-  Atualizado 13/08/2014

Como ir de Buenos Aires a Colonia del Sacramento

Publicado por: Silvia Oliveira Colonia del Sacramento

Não importa: se seu destino é Buenos Aires ou Montevidéu, a sedutora Colonia del Sacramento provavelmente vai entrar no seu roteiro. Mas é o pequeno trecho de 40 quilômetros que separa a capital portenha da cidadezinha colonial uruguaia que acabou permitindo o melhor bate-e-volta saindo de Puerto Madero.

A travessia é feita pelo Río de la Plata durante o dia todo por três empresas: a Buquebus, a Colonia Express e a Seacat. Como já havia lido este detalhadíssimo post  no site Viaje na Viagem sobre as diferenças entre as três companhias, acabei optando pela Buquebus – a mais tradicional e sem histórico de cancelamentos a deus dará como suas concorrentes.

O procedimento é simples. Acompanhe nosso passo a passo:

1. Você compra seu bilhete pelo site da Buquebus. Quanto maior a antecedência, mais chances de encontrar tarifas baratas. A empresa opera barcos rápidos (1h) ou lentos (3h). ATENÇÃO: observe que as tarifas mais econômicas são dos barcos lentos. Todos os buques carregam carros. (As outras duas empresas não têm esta opção).

Caso você queira comprar sua passagem em Buenos Aires, o enorme escritório da Buquebus fica no bairro Recoleta, com fácil acesso. Em tempo: se sua ideia é ir e voltar no mesmo dia, não se esqueça de comprar o bilhete de volta também! Optando pelo “Day Tour” você ganha desconto.

2. É necessário chegar com, pelo menos, 1 hora de antecedência ao porto de Buenos Aires. Lembre-se: você terá que fazer check-in e imigração, afinal está indo para outro país. No mesmo guichê da aduana, o agente argentino carimba a saída, passa seu passaporte para o companheiro uruguaio que carimba sua entrada.

ATENÇÃO: se você apresentar a carteira de identidade deve levar aquele formulário que recebeu quando entrou na Argentina. Sem o tal formulário você corre o risco de pagar uma multa, ali mesmo.

3. Na hora do embarque, fique calmo e seja solícito. Não há poltrona marcada, mas ninguém viaja em pé. Tem lugar para todo mundo. Como deixei para comprar minha passagem na última hora, só encontrei lugar na primeira classe (foto acima), o que encarece bastante o bilhete.

Mas, na prática, as 1ª e 2ª classes são bem semelhantes, com a diferença de que na primeira você é recebido com um cafezinho e petit-fours e, no retorno, com uma taça de espumante.

4. Há um free-shop pequeno a bordo, assim como lanchonete. Aceitam pesos argentinos, uruguaios e dólares. Além dos tradicionais cartões de crédito e débito.

5. Ao desembarcar em Colonia del Sacramento é possível ir a pé ao centro histórico da cidade. No saguão do porto você pode, se preferir, alugar uma scooter ou um carrinho de golfe (com capacidade para até 4 pessoas). É necessário apresentar a carteira de motorista. Existe um Bus Turístico que promete passar pelos principais pontos da cidades com guia a bordo. Fuja. Custa caro e não vale a pena.

6. É possível fazer câmbio no porto de Colonia. Mas troque pouco dinheiro, porque a cotação não é vantajosa. Prefira utilizar seu cartão de crédito, débito ou até seus pesos argentinos – bem aceitos por lá.

7. Se Colonia del Sacramento é somente um destino de passagem – você quer seguir viagem para Montevidéu, por exemplo – pode deixar sua bagagem nos lockers (guarda-volumes) da rodoviária, que fica do lado do porto, enquanto você desbrava a pequena cidade.

___________________________________
Procurando hospedagem boa e barata em Colonia del Sacramento? Pesquise no Booking.com — onde sempre faço minhas reservas. Não cobra taxa alguma e tem cancelamento grátis! É rápido e prático! 😀

Booking.com é uma das ferramentas mais completas para reserva de hotéis, pousadas e apartamentos. E sempre que você fizer sua reserva clicando nos links acima nós ganhamos uma pequena comissão, o que ajuda a manter o Matraqueando cheio de dicas quentíssimas, atualizadas e GRATUITAS para você! Então já sabe, né? Vai viajar? Busque aqui sua hospedagem e depois conte pra gente como foi sua experiência! 🙂
___________________________________

Post relacionado

Colonia del Sacramento: o vilarejo que você tem vontade de abraçar

Colonia del Sacramento combina com

Buenos Aires

Fotos: Sílvia Oliveira

Banner Guia Buenos Aires 2014