Chafariz de São José: construção histórica enigmática | Tiradentes – MG
Tiradentes nasceu para ser cenário. Não há canto que não resulte em uma boa foto ou num instante de aconchego. Calçamento tipo pé de moleque, arandelas de luz amarela e aquele ar de vilarejo colonial se unem às casinhas de portas coloridas e janelas com cortinas de crochê para compor a cidadezinha mais charmosa do Brasil. Elementos tipicamente barrocos estão por todas as partes: pilastras, volutas, cruzes e coruchéus congregam as formas que dão vida ao lugar.
De todosmodo, mesmo com este visual irrepreensível, se alguém me perguntasse qual o cartão postal que melhor retrata Tiradentes eu responderia que é o Chafariz de São José, erguido há 262 anos! Enigmático e peculiar, o chafariz foi construído para abastecer a cidade de água potável e ser bebedouro para cavalos. As três fontes em formato de carrancas – esculpidas em pedra – funcionam até hoje. Na fachada há uma imagem de São José de Botas e um brasão da coroa portuguesa.
As fontes em forma de carrancas funcionam até hoje.
Dizem que o Chafariz de Tiradentes é o único do estado de Minas a ter um oratório com uma imagem de santo. Toda e qualquer voltinha pela cidade – seja de charrete, de jardineira ou a pé – passa por aqui. Ao observar o chafariz de lado (e não de frente) você poderá ver que a construção tem uma inclinação de mais ou menos 15º. Segundo os guias locais isso não tem nada a ver com engenharia, mas estaria associado à simbologia maçônica. Ainda hoje moradores e turistas buscam a água fresquinha que desce da Serra de São José através de um antigo aqueduto de pedra.
Inclinação de 15º na construção estaria associada à simbologia maçônica.
Outras construções históricas de interesse em Tiradentes
Casa da Câmara | Casarão do século 18, antiga câmara de vereadores, transformado em espaço cultural.
Estação Ferroviária | De onde sai o passeio de Maria Fumaça.
Prefeitura Municipal | O sobrado é a única construção histórica com três andares no centro da cidade.
Leia também
Que interessante essa “analogia” com a maçonaria. Os maçônicos dão muita improtãncia aos números, deve ter algo a ver, sim. Dizem que os incofnidentes eram maçons, né?
Que fofo a cortininha na janela.Parece casa de boneca. Bem legala história do chafariz.Beijo
Obra linda ese chafariz… belas imagens, Raul!
O Chafariz também é meu cartão postal preferido em Tiradentes. 😉
Belas fotos!
Segundo os guias turísticos locais, a inclinação da parede frontal se deu propositalmente para que o material de levantamento (barro e tinta) ficasse bem exposto ao sol e daí a secagem rápida dos mesmos.
Existe ainda o teoria de que naquela época não era conhecido a ferramenta chada PRUMO.
Estivemos visitando esta cidade na semana passada e ficamos impressionados com beleza natural daquela região.
Nossa, que legal! 😉