que o passaporte deve ter uma validade de, no mínimo, seis meses para solicitar o visto. Mas se você acabou de tirar seu passaporte o documento é válido pelos próximos anos! 😉
Olá, tenho que renovar os passaporte, mas gostaria de saber se seria melhor fazer o casamento no civil antes disso. Temos um filho de 5 anos. Outra dúvida e em relação a comprovação de renda, pois somos autônomos e declaramos IR, temos carro no nosso nome, mas o nosso apartamento está no nome dos meus sogros, seria melhor comprovar a renda através deles ( como custear a viagem) a intenção e a Disney e lá minha cunhada tem um timeshare em Orlando onde ficaríamos hospedados. Nosso filho estuda em escola particular, faz diversas atividades extracurricular. Temos poupança. Quais sugestões? Obrigada
Alice! Sobre o casamento no civil, a decisão é sua. Não sei de que maneira isso interfere na hora de tirar o visto. Se são vocês que vão custear a viagem é necessário provar que tem renda para isso. O IR determina esse rendimento. Abs!
Tenho uma filha que nasceu E.U.A já fez 19 anos !! quero passear com meu filho e minha filha que nasceu nos E.U.A e meu filho que nasceu no Brasil p conhecer a Disney !1 como faço para preencher o formulário? Gostaria de saber se posso pegar o Green Card da minha filha? e como é o procedimento p apresentar?
Olá, Eliana! Não sei nada sobre Green Card! Sua filha é americana? Então ela não precisa de visto americano, certo? Você preenche o formulário para você e seu filho brasileiro. 😉
Adorei seu post. Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz o meu DS160 e logo após o do meu namorado. Fiquei em pânico, porque no dele incluía questões de escolaridade que não foi perguntado no meu questionário. Será que preenchi errado? Terei de fazer outro DS160? Agradeço sua atenção
Ola Silvia que período seu passaporte ficou em mãos do consulado ? Obrigado
Tenno uma dúvida. Preenchi o formulário dos-160 corretamente, mas na hora de criar a conta para poder pagar a taxa do agendamento da entrevista digitei meu nome com um “espaço” no meio do sobrenome, tipo “Ferrei Ra”. Será que eles conseguem corrigir no dia da entrevista, pois não é possível criar outra conta associada ao passaporte… Alguém já passou por isso?
olá ,
estou renovando o vista de toda a familia e já preenchi o meu DS160. A minha pergunta tenho que abrir um ID diferente para cada um e quando for agendar a entrevista no ASC ?todos vao juntos?
Olá Silvia tudo bem? Suas dicas tem me esclarecido muitas dúvidas.
Nós temos 2 imóveis que nunca foram declarados no IR. Você acha que declarar esses imóveis pesa na hora de nos darem visto ou isso será declarado no preenchimento da DS 160. Eles sempre pedem a declaração ou só se sentirem essa necessidade. Pretendemos conhecer a disney no próximo ano. Somos eu, meu marido e três filhas com 12, 5 e 2 anos (ano que vem já será 13, 6 e 3 anos). O único que já saiu do país foi meu marido (morou 3 anos no Japão, mas isso já tem 20 anos) eu e as meninas nunca saímos.
Me dê por favor todas as dicas que puder para que eu consiga o visto, tenho muita vontade de conhecer e levar minhas princesas. Nós temos uma empresa desde 2005, as meninas estudam etc. será que com isso já demonstra que temos “raízes” aqui ou ainda é pouco. Desde já muito obrigada!
Boa noite Silvia! Parabens pelo site! Já me ajudou muito em como tirar o visto americano e até dicas de curitiba… Estive lá no carnaval com minha família e adorei!
Gostaria d etirar uma dúvida com vc! Estou fazendo o DS160 meu e de minha família (marido e dois filhos pequenos) e no primeiro DS que fiz (de meu marido) a página travou ápós finalizar e imprimir ai não apareceu pra mim a opção de “create a family application”. Como não vi essa opção, acabei criando um DS160 separado para cada membro da família. Ainda não paguei, será que tem problema? Eu ter 4 formulários, sendo 2 de crianças pequenas (4 e 7 anos)?? A opção não aparece mais no DS de meu marido, então se tiver problema, acho que terei que começar tudo de novo… E é muuuito trabalhoso!! Obrigada!!!
Oi Silvia!
Muito bom o guia!
Estou com uma dúvida, meu passaporte está com meu nome de solteira, mas tem menos de um ano, e vi que não preciso renovar pra viajar, só andar com a certidão de casamento. Mas na hora de preencher meus dados não o que colocar, se o nome de solteira que está no passaporte, ou o nome de casada que está no CPF.
Agradeço desde já!
Eu colocaria o nome de solteira, igualzinho ao passaporte. Lá fora o que vale é o passaporte, não o CPF. Mas leve sempre a certidão de casamento, caso solicitem. Abs!
Olá, Silvia! Parabéns pelo blog! Estou com um dúvida parecida. Minha esposa adotou meu último sobrenome como casada, “de Oliveira”. Entretanto, no passaporte saiu o último sobrenome correto mas SEM o “de”. No formulário DS-160, ela preencheu com o nome correto de casada, completo. No CASVI identificaram isso mas deixou que fossemos para a entrevista para a decisão do Cônsul. Antes disso, fomos a superintendência da polícia federal em SP, para correção e nova emissão. Já a PF informou que isso não seria erro e sim supressão de nomes devido ao nome muito grande. No protocolo de solicitação de passaporte foi escrito correto. A impressão veio sem o “de”. No nome de nossas filhas saiu o nome da mãe correto. Nesse caso, seria um motivo para reprovação para emissão de novo passaporte ou é considerado para o PADRÃO AMERICANO somente o último nome invertido????
Olá, tenho uma amiga que vai preencher este formulário ela está com duvidas. Ela tem um parente(irmão) no E.U.A porém está ilegal ela quer saber se ela cita que tem parente morando na américa ou não. Se é necessário, porque no início é citado para ser sincero nas respostas.
Como vai ser ela, o esposo e a filha tem que ser o visto família.
Olá, Gilmara!
Sim, a pessoa deve ser sincera na resposta. Mas se declarar que o irmão está nos EUA eles podem cruzar os dados e daria pepino para ela, como o visto negado. A decisão deve ser da sua amiga. Abs!
tenho um filho legalmente casado, 30 anos, viajou em 1996 pra orlando, renda 2.800,0o mensais, a esposa dele, 32 anos, renda de 1.700,00 mensais. ela tem bens de herança em nome dela e de irmão.ambos declararam imposto de renda esse ano. têm um filho de 4 anos. tenho outro filho solteiro, 24 anos, meu dependente no imposto de renda, estagiario ganha no estagio 400,00 por mes, estuda no sexto semestre da faculdade de educação física. minha renda em torno de 10.000,00. ja tenho o visto. ja viajei pra ny, pra europa. vou fazer uma carta afirmando que eu financiarei a viagem desse meu filho meu dependente. quero saber o seguinte, minha dúvida. meus dois filhos e minha nora podem fazer a entrevista juntos. no mesmo guiche? ou o casal faz separado e o filho solteiro separado?
Olá,tive o meu visto negado esta semana,é uma sensação horrível,eu confesso que paguei um despachante para prrencher o formulário,disse que quem vai pagar a minha viagem para Orlando era o meu tio,que tambem ira na viagem junto com meus primos,achei estranho na entrevista ele só perguntou sobre mim,acho que esse despachante não deve ter peenchido correto,será que compensa pedir o visto de novo?já que a viagem e em julho.obrigada.
Olá Silvia, o DS160 que levo impresso é só da confirmação ou são todas as folhas preenchidas durante o processo ao CASV?
Olá Silvia, gosto muito do seu site e por isso sempre acompanho os comentários. No dia 04/04 (alguns comentários acima) fiz algumas perguntas. Desculpe a insistência, mas peço que me redponda assim que possível pois faz muita diferença nas minhas decisões. Muito obrigada!
Olá! Eu irei viajar com meu marido e deixarei meu filho com minha mãe, eu falando isso ajuda ou não na entrevista? Eu estou deixando um vinculo fortíssimo aqui, mas tb podem achar que iremos tentar alguma coisa lá fora e depois voltar p pegar o bb??? Mas eu e meu marido temos empregos fixos e ele é funcionário publico do EStado e eu Federal, temos imóveis em nosso nome.
Olá, bommm dia!! :)) tudo bem?
Eu tenho uma situação complicada e não consigo obter muitas informações. Eu tenho um grande amigo americano, desde meados de 2012. No final do ano passado eu recebi a proposta de visita-lo, tendo as passagens dadas de presente de aniversário e a hospedagem na casa que ele vive com a família, tudo bem até aí. Eu consegui informações sobre o envio de uma carta convite e uma carta de custeio com algum anexo de dados bancários, apesar de não ter certeza se isso é válido, continuamos a fazer desta forma. Mas a minha dúvida sobre essas cartas é a seguinte: como eu vou apresentar essas cartas ao oficial consular? É necessário que eles perguntem alguma coisa ou eu posso falar que possuo essas cartas? Eu sei que por eu ter esse amigo, a atenção para os meus vínculos com o Brasil serão dobradas, mas eu não estou preocupada com isso porque tenho bastante coisa, que eu acho que são fortes vínculos. Outra dúvida muito chata: eu trabalho em uma empresa muito conhecida no Brasil como gerente há 5 anos, não declaro imposto de renda, pois ainda não é necessário. A dúvida agora é a minha renda porque na minha carteira de trabalho diz que eu recebo X, mas eu tenho feriados, adicional noturno e horas extras, no final o valor fica totalmente diferente, de quebra recebo uma bonificação mensal, mas eles emitem apenas um recibo. O que e devo colocar no campo do DS 160 que pede a renda bruta? posso juntar as rendas dos últimos três ou quatro meses e colocar? eu estacionei o preenchimento do DS nessa parte pq estou com dúvida e liguei para todos os consulados disponíveis e ninguém pode fornecer a informação. Isso é difícil, aff. Parabéns pelo seu guia, com certeza ajuda bastante. Abraço!! 🙂
Rafa! Durante o preenchimento do formulário você deve dizer que quem vai pagar sua viagem é seu amigo. Ele deve mandar esta carta-convite para você por correio. (Você deve tê-la em mãos na hora da entrevista, caso te peçam). Sobre sua renda, o mais importante é declarar um valor que seja compatível com o que passa na sua conta bancária. Se você declarar que ganha R$ 4 mil, este valor (ou próximo a ele) deve passar por sua(s) conta(s) corrente e/ou poupança. Boa sorte!
Ola, adorei as dicas Silvia!
Tenho uma duvida, estou tirando o visto pela primeira vez. E na semana passada entrei por curiosidade no site para ver como e e tal. Coloquei para “iniciar uma aplicaçao” por curiosidade e um ID foi gerado, porém como nao ia preencher o formulario, nao salvei o ID naquele momento. Hoje entrei no site para prencher o formulario e nao consigo clicar em “iniciar uma aplicaçao”, so consigo clicar em “recuperar um pedido”, porem para eu recuperar o pedido eu preciso do ID gerado anteiormente e nao tenho ele anotado. O que eu queria é gerar um novo ID, fazer um outro preenchimento . Como faço? ja coloquei em outro “explorer, mozila, e nada…aparece a mesma coisa. Acho que é porque estou no mesmo computador e as informaçoes foram salvas aqui, porem nao tenho elas anotadas, queria gerar um outro ID e nao sei como. Teria como voce me ajudar?
E minha segunda duvida é a segunte : meu marido foi para os USA EM 1999, mas ele nao tem mais esse passaporte e nao lembra nem a data que ele tirou o visto para essa viagem, sera que tem algum problema? Eles pedem todos os passaportes tirados anteriormente? pois ele ja tirou 4 passaportes e só tem 2 em maos.
aguardo seu contato!
Natalia! Tente entrar com o CASV para recuperar seu ID ou tente de outro computador, caso não tenha registrado nenhum dado seu nesse preenchimento. Sobre a segunda questão, eles só pedem para apresentar os passaportes que tenham visto anterior e que estejam com você. Este visto anterior caso ele não saiba os dados acredito que terá que deixar em branco. Boa sorte.
Boa noite, tenho que pegar o visto para minha filha de 12 anos , preciso ir com meu marido levar os documentos no CASV na entrevista e no consulado, ou só ele com ela é suficiente ? tenho muitas dúvidas , poderiam me ajudar ? obrigada .
Olá, Maria Aparecida! A sua filha de 12 anos não precisa comparecer na entrega de documento e ela está dispensada da entrevista (menores de 15 anos e maiores de 66 anos não precisam comparecer ao consulado). Abs!
Muito obrigada!! Essas informações me salvaram!! Tem que ter muita paciência para tirar o visto.. rsrsrs Parabéns pelo site!! 🙂
Achei ótimas as informações contidas aqui. Vou com meus filhos em setembro para a Disney e vou tirar o visto por conta mas fiquei na dúvida como funciona o agendamento para família. Preencho uma ds-160 para cada mas como faço para agendar os 3 para o mesmo horário visto que vou sozinha na entrevista?
Olá! Irei preencher o formulário para o meu marido e com respeito ao campo escolaridade, tenho uma dúvida: ele tem o certificado de ensino médio concedido através daquele “Exame Nacional” promovido pelo Ministério da Educação, desta forma, não frequentou escola. O que coloco então nos campos “nome da instituição”, “endereço” e “período de início e término do curso”?
Olá. Sou divorciada e tenho uma dúvida sobre a mudança de nomes que fala no formulário sobre informações pessoais “Você já usou outros nomes: solteira, religiosa, profissional” eu coloco apenas o sobrenome anterior de casada ou o nome completo ? Agradeço me responder pois tenho urgencia nisto.
Silvia
Olá, adorei seu post mas tenho uma duvida
Em breve viajarei para New York
E fiquei sabendo q tinha q tirar o visto, mas sou de menor vou ter que fazer tusdo isso ? Fazer o formulario, ir no consolado e tudo ?
Obrigado desde ja.
Natalia! Seus pais ou um responsável terá que solicitar seu visto. Menores de 15 anos não precisam comparecer para entregar os documentos nem fazer entrevista. Mas se você tiver entre 15 e 18 terá que comparecer para fazer a entrevista, acompanhada de um responsável. Abs!
Gostaria de saber se precisamos ir ao Consulado para novo visto de minha filha Isabela para USA. Primeiro visto como turista tirado em março 2008, ela tinha 12 anos. Segundo visto em março 2012 como estudante, intercâmbio, já vencido. Precisamos de novo visto de turista pois estamos viajando para Orlando em julho2014, basta ir ao Casv aqui em BH ou será necessário ir ao consulado no Rio ?
Obrigada, Andrea
Andrea! menos de 15 anos não precisam ir ao consulado. Outra pessoa pode levar os documentos das crianças ao CASV! Abs!
Boa noite Silvia!
Estou com um problema… não consigo reagendar a data para minha entrevista final.
Havia agendado para esta terça e depois reagendei para quinta no site usvisa-info.com, mas, no final aparece um quadro para inserir nome e senha. Esta etapa eu não estou conseguindo passar… Você consegue me ajudar?
Please!!!
Xiii, não sei o que pode estar acontecendo. Ligue no CASV. Boa sorte!
Olá. Preenchi meu formulário, porém não sabia que teria que preencher o do meu marido junto com o meu. Como eu faço? Tenho como agendar a entrevista junto com ele ou terei que fazer outro formulário nosso? O meu já foi enviado e o dele está em preenchimento… Ele é autônomo e receio que isso o prejudique na hora de obter o visto. Me ajudem!!!
Tente agendar a entrevista para o mesmo horário e quando forem chamados vocês vão juntos até o agente consular para serem entrevistados juntos. Abs!
Bom dia Silvia!
Vim agradecer as informações no seu blog, me ajudaram muito aqui no RJ! Acabei de sair do consulado e deu tudo certo. O consul me perguntou onde que eu trabalhava, se eu ja tinha viajado para fora do brasil e onde que eu iria nos eua. Depois tive que digitalizar minhas digitais novamente e o visto foi aprovado!
Boa sorte pra quem ainda for passar pelo processo. Preenchendo o formulario corretamente não tem como dar errado.
Beijos,
Larissa
Olá Silvia… parabéns pelo site, muito esclarecedor. Li praticamente todos os posts mas não não encontrei nada que tire minhas dúvidas. Em 2010 tive o visto negado, na ocasião ia viajar com minha sobrinha para a Disney, ela tem uma prima em cidade vizinha… em fim, não deu, desisti e fui para a Europa em 2011, agora estou com vontade de tentar novamente mas tenho receio. A pergunta é, o histórico anterior do formulário é cruzado com o novo? … gostaria de deixar o visto pronto pra uma viagem futura, ainda sem data ou destino certo. Existe a possibilidade de conseguir? Só complementando, sou aposentada mas ainda na ativa em empresa multinacional, penso que não consegui da primeira vez porque estava com minha sobrinha e ficaríamos hospedadas na casa de sua prima. Aguardo ansiosamente!
Obrigada!
abs.
Olá, Catarina! Sim, provavelmente os dados serão cruzados. Ao preencher o novo formulário eles vão perguntar se você já teve visto negado. Fale a verdade. E quando perguntarem data e nome do hotel onde vai ficar, estipule uma data provável e coloque o nome de um hotel provável, com diária compatível à sua renda. Boa sorte!
Oi Silvia, tudo bem?
Parabéns pelo site.
Tenho uma dúvida e nào sei se pode me ajudar,
vou viajar para Orlando com a família e mais 2 adolescentes filhos de amigos.
Um dos adolescentes preencheu o formulário do visto e colocou que conhece alguém lá, voce acha que vai dar algum problema por causa dessa informaçao, ela estuda e vai fazer o enem em novembro. Seria bom levar uma declaração da escola e a inscrição do Enem?
Um grande abraço.
Queria saber , eu sou funcionário publico e sou gerente da empresa do meu pai , tem como eu colocar as duas rendas na hora do preenchimento do formulário ?
Olá, Emanoel! Sim, tem! Abs!
Parabens muito bom post. Gostaria de que voces me tirasse uma divida. Eu moro na Venezuela a 5 anos mas sigo tendo residencia no Brasil. MAIS nao movo conta nem tenho nenhum trabalho no Brasil. Como posso fazer nesse caso? Posso dizer que meu Pai vía pagar minha viagem? Ele é funcionario federal. Ou eu teria que recuperar minha conta no banco e fazer movimientos? Si é assim por quanto tempo seria? Desde ja muito obrigado!
Romario, sim, você pode dizer que seu pai vai pagar sua viagem. Neste caso, no dia da entrevista terá que levar os comprovantes de renda do seu pai, assim como os vínculos dele (e seu) no Brasil.
Ola Silvia!! Parabens pelo post muito bem explicado
Só tenho duvida no agendamento ACS, ele é necessário??
Ola Silvia!! Parabens pelo post super bem explicado
Só tenho duvida no agendamento ACS, ele é necessario para a renovação do visto? Ou apenas o CASV? Obrigada
Olá, Sabrina! Quem estiver renovando visto vencido há menos de 48 meses não precisa comparecer ao consulado. Abs!
Excelente post, está me ajudando muito. Parabéns.Pretendo tirar meu visto para os EUA e quando chego no campo para preencher se já tirei visto americano antes, começa a minha dúvida. Quando era criança, isso em 1992, fui morar no Japão com meus pais. Quando voltamos de lá, passamos pelos EUA como conexão, então no meu passaporte antigo (bem antigo) tem apenas um carimbo lá, com um número e data. Você acha que eu devo preencher isso agora, quando for tirar meu novo visto? Pergunto por que este passaporte tem mais de 20 anos e como eu era muito criança (10 anos) eu não me lembro como foi o processo pra esse visto de conexão. É pertinente responder isso? O carimbo é muito obscuro, não tem muitas informações nele, apenas um número e uma data e que é um visto dos EUA. Espero que você possa me ajudar.
Desde já agradeço,
André
Ish, André! O CASV poderá te ajudar melhor do que eu! Ligue lá e tente essas informações diretamente com um agente! Abs!
Preenchi e enviei o formulário , mas a época eu não estava matriculada em uma faculdade .. Tem como mudar informações no formulário que eu já enviei ?
Oi Silvia,
preenchi a DS160, mas em vez de colocar CPF eu coloquei Carteira de Identidade. Será que posso corrigir ou fazer de novo? Porque a primeira coisa que eles perguntam quando fui pagar a taxa, é o National Identificator Number… Eu já confirmei …
Maíra! Se você já enviou o formulário não tem como alterar. Ligue no CASV e conte esse problema para ver qual a orientação eles dão! Abs!
Muito bacana o seu site, bem elaborado e construtivo.
Li toda as dúvidas, algumas bate com o que estou com uma delas mas temo não compreender totalmente.
Marquei recentemente para tirar o passaporte e tudo certo com a taxa paga e só falta o agendamento. E sei que posteriormente tenho que tirar o visto americano.
Aê vai a minha dúvida: Qual é o prazo para tirar o visto americano depois da emissão de passaporte para não imigrante, 6 (seis) meses?
Tem site que informa que não é necessário o prazo e outro dizem que sim, fica confuso essa parte.
Saudações.
Silvia,
Agradeço muito o seu post pois acabei descobrindo a minha resposta no outro post seu relacionado.
Tenho que esperar (infelizmente) seis meses para pedir o visto americano depois da emissão do meu passaporte!
Abraços!
Jefferson! Não, não tem que esperar. Assim que você tirar seu passaporte você pode solicitar seu visto. O passaporte deve ter validade de, no mínimo, 6 meses… ou seja devem faltar seis meses ou mais para ele vencer. Portanto, quanto mais recente o passaporte, melhor! Estamos falando de VALIDADE e não de tempo após a emissão do mesmo! 🙂
Jefferson! Assim que você tirar seu passaporte você pode solicitar seu visto. O passaporte deve ter validade de, no mínimo, 6 meses… ou seja deve faltar seis meses ou mais para ele vencer. Portanto, quanto mais recente o passaporte, melhor! 😉
Olá, tenho uma dúvida, quero tirar visto de turista, mas existe a possibilidade de ano que vem eu ir como estudante com a turma da escola de inglês, tem como tirar os dois ou vou precisar de uma documentação especial da escola para o visto de estudante? Obrigada
Camila, são dois vistos diferentes e duas documentações diferentes. Abs!
Pretendovir p Paris no final do ano .Tenho passaporte ha 16 anos o como devo proceder?
Não entendi a perguntar. Não é necessário visto para brasileiros irem a França!
Bom dia, eu preenchi o meu formulario e do meu namorado. Em ambos solicitei o visto B1/B2. Trabalho numa multinacional e eventualmente podem surgir feiras/congressos, meu namorado é advogado e o mesmo pode acontecer. Porém, nossa viagem no momento é turismo. Eles podem nos questionar por quê solicitamos os dois vistos? É melhor solicitar somente turismo?
Obrigada,
Olá, Fernanda! A maioria pede os dois vistos. na hora da entrevista você diz que vai a turismo. Se algum dia você for a trabalho, lá na entrada dos EUA eles pedirão a comprovação de que vão a negócios e no seu carimbo eles colocarão B1. Abs! (Obs: eu tenho os dois, mas quando vou a turismo eles carimbam e escrevem “b2”). 😉
Oi, Silvia. Excelente post. Como sou casado, devo preencher um único formulário, com minha esposa como “dependente”, ou cada um deve preencher formulários distintos? Caso sejam formulários distintos, o tempo todo seremos tratados como solicitantes individuais ou, em algum momento, nossas informações são “unidas” (seja para sermos entrevistados juntos ou para verificação da renda do casal)?
Olá, tenho uma dúvida, vou viajar para flórida e minha irmã que é menor de idade vai cmg, porém, minha mãe e meu pai n tem passaportes, eu que tenho, inclusive já viajei para Europa há 2 anos, e também vou tirar meu visto americano agora e sou eu que vou levar a documentação da minha irmã ao casv, será que vai ter algum problema? Já que papai e mamãe n tem visto ?, sendo que ela vai viajar cmg? E outro detalhe, pretendemos ir à miami e orlando, mas só coloquei endereço de um hotel em miami, no caso se me perguntarem na entrevista, falo que irei viajar para miami, né? N cito a ida à orlando. Obrigadaa
Ana Paula, não existe problema algum que seus pais não tenham passaporte. Se sua irmã vai viajar com você, são seus documentos que importam. Se na entrevista te perguntarem se depois de Miami você segue para Orlando, não há porque mentir. Não vejo problemas em dizer que você vai para lá! Boa sorte! 🙂
Olá! As dicas estão muito boas!
Tenho algumas dúvidas, pode por favor me ajudar?
Estou preenchendo os formulários para 3 pessoas que moram no interior do Nordeste e trabalham com agricultura. Uma das perguntas, é sobre os empregos anteriores, o número do telefone, é um item que deve ser preenchido, no entanto, eles não tem esta informação, o que deve colocar?
No momento de finalização do formulário, tem uma pergunta sobre a ajuda de alguém no preenchimento do formulário. Posso colocar os meus dados?
Obrigada!
Olá, Fernanda!
Coloque o telefone de contato dessas pessoas. Sim, pode colocar seus dados. Abs!
muto bom
Muito legal as Dicas! Com certeza vai me ajudar!
Agora, descobri uma coisa bem legal, e deixo como dica também! Tem um app pra celular com Android ótimo (chama “Inglês de Bolso”) para aprender as frases mais utilizadas em inglês:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobidiving.guideusa
tem a versão free..com algumas categorias a menos: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobidiving.guideusafree
..pra viajar pro exterior e se o inglês for tão ruim quanto o meu..essa solução é genial.
Olá… Gostaria de saber se posso primeiro marcar as entrevistas e depois preencher o formulário? No momento de marcação das entrevistas, pedem algum número referente ao formulário?
Olá Silvia!
Tenho agendado CASV para hj e vi que são necessárias duas paginas de confirmação e eu só tenho a pagina deo que consta tds os meus dados e espaço para foto. Qual seria a outra? não consigo imprimir outra. obrigada!
Dalva carvalho
Você tem que ter a confirmação do DS 160 e do agendamento no CASV.
Bom dia! Vou começar o processo para solicitar o visto americano. A 1ª etapa farei no CASV em Porto Alegre. Na 2ª etapa pretendo ir a Brasília ou São Paulo. Minha dúvida é: existe um prazo máximo entre a 1ª etapa e a 2ª? Por exemplo, farei a 1ª etapa em agosto… posso agendar a 2ª etapa para janeiro de 2015? Ou existe um prazo máximo que deve ser cumprido entre as etapas? Obrigado pela ajuda!
Bom dia.
Estou fazendo os preenchimento do formulário do meu esposo. Ele ainda não encerrou o ensino superior, está em andamento, no entanto o formulário não permite que eu coloque a data de encerramento superior a data de hoje. Devo apenas colocar as informações do ensino médio e não colocar o ensino superior que está em andamento. As datas de início e encerramento do ensino médio devem ser precisas ou pode ser uma média?
Obrigada.
Fernanda, as datas podem ser uma média. Mas data de encerramento do curso superior não seria a data d ehoje, sim daquei a alguns anos, certo? Ele não permite colocar uma data futura também?
Ola, preenchi o formulario e agendei a entrevista porem não encontro o arquivo salvo do formulario DS160 para impressão? Sabe como me ajudar ?? Obrigada
Bom dia!
tenho uma dúvida:
na data prevista de ida irei colocar uma aproximada, mas e a data de retorno, existe um prazo minimo é maximo? 15 dias, 1,2,3 ou mais meses? quero visto para turista.
Verônica, como turista você pode ficar no máximo seis meses. Mas o certo, é colocar o tempo que você realmente quer ficar lá. E se declarar que vai ficar muito tempo terá que provar que tem meios financeiros suficientes para se manter durante o período. Abs!
olá, preenchi tudo,ja paguei as taxas, minha entrvista está agendada para amanhã, mas vi que preciso levar página de confirmação do ds-160. Mas não imprimi esta pagina e nem mandei pro meu email… tem como eu acessa novamente e imprimi-la? pq nao estou conseguindo!! porfavor me ajudee
Na hora em que aparece para colocar o “passport book number”, eu coloquei o numero do meu passaporte. Sera que tem algum problema? Grata.
Huuum, não sei.
Bom, só passando pra dar o meu relato, já que, tanto o passo a passo do site, qnt os comentários do pessoal que fizeram todo o processo me ajudaram demais.
Primeiro preenchi o formulário DS-160 e fiz os agendamentos, tanto no CASV qnt no Consulado com uma ajuda imensa aqui do matraqueando.
No CASV da Vila Mariana tudo tranquilo. Cheguei 30 minutos antes do meu horário de agendamento, mas me deparei com uma fila de pessoas. Logo na entrada me perguntaram meu horário, e dito isso, já me encaminharam pra fila de dentro. Entre as 3 filas do CASV (a 1º na parte de fora, a 2º já dentro do CASV e a 3º já no andar de cima para retirar fotos e digitais) demorei umas 2 horas. Tirando a espera, tudo ok.
No dia da entrevista no Consulado, optei por parar o carro em um estacionamento em que eu pudesse levar as chaves, assim poderia deixar meus pertences no carro e não me preocupar com porta volumes. Já no consulado, cheguei com 1h20 de antecedência dessa vez; na verdade foram 40 minutos se levar em conta que pedem para vc estar meia hora antes do seu horário agendado. Mesmo assim consegui entrar no consulado, pois já havia uma fila formada para o meu horário. Nova espera, passei por 2 filas antes de passar pelo detector de metais.
Aqui um adendo. Logo após passar pelo detector, existe banheiros e uma lanchonete dentro do consulado. Vc pode se utilizar desses serviços antes de ir para a última fila, que é a da entrevista.
Nessa última parte, vc espera chamarem pelo seu nome, que é onde alguém vai te devolver os passaportes (que focam retidos logo na 1º fila do consulado) e de lá vc vai para a fila aguardar sua entrevista. São diversos guichês, e qnd chega a sua vez, uma pessoa do consulado te encaminha para um que tenha menor fila.
Chegando nossa vez (fui com a minha irmã), pegamos uma mulher bem simpática e sorridente. Nos cumprimentou e fez a 1º pergunta a minha irmã:
“Em que vc trabalha?”
logo em seguida direcionou a mesma pergunta pra mim.
Dito isso perguntaram onde ficaríamos. Disse que em Orlando.
E por fim, perguntou se já havíamos viajado para fora. Disse que sim.
Pronto. Vistos aprovados.
Mais uma vez, fico grato por toda a ajuda que esse site nos proporcionou. Obrigado.
Opa, valeu pelo feedback!
Parabens pelo blog, é de grande utilidade para quem está na ansiedade de tirar o visto.
ja tive um visto negado em 2010, me senti humilhada e chorei horrores, mas como sou brasileira e nao desisto nunca fui tentar de novo no dia 21/07/14 .Sendo que minha situação melhorou muito, hoje sou formada em psicologia e trabalho numa multinacional com filial nos Eua. Cheguei no consulado e pontualmente no horario agendado fui atendida, resolvi ir de farda da empresa, ja para o agente consular ver onde eu trabalhava. Nossa a entrevista foi muito rapida, foram as seguintes perguntas:
Qual motivo da viagem?
quanto tempo iria ficar?
o que eu fazia?
Qual nome da empresa e quanto tempo trabalhava lá?
perguntou novamente quanto tempo iria ficar lá
Ok, boa viagem e visto aprovado. Nao foi solicitado nenhum documento, mas acho o que pesou foi que ja estava com o visto canadense.
Que bom! Boa viagem!
Olá, estou pretendo ir para Orlando e Miami a passeio, mas sai da empresa que trabalhei 7 anos, será que eles podem se recusar a aprovar meu visto, mesmo com meu marido trabalhando atualmente, tendo casa, carro e ambos estudamos, apenas porque estou sem trabalhar?
Fernanda, você tem que comprovar vínculos com o Brasil e declarar quem vai pagar a viagem. Se você não está trabalhando terá que declarar que será seu marido e ele terá que levar os documentos financeiros que comprovem isso, caso sejam pedidos para mostrar! Abs!
Olá, preciso tirar o visto e sou menor de 17 anos, é possível eu levar algum documento com a autorização dos meus pais para ir tirar o visto ou a presença de um deles é obrigatória? Se não for possível os meus pais irem posso ir acompanhada por uma outra pessoa maior?
nao estou achando como imprimir boleto para pagar a taxa do visto de 160 US
Prezados, pretendo levar meus pais para ver minha irmã que mora há 12 anos nos EUA, porém sua situação atual é ilegal, porém entrou com visto de turista. Informo este fato ou devo omitir? Quais as consequências de omitir ou falar a verdade?
Sergio, a orientação é sempre falar a verdade. Mas faça uma reflexão você mesmo: se você disser que está indo aos Estados Unidos e tem uma irmã morando ilegal lá, você provavelmente vai expor sua irmã e comprometer o seu visto. A decisão é sua. 😉
eu tenho 17 anos eu quero tirar meu visto pra morar nos Estados Unidos e tipo meus pais não vão comigo mas eu eles deram a autorização para um amigo, ele pode tirar o visto como meu responsável? e quais os tipos de visto eu posso tirar?
Olá Sílvia, tudo bem?
Agendei o CASV dia 22.09 e Consulado, 23.09.
Preciso reagendar o CASV para 23.09 e Consulado, 26.09.
Fiz o logon, caminhei para o reagendamento mas, salvo engano, a opção que apareceu é reagendar CONSULADO (aparece no alto da tela).
Fiquei temeroso em prosseguir, porque fiquei com a impressão de que só é possível reagendar o Consulado e não o CASV, o que não parece ter sentido.
A dúvida é: naquele caminho do site a primeira data a ser reagendada será do Casv e a segunda do Consulado, como é para o agendamento?
Muito grato.
Roberto.
Oi, Roberto! Huum, não saberia dizer sobre reagendamento, que opção aparece primeiro. Tente falar diretamente no CASV. Abs!
Oi Silvia! parabéns pelo blog, suas dicas foram muito úteis para qdo eu preenchi o DS 160, porém, tive problemas para imprimir o formulário preenchido (só imprimi a confirmação). Vc saberia me informar qual o caminho para imprimir o DS 160 preenchido e confirmado?
Grata pela atenção
Geneci
Oi, Geneci!
Você não mandou uma cópia para seu e-mail?
Oi Silvia!
eu mandei apenas a confirmação, mas o formulário/questionário inteiro eu não consegui imprimir.
Grata pela sua atencão.
Geneci
Boa noite! Gostaria de saber se posso agendar a entrevista antes de preencher o DS160 pois como moro em uma cidade que não tem consulado americano, terei que viajar até uma delas. Mas o fato é que já comprei uma passagem para Outubro em uma dessas cidades que têm Consulado Americano. Será que tem como eu agendar antes só pra não perder a viagem?
Olá, Caroline! Não. Você tem que preencher o formulário, pagar a taxa e só depois agendar a entrevista. Abs!
Boa tarde Silvia!!
Estou preenchendo o formulário para minha irmã de 11 anos e como ela não tem que comparecer a entrevista, li que tem que ser carregada uma foto no formulário dela! Porém não acho essa opção. Quando termino o formulário, aparece que a foto será tirada no CASV. Você pode me ajudar?
Priscila, não precisa mais carregar a foto, ela é tirada na hora para os maiores de 15 anos. No caso da sua irmã você deve levar a foto dela. Abraço e boa sorte!
Olá, primeiramente obrigado por ter criado um local tão útil na internet, show de bola, parabéns!!
Tenho 25 anos e minha namorada 20 anos, trabalho em uma empresa há 4 anos e no meu holerite possuo o salário bruto de (R$ 4.000,00) – (recebo mais dinheiro por fora do holerite também). Faço faculdade (terceiro semestre), possuo carro em meu nome e moro com meus pais. Minha namorada apenas estuda (quarto semestre – via FIES) e eu que irei pagar toda a viagem (ela recebe pensão do pai), ou seja, ela somente tem esse vínculo no Brasil.
Queremos ir para Nova Iorque agora em dezembro e ficar por 10 dias e conhecer os principais pontos turísticos, museus, estátua da liberdade, conhecer a neve!!
Minha dúvida cruel é como devo proceder para fazer a entrevista? Queria muito que fizéssemos juntos para ficar mais claro que iremos juntos, estou sem rumo e com muito receio, pode me ajudar e dar dicas de como proceder e o que fazer para dar certo (docs e etc?).
Muito obrigado!! Abraço!
Brother vai na fé. é so vcs agendarem pro mesmo dia e vcs vao juntos na cabine…
Eu estava com um CAGAÇO que só Jesus na causa…
Enfim meti as caras e fui.
Não vejo motivos para não darem o Visto. eu tenho renda de 2mil, já sou formado, moro sozinho, não tem carro , casa, nada no meu nome, e eu que bancarei minha viagem. VC SO NAO PODE MENTIR , falei toda a verdade e meu proposito era viajar para NY … ela me fez mil perguntas, mas foi tudo tranquilo, eu respondia na mesma hora sem pensar e nem lembrar de datas ou valores. ela perguntava e eu já respondia na ponta da língua! ….
ela não pediu NENHUM DOCUMENTO. (acho que eles vao ou não com a cara da pessoa pra pedir documento). ..
mas boa sorte! vai dar tudo certo ! pensa positivo! tirei o meu dia 29/08
Alan, preencha cada um o próprio formulário e agendem a entrevista para o mesmo dia e horário. Na hora da entrevista, o agente perguntará se estão juntos e então vocês poderão fazer a entrevista juntos. Leve documentos que comprovem todos estes vínculos e deixe claro que é você que vai pagar a viagem dela, uma vez que ela não tem como comprovar renda. Abraço e boa sorte!
Li um post acima e agora fiquei na dúvida???? Não preciso carregar nenhuma foto ao preencher o DS160 certo??? Mas por que tem que se levar uma foto no CASV???? Não é lá que eles tiram foto????
Existe uma orientação desencontrada para levar a foto, mas eles tiram lá. Na dúvida, leve a foto! 😉
bom dia vou tirar visto filho 13 anos. Tenho que levar foto dele? qual o tam da foto? grata
Sim, se ele não for com você leve duas fotos 5 x 7 com fundo branco, sem sorrir, sem franja e sem óculos (caso ele use).
Olá, bom dia. Eu e o meu marido temos que renovar nosso visto que vence em novembro. Tiramos o visto em novembro de 2009. Moramos em fortaleza. E minha mãe irá a São Paulo. Minha mãe pode entregar arnosas documentação pra renovação do visto? Ou temos que ir pessoalmente? E se ela puder entregar, precisa de procuração? Obrigada.
Bom dia, por favor me ajudem… Já gerei o boleto e gostaria de saber se posso pagar o mesmo pelo internet baking de outro banco antes da data do vencimento?
Parabéns pelo site. Minha tia de 68 anos é pensionista. Tenho dúvidas em como preencher a ocupação no formulário para o visto americano. Pode ajudar? Obrigada.
Adorei seu blog…segui todos os detalhes e me dei super bem…desde o preenchimento do formulário á entrevista. Parabens pela riqueza de detalhes. abs
Oba, que bacana! Boa viagem!
Olá, Natália
Estou no site do CSV e estou tentando adicionar membros da família, mas quando eu clico nessa opção, ela abre na mesma página de como se eu tivesse clicado em “agendar entrevista. É assim mesmo? Outra dúvida: eu tenho que adicionar todos os membros da família na mesma hora? Pois apenas eu e meu filho (de 16 anos) estamos com os formulários preenchidos. Meu marido e minha sobrinha estão esperando seus passaportes ficarem prontos para preencherem o formulário. tem como eu adicionar meu filho agora e os outros depois (pois assim eu ja marcaria as entrevistas o quanto antes, já que estamos com uma certa pressa) ou é melhor esperar e adicionar todo mundo de uma vez só?
Mais uma dúvida rsrs nesse meu caso, tanto no CASV quanto a entrevista no consulado serão com todos juntos?
Muito obg!!
Gente, parabéns!!!!!!!
Que maravilha de explicação!!!
Mais que um site isso tem valor social!!! Quantas pessoas tem tantas dúvidas e tudo está tão explicadinho!!!!
Parabéns mesmooooo!!!!!
Bom dia, estou com duvida no peenchimento do DS 160 na questao sobre servico militar.
Quem tem carteira de reservista e fez tiro de guerra (obrigatorio quando completou 18 anos) por apenas 2 meses, deve colocar que prestou servico militar no DS 160?
Boa tarde
O site me ajudou muito em todo processo.
Por isto vou compartilhar minha experiência.
No preenchimento do formulário surgiram algumas dúvidas, mas coloquei o que achava melhor.
No CASV foi mto rápido, levei exatamente 10 min. Estava marcado para 12h30, entrei lá ás 12h e ás 12h10 já tinha saído.
Pediram para levar à entrevista, uma foto 5×7, com orelhas e sobrancelhas aparecendo, por isso pediram para prender o cabelo.
Hj fui fazer a entrevista, estava marcada para 8h30, cheguei 7h10 na fila, e já entrei. Na entrevista:
Ele: Primeira vez que vai para os EUA?
Eu: 2°
Ele: Quando viajou?
Eu: 1996
Ele: Foi pra Disney?
Eu: Sim
Ele: E o que você faz no Brasil?
Eu: Trabalho em uma ONG, nos Recursos Humanos.
Ele: E você vai para a Flórida? ( ai eu realmente acho que foi uma pegadinha, pq coloquei no DS 160 que ia para Las Vegas)
Eu: Não, dessa vez vou para Las Vegas
Ele: Seu visto foi aprovado.
Detalhe, não tenho nada no meu nome, nem casa, nem carro, moro com meu namorado, meu salário não é alto e já sou formada. Trabalho na empresa há 1 ano e 10 meses.
Estava super nervosa, levei tudo que era extrato, holerite, condomínio pago, IR, e nem precisei mostrar nada, mas só de levar esses papéis já dá um pouquinho mais de confiança.
Ahhh esse processo da entrevista, levou 1h exatamente, saí ás 8h10, isso pq tinha bastante gente por lá =)
Olá, quero muito tirar o visto eu e meu esposo será que consigo?
Tenho casas e veículos no meu nome, estou cursando pós graduação, porém estou em um emprego temporário será que consigo?
Não é possível prever, Greyce! A princípio vocês têm que comprovar vínculos com o Brasil e renda compatível para bancar a viagem. Boa sorte!
Q medo, na parte q diz ‘national identification number’ coloquei meu número de identidade ao invés de colocar meu CPF. Será que terei problemas em relação a isso?
minha entrevista no CASV eh dia 22/09 e no Consulado dia 30/09..
voltarei aqui pra deixar meu relato, pois esse blog me ajudou muito.!
Oi tudo bem..?
Pois então, voltei aqui pra contar minha experiência a vocês;
Eu agendei o Casv p o dia 22/09 por volta das 11h45minh, estava vazio;
Cheguei lá às 11h10min e sai de lá às 11h30min, pediram meu passaporte e as folhas do D160, e do e-mail de confirmação do Casv, tiraram fotos minhas e grudaram duas etiquetas na capa do meu passaporte.
E devolveram meu passaporte e me mandaram levar duas fotos 5×7 no dia da entrevista do consulado.
Enfim, no consulado minha entrevista estava agendada para hoje 30/09 às 8h; Cheguei lá, as 07h15minh, e passei por toda a fila, pelas portas com detectores de metais, até chegar à sala de espera, já lá dentro, esperei uns 20 minutos no máximo, e chamaram meu nome, peguei meu passaporte, e fui pra fila da entrevista.
As duas pessoas que estavam a minha frente, tiveram os vistos concedidos.
E foi MUITO rápido, pra chegar minha vez.
Era uma mulher loira, alta e magra, que solicitou meu passaporte e segui a entrevista:
Ela: Qual sua ocupação no Brasil?
Eu: Funcionária Pública.
Pra onde pretende viajar?
Eu: Pra Orlando, Disney.
Ela: Pretende ir quando?
Eu: Outubro/2015
Ela: Planejando pra daqui um ano ainda? (e sorriu) (acho q foi uma brincadeira, mas fiquei nervosa rs)
Eu: É pra conciliar com as férias do trabalho.
Ela: Está certo. Coloque seus quatro dedos da mão esquerda aqui (colheu minhas digitais), Seu visto foi concedido.!
Eu não consegui falar nada, fiquei emocionada e agradecendo a Deus.
Só não entendi o porquê me mandaram levar duas fotos 5×7 no consulado.
Mas mesmo assim, fiz as fotos e levei e não me pediram, mas acho importante levar, pois vi alguns agentes solicitando pra algumas pessoas.
Conclusão: Mesmo com MUITO medo, principalmente por ser isenta do Imposto de Renda, por não ter nenhum bem no meu nome, e principalmente porque meu salário (no holerite) é de R$ 800,00, eu fui com fé em Deus, não menti em nada, tentei me manter calma. E deu tudo certo!
Espero q minha história sirva de inspiração pra vocês.
Pois se não vão fazer nada de errado, não tem porque mentir em nada.
Parabéns, boa viagem!
Boa Noite! Eu estava preenchendo o formulário DS-160 porém, quando preenchi ate o fim e confirmei tudo, percebi que no lugar do CPF havia colocado o RG!! O que eu gostaria de saber é se isso dará algum problema? Se devo tentar concertar? E como farei isso?
Por favor me ajude…. Agradecida!
não terá problema algum, pois o mesmo aconteceu comigo, e hj eu tirei meu visto.!
Nayara e Anne, uma dúvida. A sua entrevista foi em São Paulo? Pois cometi o mesmo erro e estou com medo.
Bom.
Gostaria de dividir minha experiência com a renovação do visto americano em São Paulo. Tenho 38 anos.
Primeiro parabéns pelo blog, achei fantástico e muito bacana essa troca de experiências. Legal mesmo!
Eu tive um visto turista negado em 2005. Aquela babaquice do 214b. Aí fiquei com bronca e nunca mais pedi visto. Fui para a Europa cinco vezes de tanta raiva que fiquei.
Aí, em 2009, apareceu uma oportunidade de fazer um curso rápido na MIT e acabei tendo que pedir o visto. Assim, em 2009, tive aprovação, sem problemas. O visto expirou em Maio de 2014 e agora pedi renovação. Fiz todo o procedimento que o pessoal já conhece. Agendei no CASV. Um detalhe é que pedi, juntamente com a minha renovação o visto para meu filho de 3 anos. Como meu visto era B1/B2, pedi renovação somente para B2.A minha esposa não tinha visto, então, para ela, tive que fazer o mesmo procedimento, mas com entrevista.
Tudo beleza. No dia 12.09 então fomos para o CASV Vila Mariana. Procedimento padrão de entrega dos documentos, levando foto do meu filho previamente tirada. Eu já tinha as digitais não precisei. Mas, minha esposa precisou. Saimos de lá e, no meu caso, fiquei aguardando nos 10 dias úteis a remessa da renovação e o visto novo do meu filho. Aí, no 6º dia útil, recebi o famoso email, mas somente no nome do meu filho. E o passaporte chegou, com o visto, B1/B2 para ele. Nada de notícia do meu. A minha esposa fez entrevista no dia 19.09 e o visto dela foi aprovado. Eu que pagarei a viagem e ela levou todos os documentos, mas, como sempre, não pediram nada do que levou. Apenas ficou nas famosas cinco perguntas. Como a entrevista dela foi na sexta passada (19.09) ontem recebemos o email dela dizendo que estava em trânsito pela DHL para entrega. E, novamente, nada do meu. Quando foi ontem eu recebo o tal email dizendo que o meu estava em trânsito. Os dois (esposa e o meu) chegaram em envelopes diferentes, mas juntos na mesma entrega. O que quero contribuir? É que como tive o visto negado em 2005, em tese, eu não poderia pedir renovação. Isso porque na página do consulado existe informação de que eu não poderia pedir renovação se já tive algum visto negado. E, diante do meu processo todo, acredito que posso contribuir a ideia de que se a pessoa já teve visto negado, mas teve visto concedido depois, isso não será empecilho ao contrário do que se depreende da conclusão que se tira da leitura das informações do consulado. E, acrescento que, eles ficaram esperando a entrevista da minha esposa para que somente então renovassem o meu. Um procedimento bem lógico.
Recomendo, então:
1) vai renovar, faça o pedido em família porque eles cruzam os dados de todos;
2) já teve visto negado uma vez? Não omita essa informação no formulário DS 160;
3) a entrevista que é o medo de todos, tenho para mim que depende de cada pessoa. Sugiro que esteja tranquilo (a) no dia, não fique conversando muito na fila, leve os documentos que eles pedem (mas não conheço ninguém que tivesse sido pedido), vá bem trajado e dê sorte com quem vai te atender.
As negativas de visto não tem muito sentido. Você acredita que aquele “mundaréu” de gente que vai lá para pedir visto é para viajar mesmo a turismo? Eu acredito que não. Muitos REALMENTE vão tentar a vida por lá. Assim, esse procedimento, por mais chato que seja, agora, depois de 9 (nove) anos que tive meu visto negado, posso entender.
Orlando e Miami, principalmente, não existe sem os brasileiros. Quem já foi, sabe disso.
Enfim, acho que atingi meu interesse em dividir minhas ideias. E, novamente, parabéns pelo blog!
Abraços a todos e ….. BOA VIAGEM!!!
Legal! 😉
Contact Person or Organization in the United States
Contact Person..
Não sei o que está acontecendo.. Não vou com ninguém, e não sei ainda os lugares que vou visitar.. O QUE EU FAÇO??
Coloca que vai sozinha, os endereços, procura algum endereço de hotel mais ou menos perto de algum lugar que você vá passar, eu fiz isso e consegui !
As orientações estão no texto.
Olá Silvia, gostei muito de suas explicações. Minhas dúvidas são: Não sou casada mas tenho união de fato com contrato de união estável, no formulario pede dados de meu conjuge atual com data de casamento e tudo. E ai? Pra mim esse campo não se aplica. Deixo em branco?
Já no campo de informações sobre familiares (pai e mãe) pede a situação deles nos EUA sendo q nenhum deles já viajaram pra lá, o que colocar? (x) outros/não sei???
Obrigada
Rafaela, coloque a data do seu contrato de união estável. Nessa pergunta sobre os pais eles perguntam se você tem pai ou mãe MORANDO nos Estados Unidos. É só dizer NO. 😉
Olá, gostaria de agradecer imensamente as dicas informadas por este site! Me foram bastante úteis e certeiras. Aqui deixo um resumo de como foi, ajudando quem tem dúvidas também.
Em Setembro, comprei umas passagens na promoção para Novembro, eu, meu esposo e minhas crianças. Sugeri ao meu esposo tirarmos os passaportes e tentarmos o visto americano. E assim, o fizemos.
Dei entrada nos passaportes, nos apresentamos e enquanto aguardava o prazo, já pesquisava sobre o formulário, taxa, entrevista, documentação…
Assim que recebemos o passaporte, numa sexta-feira, já comecei a preencher os formulários, que por sinal são longos e cansativos. Um já é chato, o que dirá 4.
Recordo que era sexta-feira, final de expediente e fiquei com meu esposo no trabalho preenchendo. Depois de tudo preenchido, imprimi as páginas de confirmação, paguei as taxas no cartão de crédito e bomba!não tinha data disponível pra data que comprei as passagens..fucei fucei e descobri que era “ações de graça” e não ia ter atendimento. Mesmo assim, já estava ciente que teria prazo de um ano pra marcar, então despreocupei.
Então antes do dia das crianças rolou outra promoção de passagens, e enquanto meu esposo pesquisava as datas promocionais, eu acessava o site para ver disponibilidade na agenda. E como as crianças não precisavam comparecer, conseguimos fechar.
Fiquei duas semanas juntando documentações, onde lia uma informação nova, anexava a minha pasta reservada para isto. Chegou uma hora que não dormia bem, por que fiquei na dúvida se tinha preenchido o DS 160 corretamente, pois não salvei o preenchimento em arquivo no computador, nem tampouco imprimi página por página. Preenchi o RG e outros me diziam que era CPF, preenchi o endereço em inglês e outros me diziam que deveria ter preenchido como no português mesmo..afe maria, foram tantas dúvidas pairando que não sabia mais, meu temor aumentava a cada dia que aproximava da viagem.
Cheguei em SP no sábado com uma pasta mega gigante de documentos, nossa ida ao CASV seria segunda e a entrevista na terça. Eu já não dormia mais, era muita ansiedade rolando. Na segunda-feira fiz algumas coisas na cidade, almocei e as 13hs pegamos o carro em direção ao CASV da Vila Mariana. Uma observação pra quem vai de carro e não é da cidade: usem o WAZE, funciona maravilhosamente bem! Chegamos lá faltando 40 minutos (nosso horário era das 14:30). Já tinha uma fila bem grandinha, e era dia de sol, sol sem indícios de chuva. Ao chegarmos na fila do lado de fora, uma moça do local perguntou se estávamos com o necessário, perguntou pelo nosso horário e disse que podíamos entrar e esperar a revista. Realmente pedem para desligar o celular, mas pode entrar com bolsa depois da revista. Sei que antes das 15:30 já estávamos liberados. No dia seguinte, a entrevista era as 8:40. Saímos as 7hs de onde estávamos hospedados, e WAZE novamente! Chegamos lá 8:10 e a fila era um tanto assustadora, do lado de fora. Dessa fila da calçada, pegamos a outra fila que era dividida por corredor verde, amarelo, roxo..não entendi bem essas cores por que tinha pessoas do horário das 9 e tanto…dez e tanto e entrou primeiro que nós e mais outros vários de 8:00 8:20 e por aí vai. Nessa fila entregamos o passaporte e pegamos outra fila, a fila pra adentrar e passar pelo raio-x. Aí que a ansiedade rola solta mesmo. Daí entramos e sentamos, e vimos a placa: aguarde seu nome ser chamado. Logo nossos nomes foram chamados e um rapaz vai indicando em qual guichê aguardar. Pediram pra ficarmos no 4 (e era o tal do negão que já tinha lido relatos sobre ele em vários sites) e de repente o rapaz fala pra mudarmos pro guichê ao lado pois tinha certeza que o rapaz que estava na entrevista iria demorar (ele procurava e revirava a pasta de documentos). Quando chegou a nossa vez, o rapaz só fez três perguntas: qual motivo pra solicitar o visto, o que fazíamos e qual nossa escolaridade. Daí disse: ok, boa viagem! SÓ! Não pediu um documento se quer. Sei que saímos aliviados de lá, e o rapaz do guichê 4 ainda estava por lá. Resumindo: ter pesquisado, tirado as dúvidas foi muito importante. Levar toda a papelada é um peso, mas ir preparado é bem melhor. Hoje, uma semana depois da entrevista, recebi nossos passaportes com o visto pela DHL.
Olá Silvia,
Meu visto de estudante para os EUA venceu em abril deste ano, porém, desta vez quero emitir o visto de turismo. Preciso passar pela entrevista?
Caso eu queira tirar o visto de estudante e turismo ao mesmo tempo, tenho que estar inscrita em alguma instituição de educação dos EUA?
Obrigada!
Olá estou com uma dúvida, eu consegui o meu visto mas, minha noiva não conseguiu o dela é pior ainda perdeu o meu passaporte com o visto no consulado, eu ainda recupero o visto fazendo um novo passaporte ou tenho que fazer os procedimentos novamente?
Tem que fazer (e pagar) tudo de novo e, além disso, anexar ao processo o boletim de ocorrência. Abs!
Olá eu consegui o meu visto mas minha noiva não, e pior ela perdeu o meu passaporte com o visto no consulado, eu consigo o visto tirando um novo passaporte ou tenho que fazer os procedimentos novamente?
PRECISO TIRAR UMA DÚVIDA. MINHA FILHA TEM 15 ANOS. QUANDO FUI MARCAR AS ENTREVISTAS PARA ELA, SÓ FOI DISPONIBILIZADA A IDA AO CASV. A ENTREVISTA NO CONSULADO FICOU DESABILITADA. ELA FOI AO CASV RJ NO DIA 06/11 E ELES FICARAM COM O PASSAPORTE DELA. O STATUS ATUAL DO VISTO É READY (14/11), MAS NÃO CONSIGO AGENDAR A RETIRADA. É NORMAL? PRECISO AGENDAR ENTREVISTA PRA ELA.
Patricia, crianças menores de 16 anos NÃO precisam de entrevista no consulado. Só deixar os documentos no CASV mesmo. Você agenda a retirada na hora que marca a entrega dos documentos. Ou você solicitou retirar no próprio CASV ou mandar para seu endereço. Abs!
Silvia, estou com essa dúvida…de qq forma teremos que ir ao CASV, então??
Minha filha tem 14 e vai tirar o visto, mas ela então não passa pela entrevista, ou seja, o visto é praticamente certo?
Segui td corretament preenchi falei a verdade, Sou uma pessoa pobre porem trabalhadora q faço economia desde 14 anos só para ter esse sonho realizado de viajar p exterior..q infelizmente pela incompetencia de uma funcionaria do consulado foi cancelado! Muita indignação, levei milhoes de documentos provando tudo q fosse possivel, nao pediram nada p ningm, a maioria “diz” q iria p Disney, passou. Eu iria vizitar m irmã q faz intercambio nas minhas ferias de trabalho, sendo que, ela vai voltar em janeiro, conclusao visto negado!!!
Sou casada, ganho pouco sim, meu marido tmb, mas poxa, as unicas perguntas foram: Onde eu iria ficar? no que trabalho? E o q meu marido faz e ganha? Mas e tudo q juntei e fiz ?? nao vale de nada! Eles t fazem sentir um lixo! O sistema muito defasado, muito cheios de falha q o “mentir” nao é relevante e sim vc nao possuir bens e eles acharem q vc vai ate la p fujir, morar, ou trabalhar, ou simples vá a Disney!
Puxa, que pena Catya! Mas se você disse no formulário que tinha irmã morando lá (mesmo que legal) isso pode ser um impeditivo, sim. Eles ficam com o pé atrás. Mas, por outro lado, falar a verdade sempre é o melhor caminho. Você fez certo. Porque mentir é crime grave para eles. Mas pegue suas economias e vá para o Chile, Portugal… existem muitos países a ser desbravados! 😉
quanto tempo demora entre o preenchimento, a entrevista e o visto em mãos?
Boa tarde,
Parabéns pelo post. Ele é de grande ajuda para quem pretende tirar o visto americano.
Tenho uma dúvida, talvez vc possa me ajudar. Iniciei o preenchimento do formulário hoje, porém ainda não tive acesso ao agendamento. Qual o tempo médio entre o pagamento e agendamento? Será que consigo agendar para o dia 02/01/2015 (já que sou de BH e estarei no Rio para o reveillon)?
Obrigado
Bom dia, estou preenchendo o formulário do meu marido e estou em dúvida sobre o que devo colocar no serviço militar. Ele fez 4 meses de tiro de guerra. Não sei o que colocar nas perguntas. Obrigada
Exatamente em quais perguntas, Débora?
Olá tirei meu visto no comeco de dezembro e foi mais tranquilo do que pensava, fomos no casv na segunda, nosso horário era as 10, chegamos umas 9:30, tinha poucas pessoas fora e uma pequena fila dentro, entramos e aguardamos na fila, veio uma pessoa que confere a folha do agendamento, e tem que aguardar para tirar a foto e colher as digitais. Na terca foi a entrevista, marcamos para o primeiro horário, 7:30, (detalhe, não leve celular, vc nao poderá entrar com ele e terá que pagar 5 reais no guarda volume), mala, bolsa pode entrar, vi várias. chegamos por volta das 7 horas, já tinha uma fila na rua, no entanto, quando deu o horário, veio uma pessoa e chamou apenas quem tinha agendamento para as 7:30, moral da história, se seu horário for as 10, não chegue as 7 para ser o primeiro, não vai adiantar, só entra no horário. Depois que entra, você é atendido na recepcao, entrega os passaportes e aguarda chamar para a entrevista, entra junto um grupo e fica uma fila, tem várias cabines com os agentes consulares. Cada um é direcionado para uma. Na entrevista estava eu, meu marido, minha tia, marido dela e filha deles, fomos todos juntos, o consul apenas perguntou para onde iriamos e o que cada um de nós fazia. No final disse, todos os 5 vistos foram concedidos. obs: antes das 8 já tinhamos feito tudo e estavamos na rua comemorando, muito rápido.
Quem bom! Boa viagem! 😉
Peguei as dicas aqui e deu tudo certo, fui no casv vila mariana dia 15 e 16 no consulado, foi tudo muito rápido, pessoas educadas, treinadas e eficazes e hoje dia 19, já recebi meu passaporte em Ctba PR. Todos os funcis envolvidos nesta operação estão de parabens.
Estou pretendendo tirar o visto, portanto estou com alguns receios. Tenho uma renda baixa (1.300,00) e não tenho nada no meu nome, mas tenho condições de bancar a vigem. Várias pessoas me disseram que é praticamente impossível eu conseguir. Mesmo assim estou querendo arriscar. Algum de vocês nesta mesma situação conseguiu o visto?
Oliveira, conheço pessoas com o seu perfil (vááárias) que tiraram o visto. Mais do que renda ou bens, eles querem que você prove vínculos com o Brasil. Você estuda? Leve comprovante da instituição. Tem filhos? Leve registro de nascimento e matrícula deles na escola, se for o caso. Enfim, encontre maneiras de comprovar seu vínculo aqui. Boa sorte!
http://moskvichki.org/ – ????? ??????????? ? ??????
Excelente site. Parabéns. Tenho uma dúvida. Eu e meu esposo vamos requerer o visto. Preenchi o formulário com os meus dados. Agora tenho que preencher o dele. É isso? Somente na hora de marcar a entrevista é que poderemos marcar juntos. É dessa forma mesmo? Cada um ficará com um formulário e com números diferentes?
Escolhi a opção b2 e quero um visto para participar de un congresso e fazer turismo, estou tentando preencher novamente mas da errado, e não consigo accesar ja paguei a taxa, so estou aguardando marcar a data da entrevista. Sera que tem algum problema.
Tem que ser B1 e B2.
Olá!
Gostaria de fazer alterações no preenchimento do formulário DS-160. Escrevi a resposta de algumas perguntas em português e também gostaria de alterar o meu período de estadia nos EUA. Porém já estou com entrevista agendada no consulado em São Paulo e já compareci ao CASV da minha cidade para coletar as impressões digitais e foto.
Tente ligar diretamente no CASV e explicar sua situação.
Tenho 2 dúvidas em relação ao formulário DS160:
– Moro com meu namorado a 3 anos, mas não temos um documento registrado em cartório, que comprove a união estável. Na verdade não temos nenhum documento que comprove a união estável, apenas contas em meu nome e no dele, que chegam com o mesmo endereço. Mesmo assim devo escolher no formulário a opção “common law marriage”?
– Minha mãe é aposentada, mas continua trabalhando com vinculo CLT. Ela deve somar as 2 rendas para compor a renda mensal total?
Luciana, voce conseguiu o visto? Voce colocar “common law marriage” no status? eles te perguntaram algo sobre o assunto?
Obrigado
Bruno, estou na mesma situação.. O que voce colocou? Como foi a entrevista??
Fiz todo o preenchimento do Ds160, porém gostaria de saber se tenho que levar as fotos, pois somos 03 adultos e uma criança de 15 anos? Desdê já agradeço.Att
Eles dizem que tiram lá, mas chega na hora pedem uma foto extra para levar ao consulado. Aconteceu com meu pai. Tivemos que tirar com o pessoal que fica ali na frente do CASV e pagamos super caro. Na dúvida, leve as fotos de todos. Abs!
boa tarde, se poder me ajudar com a informação de como faço pra voltar a preencher o formulario, pois não salvei nenhum numero e só tenho a senha que coloquei.
Boa Noite!
Estou preenchendo do DS 160 e fiquei com duvidas:
– Meu visto anterior foi emitido 09/06/1998 com validade até 07/06/2008 – Coloco a data de emissão ou a data de validade?
– Quando eles perguntam no formulário – Você teve dez impressos ? – É a impressão dos dedos ?, se for não recordo.
Algumas perguntas do meu formulário e o do meu marido foram diferentes. Normal?
Obrigada
Marta, na pergunta está determinado se é data de emissão ou validade. Se você não se recorda se já deixou a impressão digital, quem poderá te ajudar? 🙂 Sim, formulários de homens e mulheres costumam ter algumas perguntas diferentes!
Boa noite, Parabéns pelo seu Blog!
Preenchi o DS-160 mas deixei o campo “Renda Mensal” em branco pois não sabia se é o valor líquido ou bruto. Posso deixar assim e levar os comprovantes de renda na entrevista? Ou é melhor retificar o DS-160?
Outra dúvida: prestei o serviço militar obrigatório há mais de 30 anos (por 4 meses), porém coloquei NÃO no formulário. Posso deixar assim?
Grato.
José Carlos! Corrija o DS-160 com sua renda, pode ser bruta mesmo. Deixar em branco, pode ser pepino. Se você prestou o serviço militar obrigatório deveria ter colocado SIM. 😉
quem ainda nao pegou seu passa porte nao consegue o visto?
Não entendi a pergunta.
Silvia,
Espero contar com sua ajuda.
Minha filha, Malu tem 10 anos, ganhou dos padrinhos uma viagem em abril ara Disney. Minha irmã vai viajar com ela.
No dia do consulado para o visto, a minha irmã agendou o da minha filha tb. Eu preciso ir, ou ela sozinha consegue resolver? preciso enviar alguma autorização para esse procedimento (OUTRA PESSOA TIRANDO VISTO PARA UMA MENOR)? No passaporte da minha filha já tem que ela está autorizada a viajar desacompanhada.
POR FAVOR ME AJUDE…. JÁ ESTOU DESESPERADA, POIS A DATA ESTÁ MUITO PRÓXIMA.
O visto está agendado para o dia 04/03.
obrigada
Boa Noite Sara, Eu já tenho meu visto desde do ano passado. Estou querendo tirar agora para as minha filhas (14 anos e 3 Anos), e de minha esposa também.
Serio possível eu ir junto com minha esposa na entrevista e o CASV? Minhas filhas precisam ir também?. Se eu não puder ir com minha esposa, nesse caso ela levaria então meu comprovante de renda e/ou Decl. de Imposto de renda?
TENHO NAMORADO NO EUA.. ELEE LEGAL TEM O GRIN CARD…. ELE DEU PARA NOS TRES PASSAGENS PARA MASSACHUSTHER.E ESTADIA… TENHO NOME CERASA/ MAS SOU FUNCIONARIA PUBLICA AFASTADA E RETORNO ANO QUE VEM OBRIGATORIAMENTE/ SOU PENSIONISTA POR VIUVEZ…TENHO UMA RENDA DE 1500 REAIS… QUE SACO MINHA CONTA TD MES… QUAL PROCEDIMENTO PARA EU CONSEGUIR O VISTO, PARA MIM E 2 FILHAS.?. TB TENHO PASSAPORTE QUE VENCE EM AGOSTO DESSE ANO , POSSO TIRAR OUTRO ANTES DESSE VENCER? POR FAVOR ME AJUDE..
Ótimas dicas!
Foram exatos 4 dias úteis desde a coleta de digitais e foto até a chegada do passaporte com o visto em casa.
Entrevista curta, perguntas simples, nenhum documento solicitado pela entrevistadora e visto aprovado.
Muito obrigado!
Boa tarde pessoal, me ajudem por favor !!! Eu já tenho meu visto desde do ano passado, estou querendo agora para as minhas filhas (14 anos e 4 anos), e de minha esposa também.
Seria possível eu ir junto com minhá esposa na entrevista e no CEAV? Minhas filhas precisam ir também?
Se eu não puder ir com minha esposa, nesse caso ela levaria os meus comprovantes de renda e/ou minha Declaração de IR? Já que a renda dela é inferior do que a minha. Ela pode levar meu passaporte também para mostrar que eu já tenho o visto?
Até 15 anos não há necessidade delas comparecerem nem no CASV e nem no CONSULADO, porém, no consulado é interessante levá-las para que eles vejam a integração da família, mas não há necessidade. Quanto a documentação, o ideal seria colocar ambas ou apenas de quem for arcar com as despesas, assim como todos os documento que comprovem vínculo no Brasil (documento de carro, casa, extrato bancário via caixa eletrônico, atestado escolar comprovando a matrícula, se tiver cursando inglês também, pode levar documentos comprobatórios, imposto de renda de ambos, etc), para mim não pediram, mas melhor pecar pelo excesso do que faltar documento. É super simples, não há porque ficar preocupado!!!
Um responsável pelas crianças tem que levar a documentação, ou fazer uma procuração para a entrega, eu não recomendaria, vai que perguntem algo, e responda de forma incerta, atrapalhará o processo…
Se ela for requerer o visto também é o ideal que leve tudo, mas você pode acompanhar, entram todos juntos, vai como responsável pelas crianças.
Uma dica, na hora de marcar a entrega dos documentos no CASV e no CONSULADO, agendar o meso horário para todos….
Espero ter ajudado!!
Boa tarde.
Como utilizei as informações deste site, achei interessante passar para deixar meu comentário e minha experiência.
Marquei agendamento no CASV Altos de Pinheiros para 22/03, entramos no horário, e realmente seguem o horário agendado, não adianta chegar muito cedo, NÃO ENTRA, e se chover, é na chuva mesmo que irá ficar. Fomos muito bem atendidos, nada do terrorismo que diziam, ninguém mal humorado, aliás, para minha surpresa, muito educados. Eu e meu marido tínhamos agendado para 22/03 às 13:30 horas e minha filha, menor de idade para 23/03 às 07:30 horas.
Conversei com o atendente, muito simpático e prestativo, expliquei a situação que iríamos no Consulado na mesma data, só que no horário das 10:10 horas e que eu estava com medo de perder a hora, ele por sua vez, solicitou autorização para um superior, que muito gentilmente, autorizou a entrega dos documentos dela (Formulário do DS-160 e agendamentos, juntamente com o passaporte).
Na segunda-feira 23/03 às 10:10 horas estávamos na fila para atendimento, e novamente me surpreendi com o atendimento, todos muito educados. Fomos encaminhados para a entrevista, levei minha filha menor (dispensada dos agendamentos) para a entrevista. Lá fomos chamados e mais uma vez, me surpreendi, muito educado, o entrevistador americano apenas nos chamou, perguntou se era a primeira vez nos Estados Unidos, onde iríamos, e encaminhou minha filha para um outro guichê para colocar a foto no sistema do Consulado. Para meu marido, AFIRMOU apenas o local onde ele trabalhava (só que numa outra cidade), meu marido disse que não e confirmou que trabalhava em Piracicaba. Quando voltei com o passaporte dela, a foto e um outro documento para entregar, apenas nos desejou BOA VIAGEM…
Confesso que fiquei muito apreensiva com o que lia e ouvia a respeito, mas posso afirmar com certeza que foi muito tranquilo, não houve nenhum terrorismo por parte do CASV e do CONSULADO, aliás todos muitíssimo educados.
Acredito que ao sermos entrevistados eles já tem nossa vida em suas mãos, pois, nosso CPF contém todas as informações que eles precisam, e nossa “ficha limpa”, contribui para o tratamento e o atendimento (perguntas).
É isso… Espero tera ajudado a desmistificar o terror da solicitação do visto americano.
Boa sorte a todos!!!
Obrigada, Liliane! 😉
Muito obrigada, pois as orientações que li aqui me serviu para correr atrás, segui todas as recomendações e sai de lá comemorando quando o funcionário do Consulado disse: Visto concedido…Na verdade foi mais tenso do que difícil. Embora adolescente de 15 anos não precisa comparecer abriu-se agendamento no CASV (Vila Mariana) e no Consulado (Pinheiros). Fui nos dois e graças a Deus deu tudo certo e meu filho decidiu ir junto.
A entrevista no guichê, eu e meu filho em pé do lado de fora depois de ter passado por vários processos de segurança, fila sim, porém dinâmicas e rápidas até fui atendida antes do meu horário.
Para onde você vai? perguntou a meu filho – R) Vou para Orlando. Fazer o que? – R) Turismo, passear nos parques. Quem vai pagar? R) Ela, disse meu filho apontando para mim. Ai ele se dirigiu a mim: A Senhora tem um visto? R) Não – Mas ele vai sozinho? Não….nãoooo, ele vai com amigo. Qual sua ocupação? R) Sou funcionária pública – Quanto tempo? R) Há uns dez anos. …Ai então ele digitou e somente agora esboçou um largo sorriso e disse: visto concedido. Boa viagem. Os documentos irão para sua residência. Ai perguntei se ia pelo correio pelo que ele me confirmou e agradeci diante do então já menos tenso funcionário. Meu filho disse: mãe, não os achei nada grossos, mas firmes e eu gostaria de ser assim….Então tá, né? e Fomos comemorar no Shopping.
Obrigada pelo feedback, Lucy!
Preenchi e já encaminhei o formulário de minha filha de 8 anos e não coloquei a foto. O que fazer?
Juliana, leve a foto na hora! Abs!
Boa tarde!
Estou com uma grande dúvida. preenchi o formulario ds 160 para mim, meu marido e minha filha, mas nao consegui fazer tudo no mesmo id, fiz formularios individuais. será que ha algum problema
Não, quando chegar ao CASV diga que está em família em todos entram juntos!
Também trabalho nessa área e as informações que voces passaram estão todas corretas! Parabéns! A gente também presta consultoria pra quem teve o visto anteriormente negado, pois vários analistas de nossa equipe são ex-funcionários do Consulado dos EUA e já trabalharam com os oficiais consulares.
Se vocês quiserem conhecer o site: http://www.tira-vistos.com
Abraços!
Em 2013,fui tentar o visto eu e meu marido juntos,meu marido e sua família viveram lá por uma ano, todos legalmente, o entrevistador sismo com o green card do meu marido, onde o mesmo não levou e nem se lembrava de ter pois tinha 16 anos na época, e fomos negados ele por falta de documentação e eu por falta de vinculos com o meu País.Vou tentar novamente agora sozinha pois meu marido tirou a nacionalidade portuguesa.O formulário foi preenchido e disse que vou sozinha.Acha que devo falar que ele vai porém tem a nacionalidade portuguesa, ou melhor deixar quieto.Meu marido tem tios e tias,lá .Na época era aniversário de 100 anos do avo dele ele queria rever a família.Todos legalmente alguns nasceram lá.
Não há porque mentir. Diga que vai com seu marido… é melhor do que tentar entrar sozinha! 😉
Em 1999 solicitei meu segundo visto e foi negado. Três dias depois voltei e me deram. Devo responder que sim na pergunta “Vc já teve o visto negado?” Já que foi tão rápido? Outra dúvida é a minha renda mensal que varia. Posso colocar uma média e levar extratos bancários? Não declaro IR (sou contratada informalmente, sem carteira).
Lorena, você deve dizer a verdade, sempre. Sim, pode colocar a média de rendimentos e levar os extratos bancários.
Boa noite
Estou com uma dúvida. Vou para Orlando e estou preenchendo o formulario. Sou assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de Minas, concursada. Em ocupação principal devo colocar Governo ou outros?
Muito obrigada
Bom dia. Estou preenchendo o DS160 do meu marido e estou com dificuldade para preencher sobre a profissão dele. Ele é policial militar, o que eu coloco no present employer? O estado ou o batalhão que ele trabalha? E o endereço?
Atenciosamente,
Angelita
Oi Angelita, você lembra o que colocou? Estou com o mesmo problema..
Olá, boa noite!
Preciso que me ajude no seguinte:
Minha irmã irá fazer 15 anos e ganhou a viajem pra Disney e eu irei acompanhá-la. Meu pai irá custear a nossa viajem mas ele é autonomo e tem somente o imposto de renda declarado. Eu sou MEI e minha renda gira em torno de 3 mil.
A primeira dúvida é se declaro que eu irei custear a minha viajem ou meu pai..
Outra coisa é que meu marido não tem vínculo empregatício e declarou imposto de renda como autonomo e com faixa salarial de 1.500.
A segunda dúvida: é melhor meu marido ir pra tirarmos juntos ou eu vou primeiro com os documentos da minha irma e no ano que vem ele vai sozinho?!
Obrigada, aguardo sua resposta!
;*
Luana! Quem vai pagar sua vaigem? Seus pais ou você? Diga a verdade. Se são seus pais, lembre-se de levar os comprovantes de renda deles. Podem tirar juntos, você e seu marido. Ir junto ou separado não muda nada. 😉
Olá, tudo bem?
Tenho uma dúvida, eu e minha mulher já temos o visto no passaporte, vamos viajar novamente e queremos levar nosso sobrinho de 17 anos que ainda precisa tirar o visto.
Como iremos custear a viagem, ele pode ir apenas conosco tirar seu visto, ou precisa ir acompanhado dos pais e com nossos documentos?
Muito obrigado
Pode ir com vocês, mesmo.
Olá.
Minha filha tem 14 anos e está tirando o visto. Mesmo sendo menor tenho que marcar um consulado? Ela deverá ir ou o visto virá?
Menores de 15 anos não precisam ir ao Casv ou ao consulado. Outra pessoa pode levar os documentos e fotos destas pessoas. O passaporte com visto, será enviado ao endereço fornecido por você durante o processo de solicitação. 😉
Olá boa noite,
Ajudarei minha esposa a preencher o ds160, porém irei para os estados unidos antes dela fazer entrevista, devo preencher o questionário dela dizendo que já tem parente lá nos estados unidos sendo que ainda não viajei? Há algum problema se ela mencionar que irá me visitar lá?
Obrigado
Rodrigo, você vai a trabalho? Estará legalizado lá?
Boa tarde realizei preenchimento do DS160 e o pagamento inicialmente para meu filho e para mim, alguns dias depois quando preenchi o processo para o pagamento de minha esposa e minha filha, o sistema emitiu um boleto pra o as 4 pessoas, não considerando os dois que já havia pago. Solciitei apoio do Sistema via email. Posso fazer mais alguma coisa ? Talvez ir pessoalmente até o CASV ?
Olá Silvia! Estou renovando o meu visto e meu noivo está tirando o seu primeiro visto. Gostaria de saber se tem como eu fazer alguma ligação entre o meu visto e o dele, para que, talvez, facilite a emissão do visto dele?
Oi, eu gostaria se tirar uma dúvida. Pretendo tirar meu visto em alguns meses e estou me preparando financeiramente. A dúvida é: o valor a ser pago pode ser divido no cartão? Ou apenas a vista? Obrigada
Olá, Silvia, estou com várias dúvidas ao informar as respostas,estou querendo viajar com minhas crianças em julho de 2016,devo fazer um DS160 para cada um, ou informou eles junto com o meu, outra coisa como informou que vai custear a viagem, pois trabalho com o meu marido que tem uma empresa, mas não possuo holerite,pois não sou registrada, não tenho conta bancária, e nem declaração de IR, como deve me proceder,pois ao ler os comentários surgiu várias dúvidas. Outra coisa meus filhos tem que comparecer comigo na entrevista eles tem 12/14 anos de idade.Está surgindo várias dúvidas, pois quero fazer tudo certo, para que eles não fiquem frustrados pois é sonho deles conhecer Orlando.lembrando que já pedi a emissão do passaporte.Aguardo seus esclarecimentos,obrigada
Olá, Danielle!
Você faz a sua DS-160 e quando concluir vai clicar em “adicionar família” ou “adicionar membro da família”, não me lembro ao certo. Daí inclui seus filhos, um por vez. É um formulário para cada.
Você deve declarar que seu marido vai arcar com a viagem e no dia da entrevista levar os comprovantes de renda DELE.
Menores de 15 anos NÃO precisam comparecer ao CASV e/ou entrevista no consulado.
Boa sorte!
Eu já completei o questionário e quando vem o segundo passo?
Quero saber como receberei a taxa que devo pagar e como pagar.
Obrigado.
Olá, Guilherme! Os links estão no final do texto. 😉
Parte 2 – Pagamento da taxa e agendamento da entrevista
Parte 3 – Como é o atendimento no CASV e a entrevista no consulado
Olá Silvia?
preciso de uma ajuda, estou preenchendo o formulario DS-160 mais eu nao consigo terminar , estou na parte que eles pedem U.S.contact e eu nao tenho contato nenhum la nos estados unidos, estou indo à passeio com minha familia. o que eu faço?
ainda nao tenho nenhum hotel em mente.
Pode ser qualquer hotel. Não importa se depois você mudar. Procure um hotel compatível com sua renda aqui. (É que tem gente que coloca hotel luxuosíssimo só para impressionar, mas o agente consular logo percebe que o hotel em questão é incompatível com a renda da pessoa ou de quem vai pagar a viagem!). Boa sorte!
Coloque o nome do hotel. Abs!
Olá.. estou preenchendo o DS 160 e estou com uma dúvida: meu passaporte anterior foi “comido” pelo cupim.. 🙁 não tenho nenhum dado antigo (numero, datas, visto)!!!! Posso preencher como se esse fosse meu primeiro passaporte? Tenho medo quando pergunta se já fui aos EUA e eu responder que “não” e eles terem algum registro da minha ida? É possivel isso?! Lembro que tirei meu visto em 1995, e fui a Disney em 1996 e 1998…
Muito obrigada.. vai me ajudar bastante!!
Um abraço,
Patrícia
Ai, Patrícia, que pepino. Eu nunca sei o que fazer nesses casos. Em tese, você teve um passaporte e um visto… não dá para mentir. Acho melhor ligar lá no CASV. Boa sorte!
Boa noite! Moro em Natal e meu noivo é americano. Começamos o processo para a visto k1 e hoje ao entrar no site do consulado vi a seguinte noticia: “Desde o dia 29 de Maio de 2015, várias mudanças ocorreram no processo de vistos K como explicado a seguir: Requerentes de vistos K deverão apresentar toda a documentação listada nos links abaixo na sua entrevista no Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro a fim de terem o seu caso analisado pelo oficial consular. Qualquer documento que falte poderá atrasar o processo por várias semanas. O Consulado está localizado à Avenida Presidente Wilson 147 – Centro.” Nesse caso, minha entrevista e exame médico não acontecerão mais em Pernambuco, só poderão ser no Rio? Obrigada!
Mari, não tenho informações sobre o visto K.
Boa noite! Tenho duas filhas uma de 1 aninho e outra de 5 anos. A minha dúvida é se para preencher o formulário e para ir à entrevista é necessário levar o RG delas pois ainda não tirei? Agradeço desde já sua ajuda
Adorei suas dicas!!!! Tirei meu visto sozinha usando as dicas daqui e de outro site, sem pagar taxas por isso. Aliás, quem precisa pagar despachante para fazer uma coisa tão fácil, Deus meu? Acho um absurdo! Tenho varias amigas querendo tirar e me disponibilizei para ajudar kkk, acabei virando expert kkkkk! Obrigada pelas dicas!!!!!
Que bacana, Tati! Na verdade é fácil, mas trabalhoso. E as pessoas acabam contratando despachante não porque não tenham capacidade de solicitar sozinhas, mas porque têm medo ou porque acham que os despachantes terão alguma “diquinha” para facilitar a emissão do visto. 😉
Boa Tarde, fiz o preenchimento do formulario, minha pergunta é, eu não tinha a RESERVA DO HOTEL e nem as passagens aereas compradas e por isso não coloquei no formulario, eu devo preencher outro e fornecer essas informações, ou eu mostra a reserva na hora da entrevista e continuo com o formulario sem mencionar tal RESERVAS?? obrigado
Lucas, o próprio consulado orienta a NÃO comprar passagens ou reservar hotéis ANTES de ter o visto em mãos. Quando o formulário pergunta onde você vai ficar você coloca o endereço de um provável hotel, mesmo que mude depois. 😉
Pretendo viajar com minha familia para os Estados Unidos , e posso tirar o meu visto e da minha esposa primeiro e depois se correr tudo bem tirar dos meus 2 filhos ,ou tenho que fazer o processo tuddo junto?
Você pode fazer junto ou separado, tanto faz!
Silvia, adorei seu blog. Fiquei com uma dúvida aqui sobre o visto. Eu posso começar a preenche-lo antes do passaporte chegar e deixar salvo? Ou só consigo fazer tudo com o passaporte?
Obrigada!
Só com o passaporte, Marina. Você precisa de um passaporte válido na hora de solicitar o visto. Abs!
POSSO SOLICITAR A DS 160 ANTES DO MEU PASSAPORTE TER 6 MESES.
Oá, Daiane! Sim, claro. Para solicitar o passaporte deve ter ainda seis meses válidos, ou seja, faltando pelo menos seis meses para expirar. Abs!
Oi Silvia,
obrigada pela resposta. Vou providenciar esses documentos dele.
Eu já preenchi e já marquei minha entrevista. Mas há dias estou nervosa aquii, é que no formulário eu coloquei que sou advogada e autônoma (porque não sabia qual opção colocar), mas eu não tenho renda, porque atuo muito pouco, só o suficiente para minha experiência jurídica. Na hora de descrever as atividades que exerço coloquei que sou advogada, mas atuo pouco, que estou mesmo estudando para concurso público, que meu objetivo é a magistratura do trabalho, por isso só atuo o necessário para conseguir meu tempo de experiência jurídica. Informei que meu pai é quem custeará minha viagem e vou levar os documentos dele. Você acha que terei algum problema? Obrigada, bjs
Mariana, acho que não terá problemas, não. Você contou a verdade e quem pagará será seu pai. Tá tudo certo! Boa sorte! 😉
Olá, Silvia. Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo blog. É uma excelente iniciativa e tem ajudado bastante. Porém, ainda tenho uma dúvida. Outros sites orientam, e o próprio consulado também, a não reservar hotéis e/ou comprar passagens antes da emissão do visto. No meu caso, irei viajar à Europa e farei escala em Miami por cerca de 6 horas. Neste caso, isso conta negativamente? Devo colocar como endereço apenas o aeroporto de Miami? Antes de comprar a passagem, não sabia que para realizar escalas deveria ter visto americano. Enfim, o que você recomenda? Grato.
Olá, Sergio! Aqui eu também digo para NÃO reservar hotéis antes do visto concedido. Se você acompanhou nosso passo a passo verá que você pode colocar o nome de qualquer hotel (compatível com sua renda) e depois mudar, sem problemas. No caso do visto de trânsito, você coloque o endereço do aeroporto mesmo. Fique tranquilo, que fazer esta escala não tem nada de negativo. Boa sorte! 😉
Olá Boa noite. Tenho uma dúvida, já fui aos EUA com visto J-1 mas o passaporte venceu e joguei fora. Eles me pedem agora o numero do visto antigo, oque faço?
boa tarde,
esqueci de imprimir a confirmação e agora não localizo onde posso fazer. podem me ajudar?
Puxa, tente ligar no CASV.
Ola!
eu preenchi o formulario ds160 dizendo que ia vizitar uma amiga, mas acabei de saber que essa amiga nao esta legal nos EUA.
Se eu preencher outro formulario ds160, sem mencionar essa minha amiga, eles ainda assim terao acesso ao primeiro formulario?
obrigado
Não tenho como saber, infelizmente. Mas se você ficar em dúvida, é só fazer outro formulário dizendo que vai a turismo, coloque o nome de um possível hotel e pronto. Caso na entrevista perguntem se conhece alguém lá, cabe a você decidir se fala a verdade ou não. Em tese, dizer que conhece alguém nos EUA (mesmo ilegal) não é impediditivo para ninguém entrar nos EUA. Mas daí a dizer que conhece, que vai ficar na casa da pessoa, etc… isso, sim, pode trazer implicações. Boa sorte!
tive um passaporte e umvisto americano ha 24 anos, mas nao encontrei-o mais, que devo preencher nas informacoes sobre se tive outro passaporte anterior extreviado e tambem quanto a outro visto anterior, nao tenho numeros e nem datas
Aguinaldo, você deve dizer que perdeu, que foi extraviado. Abs!
Oi Silvia, amei suas dicas, só fiquei em dúvida se posso ou não fazer minha entrevista aqui em Curitiba ou tenho que ir para SP. E se você é dependente com pais divorciados, soma o salário de ambos para por na DS 160?
Boa tarde, estou preenchendo o formulário ds 160 e tenho uma duvida:
meu marido é formado em educação física e esta terminando a faculdade de contabilidade, inclusive se forma neste semestre, dito isto, no preenchimento sobre a sua formação colocamos que ele é formado em educação fisica, e quando vamos colocar a faculdade que esta cursando de contabilidade o sistema nao deixa pois ele nao aceita data de termino do curso posterior a data de hoje. Tem alguma forma de colocar essa segunda faculdade?Pois acredito ser uma boa esta informação para comprovar mais um vinculo com o Brasil.
Olá, Arianna! Se o sistema não permite uma faculdade com data de término posterior à data da inscrição, imagino que não seja possível incluir o curso de contabilidade que, enquanto não estiver concluído, de fato, não poderá ser considerado ainda uma segunda graduação! Abs!
Olá Sílvia, parabéns e obrigada pelo excelente blog.
Preenchendo o formulário do meu companheiro, apareceu a seguinte dúvida:
Temos união estável há muitos anos com filha, mas que não é registrada em cartório, então coloquei como estado civil (Common Law Marriage- união de fato).
Sobre as informações da viagem, sou eu que estou pagando a viagem, ocorre que no item “Relationship to You” quando vou lançar “supouse” (porque não há a opção “companheira”) o formulário não aceita. Coloquei então “other” porque as demais opções não se encaixam.
Na página seguinte, contudo, quando perguntam os companheiros de viagem, coloquei meu nome e aqui já aceita a opção “supouse” no item qual a sua relação com quem vai viajar com você.
Devo colocar “supouse” ou “other” nesta última opção, considerando o preenchimento anterior? Meu receio é ficar contraditório.
Desde já agradeço.
Veja, Roberta, eu não sou especialista em preenchimento da DS 160. Relato aqui minha experiência. Mas eu manteria a coerência e colocaria “other”. Mas isso é o que EU faria, não sei se seria o certo. 😉
olá silvia na parte de declaração de renda
devo declarar a renda bruta ou liquida?
obrigado
Eu coloco a líquida. 😉
Bom dia,
Tenho um dúvida em relação ao preenchimento do DS160.
Eu estou cursando faculdade e trabalho, porém quando vou preencher as informações da faculdade o sistema não aceita data futura para o campo data final do curso (data maior que a de hoje). Como ainda não terminei a faculdade, como preencho este campo de data, visto que minha faculdade se encontra em andamento?
Muito obrigado
Só aceitam faculdades concluídas.
Ela está te dando uma informação incorreta. Pois, muitos foram negados por não incluirem a faculdade atual. É só você preencher o dia e ano que começou, e no ano de “termino” vc coloca a data do dia antes do que vc está preenchendo. O Consulado vai entender que vc ainda está cursando. Eles sabem disso.
O sistema não entende gambiarras, amigo! E ninguém sabe exatamente porque um visto foi reprovado. Portanto, informação incorreta é dizer que tal visto foi negado porque a pessoa não incluiu a faculdade ou deixou de dar qualquer informação.
Primeiramente parabéns pelo seu blog e iniciativa de ajudar as pessoas a respeito de um assunto complexo.
Estou pensando em realizar meu agendamento em Recife-PE, mas moro em outro estado, gostaria de saber se é possível realizar o agendamento no CASV pela manhã e a tarde no CONSULADO??
Silvia, na sua experiencia e diante do que ja tem ouvido sobre as solicitações de visto o que acha do seguinte caso? Tive um visto de turista em 1992 e no mesmo ano fui e ultrapassei os 6 meses de permanencia me dado na entrada. Depois de 16 meses voltei sem apresentar meu passaporte na saida no aeroporto americano. Nesse periodo fiz meu social security e drivers license (ambos de 1992). Num segundo visto solicitado em 2000 quando preenchi o D160 nao informei nenhum desses documentos americanos (tirados em 1992) e obtive outro visto de turista (B-2). Com esse segundo visto fui e voltei 3 vezes e fiquei menos de 1 mes cada vez que fui. A pergunta é: vc acredita que preciso informar esses doc americanos na solicitação do terceiro visto agora ? obrigado pela atenção
Acredito que não, Wesley! Até porque se informar vai ser pepino para você. Uma vez que já foi concedido outro visto em 2000, agora é seguir solicitando como este de 2000. A bs!
Oi, já tive visto americano a muito tempo atrás mas com o vencimento do passaporte não tenho mais pois o mesmo foi retido pela PF qdo fiz uma das renovações. No formulário devo colocar que já tive visto ou não, pq não tenho as informações solicitadas do visto. obrigada.
Gostaria de tirar 3 dúvidas…
No campo onde vou ficar nos EUA. Coloco apenas hotel em Nova York ou preciso citar o endereço de um hotel que pretendo ficar? Queremos ficar 7 dias em nova york em 03/2017.
É bom colocar como que já tenho planos específicos ou não?
Outra coisa, tenho casa e carro, mas eles pedem documentação lá no consulado que comprove isso? Da casa tenho, mas o carro foi presente do meu pai e está no nome dele…
Minha esposa realiza um trabalho voluntário religioso e é dona de casa, qual a melhor opção pra colocar?
Ela não estuda mais, é formada em técnica em quimica, e estuda apenas pra concurso publico agora. Seria válido citar isso na entrevista caso perguntem?
Oi, Jaime!
No campo onde ficar nos EUA coloque nome endereço do hotel (você pode mudar de hospedagem depois, sem problemas).
Aparece a pergunta se você já tem planos específicos? Onde? Acho que em algum momento eles perguntam o que vai fazer. Apenas coloque “Tourism”.
Sim, na hora da entrevista eles podem pedir documentos que comprovem seu vínculo com o país. Se o carro está no nome do seu pai, ele, tecnicamente, não é seu.
Sobre sua esposa, não sei dizer, coloque o que represente mais a vida dela. Não vai mudar nada ser dona de casa ou fazer trabalho voluntário, ambos não têm remuneração. Boa sorte!
no campo renda, coloco renda bruta ou líquida?
As respostas do formulário podem ser em PORTUGUES ou todas, todas mesmo tem que ser em INGLES, inclusive o nome da empresa que trabalho…
Renda bruta. O formulário deve ser todo respondido em inglês. Nomes próprios (empresa, por exemplo) podem ser preservados em português. No entanto, se o nome da empresa vier acompanhado por alguma palavra “traduzível” como instituto, escola, associação… você pode traduzir estas palavras! Abs!
Na descrição das atividades é algo breve?
Seria bom eu citar nela que sou concursado/empregado público e que estou lá há 4 anos e 3 meses já que não pergunta no formulário o tempo?
Antes era estagiário/estudante, preciso citar isso na pergunta sobre empregos anteriores ou é irrelevante?
Em Course of study coloco o nome do curso ou University apenas?
Estou cursando ainda, a data de término portanto é futura, mas o sistema não aceita datas futuras, como fazer nesse caso?
Sou empregado da CAIXA ECONOMICA concursado. O correto é government né?
boa tarde,meu filho tem 14 anos,tive informação de que precisa ir ao consulado,mas li aqui que apenas maiores de 16 precisam ir.qual a verdade?
Oi, Sílvia! Somos xarás! 🙂 Antes, eram só maiores de 16 anos. Mas, agora, com as novas regras do Trump passou a ser a partir dos 14 anos. Tá tudo meio confuso. Sugiro tentar falar diretamente no consulado. Abs!
Ola! Estou tirando meu visto e recebo pensão alimentícia e também sou autônoma. Como devo proceder nesse caso? Também estou tirando o visto da minha filha que faz universidade e não possui renda pq não trabalha. Como preencho o valor de renda ja estou colocando o valor da pensao alimenticia dela na minha renda pois sou eu que administro esse valor devo mencionar esse valor no dela tambem?
Oi, Lisandra! Se sua filha não tem renda direta, você deve dizer isso no formulário. Ou seja, você administra todo o dinheiro e deve comprovar a entrada desse valor. No formulário deve constar que quem vai pagar as custas de viagem é a mãe. Abs!
Boa tarde, ficarei 10 dias em NY na casa de um primo brasileiro que mora há 10 anos lá,
Seria interessante fazer uma reserva de hotel ou falar que ficarei na casa dele mesmo?
Olá, Deize! Se você disser que vai ficar na casa dele tem que ter uma carta convite. Abs!
cialis online pharmacy buy viagra buy cialis
Boa noite,
Estou com uma dúvida com relação ao tipo de visto que devo selecionar na página do agendamento no site do CASV.
Minha intenção é turismo. Dessa forma selecionei a opção B2 (turismo ou tratamento médico) no preenchimento do formulário DS 160. Porém ao acessar o site no CASV para agendamento verifiquei que quando vou selecionar o tipo de visto somente consta as opções B1 (negócios) B2 (tratamento médico) e B1/B2 (negócios e turismo), ou seja, no B2 somente menciona o tratamento médico. Como minha intenção é turismo não sei o que selecionar pois estou com receio que fique diferente do DS 160.
Desde já agradeço à atenção. Bárbara.
Seleciona B1/B2 (Negócios e Turismo). Abs!
Boa noite, ótima postagem, gostaria de saber o seguinte eu sou maior tenho 26 anos minha mãe tem uma empresa, eu trabalho com ela mas não de carteira assinada (coisa de familia) não faço faculdade, no meu caso ela que tem que ser a pessoa que vai bancar minha viagem e isso?…outra coisa se ela for bancar a minha viagem, no dia da entrevista ela tem que ir comigo?
Prezada,
Boa noite.
No preenchimento do DS-160:
1 – Quanto ao SSN: Possuo SSN desde 1993. Nunca trabalhei ilegalmente nos EEUU; tenho conta em banco, etc. Acredito que deva declará-lo – certo?
2 – Tenha filhos americanos, mas nunca solicitei o GC. Farei a declaração dos mesmos – Algum problema?
3 – Meu filho frequentou a escola pública por um período (enquanto estava como turista) – O que devo declarar (ou não)?
Minha situação de comprovação de vencimentos é confortável. Sou aposentado e recebo valor que me permitiria viver nos EEUU, mas estou aplicando para um MBA (F1) e fiquei preocupado com essas questões.
Aguardo suas orientações.
Grande abraço.
Oi, Carlos! Seu caso tem muitas peculiaridades. Sugiro consultar um especialista em imigração ou visto de estudante, até porque aqui a gente só fala do visto em turismo! Abs!
Olá Silvia,
Boa tarde
No endereço para correspondência, que é diferente do endereço do solicitante, logo abaixo pedem números de telefones e e-mail. Minha dúvida é se os telefones e o e-mail é do solicitante ou do responsável pelo endereço de correspondência. Aguardo e agradeço.
Fui no casv e meu formulário ds160 veio com a sigla npu anotada por eles. Alguém sabe o significa? Alguém foi aprovado com essa sigla? Abraços
Marina, vários formulários têm esta anotação (npu), mas não se sabe o que significa. (Se alguém souber conte aqui!) 🙂 O que posso dizer é que vários leitores tiveram esta anotação e o visto foi aprovado normalmente. Abs!
Para quem ainda vai tirar, tive o visto aprovado normalmente! A sigla não interferiu em nada. Abraços.
Que bom saber, Marina!
Olá Silvia! Parabéns pelo post.
Já tenho visto americano e agora estou preenchendo o formulário para a minha mãe. Ela é pensionista e esta opção não consta no formulário. Pensei em três opções que poderiam se adequar: retired (entretanto, eles colocam como tradução só “aposentado”), homemaker (nesse caso, ela não colocaria nada sobre a pensão, entretanto levaria os três últimos extratos da pensão no dia da entrevista) ou other (onde tentaria especificar que ela seria pensionista, entretanto teria que usar “N/A” para responder perguntas como “endereço do trabalho”). Sei que você não é especialista em ds-160, mas será que poderia me dar um help?
Muito obrigada 🙂
Estou com o mesmo problema no momento ao fazer o visto da minha mãe. Como vc resolveu??
Olá Carlos, para mim aparece a mesma coisa. e tbm fiquei com esta duvida, pois está na parte de segurança, entretanto, sou militar da saude, mas sou, e com isso, não posso mentir… Você conseguiu?
Bom dia! Sendo MEI, preciso colocar a renda ao preencher o formulário?
Olá, Brenda! Sim. Você precisa comprovar que tem vínculos aqui no Brasil e meios/recursos de se manter como turista nos Estados Unidos.