Cinco atrações grátis e estreladas em São Luís
A capital do Maranhão é a dor e a delícia de ser o que é. Aproveite: o que ela tem de melhor sai de graça!
Centro Histórico | Sabemos que grande parte dos casarões tombados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade está em ruínas. Mas são nesses becos, ladeiras e paredes azulejadas que você vai encontrar a essência da cidade. Dois dias inteiros são necessários para conhecer tudo com calma. (Veja sugestão de roteiro aqui.)
Casa das Tulhas | Esta construção circular de 1820 está no coração do centrinho histórico. Ali dentro você encontra lojas de produtos regionais como cachaça, doces, farinha, o afamado guaraná Jesus e tiquira – um destilado de mandioca considerado afrodisíaco. Todas as sextas-feiras, a partir das 19h, há apresentações espontâneas de Tambor de Crioula, uma dança de roda típica do Maranhão. Rua da Estrela, 184 – Centro Histórico. Funciona de segunda a sexta, 6h às 20h; sábado, 6h às 18h e domingo, 6h às 13h.
Catedral da Sé | A igreja foi erguida em homenagem à Nossa Senhora da Vitória, considerada protetora dos portugueses durante as batalhas contra o exército inimigo. Tem estilo neoclássico. Reza a história que o altar-mor, todo revestido em ouro, teve mão de obra indígena. Praça D. Pedro II – Centro Histórico. Funciona de terça a sexta, 8h às 19h; sábado, 8h às 12 e 15h às 22 e domingo, 8h às 12h e 16h às 21h.
Casa do Nhozinho | Os principais passeios culturais de São Luís – como o Teatro Arthur Azevedo e alguns museus – cobram valores simbólicos para visitação. Mas o melhor deles, na minha opinião, é grátis! A Casa do Nhozinho faz um apanhado do melhor da arte maranhense. O pequeno museu está instalado num casarão de quatro andares e revela um arsenal de ideias e objetos do cotidiano regional. Mestre Nhozinho foi um dos mais destacados artesãos maranhenses. Mesmo acometido por uma doença degenerativa foi mestre na talha de buriti e o primeiro a representar a festa do bumba meu boi em miniatura. Rua Portugal, 185 – Centro Histórico. Funciona de terça a domingo, 9h às 18h.
Palácio dos Leões | É a sede oficial do governo do estado. Apenas uma parte está aberta para visitação. O prédio, na verdade, é uma antiga fortaleza erguida pelos francesas em 1612. Todo o mobiliário das salas é original. O local abriga peças francesas do século 18 e muitos quadros vieram da coleção particular do escritor Arthur de Azevedo, ilustre maranhense. Para quem gosta de história, como eu! Av. Dom Pedro II, s/n – Centro Histórico. Visitas guiadas grátis às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30.
Posts relacionados
Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo
Cinco atrações grátis e estreladas em Manaus
Cinco atrações grátis e estreladas em Curitiba
Cinco atrações grátis e estreladas em Gramado
Leia também
Centro Histórico de São Luís: sugestão de roteiro
Hotel Soft Inn: hospedagem econômica e novíssima na orla de São Luís
Pousada Colonial: hospedagem no centro histórico de São Luís
Outras opções de hospedagem em São Luís com ótimo custo/benefício
São Luís: como ir do aeroporto ao Centro Histórico
São Luís combina com
Alcântara: roteiro para quem vai fazer um bate e volta desde São Luís
Raposa: dos bilros às fronhas maranhenses
Lençóis Maranhenses: quando ir e como chegar
Lençóis Maranhenses: o que fazer em 3, 5 e 7 dias
____________________
Foto: Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados.
Hello ! Was in Sao Luis few months ago during my trip i n Brazil. I liked the city. The historic center is beautiful.
Richard
😀
Oi, Sil. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Feliiiiz! / / / Obrigadíssima! 🙂
Parabéns!!!!!!!! 🙂