Columbia Road Flower Market: o cantinho mais colorido de Londres fica na região mais descolada da cidade
Somente quando comecei a escrever este post é que me dei conta de que o Columbia Road Flower Market não pode ser traduzido apenas em textos e fotos. Eu deveria ter feito um vídeo do maior e mais tradicional mercado de flores de Londres, só para você sentir a ziquizira do local.
Se existe um atrativo onde a discrição londrina dá lugar a uma gritaria marroquina, alegre e divertida, é este aqui. São feirantes tentando vender suas plantas, flores e mudas quase sempre aos berros. Mas é um berro elegante, britânico. É algo que você não vai encontrar em qualquer outro lugar da capital inglesa.
“Vai um antúrio aí, tia?” ou “Aproveite, aproveite, tá acabando. Uma por 3, duas por 5!” — num tradução grotesca, mas muito próxima da sensação que se tem ao percorrer o trecho da Columbia Road , rua que abriga o Flower Market todos os domingos.
O mercado está rodeado de casinhas vitorianas, na East London – região leste da cidade, no epicentro do bairro da moda, o Shoreditch. (Aliás, o blog Viaje na Viagem acabou de publicar um post sobre o que fazer e onde se hospedar por aqui. Corre lá!)
O Ceasão chique de Londres nasceu no século 19. Era uma área coberta e, a princípio, acomodava quase 400 barracas. Vendiam de tudo e já teve vários nomes. Aí já viu, história vai, história vem… o local foi demolido, entra em declínio e só em 1960 a prefeitura coloca regras de funcionamento obrigando por lei os comerciantes a participarem regularmente.
Quando fui (junho de 2013) o dia estava cinzento e frio. Cinzento e frio para os meus padrões morro-de-frio-sempre, obviamente. Os mesmos 15ºC que me congelavam levaram hordas de moradores ao local felizes com aquele calorzinho “ibérico”! E o mercado que está previsto para fechar às 15h acabou funcionando, pelo menos, até umas 16h30 — hora em que saí de lá!
Arbustos, vasos, pequenas plantas, árvores decorativas, frutíferas (vi até cacho de banana!), buquês, mudas de temperos (tomilho, manjericão, sálvia) e cestas, você encontra tudo o que for essencial para a jardinagem, uma paixão inglesa.
São mais de 50 barracas de flores, além da área estar cercada de lojinhas vintage, brechós, antiquários, restaurantes e cafés. Eu super recomendo o passeio acompanhado de um almoço por aqui.
Algo que pode animar mais ainda o turista, é que o Columbia Market está bem próximo de outros dois mercados famosos da cidade, o Brick Lane (reduto de comida indiana e vietinamita) e o Spitafields (um concentrado em moda). A gente ainda vai falar deles por aqui.
Detalhe interessantíssimo: as flores da Columbia Road são bem mais baratas do que no Brasil. Um vaso de orquídea ou um buquê de gérberas saem por 5 libras! Só não levei um arranjo para enfeitar o quarto do hotel porque eu voltava para Paris no dia seguinte! Rá!
ALERTA | Lembre-se de que o Brasil não tem acordo com a rede pública de saúde da Inglaterra. Mas eu tenho uma ÓTIMA notícia para você. Leitor do Matraqueando tem 30% de desconto no seguro internacional na empresa líder em seguros no mundo. Pegue seu cupom aqui e viaje tranquilo! Vale para mochileiro, luxo, viajante solo, aventureiro e família. E ainda dá para dividir em até 6 vezes! Corre, promoção por tempo limitado!
SERVIÇO
Local: Columbia Road, E2 – Londres. Metrô Old Street (linha Northern)
Dia e horário: somente aos domingos, das 8h às 15h.
Como chegar: a estação de metrô mais próxima é a Old Street. Mesmo assim, da estação são quase 20 minutos caminhando até o mercado. Se preferir você pode pegar um ônibus (linhas 26, 48 e 55 ) ao sair da estação. (Eu fui a pé. Caso queira pegar o ônibus, pergunte ao motorista se ele passa mesmo na Columbia Road, só para confirmar!)
A) Old Street Station B) Columbia Road Flower Market
Posts relacionados
Pret a manger: a alegria do mão de vaca exigente
Camden Town: a região dos mercado mais alternativos de Londres
Supermercados de Londres: onde comer bem sem gastar os tubos
Portobello Road Market: o lado pitoresco de Notting Hill
Canterbury Hall: hospedagem econômica na residência universitária da University of London
E ainda
Europa Barata: Londres pela primeira vez
Como ir do aeroporto de Heathrow ao centro
Fotos: Sílvia Oliveira. Todos os direitos reservados ©
Aiaiai, consegui sentir o climinha gostoso do mercado lendo seu texto. Muito legal, Sílvia! 🙂
Vou indicar jájá a leitura pra quem nos acompanha.
Beijos
Opa, obrigadão! Bjs! 🙂
Silvia, adorei! Lindo post. Estou me preparando para fazer a primeira viagem a Europa, comprei todos os seus guias, amei, completíssimos! Parabéns! Estou acompanhando aqui também, dou uma passadinha todos os dias! Beiju!
Valeu, Janaína! Beijos!
A flor mais linda é você!
Uia, corei agora! (gente, juro que não é comentário patrocinado!)
Nossa fiquei com vontade de pegar o avião agora! Isso não se faz amiga! (kkkk) bjs